VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
Sem rastro de dúvidas, aparecer na primeira página do Google se transformou em um objetivo de negócios fundamental para conquistar clientes qualificados na classificação de resultados orgânicos desse mecanismos de pesquisas e também, dos demais motores de busca.
Entenda o seguinte! No atual cenário em que vivemos hoje, conquistar um espaço de destaque entre os 10 primeiros snippets do Google, é uma ação estratégica indispensável ao sucesso de qualquer modelo de negócios no país e quando falamos em otimizar a popularidade de uma determinada empresa, aparecer na primeira página do Google é a melhor alternativa.
Na verdade, estar bem posicionado no topo do ranking das pesquisas orgânicas não é mais uma questão de status ou de vaidade. É simplesmente a chave para conquistar clientes qualificados, maximizar o número de acessos de visitantes no seu site e sobretudo, potencializar a taxa de conversão de vendas do seu empreendimento físico ou virtual.
Afinal de contas, como funciona o procedimento de técnicas de otimização de sites (SEO – Search Engine Optimization) e landing pages de vendas para conquistar a primeira página do Google?
Não tem mistério e a resposta é bem simples!
Explicando de um jeito descomplicado, o SEO é constituído por um conjunto de técnicas personalizadas usadas com a finalidade de otimizar o conteúdo de landing pages internas de um determinado site, visando com essas páginas internas apareçam bem posicionadas na primeira página de resultados da rede de pesquisas do Google e ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de negócios nos buscadores.
Indo um pouco mais adiante, o principal objetivo da implementação de estratégias de SEO é favorecer o crescimento da visibilidade do seu site, atraindo mais tráfego qualificado de pessoas que estão procurando o que você oferece na internet.
1. Análise de palavras-chave
De um ponto de vista estratégico, o ponto de partida para construção de qualquer planejamento de aquisição de clientes qualificados no tráfego orgânico da primeira página do Google, está relacionado à realização de uma análise completa de palavras-chave, através de ferramentas de SEO e de outras importantes fontes de informações semânticas.
Palavras-chave de cauda longa: De modo geral, são frases mais específicas usadas pelos usuários que fazem pesquisas mais refinadas. Ou seja, ao contrário de palavras-chave genéricas, os termos de busca de cauda longa são muito mais impactantes ao SEO, pois aumenta a credibilidade da intenção de compra de um produto ou de um serviço online.
Palavras-chave com alta intenção de compra: São aquelas que o usuário informa estar “pronto” para tomar uma decisão de compra ou contratar algum tipo de serviço.
Análise da concorrência: A grande sacada de fazer uma análise de sites concorrentes, é a possibilidade de identificar quais palavras-chave os seus concorrentes diretos e indiretos estão aparecendo na primeira página do Google e em paralelo, entender a estrutura física do site deles e assim por diante.
Ferramentas de SEO: Acreditamos, que as melhores ferramentas de SEO que você pode usar para realizar um estudo de palavras-chave completo são: Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs ou Ubersuggest.
A partir daí, você também poderá descobrir o volume de tendência de busca para cada termo analisado, o nível de complexidade de ranqueamento e outros dados essenciais sobre a popularidade dessas buscas em cada estado do Brasil.
2. Publicação de conteúdo de qualidade útil e utilizável pelo consumidor final
Dentre todos os aspectos otimizáveis e presentes de uma landing page de vendas, o conteúdo editorial é o mais importante. Em outros termos, que você queira apenas melhorar o seu posicionamento no ranking dos motores de busca ou aparecer no topo da primeira página do Google, o seu site deve apresentar landing pages que ofereçam conteúdo relevante é muito bem escrito, respondendo as dúvidas dos visitantes e que atenda as necessidades do seu público-alvo.
Agora, vamos explicar como tudo isso funciona na prática para você entender um pouco melhor o que estamos explicando em nosso artigo!
3. Experiência do usuário (UX) Impecável
O Google valoriza sites que oferecem uma excelente experiência ao usuário, incluindo os seguintes critérios:
4. Criando backlinks de qualidade
Vamos lá! Os links externos, mais conhecidos como backlinks, são links provenientes de sites referentes e de outras plataformas que apontam o tráfego deles até o seu site. Isso quer dizer, que quando você consegue criar backlinks de qualidade com sites que possuem um nível de autoridade bastante elevado, isso é visto como um forte sinal de confiança pelo Google.
Sendo assim, quanto mais backlinks naturais de qualidade você tiver, a performance da sua autoriadade será superior e você ainda é favorecido no posiocionamento da primeira página de resultados de snippets do Google.
