Como Atrair Novos Clientes Usando O Buzz Marketing? Experimente Agora E Aproveite!

atrair clientes usando o buzz marketing

Já imaginou aprender como atrair novos clientes qualificados usando estratégias personalizadas de buzz marketing e maximizar sua chances de vender mais produtos ou serviços e aumentar sua taxa de conversão?

Indo direto ao essencial, no atual cenário digital saturado de infomações e anúncios publicitários em variados formatos, conquistar um espaço privilegiado no meio da multidão de concorrentes, se tornou um grande e constante desafio para incontáveis empresas de todos os portes.

Embora as estratégias tradicionais de marketing ainda sejam bastante relevantes, muitas empresas ainda encontram dificuldades para atrair a atenção de diversificados grupos de público-alvo cada vez mais exigente e seletivo.

Sendo assim, é nesse contexto que o buzz marketing se apresenta como uma valiosa ferramenta direcionada à criação de um real e genuíno interesse em diferentes tipos de público-alvo, contruindo uma ótima reputação off-line e virtual e sobretudo, visando atrair novos clientes qualificados até a sua loja física ou até o seu empreendimento digital.

Afinal de contas, o que é buzz marketing e como funciona na prática? Não tem mistério e a resposta é bem fácil de entender!

Em sua verdadeira essência, o buzz marketing é uma técnica estratégica usada com a intensão de criar rumores, “fofocas” e conversas sobre alguma marca ou um determinado tipo de produto ou serviço.

De modo geral, o principal objetivo do buzz marketing é fazer com que as pessoas falem sobre você de forma orgânica (sem gastar um centavo com publicidades), gerando um conteúdo que se espalha de maneira viral no universo digital e no mundo real.

Em outras palavras, a finalidade do buzz marketing é transmitir uma mensagem de um jeito prático e direto, se baseando na credibilidade da recomendação do famoso boca-à-boca, podendo ser online ou off-line.

Agora, vejamos juntos como implementar uma estratégia de buzz marketing eficiente para você atrair clientes qualificados?

Em primeiro lugar, é necessário definir os seus objetivos. Isso quer dizer, que a sua estratégia de captação de novos clientes deve responder as seguintes perguntas, por exemplo:

O que você espera alcançar usando o buzz marketing?

Você pretende aumentar a conscientização da marca ou gerar leads qualificados?

Você almeja aumentar sua taxa de conversão de vendas ou seria apenas otimizar o volume de visitantes ao seu site?

Quem você quer que fale sobre sua marca e quais são seus interesses, necessidades e hábitos de consumo?

Onde seu público passa mais tempo online e quais são as plataformas de redes sociais mais populares entre eles?

O que estamos tentando explicar, é que quanto mais você conhecer as principais características do perfil da sua buyer persona, maior será a densidade de suas campanhas e do índice de relevância do conteúdo da mensagem que a sua empresa pretende gerar com o buzz marketing online ou off-line.

Aproveite o momento e acompanhe de perto as conversas que estão acontecendo sobre sua marca online, respondendo aos comentários, perguntas e menções. Isso mostra que você se importa com a opinião do público-alvo que você quer atrair com o buzz marketing.

Agora, vamos explicar em detalhes porque você deve associar a estratégia de buzz marketing ao seu projeto de atração de novos clientes qualificados.

Conforme já mencionamos rapidamente no início desse artigo, a eficiência do buzz marketing no processo de aquisição de clientes, é constituída por diversos importantes fatores e entre eles, podemos encontar os seguintes, por exemplo:

O primeiro fator é a credibilidade. Ou seja, as pessoas e os consumidores finais tendem a confiar com mais facilidade nas opiniões de amigos, familiares, avaliações em redes sociais e até mesmo, em comentários de gente desconhecida que possuem os mesmos centros de interesses que os seus.

Isso significa, que as recomendações positivas referentes à qualidade de um determinado tipo de produto ou serviço, influenciam qualquer tomada de decisão de compra e em paralelo, isso acaba otimizando a probabilidade de aumento da sua taxa de conversão e potencializa a popularidade da sua empresa no mundo off-line e online.

O segundo fator está vinculado ao alcance orgânico. Isso quer dizer, que quando o buzz marketing é bem aplicado em sua estratégia para atrair novos clientes qualificados, a mensagem da sua marca se espalha de forma viral, atingindo um público-alvo muito mais amplo e daí, você conquista resultados bastante satisfatórios.

O terceiro fator é excelente custo benefício. Quando comparamos os outros modelos de campanhas publicitárias tradicionais, o buzz marketing é considerado uma estratégia mais econômica, especialmente se o conteúdo da mensagem gerar um nível de engajamento super significativo.

Em relação ao quarto fator do buzz marketing para atrair novos clientes e é claro, chamar a atenção de diferentes perfis de consumidores-alvo, este envolve a construção de uma comunidade engajada em torno de sua marca, através do compartilhamento massivo de publicações nas mídias sociais e da propagação de uma mensagem em incontáveis outros canais de comunicação online e off-line, incluindo rádio e televisão.

