Glossário De SEO: Principais Definições Dos Significados De Termos Técnicos!

O glossário SEO é uma iniciativa da nossa agência de comunicação que visa ajudar você no entendimento dos fundamentos básicos relacionados aos termos técnicos de SEO e contribuir com seu aprendizado em otimização de sites nos mecanismos de pesquisas, explicando o significado da semântica de variadas palavras usados pelos consultores de marketing digital.

Algoritmo dos motores de buscas

Um algoritmo é a reunião de um conjunto de operações executadas pelos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing etc.), visando classificar landing pages de sites nos resultados de pesquisas de acordo com relevância do conteúdo dessas páginas internas.

São programas configurados por inúmeros fatores técnicos para verificar o nível de qualidade de uma página e consequentemente, concluir com o posicionamento SEO.

Anualmente, os engenheiros realizam centenas de mudanças (500 à 600) nos algoritmos, afim de, otimizar seus comportamentos de leitura e entendimento das pesquisas feitas pelos usuários, através da inteligência artificial.

Porém, não significa que essas alterações ou modificações nos algoritmos sejam favoráveis para o SEO.

Algumas atualizações podem impactar negativamente a composição do posicionamento de milhões de sites na internet, em uma escala global.

As atualizações do algoritmo Google Panda afeta os sites de baixa qualidade, sem conteúdo relevante e sem interesse para o usuário.

O Google Pinguim rastreia a internet atrás de sites que possuem links externos (backlinks) artificiais.

O backlink é um link externo de entrada direcionado para outro site internet e os algoritmos do Google são extremamente sensíveis a prática de troca de links entre os sites.

Conforme dito acima, o cálculo da qualidade de um backlink é avaliada por meio da importância e da popularidade de um site para o SEO, visando aumentar o nível de confiança atribuído pelos mecanismos de pesquisas.

Em outras palavras, se você trocar links com sites irrelevantes ou que não respeitam as normas do Google, você pode correr um grande risco de ser penalizado pelo algoritmo Google Pinguim e Panda e nunca mais encontrar o seu site ou e-commerce visível nos resultados de pesquisas.

Meta Tag <title>

A tag HTML <title> está associada ao título principal de uma determinada landing page que aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisas.

Essa tag é considerada um critério altamente importante na otimização orgânica de sites institucionais ou lojas virtuais.

Basicamente, o curto conteúdo (título da página) que aparece no snippet do Google representa a página do seu site e ao mesmo tempo, possibilita qualificar suas landing pages no posicionamento orgânico.

Agora, se você quer um conselho bem caprichado, recomendo que você preste muita atenção durante a otimização dos títulos das páginas internas do seu site e principalmente, como inserir suas respectivas palavras-chave.

É um critério importantíssimo na otimização on-page.

Tags HTML

A função das tags HTML é qualificar uma página e fornecer informações aos robôs dos mecanismos de buscas sobre o conteúdo de uma página específica e inclusive, notificar instruções de indexação.

Meta Tag Description

Em termos de otimização SEO, essa tag possui uma função muito importante, permitindo descrever rapidamente o principal interesse (objetivo) do conteúdo de uma landing page.

Geralmente, a descrição da meta tag description aparece logo abaixo do título da página.

De fato, muitos usuários esquecem de preencher a meta tag description por não conhecerem os benefícios que essa tag pode agregar no posicionamento SEO.

Quando o conteúdo da meta description não é devidamente preenchido, o Google exibe uma parte do conteúdo da landing page no snippet para compensar a ausência de textos dentro da meta description.

Cloaking

Você já ouviu falar em Black hat SEO? Então, o cloaking faz parte!

Cloaking é uma técnica de Spam utilizada pelos usuários adeptos as práticas de black hat SEO, promovendo conteúdos maliciosos aos usuários da internet, focando ganhar melhores posições nos resultados de pesquisas.

É uma prática penalizada por não corresponder com as Guidelines do Google.

Estrutura (conteúdo) de SEO silo

O principal objetivo é segmentar (estruturar) o conteúdo de um site ou de um e-commerce, organizando as informações em forma de uma árvore otimizada para o SEO.

A estrutura do silo maximiza a visibilidade do seu site à diferentes pesquisas com palavras-chave diversificadas.

Todos os sites que possuem uma grande variedade de oferta de produtos ou serviços, facilita o rastreamento e legibilidade dos robôs de indexação de landing pages.

