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O Google Analytics é uma ferramenta de análise de audiência e performance de um site que permite o usuário examinar o comportamento dos visitantes e mensurar as métricas de aquisicação de tráfego qualificado no canais de comunicação.
Essa ferramenta oferece a possibilidade de acompanhar em tempo real as seguintes métricas:
O Google Analytics viabiliza a emissão de relatórios específicos sobre os dados estatísticos de um site e informações que ajudam a otimização de sites SEO.
O Google Analytics propõe diversas funcionalidades para facilitar a leitura analítica realizada pelos seus usuários.
Veja abaixo, alguns recursos dessa incrível ferramenta de SEO:
Como você identifica os leads e as vendas iniciadas e finalizadas graças ao tráfego orgânico do seu site?
Você sabe como aproveitar os dados estatísticos fornecidos pelo Google Analytics para aumentar as vendas geradas no seu site, otimizar o seu orçamento de marketing e o retorno sobre o investimento (ROI)?
De acordo com os resultados de uma pesquisa publicada no site Think With Google, 61% dos profissionais do marketing digital, qualificam a integração dos dados Analytics ao processo de otimização de tomadas de decisões de marketing, como um verdadeiro desafio.
26% dos outros participantes relacionam essa dificuldade com a falta de competência adequada para interpretar os dados gerados pelo tráfego orgânico, no Google Ads e nas redes sociais.
Quando o assunto é conhecer o posicionamento de um site nos resultados de pesquisas do Google, muitos administradores de sites e lojas virtuais, analisam o posicionamento com as palavras-chave incluídas no site, enquanto outros, utilizam o Google Analytics e o Search Console.
O Método usado pela maioria, consiste em procurar suas palavras-chave no Google para descobrir o posicionamento de suas páginas nos resultados orgânicos.
Esse método não fornece informações precisas e muitos menos, garante a fiabilidade dos resultados durante a verificação da performance SEO, por 2 simples razões:
O Google utiliza o histórico do seu navegador como um fator de posicionamento. Que tal, esvaziar o cache do seu navegador com SHIFT+F5?
Veja bem, o fato de estar bem posicionado na primeira página do Google com um punhado de palavras-chave, não significa que suas vendas aumentarão.
O bom posicionamento no Google pode ser um ótimo progresso orgânico a médio e longo prazo. Porém, não deve ser considerado como “missão cumprida“!
O objetivo final é gerar mais tráfego e multiplicar conversões.
Uma das técnicas de otimização SEO, consiste no desenvolvimento de conteúdo com palavras-chave associadas ao tema principal da página.
Cada página é identificável por um segmento específico de palavras-chave (genéricas e expressões longas) do tema único.
O título e a URL da página refletem o principal propósito da página.
Essa informação encontra sua utilidade dentro de um contexto, onde o Google quase não fornece palavras-chave da origem do tráfego orgânico, mas existe uma solução eficiente para contornar essa ausência de informação.
A solução é usar o tráfego de visitantes provenientes de uma fonte orgânica com as páginas do site e nesse exato momento, a utilização do Google Analytics é super importante.
Essas métricas são encontradas dentro da segmentação: Comportamento > Conteúdo do site > Páginas do site.
Conforme mencionei no topo da página, as informações sobre as estatísticas de posicionamento de um site estão salvas dentro do Google Analytics. A maneira mais simples de encontrá-las é acessando a segmentação:
Aquisição > Search Console > Consultas.
As palavras-chave de origem orgânica estão contidas dentro dessa partição.
Vale a pena lembrar que o Google Analytics pode ser associado com a plataforma de anúncios no Google Ads, Search Console e Google Adsense.
O Google Analytics funciona de um forma muito determinante e significativa em quaisquer projetos de marketing digital, onde é necessário possuir um sólido senso analítico para compreender a linguagem de todas as métricas fornecidas pela ferramenta e sobretudo, saber usar esses resultados em benefício da performance dos negócios do seu empreendimento virtual.