Como Abrir Uma Conta No Google Meu Negócio? Otimize A Visibilidade Do Perfil Da Sua Empresa Para Buscas Locais No Maps!

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Abrir uma conta gratuita na plataforma Google Meu Negócio é uma excelente forma para você atribuir mais visibilidade aos negócios da sua empresa, através dos resultados de pesquisas locais feitas pelos usuários no Google Maps.

Agora, antes de falarmos sobre estratégias de otimização de marketing digital da sua ficha empresarial no Google Meu Negócio, vamos explicar o que é essa plataforma, qual é a verdadeira finalidade dos serviços oferecidos pelo Maps, para que serve, os principais recursos e as vantagens fornecidas pelo Google My Business.

O que é o Google Meu Negócio (Business)?

O Google Meu Negócio é um serviço completo e totalmente gratuito que surgiu no ano de 2014, com o intuito de possibilitar o consumidor final na realização de buscas em áreas geográficas e encontrar produtos e serviços disponibilizados pelas pequenas e médias empresas que se encontram situadas próximas a localização física do usuário.

Os resultados de buscas locais do Google Meu Negócio aparecem no topo da página da rede de pesquisas na SERP (Search Engine Result Page), mas você também pode efetuar suas consultas diretamente dentro do Maps, onde você encontrará respostas mais assertivas referentes à sua busca inicial.

Como fazer um cadastro gratuito no Google Meu Negócio?

Não tem mistério! Para você criar uma conta no Google Meu Negócio e criar um perfil da sua empresa é necessário seguir as simples etapas definidas abaixo:

  • Acesse o site da plataforma Google Meu Negócio.
  • Clique em “Começar agora” no canto superior direito.
  • Insira o nome da sua empresa e clieque em “Próxima”.
  • Digite o nome do seu empreendimento e clique em “Próximo”. Lembrando que será solicitado que você posicione um marcador no local da sua empresa em um mapa.
  • Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios. Em seguida, clique em “Próximo”.
  • Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em “Próxima”.
  • Dica: você também terá a opção de criar um site gratuito com base nas suas informações.
  • Clique em “Continuar” para concluir a inscrição e confirmar seu vínculo com a empresa.

Por exemplo, se você administra uma empresa que atende no local do cliente, siga as instruções abaixo:

  • Marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Você também pode marcar a caixa “Ocultar” meu endereço (não é uma loja) – Mostrar somente a região.
  • Clique em “Próxima”.
  • Selecione uma opção de área de entrega e clique em “Próximo”.

Atenção: se por acaso aparecer uma mensagem notificando “Esta ficha já foi reivindicada”, clique em Solicitar acesso e siga as instruções para reivindicar sua empresa. Saiba mais sobre como solicitar a propriedade de uma ficha no Google Meu Negócio.

Vale a pena lembrar que todas as informações do perfil da sua empresa devem ser frequentemente atualizadas para que a sua ficha empresarial no GMN esteja sempre otimizada com dados relevantes e úteis ao usuário final.

Como validar a abertura de conta do seu perfil na plataforma Google Meu Negócio?

Após a criação do seu cadastro gratuito no GMN, você deverá escolher um método de verificação de abertura de conta. O Google irá oferecer duas simples maneiras para você proceder com a conclusão final da validação do seu novo perfil:

A primeira forma para validar uma conta no GMN é por telefone. O Google entrará em contato com você para confirmar os dados cadastrados durante a criação da sua ficha empresarial. Em outras palavras, você receberá uma ligação de algum funcionário do Google no número de telefone informado no seu cadastro.

A segunda forma é pelos Correios. O Google vai enviar um envelope branco com um código de validção de abertura de conta para o endereço que você colocou no GMN ao cadastrar o seu estabelecimento físico ou virtual. Dentro desse envelope, você encontrará todas as instruções necessárias para finalizar o processo de confirmação.

Quais informações comerciais devem ser incluídas durante seu cadastro no GMN?

Essa etapa é considera uma das mais importantes durante o procedimento de abertura da sua conta gratuita no Google Meu Negócio, onde você deve inserir apenas os dados cadastrais mais relevantes sobre a principal finalidade da atividade do seu empreendimento comercial.

O algoritmo do GMN irá analisar e processar essas informações como se você estivesse otimizando um site para aparecer na primeira página do Google. Ou seja, logo após você abrir sua conta no Google Meu Negócio, o algoritmo vai indexar o seu perfil na rede de pesquisas locais e em função da relevância da densidade de informações que você preencheu na sua ficha corporativa, o Google vai posicionar o seu perfil no local SEO do Maps.

