Marketing Digital Para Restaurante No Rio de Janeiro Atrair Novos Clientes Qualificados?

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A grande verdade é que todos os donos de estabelecimentos do nicho da alimentação e proprietários de pequenos, médios e grandes restaurantes no Rio de Janeiro, reconhecem que atrair novos clientes qualificados é uma tarefa bastante exaustiva e requer muito trabalho, tanto na parte de gerenciamento do serviço de atendimento ao cliente, quanto em questões de gestão de estratégias de marketing digital para restaurante no Rio.

O procedimento de renovação e fidelização da clientela e aquisição de novos clientes deve ser estruturado de forma eficiente, focando aumentar a lucratividade dos negócios do seu restaurante no RJ.

Para que isso aconteça, é indispensável adotar medidas estratégicas, com o objetivo de expandir a visibilidade da qualidade da variedade das refeições (entrada, prato principal e sobremesa) preparadas pelo chef do seu restaurante e otimizar o desempenho da equipe responsável pelo serviço de atendimento ao cliente no interior do estabelecimento.

“Quando um cliente entrar no seu restaurante, ele deve se sentir como se estivesse de férias em uma ilha tropical paradisíaca cheia de encantos com sabores inesquecíveis!”

Então, vamos ao que nos interessa!

Se você está lendo esse artigo, significa que o fluxo de clientes do seu restaurante no Rio de Janeiro está baixo ou talvez, o seu estabelecimento foi inaugurado há pouco tempo.

Independente da atual situação financeira da sua empresa ou dos seus objetivos, vou ajudar você a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

34 dicas práticas para aumentar a clientela do seu restaurante

Antes de falar sobre marketing digital para o seu restaurante no Rio de janeiro atrair clientes com dinheiro, é preciso dar uma arrumada geral na estrutura física do seu comércio, com a finalidade de receber seus clientes em um ambiente modernizado, limpo, agradável e que ofereça um excelente serviço de atendimento personalizado.

Sendo assim, você encontra abaixo algumas dicas importantes que vão auxiliar você em todas as etapas de melhorias da infraestrutura e logística do seu estabelecimento comercial.

  • O primeiro passo é convocar todos os funcionários e fazer uma avaliação de qualidade do serviço de atendimento que está sendo prestado pelos seus empregados, desde o atendimento telefônico ao contato físico com o consumidor final.
  • Outro ponto fundamental é verificar a fachada do restaurante e identificar se há necessidade de reforma na parte externa.
  • Avalie a qualidade da intensidade da iluminação interna e externa. Aconselho trocar as lâmpadas queimadas e aquelas que possuem uma iluminação fraca.
  • Caso a pintura dos muros da parte interna do restaurante estiver com defeitos, problemas de umidade ou manhas, faça uma reforma e melhore o visual do local para deixá-lo mais atrativo.
  • Verifique as cadeiras, mesas, talheres, copos, pratos, tolhas, panelas e veja se tudo está conforme.
  • É sempre bom evitar constrangimentos desnecessários com seus clientes.
  • Já pensou em chamar uma empresa especializada em dedetização de restaurantes para imunizar e proteger seu comércio contra todos os tipos de insetos e roedores?
  • Ofereça um ambiente climatizado aos seus clientes. No verão, não existe coisa pior que entrar em um local sem ar condicionado.
  • Fique de olho vivo na validade dos alimentos. Evite problemas relacionados com intoxicação alimentar e Procon.
  • Quer manter um cliente por mais tempo dentro do seu restaurante? Basta oferecer uma conexão wi-fi grátis sem restrições de uso.
  • Implemente um sistema de atendimento telefônico personalizado aos clientes que desejam reservar uma mesa no restaurante.
  • Avalie o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e aqueles que são movidos a gás.
  • Respeite o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
  • Seja honesto! Não acrescente o valor do couvert em cima da cobrança de 10% da conta do consumidor. O pagamento dos famosos 10% não é obrigatório (Art. 39 do CDC).
  • Disponibilize de banheiros limpos e adequados as pessoas com mobilidade reduzida.
  • Proponha cadeirinha infantil para as crianças poderem estarem a mesa com seus pais.
  • Além do português, que tal propor um cardápio em 3 idiomas suplementares?
  • Dependendo do horário de funcionamento do seu restaurante, Happy hours pode “cair super bem”! e porque não fazer um Meeting After Work todas às quartas e quintas e sexta-feira? Isso é um ótimo diferencial!
  • Crie parcerias com outros estabelecimentos localizados aos arredores do seu restaurante.
  • Distribua flyers e cartões de visitas
  • Se for relevante pra você, ofereça atendimento pelo WhatsApp.
  • Respeite as 10 normas da vigilância sanitária para restaurantes.
  • Não acumule sacos de lixo orgânico dentro do seu estabelecimento comercial.
  • Verifique a qualidade dos alimentos.
  • Já pensou em fazer uma análise da concorrência indo visitar outros restaurantes?
  • Tente variar o cardápio dos pratos, bebidas e as sobremesas todos os dias.
  • Faça ofertas sazonais e promoções relacionadas com datas comemorativas.
  • Decore o ambiente interno em função de datas importantes do ano.
  • Ofereça variados métodos de pagamentos.
  • Restaurantes que têm delivery são os melhores! Ainda mais quando possuem um aplicativo no Google Play Store e no iTunes Store. Pense nisso!
  • Crie um programa de fidelidade para que seus clientes possam retornar ao seu restaurante e ganhar uma refeição grátis.
  • Ofereça cupom de desconto para aniversariantes.
  • O que você acha de fazer promoções de pratos variados entre 12:00 e 14:00? Ou entre 19:30 até 9:30?
  • Tenha um espaço infantil. Muitos pais de família buscam por restaurantes que tenham uma área de lazer para as crianças poderem brincar após a refeição.
  • Tenha 2 cavaletes abertos na frente do estabelecimento notificando os preços e as promoções do restaurante.
  • Realize sorteios semanais e mensais dentro do seu restaurente no Rio. Isso é um ótimo atrativo de clientela.