Conversão (única) Google Ads

As conversões do tipo 1 por clique, contabilizam uma conversão para cada conversão realizada dentro de um período de trinta dias, após o usuário clicar em qualquer anúncio patrocinado do Google Ads.

Isso significa que, se várias conversões ocorrerem após um único clique em um anúncio, as conversões consecutivas não serão contabilizadas.

Conversão (múltipla) Google Ads

As conversões múltiplas por clique contabilizam diversas conversões de cliques no anúncio Google Ads.

Essa métrica é bastante útil para mensurar conversões lucrativas, quando ocorrem transações online, sites corporativos e e-commerce.

Conversão de visualização

Nesse caso, a conversão de visualização é registrada quando um determinado usuário visualiza um anúncio, mas decidiu não clicar no link.

Esse tipo de métrica de conversão é usada em campanhas da Rede de Display do Google.

Custo por mil impressões (CPM)

O custo por mil impressões (CPM), significa o valor médio cobrado por mil visualizações dos anúncios de suas campanhas Google Ads.

O indicador de acompanhamento de performance de campanhas é utilizado no contexto de campanhas de exibição, possibilitando mensurar e até mesmo, comparar o custo de exibição de seus anúncios.

Custo por clique (CPC)

A tradução da sigla CPC significa, Custo Por Clique.

O CPC é um método de campanha publicitária, adotado por centenas de plataformas de marketing patrocinado.

O Google Ads faz parte!

Matematicamente, o cálculo do CPC médio é a divisão do CUSTO total dos seus anúncios pelo NÚMERO TOTAL de cliques nos anúncios.

Agora, é verdade que muitos usuário confundem o CPC médio com CPC máximo do Google Ads. São duas coisas totalmente distintas.

O CPC médio representa o valor médio de uma palavra-chave, enquanto o CPC máximo indica o valor que você deseja gastar por clique.

O que muitos não sabem é que o Google fatura apenas os gastos do CPC médio.

Porém, é recomendável tomar cuidado com as variações do CPC médio para explodir o seu orçamento.

Critério de otimização (on page)

Todos os métodos aplicáveis de otimização de site (SEO) podem ser modificados diretamente no painel administrativo do seu site.

Os critérios (internos) ON PAGE são completamente diferentes dos critérios (externos) OFF PAGE.

Em suma, os critério de SEO, conhecidos como ON SITE ou ON PAGE, são segmentados em duas partes:

Critérios técnicos

  • URLS.
  • otimização HTML (meta tags) e heading tags.
  • Sitemap xml.
  • linking interno.
  • Cross linking.
  • Arquivo robots.txt e assim por diante.

Critérios editoriais

Desenvolvimento e otimização de conteúdo com palavras-chave relevantes, integração de imagens, estruturação de títulos e sub-títulos e por aí vai.

No caso de sites e-commerce, pode-se incluir:

  • Preços
  • Variações de cores
  • Tamanhos e texturas
  • Possibilidade de selecionar combos
  • Formas de pagamentos
  • Características dos produtos
  • Ficha técnica etc.

Taxa de cliques (CTR)

CTR é a sigla referente a taxa de clique do anúncio, calculada pela proporção entre a quantidade do número cliques e impressões de um resultado.

Os dados sobre a taxa de cliques provenientes dos canais de aquisição online, estão todas disponíveis no Google Ads e no Google Analytics.

Duplicação de conteúdo

A duplicação de conteúdo representa a similaridade entre conteúdos (editoriais) de diferentes landing pages de sites, podendo ser parcial ou total.

Google Meu Negócio

A plataforma Google Meu Negócio (GMN) foi desenvolvida para ajudar pequenas empresas à promover e gerenciar seus negócios nos resultados de pesquisas geo localizados.

Exemplo: Agência de marketing digital Rio de janeiro.

Havendo interesse em criar uma ficha empresarial na plataforma do Google Meu Negócio, preencha o formulário de contato e me fale sobre seus objetivos SEO.

Google Search Console

A ferramenta de SEO gratuita Google Search Console possui dezenas de recursos importantes para melhorar o funcionamento técnico de um site, tais como:

  • Indexar páginas ativas.
  • Registrar sitemaps xml.
  • Enviar o arquivo robots.txt.
  • Monitorar o tráfego de visitantes.
  • Fornecer informações sobre a taxa de cliques.
  • Impressões dos snippets.
  • Palavras-chave mais recorrentes.
  • Landing pages mais acessíveis.
  • Notifica erros 404 etc.