As informações comerciais que você precisa preencher no Google My Business:

  • Nome da sua empresa (loja física ou virtual).
  • Categoria do seu empreendimento.
  • Descrição longa sobre as principais atividades oferecidas pela sua empresa.
  • Data de abertura da sua conta no GMN.
  • Número de telefone para contato.
  • Site internet do seu negócio (opcional).
  • Links dos perfis de suas redes sociais (Fabebook e Instagram)
  • Nome curto do seu perfil na plataforma Google Business.
  • Endereço físico da sua loja física ou virtual.
  • Áreas de cobertura da sua empresa.
  • Horários de funcionamento (abertura e fechamento), incluindo datas especiais (comemorativas).
  • Acessibilidade e comodidade fornecida pelo seu estabelecimento comercial.
  • Opções de serviços.
  • Planejamento e público-alvo.

Depois de seguir esses passos, sua empresa estará listada no Google Meu Negócio e será mais fácil para os clientes encontrarem informações sobre ela online.

Vantagens e benefícios do Google Meu Negócio para empresas:

  • Visibilidade local: A sua empresa aparecerá nos resultados de pesquisa locais no Google Maps e em outras propriedades do mecanismo de busca, tornando muito mais fácil para os clientes acharem o que o seu comércio divulga online.
  • Interatividade: Você pode interagir com seus futuros clientes respondendo os comentários, avaliações, fornecendo atualizações e compartilhando fotos e vídeos do seu negócio.
  • Mais relevância: Os clientes terão acesso as informações precisas sobre o seu estabelecimento, como horário de funcionamento, endereço e número de telefone.
  • Análise de dados: O GMN fornece insights sobre como os clientes interagem com a sua empresa, permitindo que você avalie o desempenho e faça ajustes quando for necessário.
  • Destaque nos resultados de pesquisa: Com um bom local SEO, sua empresa tem mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa locais, aumentando a popularidade e a probabilidade dos leads encontrarem e visitarem o seu estabelecimento físico.
  • Solicite e responda a avaliações: Incentive os clientes a deixar avaliações sobre a sua empresa e responda a todas elas, mostrando que você valoriza o feedback dos clientes.
  • Use posts para promover ofertas e eventos: A funcionalidade de posts do Google Meu Negócio permite que você compartilhe ofertas especiais, eventos ou novidades relevantes sobre o seu comércio.
  • Utilize as perguntas e respostas: Antecipe as dúvidas dos clientes respondendo a perguntas comuns sobre o seu negócio na seção de perguntas e respostas.

O propósito do GMN é ajudar você a conquistar a confiança do consumidor final!

Para que servem as etiquetas do Google Meu Negócio?

As etiquetas no Google Meu Negócio servem para destacar características específicas do nicho do seu estabelecimento e auxiliar os clientes a identificar rapidamente o que sua empresa oferece. Elas podem ser usadas para sinalizar atributos como por exemplo: “Delivery”, “Restaurante”, “Wi-Fi grátis” e muitos outros, dependendo do tipo de negócio.

Ao adicionar etiquetas relevantes à sua listagem no Google My Business, você está fornecendo informações úteis e utilizáveis aos leads em potencial, o que pode influenciar positivamente suas decisões de visita e compra de produtos.

Em termos de otimização técnica do seu perfil no Google Business, as etiquetas funcionam como se fossem palavras-chave do SEO que você determina de acordo com as categorias das principais atividades da sua empresa e além do mais, as etiquetas posicionam o seu negócio na frente dos concorrentes na classificação de resultados de buscas locais no Maps.

Como otimizar o seu Google Meu Negócio para atrair novos clientes?

Aqui vão algumas dicas para você conquistar novos clientes qualificados na plataforma Google My Business:

  • Reivindique sua ficha empresarial no Google Meu Negócio preenchendo todos os camps do formulário exigidos pela plataforma.
  • Use palavras-chave relevantes dentro da descrição do seu modelo de negócios.
  • Obtenha avaliações positivas de seus clientes.
  • Adicione fotos e vídeos com alta resolução de imagem (HD).
  • Sincronize o Google Maps ao seu site ou da sua loja e-commerce.
  • Exiba os reviews de avaliações (5 estrelas) do seu GMN nos snippets de resultados de pesquisas do Google.
  • Use geotags em suas postagens nas redes sociais, associando a localização geográfica do seu empreendimento.
  • Produza e publique conteúdo localmente pertinentes.
  • Invista em anúncios pagos no Google Maps para expandir a sua visibilidade na plataforma.
  • Acompanhe as métricas geradas pelo seu perfil no GMN.

Conclusão

Sem rastro de dúvidas, o Google My Business é uma ferramenta gratuita essencial na concepção de estratégias de comunicação e marketing digital para estabelecimentos físicos locais, pois ajuda a otimizar a notoriedade da marca de um determinado negócio, fortalece a autoridade da identidade visual de uma empresa, permite interagir em tempo real com os clientes e contrubui ao favorecimento da reputação digital dos comércios geograficamente localizados.

Agora, se você achou que abrir uma conta no Google Meu Negócio é uma tarefa complicada, entre em contato com nosso consultor de marketing digital e nós iremos criar um perfil no GMN para sua empresa conquistar leads qualificados e encontrar o cliente ideal.

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