Como Otimizar Meu Site E Aparecer Na Rede De Pesquisas Do Google? Experimente Agora!

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Como otimizar meu site para aparecer nos resultados da rede de pesquisas do Google e nos outros mecanismos de busca? Acho que já ouvi essa pergunta incontáveis vezes esse ano, mas vamos logo ao assunto sem delongas! Hoje, você vai aprender as etapas essenciais de otimização de sites para você posicionar sua empresa na classificação de resultados do Google.

Como otimizar meu site sem precisar de uma agência de marketing digital especializada em otimização SEO? A primeira lição que iremos te ensinar agora é compreender que otimizar um site ou uma loja virtual (e-commerce) pode representar inúmeras coisas e ao mesmo tempo, abrange centenas de fatores técnicos, que você deve sempre estar atento.

Ao contrário do discurso repleto de belas palavras promissoras, atraentes e sedutoras que muitas agências no Brasil costumam utilizar para captar novos clientes a todo custo, nós acreditamos na seguinte metodologia:

A implementação de uma determinada estratégia ou de um conjunto de ações específicas para otimizar um site (on-page e off-page), ultrapassa o protocolo (cartilha) de otimização da velocidade de exibição de landing pages nos navegadores.

  • Vai além da inserção de técnicas para melhorar o posicionamento no Google.
  • Supera a mesmice de publicações orgânicas nas plataformas de redes sociais.
  • Vai muito além da experiência do usuário.
  • Concentra-se na mensuração do desempenho da performance da audiência de dados analíticos e as famosas taxas de rejeição e conversões fornecidas pelo Google Analytics.

Quando falamos em encontrar boas maneiras de otimizar um site institucional, estamos sistematicamente arquitetando objetivos para qualquer empresa, por exemplo:

  • Aquisição de tráfego de visitantes qualificados (encontrar o cliente ideal)
  • Determinamos o público-alvo mais comprometido e adequado aos serviços que sua empresa comercializa na internet ou em sua loja física.

Anote a próxima recomendação com uma caneta vermelha! Otimizar um site corporativo ou um e-commerce (seja lá qual for a plataforma) para aparecer nas pesquisas do Google é diferente de otimizar um site para ser o mais veloz ou ser aquele que converte 10 vezes mais leads em clientes.

Saber como otimizar um site para aparecer na rede de pesquisas do Google é um processo que deve ser incorporado a curto, médio e longo prazo.

Os algorítimos dos motores de buscas estão evoluindo continuamente e os concorrentes estão sempre modificando suas estratégias de marketing, visando alcançar o maior volume de tráfego de visitantes nos resultados orgânicos (SEO) do Google.

Entretanto, qualquer projeto de planejamento SEO está comprometido com a definição de metas e uma série de restrições impostas pelo Google.

Ou seja, é imprescindível encontrar a melhor solução para cada tipo de landing page de um site e esse, é o grande desafio de milhares de analistas de marketing digital.

O segredo é o marketing de conteúdo e tenho absoluta certeza, que você deveria investir em SEO em 2024.

Descubra os 6 pilares sobre como otimizar um site e aparecer nas pesquisas do Google:

  • Velocidade de aparição de páginas e desempenho.
  • Visibilidade nos mecanismos de pesquisa (SEO).
  • Gerenciamento de marketing nas redes sociais.
  • Experiência do usuário (SEO+UX).
  • Mensuração de estatísticas.
  • Taxa de conversão de visitantes.

A velocidade é um fator fundamental! Dá uma olhadinha na lista de bons conselhos que preparamos para você otimizar seu site e aparecer nas pesquisas do Google:

  • A primeira coisa a fazer é utilizar as ferramentas de análise de páginas: GTMetrix e Google Page Speed ​​Insights. Essas duas belezuras fornecem um diagnóstico completo dos pontos fracos de uma landing page.
  • Agora, se você quer saber qual dessas duas ferramentas é a melhor, prefiro a GTmetrix! Os resultados são mais relevantes!
  • A compressão de imagens é um fator que não pode ser deixado de lado. Imagens muito pesadas (PNG) contribuem com a lentidão de páginas.
  • Dessa forma, pense em otimizar o tamanho de seus arquivos. O ideal é colocar as imagens no formato webp, mantendo a qualidade da definição de cada imagem.
  • Reduza a quantidade de elementos e scripts de todas as páginas do site.
  • Existem ferramentas específicas para esse tipo de otimização. Tudo depende dos recursos oferecidos pela sua plataforma.
  • Utilize um módulo ou plugin de cache em sites dinâmicos.
  • Tenha um servidor rápido com compressão Gzip.
  • Use recursos de compartilhamentos nas plataformas de mídias sociais.
  • Minifique o código fonte do seu site.
  • Configure os elementos da sua versão móvel para tornar o site mais leve e rápido.