Vale a pena lembrar, que mesmo que as conversas não se transformem imediatamente em vendas, o buzz marketing otimiza o crescimento da visibilidade da marca da sua empresa e assim, você consegue ampliar suas chances de atrair novos clientes interessados em comprar seus serviços ou produtos.

A seguir, você encontra as principais etapas do planejamento estratégico de buzz marketing para atrair clientes e maximizar suas vendas dentro e fora da internet.

A primeira etapa mais importante desse processo está ligada à criação de um conteúdo específico, que transmita uma mensagem que desperte a curiosidade do seu público-alvo e que ao mesmo tempo, esse conteúdo seja atrativo e divertido.

Isso quer dizer, que ao criar um conteúdo (vídeos, memes, artigos, infográficos, podcasts, entre outros formatos) capaz de mexer com as emoções do seu cliente-alvo, você potencializa a necessidade nas pessoas de compartilhar esse material em diversas plataformas de redes sociais.

No que consiste a segunda etapa de atração de clientes usando o buzz marketing, você deve pensar em montar uma estratégia colaborativa com influenciadores digitais que tenham um público-alvo engajado e relevante ao modelo de negócios da sua empresa.

As mensagens (recomendações) transmitidas pelos influenciadores digitais no YouTube, Instagram, Facebook e no TikTok, possuem um alto impacto significativo na decisão de compra de seus seguidores.

A terceira etapa é a criação de experiências únicas e memoráveis, através de eventos exclusivos, feiras temáticas, seminários educativos, experimento de produtos inovadores e até mesmo, por intermédio da distribuição gratuita de embalagens criativas e amostras grátis, por exemplo.

No caso da quarta etapa, pense em promover sorteios no Instagram com a finalidade de incentivar a participação e em paralelo, induzir os usuários ao compartilhamento desse conteúdo. Ou seja, isso é uma excelente forma de amplificar a visibilidade da marca do produto que você deseja gerar um buzz bem rápido.

No que se refere às técnicas utilizáveis de marketing de causas, é recomendável associar sua marca à uma determinada causa social relevante para o grupo de público-alvo que você almeja chamar a atenção.

Nesse contexto, o objetivo é criar um buzz positivo e é claro, fortalecer a identidade visual do seu empreendimento, transmitindo uma imagem socialmente responsável e engajada.

A quinta etapa da estruturação do esquema de técnicas de buzz marketing para atrair clientela qualificada, é introduzir bom humor e emoção em suas publicações (imagens ou vídeos). Dessa forma, você cria melhores conexões com seus atuais e futuros seguidores, gerando uma proporção de compartilhamento superior.

Como funciona essa astúcia na prática? Basta você contar histórias envolventes usando o humor de forma inteligente, com o propósito de mexer com as emoções das pessoas e assim, você cria um buzz marketing sustentável.

Ainda dentro desse contexto, pense na criação de conteúdo polêmico, abordando temas controversos para viralizar mais rápido a veiculação e difusão da mensagem que você deseja transmitir.

Entretanto, é necessário ter cuidado ao abordar assuntos classificados como polêmicos para não alienar o perfil do seu cliente-alvo e evitar que a reputação da sua marca seja comprometida negativamente.

Enfim, antes de publicar qualquer abordagem polêmica online ou off-line, pense em analisar todos os riscos compreendidos dentro dessa estratégia e ao mesmo instante, verifique como você pode aproveitar ao máximo de seus possíveis benefícios.

Indo um pouco mais adiante, incontáveis grandes empresas nacionais e internacionais, conseguiram conquistar ótimos resultados ao longo dos anos e alcançaram um enorme sucesso, usando variados recursos do buzz marketing.

Veja a seguir, alguns cases e exemplos notáveis de sucesso de buzz marketing de algumas empresas que selecionamos para otimizar o seu conhecimento geral e melhorar o seu entendimento sobre o assunto.

O primeiro exemplo foram as campanhas virais da empresa Dove. A marca de cosméticos frequentemente lança campanhas que exploram temas como autoestima e beleza real, gerando uma grande repercussão e discussões online.

O segundo exemplo form os lançamentos de produtos da Apple. Sem rastro de dúvidas, a empresa cultiva um grande hype em torno de seus lançamentos, criando um “zum-zum” que atrai a atenção da mídia e dos consumidores do mundo inteiro.

O terceiro exemplo foram os desafios virais nas redes sociais. As campanhas como o “Ice Bucket Challenge” geraram um enorme buzz e arrecadaram fundos para causas importantes.

Conclusão

Antes de mais nada, a grande ideia de usar o buzz marketing para atrair novos clientes qualificados até o seu nicho de negócios, é focar na construção de relacionamentos genuínos com seu público-alvo e oferecer algo que as pessoas vão querer realmente compartilhar em várias plataformas de redes sociais e pelo aplicativo WhatsApp.

Daí, você estará no caminho certo para gerar um “zum-zum” que trará resultados significativos para o seu negócio.

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