Abiaxo, você encontra algumas sugestões bem interessantes que vão te ajudar a atrair backlinks até às páginas internas do seu site:
5. Google Meu Negócio (SEO Local no Maps)
Se o seu modelo de negócios possui um endereço físico e que você atenda seus clientes em alguma localidade específica, o SEO local é uma ótima estratégia para você conquistar novos clientes na primeira página do Google Maps, vejamos:
6. Monitorament de métricas e análise de dados
Ao contrário de muitas outras técnicas de captação de clientes qualificados, o SEO nunca foi uma estratégia de “otimizar uma página e largar pra lá!”. O Search Engine Optimization, é um processo contínuo, que além do serviço de integração das devidas estratégias de otimização de sites, o SEO necessita de um monitoramento diário e constantes ajustes conforme o necessário.
7. Otimização para pesquisa por Voz e Inteligência Artificial
Você já deve estar sabendo, que com o grande aumento dos assistentes de voz (Siri, Alexa, Google Assistant), a pesquisa por voz se tornou uma enorme realidade em nossa vidas.
Dessa forma, pense em otimizar as suas landing pages internas de maneira inteligente, respondendo às pesquisas e perguntas mais longas e em linguagem natural. De fato, a Inteligência Artificial (IA) também desempenha um papel crescente no ranqueamento, então concentre-se em fornecer respostas claras e concisas, entendeu?
A primeira vantagem de investir o seu orçamento em nossa agência de SEO, é que você irá perceber um aumento assustador na sua taxa de conversão de acessos ao seu site, da visibilidade do seu empreendimento online e sobretudo, do número de vendas concluídas.
De um ponto de vista analítico, a vantagem mais óbvia de aparecer na primeira página do Google é o aumento drástico da popularidade. Em outros termos, estudos mostram que a maioria dos cliques (estima-se que mais de 90%) ocorre nos resultados da primeira página desse mecanismos de busca.
Estar bem localizado entre os 10 primeiros resultados na SERP do Google, é experimentar de uma valioso aumento significativo no tráfego orgânico.
Em relação à segunda vantagem, ao chegar no topo do ranking das pesquisas, você alcança um variado conjunto de grupos de públicos-alvo qualificados interessados em comprar seu produtos ou contratar os seus renomados serviços.
Indo um pouco mais longe, a terceira vantagem está ligada à construção de credibilidade e ao fortalecimento da marca (sua identidade visual) do seu modelo de negócios.
Veja bem! O que muitas pessoas ainda não sabem, é que a primeira página do Google funciona como se fosse um selo de aprovação. Isso acontece, porque os usuários tendem a associar os primeiros dez resultados de busca à confiança, credibilidade e é lógico, autoridade online.
Agora, é bem verdade que se o Google considera o site da sua empresa como uma estrutura relevante o suficiente para aparecer no topo do ranking, isso envia uma poderosa mensagem de que o seu negócio é líder ou especialista no assunto.
Essa percepção de autoridade se traduz em:
No que se refere à quarta vantagem de investir na metodologia de SEO da nossa agência de marketing digital, é o excelente custo benefício dos nossos serviços e o curto período de tempo relacionado ao seu retorno sobre investimento (ROI). Isso quer dizer, que nós iremos rentabilizar o seu investimneto inicial em pouquíssimo tempo!
A quinta vantagem está vinculada às contínuas melhorias de otimização SEO on-page e off-page, que iremos aplicar no seu projeto, por exemplo:
A combinação de maior visibilidade com tráfego qualificado credibilidade (sexta vantagem), leva a um aumento na geração de leads e na otimização da sua taxa de conversão de vendas. Isso quer dizer, que os clientes que encontram seu site na primeira página do Google estão mais propensos a:
No caso da sétima vantagem, você terá a oportunidade de examinar valiosos insights sobre o comportamento do consumidor. Ou seja, ao pesquisar palavras-chave, analisar o que os concorrentes estão fazendo e monitorar o desempenho do seu próprio site (através de ferramentas como Google Analytics e Search Console), você tem acesso aos importantes insights sobre:
Moral da história, investir em técnicas personalizadas de SEO da nossa agência de comunicação, é investir no futuro da sua própria empresa, garantindo que você esteja sempre onde seus clientes qualificados estão procurando por você.
Conecte-se com a gente pelo WhatsApp e ganhe uma consultoria de SEO 100% gratuita para você aproveitar ao máximo de todos os ricos benefícios de aparecer na primeira página do Google e conquistar os seus clientes qualificados.