Index Mobile First (SEO Mobile)

O Index Mobile First ou SEO para mobile friendly é um critério de indexação do Google para dispositivos móveis.

Entretanto, muitos usuários confundem sites responsivos com site mobile friendly.

Os sites responsivos são aqueles cujo o código fonte é totalmente adaptável aos diversos tamanhos de tela e no caso de sites mobile friendly são aqueles que possuem uma versão dedicada para os dispositivos móveis, como o meu site.

Indexação de páginas

Antigamente, a indexação era considerada como um tipo de “registro de sites nos repertório” das ferramentas de pesquisas.

Atualmente, a indexação está associada às ações técnicas de SEO para garantir que todas as landing pages de um site sejam indexadas pelos mecanismos de pesquisas.

Dessa forma, os sites que estão dentro das normas do Google são indexados sem problemas.

Caso contrário, os sites que apresentam anomalias técnicas ou algum tipo de bloqueio, terão dificuldades para indexar suas páginas.

Então, já pensou em fazer uma auditoria do seu site?

Keyword Stuffing

O keyword stuffing é uma técnica de black hat SEO, onde a prática consiste em embutir repetições excessivas de palavras-chave dentro dos títulos, subtítulos, tags, conteúdo, atributos de images, visando burlar o algoritmo dos mecanismos de buscas e é claro, alcançar as primeiras páginas de resultados do Google.

Essa prática é penalizada pelo Google.

O link bait ou link baiting é uma técnica SEO utilizada com o intuito de aumentar o número de backlinks, através da promoção de diferentes tipos de conteúdos, visando atrair a atenção e despertar a reação dos usuários em todas as plataformas na internet.

A estratégia do link bait está baseada em publicar e vender ebooks na internet, divulgar vídeos no YouTube, promover assuntos polêmicos, transmitir webinars, fazer sorteios, postar nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter) etc.

Cauda longa de palavras-chave

A estratégia SEO com palavras-chave de cauda longa é diferente dos keywords genéricos.

O conceito da cauda longa começa a ficar interessante, à partir do momento que o site contenha centenas de páginas que abordam assuntos relevantes e esse método, também pode ser aplicado em lojas virtuais que vendem muitos produtos.

Contrariamente as palavras chave genéricas cujo o volume de tendências de buscas é exorbitante, o objetivo da cauda longa é conseguir posicionar diferentes landing pages com palavras-chave que geram pouco tráfego, mas quando os resultados dos volumes de buscas são somados, se transformam em um enorme volume de tráfego de visitantes.

Entenda que, a cauda longa são palavras-chave muito mais refinadas que as genéricas e os usuários que pesquisam no Google com longos termos de busca, sabem exatamente o que querem encontrar.

Essas consultas geram tráfego altamente qualificado.

Linking interno

O linking interno é uma estratégia de otimização de sites que engloba ações técnicas para interligar todas as páginas de um site entre si.

Você sabia que vincular todas as páginas do seu site pode trazer muitos benefícios?

O linking interno otimiza a navegação interna do site, melhorando a experiência do usuário e distribuindo a popularidade das páginas mais importantes (aqueles que recebem mais visitantes) até as landing pages menos relevantes, em termos de tráfego.

Agora, por um outro lado, o linking interno reforça a indexação dessas páginas nos mecanismos de pesquisas.

É como se você transformasse o seu site, em um gigantesco sitemap!

Netlinking

O netlinking ou link building, designa todas as ações para criar link internos e externos.

Esse ponto, depende do tipo de estratégia que você está pensando em definir para o seu site.

Landing page

A landing page (termo em inglês) possui diferentes interpretações e diversas funções distintas, mas são estruturadas para realizar um único objetivo, converter visitantes em clientes.

As interpretações da palavra landing page são múltiplas:

  • Página de destino.
  • Página de aterrissagem.
  • Página de conversão.

A landing page é a pagina por onde os usuários entram no site, por haver uma densidade de palavras-chave superior que a homepage (página inicial).

Google Page Rank

O Page Rank é um cálculo feito pelo algoritmo do Google, afim de, mensurar a popularidade de um site, atribuindo uma nota entre 1 e 10.

Esse cálculo matemático, assim dizendo, é baseado na quantidade e na qualidade de links que apontam à uma landing page ou homepage.

Porém, por causa dos abusos de spam feitos por milhares de usuários, o Google modificou algumas normas na aquisição de backlinks e passou a focar apenas na qualidade dos sites que enviam e recebem esses links.

