Como Vender Pelo WhatsApp Todos Os Dias Para Aumentar A Taxa De Conversão De Vendas Do Seu Negócio?

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Antes de falarmos sobre como vender pelo WhatsApp todos os dias, vamos explicar em detalhes, os principais recursos e funcionalidades oferecidas pelo aplicativo WhatsApp Business para você entender todas as etapas necessárias que devem ser colocadas em práticas no seu projeto de vendas cotidianas de produtos ou serviços pelo WhatsApp.

O WhatsApp Business é uma versão sofisticada desse aplicativo, totalmente focada em gerar grandes oportunidades de negócios às pequenas e médias empresas, que buscam atrair novos clientes qualificados e ao mesmo tempo, expandir suas taxas de conversão de vendas todos os dias, através de envios de mensagens personalizadas aos usuários do aplicativo.

Nesse contexto, vejamos juntos como você deve proceder para montar uma estratégia de comunicação infalível, que vai favorecer o crescimento da produtividade de vendas diárias dos seus negócios pelo WhatsApp.

A primeira etapa é criar um perfil comercial profissional no WhatsApp Business, onde você tem em mãos, diversas possibilidades de ajustar e configurar o seu perfil com informações relevantes relacionadas às principais atividades do modelo de negócios do seu empreendimento, tornando a sua conta mais profissional e otimizando a sua identidade visual a credibilidade do seu negócio.

  • Selecione uma foto do perfil, que corresponda exatamente com a marca da sua empresa ou daquilo que você pretende vender todos os dias no WhatsApp.
  • Coloque uma imagem atrativa na capa do seu perfil comercial.
  • Informe o endereço completo do seu estabelecimento físico ou digital.
  • Defina os horários de funcionamento da sua empresa.
  • Informe as 3 principais categorias do seu negócio.
  • Sincronize o seu WhatsApp Business com suas redes sociais.
  • Adicione o segmento comercial da sua empresa.
  • Não esqueça de colocar um e-mail de contato.
  • Se você possui um site, coloque o seu link em seu perfil.

A segunda etapa, após o fornecimento de informações básicas sobre o seu negócio, é preparar um texto personalizado para mensagens automáticas, que podem ser configuradas, em função dos seus objetivos comerciais.

O aplicativo WhatsApp Business oferece 2 tipos de mensagens automáticas.

A primeira mensagem é a de saudação. Ou seja, quando alguém entra em contato com você, o aplicativo envia automaticamente uma mensagem de boas-vindas e agradecimento às pessoas interessadas em seus serviços.

A segunda mensagem é a de ausência. Por exemplo, quando você estiver fora do seu horário de atendimento, as pessoas que entrarem em contato contigo receberão uma mensagem personalizada informando o motivo da sua ausência. Isso é um ótima forma de manter um bom relacionamento com seus atuais e futuros clientes.

A terceira etapa está ligada com as respostas automáticas. É uma função que o WhatsApp criou para que você tenha mais liberdade em seu trabalho, sem se preocupar em responder seus clientes imediatamente.

De modo geral, essas respostas automáticas são usadas para responder perguntas frequentes, para enviar um link de alguma landing page de vendas do seu site e também, agilizar o serviço de atendimento ao cliente.

Resumindo, todas essas mensagens podem ser ajustadas e configuradas da forma que você quiser, permitindo definir os horários que você deseja enviá-las e escolher os seus destinatários que irão recebê-las. Muito legal né!

A quarta etapa é informar quais métodos de pagamento você aceita. Isso é uma informação essencial para quem deseja vender pelo WhatsApp todos os dias. Os consumidores precisam saber como irão efetuar os pagamentos com você, entendeu? Por esse motivo, você deve definir esse ponto corretamente no seu perfil comercial no Business.

A quinta etapa se relaciona com a criação de um catálogo de produtos, mesmo que a sua empresa venda serviços pelo WhatsApp.

O catálogo serve para mostrar aos clientes os variados tipos de serviços ou produtos que você quer vender pelo WhatsApp todos os dias e além de reforçar a sua reputação digital dentro do aplicativo, você transmite muito mais confiança aos leads que estão buscando encontrar o melhor custo benefício de produtos e por outro lado, isso influência positivamente a decisão de compra do consumidor final.

Sendo assim, crie um catálogo com imagens de alta qualidade, um título e uma descrição única para cada tipo de produto e se o seu orçamento permitir fazer impulsionamentos (anúncios pagos), você ainda pode expandir a visibilidade dos seus produtos, investindo menos de R$ 6,00 por dia.

Ah, já ia esquecendo! Quando você coloca um produto em seu catálogo, o WhatsApp gera um link para você compartilhar com seus correspondentes, publicar no seu Status e sobretudo, o aplicativo também cria um botão chamado: adicionar no carrinho.

Ou seja, é como se fosse uma lojinha virtual que você monta dentro do WhatsApp e o aplicativo, ainda fornece a possibilidadde de você configurar suas máquininhas de pagamento para facilitar a transação comercial, entre você (vendedor) e o consumidor final, o cliente.

A sexta etapa é a organização de suas conversas diárias pelo WhatsApp, através de etiquetas coloridas de identificação. Sim, essas etiquetas permitem distinguir os seguintes perfis:

  • Novos clientes adquiridos.
  • Novo pedido em andamento.
  • Pagamentos pendentes.
  • Produtos ou serviços pagos.
  • Pedidos finalizados.
  • Conversas importantes em andamento.
  • Conversas prioritárias que você está acompanhando.
  • Cadastros realizados ou cancelados.
  • Amigos, colegas e familiares.

