Quais São Os Principais Critérios De Redação De Conteúdo? Guia Prático Para Iniciantes!

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Não tem tanto mistério envolvido assim! Os principais critérios de redação de conteúdo editorial ou se você preferir, ter uma boa escrita e uma ótima linha redacional, é necessário seguir algumas normas básicas para você conseguir redigir um texto relevante e atraente, que favorece a otimização da experiência do usuário no seu site e ao mesmo tempo, posicionar suas landing pages internas na primeira página da classificação de resultados orgânicos do Google, Bing e Yahoo Search.

Sendo assim, hoje você aprenderá alguns conselhos simples sobre os principais componentes essenciais para você começar a escrever seus textos de maneira criativa e inteligente.

O primeiro critério é a clareaza da sua redação. A clareza de um conteúdo redacional é equivalente ao nível de qualidade das palavras usadas para formar uma redação e a facilidade que os usuários terão, durant a leitura.

A legibilidade de uma redação é um critério fundamental ao usuário final e sobretudo, para os mecanismos de busca, que avaliam frequentemente o percentual da legibilidade de suas redações incluídas nas landing pages do seu site corporativo ou da sua loja virtual.

Quanto mais legível a sua redação for, maior será a probrabilidade de você aparecer na primeira página do Google e também, os visitantes por mais tempo conectados ao seu site.

Além do mais, uma redação clara é aquela em que o leitor pode facilmente seguir o raciocínio do autor.

O segundo critério é a coerência. Isso significa, que sua redação deve ser objetiva e consistente. Uma redação coerente é aquela em que todas as ideias do redator se encaixam de maneira lógica e fluída.

O terceiro critério é a estrutura do seu texto. Veja bem!, Uma boa redação possui uma estrutura redacional assertiva, Ou seja, a principal mensagem do seu texto vai direto ao ponto, sem delongas.

Geralmente, uma redação bem estruturada é composta de uma introdução convidativa, um corpo do texto entendível e muito bem otimizado e uma conclusão final, onde esse último parágrafo irá mexer estratégicamente com as emoções do consumidor final, fazendo com que ele compre algum produto ou contrate algum tipo de serviço com a sua empresa.

Em outras palavras, a conclusão da redação deve incluir frases chamarizes com call-to-actions e estratégias de copywriting, com o intuito de seduzir seus visitantes ao consumo.

O quarto critério é a organização do texto da sua redação. Nesse caso, a organização de um texto trata-se de segmentar os tópicos de maneira racional, respeitando a hierarquia das headings tags (H1, H2, H3…). Ou seja, é importante organizar seus textos com títulos, sub-títulos, listas, imagens, vídeos e assim por diante. Dessa forma, você terá uma landing page que apresenta uma redação muito bem organizada e otimizada ao SEO do Google.

O quinto critério é a grámatica e a ortografia. A qualidade da grámatica e da ortografia da sua redação é um aspecto indispensável para a clareza e a credibilidade de um texto editorial. Erros gramaticas ou ortográficos podem quebrar a metodologia lógica do conteúdo e confundir os seus leitores, que no final das contas, irão procurar a concorrência e isso é péssimo.

O sexto critério é a argumentação e a evidência. Uma excelente redação contém argumentos convincentes, apoiados por evidências claras. De fato, as evidências podem vir de várias fontes, como pesquisas acadêmicas, estatísticas, exemplos da vida real (cases) e citações de especialistas.

O sétimo critério é o estilo e a voz. Sim, o estilo da escrita ou o estilo da linha de redação, refere-se à seleção de palavras e frases que o redator usará durante a criação do conteúdo e enquanto a voz, trata-se da personalidade única do redator do texto que vem logo atrás da escrita.

O oitavo critério é a originalidade e a criatividade. Eu parto do princípio que se uma redação não tiver originalidade e muito menos criatividade, esse texto é irrelevante! Uma excelente redação deve ser completamente única, trazendo uma nova perspectiva ou abordagem para o tema.

Lembre-se: Quanto mais você escrever, melhor você se tornará.

Quais são os erros mais comuns em uma redação de conteúdo?

Vamos direto ao essencial sobre os erros de uma redação de conteúdo! Aqui estão alguns exemplos, que vão te ajudar a entender melhor o procedimento da criação de um conteúdo de qualidade:

Falta de planejamento: Muitos escritores pulam o passo de planejar sua redação. Isso pode levar a uma estrutura desorganizada e a argumentos mal desenvolvidos.

Desvio do tema: É importante manter o foco no tema da redação. Desviar-se do assunto pode confundir o leitor e enfraquecer seus argumentos.

Uso inadequado de vocabulário: O uso de palavras ou frases complexas quando não são necessárias pode tornar o texto confuso e difícil de entender.

Falta de coerência: A falta de conexão lógica entre as ideias pode tornar o texto difícil de seguir e entender.

Repetição desnecessária: A repetição de ideias ou palavras pode tornar o texto monótono e redundante.

Falta de revisão: A revisão é uma etapa crucial na escrita que muitos escritores negligenciam. A revisão permite que você identifique e corrija erros, melhore a clareza e a fluidez do texto, e aprimore seus argumentos.

Conclusão

Eu acredito que a qualidade de uma redação depende da complexidade do assunto e da capacidade de desenvolvimento de conteúdo de cada redator. É claro, que existem tópicos mais fáceis de serem transformados em textos e outros não.

Por esse motivo, recomendo vivamente que você aprofunde seus estudos e análises em diversos tipos de assuntos, que você leia muito livros e colunas escritas por renomados jornalistas, biografias e assim por diante. Isso vai te dar um UP incrível na sua linha de redação e você vai mudar totalmente a sua forma de escrever seus textos.

Agora, se você quiser aprender como elaborar uma estratégia de conteúdo usando marketing digital para atrair clientes, entre em contato com a gente pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto!

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