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Não tem tanto mistério envolvido assim! Os principais critérios de redação de conteúdo editorial ou se você preferir, ter uma boa escrita e uma ótima linha redacional, é necessário seguir algumas normas básicas para você conseguir redigir um texto relevante e atraente, que favorece a otimização da experiência do usuário no seu site e ao mesmo tempo, posicionar suas landing pages internas na primeira página da classificação de resultados orgânicos do Google, Bing e Yahoo Search.
Sendo assim, hoje você aprenderá alguns conselhos simples sobre os principais componentes essenciais para você começar a escrever seus textos de maneira criativa e inteligente.
O primeiro critério é a clareaza da sua redação. A clareza de um conteúdo redacional é equivalente ao nível de qualidade das palavras usadas para formar uma redação e a facilidade que os usuários terão, durant a leitura.
A legibilidade de uma redação é um critério fundamental ao usuário final e sobretudo, para os mecanismos de busca, que avaliam frequentemente o percentual da legibilidade de suas redações incluídas nas landing pages do seu site corporativo ou da sua loja virtual.
Quanto mais legível a sua redação for, maior será a probrabilidade de você aparecer na primeira página do Google e também, os visitantes por mais tempo conectados ao seu site.
Além do mais, uma redação clara é aquela em que o leitor pode facilmente seguir o raciocínio do autor.
O segundo critério é a coerência. Isso significa, que sua redação deve ser objetiva e consistente. Uma redação coerente é aquela em que todas as ideias do redator se encaixam de maneira lógica e fluída.
O terceiro critério é a estrutura do seu texto. Veja bem!, Uma boa redação possui uma estrutura redacional assertiva, Ou seja, a principal mensagem do seu texto vai direto ao ponto, sem delongas.
Geralmente, uma redação bem estruturada é composta de uma introdução convidativa, um corpo do texto entendível e muito bem otimizado e uma conclusão final, onde esse último parágrafo irá mexer estratégicamente com as emoções do consumidor final, fazendo com que ele compre algum produto ou contrate algum tipo de serviço com a sua empresa.
Em outras palavras, a conclusão da redação deve incluir frases chamarizes com call-to-actions e estratégias de copywriting, com o intuito de seduzir seus visitantes ao consumo.
O quarto critério é a organização do texto da sua redação. Nesse caso, a organização de um texto trata-se de segmentar os tópicos de maneira racional, respeitando a hierarquia das headings tags (H1, H2, H3…). Ou seja, é importante organizar seus textos com títulos, sub-títulos, listas, imagens, vídeos e assim por diante. Dessa forma, você terá uma landing page que apresenta uma redação muito bem organizada e otimizada ao SEO do Google.
O quinto critério é a grámatica e a ortografia. A qualidade da grámatica e da ortografia da sua redação é um aspecto indispensável para a clareza e a credibilidade de um texto editorial. Erros gramaticas ou ortográficos podem quebrar a metodologia lógica do conteúdo e confundir os seus leitores, que no final das contas, irão procurar a concorrência e isso é péssimo.
O sexto critério é a argumentação e a evidência. Uma excelente redação contém argumentos convincentes, apoiados por evidências claras. De fato, as evidências podem vir de várias fontes, como pesquisas acadêmicas, estatísticas, exemplos da vida real (cases) e citações de especialistas.
O sétimo critério é o estilo e a voz. Sim, o estilo da escrita ou o estilo da linha de redação, refere-se à seleção de palavras e frases que o redator usará durante a criação do conteúdo e enquanto a voz, trata-se da personalidade única do redator do texto que vem logo atrás da escrita.
O oitavo critério é a originalidade e a criatividade. Eu parto do princípio que se uma redação não tiver originalidade e muito menos criatividade, esse texto é irrelevante! Uma excelente redação deve ser completamente única, trazendo uma nova perspectiva ou abordagem para o tema.
Lembre-se: Quanto mais você escrever, melhor você se tornará.
Vamos direto ao essencial sobre os erros de uma redação de conteúdo! Aqui estão alguns exemplos, que vão te ajudar a entender melhor o procedimento da criação de um conteúdo de qualidade:
Falta de planejamento: Muitos escritores pulam o passo de planejar sua redação. Isso pode levar a uma estrutura desorganizada e a argumentos mal desenvolvidos.
Desvio do tema: É importante manter o foco no tema da redação. Desviar-se do assunto pode confundir o leitor e enfraquecer seus argumentos.
Uso inadequado de vocabulário: O uso de palavras ou frases complexas quando não são necessárias pode tornar o texto confuso e difícil de entender.
Falta de coerência: A falta de conexão lógica entre as ideias pode tornar o texto difícil de seguir e entender.
Repetição desnecessária: A repetição de ideias ou palavras pode tornar o texto monótono e redundante.
Falta de revisão: A revisão é uma etapa crucial na escrita que muitos escritores negligenciam. A revisão permite que você identifique e corrija erros, melhore a clareza e a fluidez do texto, e aprimore seus argumentos.
Eu acredito que a qualidade de uma redação depende da complexidade do assunto e da capacidade de desenvolvimento de conteúdo de cada redator. É claro, que existem tópicos mais fáceis de serem transformados em textos e outros não.
Por esse motivo, recomendo vivamente que você aprofunde seus estudos e análises em diversos tipos de assuntos, que você leia muito livros e colunas escritas por renomados jornalistas, biografias e assim por diante. Isso vai te dar um UP incrível na sua linha de redação e você vai mudar totalmente a sua forma de escrever seus textos.
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