Marketing digital para conquistar clientes para o seu restaurante no Rio de Janeiro

A melhor forma de usar o marketing digital para conquistar clientes para restaurante no Rio de Janeiro, é saber definir que tipo de público-alvo você almeja alcançar na internet e nas plataformas de redes sociais.

A segmentação do público-alvo permite criar uma buyer persona, definir qual será a melhor abordagem ao seu modelo de negócios e planificar um plano de ação otimizado de marketing digital.

A grande sacada desse negócio é encontrar o cliente ideal.

Entretanto, é fundamental descobrir as principais características do público-alvo durante o processo de segmentação, tais como:

  • Gênero.
  • Faixa etária.
  • Renda mensal.
  • Localização.
  • Escolaridade.
  • Ocupação profissional.
  • Hábitos de consumo.

Se você quiser ir mais longe, realizar uma pesquisa de mercado pode trazer informações valiosas sobre sua buyer persona.

21 métodos de marketing digital para restaurante no Rio conseguir mais clientes

Após a identificação do seu cliente ideal (buyer persona), você estará pronto para passar ao nível superior e colocar em prática várias táticas que irão alavancar centenas de pedidos de reservas todos as semanas.

  • A primeiríssima ação (caso você não tenha) a ser colocada em prática é montar um site responsivo no WordPress com um layout adaptável e compatível com os diferenciados tamanhos de telas dos dispositivos móveis.
  • Otimize seu site para o SEO do Google.
  • Ative o aplicativo WhatsApp flutuante nas páginas do seu site para agilizar os pedidos de reservas no restaurante.
  • O site deve disponibilizar de uma página de contato.
  • Crie uma ficha empresarial na plataforma do Google Meu Negócio.
  • Faça campanhas patrocinadas de anúncios no Google Ads.
  • Crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram.
  • Aproveite a rede social do Linkedin para captar clientes de empresas. Muitos funcionários fazem reservas em restaurantes para comemorar eventos corporativos!
  • Não esqueça de criar um perfil no Twitter!
  • Publique ofertas promocionais dos pratos do dia, novidades, fotos de eventos realizados no restaurante nas mídias sociais.
  • Sincronize suas plataformas sociais ao seu site.
  • Crie backlinks de qualidade com sites parceiros de outros estabelecimentos.
  • Faça parcerias com seus fornecedores de alimentos.
  • Abra um canal no YouTube e publique vídeos sobre o que acontece no seu restaurante. As pessoas vão adorar assistir e isso vai despertar o interesse nelas em querer conhecer seu estabelecimento.
  • Habilite o aplicativo ifood e Waze.
  • Impulsione anúncios no Facebook Ads e Instagram. Comece investindo R$6,00 por dia (valor mínimo).
  • Promova sorteios no Instagram.
  • Inscreva o site do restaurante no TripAdvisor.
  • Crie um blog sobre notícias de gastronomia, novas tendências da culinária brasileira, sobremesas, combinação de pratos com vinhos brasileiros.
  • Crie campanhas de remarketing no Google Ads.

Tipos de restaurantes e localização

Após ter lido as dicas para atrair clientes para seu restaurante no RJ, você deve estar se perguntando se podem ser aplicadas ao tipo de restaurante que você gerencia. Na verdade, eu também estaria me questionando isso, se fosse dono de um restaurante.

A resposta é sim e vou te dizer porque! Em relação a localização física do seu restaurante, isso não interfere de forma alguma na aplicação de técnicas para conquistar novos clientes.

Muito pelo contrário, você pode aproveitar esse critério e construir uma estratégia de marketing digital baseando-se nas proximidades da sua loja física, pois são adaptáveis ao seu modelo de negócio.

Assim como você deve estar cansado de saber, existem inúmeros tipos de restaurantes no Rio de Janeiro, que vendem centenas de estilos de comida e sobremesas para atender todos os paladares dos clientes.

Nesse contexto, monte sua estratégia de captação de clientela em função do tipo do seu restaurante.

Tipos de restaurantes

  • Rápido e casual.
  • Estilo familiar.
  • Restaurante francês, bistrô e brasserie.
  • Comida nordestina.
  • Fast food, self service ou food truck.
  • Churrascaria, lanchonete ou restaurante de hotel.
  • Taberna.
  • Buffet ou à la carte.
  • Creperia.
  • Comida caseira ou restaurante de boteco.
  • Comida asiática (japonesa ou chinesa).

A segunda etapa é segmentar seu público-alvo e promover anúncios publicitários na internet. A ideia é encontrar pessoas interessadas em conhecer as deliciosas refeições e sobremesas do seu restaurante no Rio, correto?

Conclusão

E aí!, gostou dos meus conselhos? Talvez, você esteja pensando: “Nossa! Atrair clientes para o meu restaurante vai dar muito trabalho!” Sim, com certeza!

Como falei no início desse artigo, colocar esse projeto em prática pode ser trabalhoso e desgastante, mas é rentável e lucrativo, independente da sua localidade.

O sucesso da audiência de qualquer empresa, depende da visibilidade que você constrói em volta do seu negócio e para garantir que seu restaurante esteja sempre lotado, recomendo que você siga as etapas escritas nessa página.

Vou finalizar esse artigo de forma criativa com uma única frase que vai fazer você refletir, te ajudar a tirar seu projeto do papel e incentivar você a tornar seu restaurante em uma verdadeira máquina de fazer dinheiro: “Quem não é visto, não é lembrado!”

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