A sétima etapa é publicar conteúdos (imagens ou vídeos) no Status do seu WhatsApp Business. Sim, é claro! A maioria dos usuários desse aplicativo ainda não entenderam o valor que essa funcionalidade agrega aos negócios e as possibilidades de aumentar suas chances de vendas pelo WhatsApp diariamente.

No meu ponto de vista como consultor de marketing digital, você deve postar fotos de qualidade que tenham uma ligação direta com o tipo de produto ou serviço que você está desejando vender pelo aplicativo e em relação aos vídeos, faça como os influenciadores digitais estão fazendo todos dias.

Use a estratégia do Storytelling e fale sobre as vantagens que a sua empresa oferece aos consumidores, faça vídeos curtos contando sobre seus serviços e produtos e assim por diante.

A oitava etapa para você vender pelo WhatsApp todo santo dia, é monitorar as estatística de vizualizações do seu catálogo, do perfil comercial que você criou e o número de vezes que o seu Status foi vizualizado pelos usuários.

O aplicativo mostra as métricas do seu desempenho, dos últimos sete dias somente.

Outro ponto importante, que você também deve estar atento, é verificar as estatísticas de mensagens enviadas, entregues e lidas. Pode parecer bobeira, mas isso ajuda a estabelecer melhor um planejamento mais eficiente de comunicação e no final das contas, você vai aprimorando sua estratégia de vendas todos dias pelo seu perfil WhatsApp Business.

A nona etapa é utilizar as listas de transmissão. Vender pelo WhatsApp todos os dias, usando listas de transmissão é uma estratégia eficaz para alcançar seus clientes de forma personalizada e aumentar suas vendas, por exemplo:

  • Astúcia 1: Antes de criar sua lista de transmissão, segmente bem seus contatos. Agrupe-os com base em interesses, histórico de compras ou outras características relevantes. Isso permitirá que você envie mensagens mais direcionadas e relevantes.
  • Astúcia 2: Ao enviar mensagens pela lista de transmissão, lembre-se de falar na primeira pessoa do singular. Isso cria a sensação de que a mensagem é exclusiva para cada destinatário. Evite mensagens genéricas como “Olá pessoal” e opte por algo mais pessoal e assertivo.
  • Astúcia 3: Acompanhe suas mensagens com imagens visualmente atraentes. Uma boa imagem pode chamar a atenção do cliente e destacar sua promoção ou produto.
  • Astúcia 4: Nutra sua lista de transmissão com informações relevantes e de qualidade. Não se limite apenas em vender pelo WhatsApp todos os dias. Compartilhe dicas, novidades e conteúdo útil. Quando você oferece valor, os clientes estarão mais propensos a comprar quando você enviar promoções.
  • Astúcia 5: Encontre um equilíbrio na frequência de envio. Não seja excessivamente invasivo, mas também não deixe sua lista esquecer de você. Mantenha uma regularidade nas mensagens, mas evite bombardear os clientes com muitas ofertas recorrentes.

A décima etapa é guia de negócios do seu perfil comercial do aplicativo WhatsApp Business. É um recurso valioso para empreendedores que desejam aumentar sua visibilidade e alcançar novos clientes qualificados e aumentar suas taxas de conversão de vendas diárias.

Vou explicar como você deve fazer para que a sua guia de negócios gere excelentes oportunidades de vendas pelo WhatsApp todos os dias.

O primeiro passo é informar todos os dados mais relevantes sobre o modelo de negócios da sua empresa, conforme mencionei logo no início do artigo.

O segundo passo é entender como funciona a guia de negócios e para que serve. Nesse contexto, a guia de negócios do aplicativo, funciona junto com o recurso “encontrar empresas”, pois é justamente através dessa funcionalidade, que a sua empresa estará visível na lista de empresas fornecidas pela guia de negócios do WhatsApp.

Ao utilizar o recurso “encontrar empresas”, o GPS do seu telefone celular, precisa estar obrigatoriamente ligado, caso contrário você não conseguirá promover seus negócios e tão pouco, encontrar novos clientes.

Sendo assim, se a sua estratégia de marketing no WhatsApp é mandar mensagens para qualquer tipo de nicho comercial, ligue o GPS do seu dispositivo móvel e veja a mágica acontecer.

Essa funcionalidade é super valiosa, pois você terá a acesso a quase todas as informações das empresas-alvo que você deseja entrar em contato pelo WhatsApp.

Conclusão

O conjunto de técnicas estratégicas de vendas pelo WhatsApp descritas nesse artigo, não funcionam com a versão tradicional do aplicativo. Ou seja, que você esteja ao ponto de começar um negócio lucrativo com pouco dinheiro, ou que já esteja ativo em algum nicho de mercado, é recomendável optar pela abertura de uma conta comercial no WhatsApp, seguindo as minhas dicas gratuitas.

Vender pelo WhatsApp todos os dias, se tornou um prática muito recorrente. Entretanto, muitas pessoas têm uma abordagem incoerente e muitas vezes irrelevantes, por não saberem como usar o aplicativo de maneira correta e por ignorarem a importânica da aplicação personalizada de estratégias de marketing digital em seus projetos comerciais de vendas.

Quer um último conselho? Me chama pelo WhatsApp e vamos conversar sobre negócios!

Você não acha que chegou a hora de levarmos a sua empresa ao nível superior?

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