Se você deseja conhecer o Page Rank do seu site, basta instalar a extensão Google Toolbar.

Somente disponível para o navegador internet explorer.

Popularidade de sites

A popularidade de um site na está ligada com o posicionamento orgânico no Google e também, nas diferentes plataformas das redes sociais.

Posição Zero no Google

No SEO, a posição zero corresponde ao posicionamento preferencial de uma página específica, que aparece antes do primeiro resultado de pesquisa do Google.

A posição zero é acompanhada de uma amostra do conteúdo dentro de uma partição especial que alcança uma excelente visibilidade, gerando um grande volume de acessos pelos visitantes.

Posicionamento SEO no Google

O posicionamento no Google SEO é o ranking de um site localizado dentro dos resultados de pesquisas SEO do Google.

Protocolo open graph

O protocolo Open Graph foi criado pelo Facebook e permite que qualquer landing page se transforme em um objeto no Social Graph baseado no formato de metadados.

  • A tag og:title permite definir o título de um objeto.
  • A tag og:type, a natureza desse objeto (uma empresa, um artigo, um produto etc).
  • A tag og:image é uma miniatura representando o objeto e pode ser recuperada em perfis e Timeline no Facebook.

Busca universal do Google

A busca universal ou pesquisa universal do Google é uma expressão associada à integração de diferentes mídias dentro das páginas de resultados de pesquisas de imagens, vídeos, localizações e por aí vai.

Dessa forma, o Google sintetizou todos os resultados verticais, apresentam todas as informações referentes as pesquisas, dentro de uma página de resultados exclusiva.

Redirecionamento 301

O redirecionamento 301 é uma técnica de redirecionamento permanente de uma URL para outra.

Vale a pena lembrar que essa é a única prática de redireção de páginas aceitável pelo Google.

Otimização local (SEO)

Local SEO ou otimização local é uma estratégia focada nas consultas com palavras-chave associadas com uma localização.

O Google consegue captar a localização do usuário através do GPS, sem necessariamente precisar que o usuário indique a região, cidade, vilarejo e assim por diante.

Regulamento Geral De Proteção de Dados (RGPD)

O RGPD, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados é uma norma legislativa adotada pela União Européia, visando proteger os dados pessoais dos usuários e fortalecer as restrições das empresas.

A (Lei No. 2016/679) entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018.

Os princípios do RGPD

  • O consentimento da pessoa para a coleta e uso de dados pessoais. Deve ser explícito e positivo, uma ação é necessária, como verificar uma caixa, por exemplo!
  • Nova legislação de cookies mais restritiva.
  • Transparência na coleta, armazenamento e processamento de dados.
  • Novos direitos para os indivíduos: direito de acesso à informação para o indivíduo, ao esquecimento, à limitação do tratamento, à portabilidade dos dados, ao esquecimento etc.
  • Fortalecendo a segurança de dados.
  • A adoção do princípio de “Privacy By Design“: o design de processos de processamento de dados deve pensar sobre os direitos dos indivíduos.
  • Supervisão de subcontratantes.
  • O perfil deve ser muito melhor enquadrado e deve permanecer transparente.
  • O recrutamento obrigatório de um responsável pela proteção de dados para empresas que lidam com processamento de dados pessoais em grande escala.

A nova legislação européia referente à confidencialidade de dados pessoais foi revestida de obrigações legais, sendo muito mais restritiva.

Os regulamentos europeus são explícitos e em caso de violação dessa lei, as empresas podem ser severamente punidas.

Rede Display do Google Ads

A rede display do Google é uma estratégia de marketing digital, onde é possível promover anúncios (textos, vídeos, banners etc.) patrocinados Ads em sites parceiros do Google (sites referentes) e em outras plataformas.

Resultados geo localizados

São todos os links nos motores de pesquisas vinculados às coordenadas geográficas representadas no Google Maps.

Os resultados geo localizados são exibidos de acordo com o desenvolvimento da pesquisa feita pelo usuário.

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem como resposta à uma pesquisa, cujo a função do posicionamento é fornecer resultados relevantes que possam corresponder ao máximo com as pesquisas dos usuários.

A questão da pertinência de páginas de sites é calculada pelos algoritmos do Google.

Snippets estruturados

Os snippets estruturados representam os elementos que compõem as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa exibindo o trecho de texto padrão, título da landing page, URL e descrição.

Arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt serve para fornecer algumas instruções de indexação aos robôs dos motores de buscas, através de uma sintaxe padrão. Allow (permitir) ou Disallow (impedir).

Em outras palavras, o robots.txt informa aos robôs quais partições do seu site serão indexadas ou não.

Search Engine Advertising (SEA)

Em português, o Search Engine Advertising (SEA) significa fazer campanhas patrocinadas nos mecanismos de pesquisas (Google Yahoo e Bing), ou seja, promover anúncios pagos.

Sem dúvida, a melhor plataforma para fazer negócios online é o Google Ads.

Não perca seu tempo e tão pouco seu dinheiro, investindo em links patrocinados no Yahoo ou Bing. São plataformas irrelevantes e o volume de usuários conectados é inferior ao Google.

As plataformas de publicidades dos mecanismos de pesquisas utilizam o CPC (custo por clique) como modelo de faturamento, fazendo com que os anúncios sejam mais atraentes e fáceis de serem lançados na internet.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO, Search Engine Optimization é o conjunto de ações técnicas de otimização orgânica estrategicamente planejadas, visando criar visibilidade e aumentar a audiência de um site nos motores de buscas, principalmente no Google.

Search Engine Result Page (SERP)

No Brasil, o Search Engine Result Page significa, Página de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa.

Social Media Advertising (SMA)

O Social Media Advertising é todo tipo de publicidade patrocinada (pago) de conteúdo nas plataformas de redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram.

O objetivo de uma campanha patrocinada nas redes sociais é atrair mais clientes para o seu site, ou seja, vender produtos e serviços.

Social Media Marketing (SMM)

O Social Media Marketing são todas as ações de otimização de difusão de conteúdos e criação de público por meio de plataformas sociais.

O termo SMM reveste ações de divulgação e otimização do alcance orgânico das postadas nas redes sociais (SMO) e também, engloba o impulsionamento de anúncios patrocinados (SMA).

Social Media Optimization (SMO)

O Social Media Optimization está relacionado à todas as ações de otimização, divulgação, distribuição, postagem de conteúdo (textos, vídeos ou imagens) no feed orgânico do Facebook, Instagram, Linkedin e no Twitter.

É o link do site que surgem logo abaixo dos snippets, permitindo associar um endereço físico + localização.

O formato da aparência do sitelink geográfico é causado pelas informações locais, do tipo: endereço, número de telefone da empresa.

Sitemap para vídeo

É um formato de sitemap xml específico para indexar e otimizar vídeos na internet.

Esse tipo de sitemap xml deve ser constituído com as informações abaixo mencionadas:

  • Título e a descrição do vídeo.
  • URL da página de leitura (landing page do vídeo).
  • URL da miniatura exibida nas páginas de resultados (como no YouTube).
  • URL do arquivo de vídeo bruto e / ou do player de vídeo.

Sitemap XML

O sitemap xml é um tipo de arquivo especialmente utilizado para acelerar o processo de indexação de páginas nos mecanismos de pesquisas.

Snippet do Google

O famoso Snippet é um termo que representa todos os elementos que compõem um único resultado de pesquisa dos motores de buscas.

Spam

É o conjunto de ações usadas por milhares de usuários (black hat) para aumentar artificialmente a visibilidade, popularidade e o posicionamento dos sites nos mecanismos de pesquisas.

Essa prática não respeita as normas impostas pelo Google.

Estruturação HTML

A estruturação HTML é feita através das tags h1, h2 e h3, permitindo hierarquizar os conteúdos de uma página de destino.

Taxa de impressão nos motores de buscas

A taxa de impressão na rede de pesquisa é representada pelo número de ocorrências que os anúncios foram exibidos pela rede de pesquisa, divididos pelo número de visualizações que os anúncios poderiam gerar no total (independente do orçamento).

Uniform Resource Locator (URL)

URL é o endereço de uma página WEB.

URL Canônica

URL canônica é utilizada para evitar duplicação de conteúdo.

URL de rastreamento

O significado e função de uma URL de rastreamento é bem simples!

Esse tipo de formato de URL possui parâmetros para registrar informações sobre campanhas patrocinadas, permitindo analisar desempenhos, salvar tráfego de visitantes, contabilizar conversões de vendas etc.

Conclusão

A compreensão da linguagem do glossário SEO é fundamental para quem está iniciando um curso de marketing digital e se você estiver interessado em aprender mais sobre outros termos, entre em contato comigo pelo WhatsApp.