Como Funciona O Google Analytics? Saiba como monitorar A Audiência Do Seu Site!

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de audiência e performance de um site que permite o usuário examinar o comportamento dos visitantes e mensurar as métricas de aquisicação de tráfego qualificado no canais de comunicação.

Essa ferramenta oferece a possibilidade de acompanhar em tempo real as seguintes métricas:

  • O caminho percorrido pelos internautas.
  • Identificar a taxa de rejeição.
  • Extrair as landing pages mais relevantes.
  • Conhecer o número de visitantes que navegam pelo site.
  • Mensurar a taxa de conversão.
  • Analisar os resultados de campanhas no Google Ads.
  • Proporciona uma visão assertiva sobre a proveniência dos visitantes.
  • Navegadores usados pelos internautas.
  • Tipos de terminais de conexão (mobile, tabletes ou desktops).
  • Dados demográficos dos internautas e assim por diante.

O Google Analytics viabiliza a emissão de relatórios específicos sobre os dados estatísticos de um site e informações que ajudam a otimização de sites SEO.

Aprenda como funciona o Google Analytics na prática

O Google Analytics propõe diversas funcionalidades para facilitar a leitura analítica realizada pelos seus usuários.

Veja abaixo, alguns recursos dessa incrível ferramenta de SEO:

  • Acompanhamento do conjunto dos canais de aquisição.
  • Criação de alertas personalizados.
  • Monitoramento das transações do comércio eletrônico (e-commerce).
  • Rastreamento das buscas internas do site.
  • Segmentação de dimensões personalizáveis.
  • Realização de análises comparativas.
  • Análise da velocidade de carregamento de páginas de um site.
  • Acompanhar a performance das páginas do site.
  • Rastreamento de interações sociais.
  • Sincronização com Google Ads e Search Console.
  • Análise do comportamento de páginas na classificação de resultados.
  • Criação e configuração de metas.
  • Monitorar conversões.
  • Acompanhamento global de dados demográficos do público-alvo.

Use o Google Analytics em benefício do SEO

Como você identifica os leads e as vendas iniciadas e finalizadas graças ao tráfego orgânico do seu site?

Você sabe como aproveitar os dados estatísticos fornecidos pelo Google Analytics para aumentar as vendas geradas no seu site, otimizar o seu orçamento de marketing e o retorno sobre o investimento (ROI)?

De acordo com os resultados de uma pesquisa publicada no site Think With Google, 61% dos profissionais do marketing digital, qualificam a integração dos dados Analytics ao processo de otimização de tomadas de decisões de marketing, como um verdadeiro desafio.

26% dos outros participantes relacionam essa dificuldade com a falta de competência adequada para interpretar os dados gerados pelo tráfego orgânico, no Google Ads e nas redes sociais.

Analisando o desempenho do tráfego orgânico

Quando o assunto é conhecer o posicionamento de um site nos resultados de pesquisas do Google, muitos administradores de sites e lojas virtuais, analisam o posicionamento com as palavras-chave incluídas no site, enquanto outros, utilizam o Google Analytics e o Search Console.

O Método usado pela maioria, consiste em procurar suas palavras-chave no Google para descobrir o posicionamento de suas páginas nos resultados orgânicos.

Esse método não fornece informações precisas e muitos menos, garante a fiabilidade dos resultados durante a verificação da performance SEO, por 2 simples razões:

  • A primeira é porque o Google define os resultados em função do histórico de navegação. Ou seja, os seus próprios acessos ao seu site aumentam artificialmente sua classificação.

O Google utiliza o histórico do seu navegador como um fator de posicionamento. Que tal, esvaziar o cache do seu navegador com SHIFT+F5?

  • A segunda razão é que o posicionamento do seu site não é um critério relevante para avaliar a realização dos objetivos que você deseja alcançar.

Veja bem, o fato de estar bem posicionado na primeira página do Google com um punhado de palavras-chave, não significa que suas vendas aumentarão.

O bom posicionamento no Google pode ser um ótimo progresso orgânico a médio e longo prazo. Porém, não deve ser considerado como “missão cumprida“!

O objetivo final é gerar mais tráfego e multiplicar conversões.

Mensure o SEO dentro da realização de seus objetivos

Uma das técnicas de otimização SEO, consiste no desenvolvimento de conteúdo com palavras-chave associadas ao tema principal da página.

Cada página é identificável por um segmento específico de palavras-chave (genéricas e expressões longas) do tema único.

O título e a URL da página refletem o principal propósito da página.

Essa informação encontra sua utilidade dentro de um contexto, onde o Google quase não fornece palavras-chave da origem do tráfego orgânico, mas existe uma solução eficiente para contornar essa ausência de informação.

A solução é usar o tráfego de visitantes provenientes de uma fonte orgânica com as páginas do site e nesse exato momento, a utilização do Google Analytics é super importante.

Essas métricas são encontradas dentro da segmentação: Comportamento > Conteúdo do site > Páginas do site.

Identifique o seu posicionamento nos resultados orgânicos

Conforme mencionei no topo da página, as informações sobre as estatísticas de posicionamento de um site estão salvas dentro do Google Analytics. A maneira mais simples de encontrá-las é acessando a segmentação:

Aquisição > Search Console > Consultas.

As palavras-chave de origem orgânica estão contidas dentro dessa partição.

Vale a pena lembrar que o Google Analytics pode ser associado com a plataforma de anúncios no Google Ads, Search Console e Google Adsense.

Conclusão

O Google Analytics funciona de um forma muito determinante e significativa em quaisquer projetos de marketing digital, onde é necessário possuir um sólido senso analítico para compreender a linguagem de todas as métricas fornecidas pela ferramenta e sobretudo, saber usar esses resultados em benefício da performance dos negócios do seu empreendimento virtual.