Visibilidade nos mecanismos de pesquisa! O algoritmo usado para varrer a rede de resultados orgânicos, obedece a cerca de 200 critérios técnicos, visando manter a ordem da classificação de snippets no posicionamento SEO e inclusive, é atualizado incontáveis vezes ao dia.

A otimização de sites para os mecanismos de buscas é um trabalho duplo, onde o profissional consultor de marketing digital otimiza diferentes ações dentro e fora do site.

Sim, não é tão fácil assim! É considerado uma tarefa complexa que requer:

  • Acompanhamento contínuo do comportamento de landing pages no posicionamento orgânico.
  • Análise da concorrência.
  • Gestão de backlinks de qualidade.
  • Verificação de resultados obtidos através dos canais de comunicação digital e muitos outros fatores.

Já que você gostou do artigo e que está pretendendo compartilhar no seu Facebook, vou deixar algumas regras básicas para aperfeiçoar seu aprendizado e melhorar a visibilidade do seu site no Google, Bing e Yahoo Search.

  • A primeira regra fundamental é descobrir qual é o principal objetivo de cada página interna e atribuir um título único em cada landing page, incluindo palavras-chave que apresentam um alto volume mensal de buscas mensais.
  • Você pode pescar essa informação no Google Trends, na ferramenta Ubersuggest ou no gerenciador de palavras-chave do Google Ads.
  • Repeite o número de caracteres impostos pelo Google.
  • Escreva uma descrição (meta tag description) para cada página com textos atraentes capazes de atrair a atenção do usuário e transformá-lo em cliente.
  • Inclua palavras-chave no interior das URLS. Porém, não abuse dessa prática iguais aos afiliados da plataforma Hotmart que adoram fazer spam pela internet.
  • Em relação a qualidade do conteúdo, distribua as palavras-chave nas zonas quentes da página (áreas de destaque), utilize sinônimos e tenha uma linha de redação impecável.
  • O conteúdo editorial deve apresentar no mínimo 1500 palavras.
  • Compartilhe seus conteúdos no Facebook, no Twitter e Linkedin.
  • Incorpore pelo menos uma imagem em cada página do site, habilitando a tag ALT.
  • Não esqueça montar sua estratégia de link building interno. Isso significa, criar links dentro do site, ligando todas as páginas entre si.

Ainda precisa de mais informações? Então, me chama pelo WhatsApp! Vamos fazer uma auditoria de sites completa pra você.

Outro ponto importante que você não pode deixar de lado é a sua presença nas redes sociais. Nunca subestime o poder das mídias sociais, por mais que você esteja inativo!

Os visitantes que acessam seu site, tendem a compartilhar conteúdos relevantes que possuem um verdadeiro significado e os sites otimizados são aqueles que mais contabilizam um vasto número de compartilhamentos em grande escala.

Otimizar um site não se trata apenas de obter visibilidade nos mecanismos de pesquisas com páginas internas bem posicionadas no Google. O assunto também está interligado com o crescimento da evolução da popularidade da sua empresa, através dos compartilhamentos feitos pelos visitantes nas mídias sociais.

Aqui estão nossas dicas para otimizar seu site em todas as plataformas de redes sociais, incluindo no WhatsApp. Ah, antes que eu esqueça!

Dá uma espiadinha no nosso artigo sobre como vender pelo WhatsApp todos os dias e aprenda como otimizar suas vendas com algumas horas de trabalho diário.

  • Habilite os botões de compartilhamento nas mídias sociais em todas as páginas do seu site.
  • Crie uma página na plataforma Google Meu Negócio.
  • Já ouviu no aplicativo Buffer? Esse recurso permite compartilhar seus links em várias contas ao mesmo tempo.
  • Otimize a identidade visual do seu site.
  • Quando os usuários compartilham algum post, ou produto do seu site, o título e a meta description que você atribuiu irá aparecer no feed dos seguidores.
  • É essencial pensar em títulos e descrições atrativas para estimular a vontade dos usuários a virem clicar em seus links nas mídias sociais.
  • Verifique a performance dos títulos por meio de testes A/B. Isso vai te ajudar a alcançar uma taxa de cliques superior.

Em relação a experiência do usuário (SEOUX), chegamos na parte mais bacana do artigo! As pessoas que entenderam a diferença entre otimizar um site para o SEO e experiência do usuário, podem se considerar na reta final dessa corrida!

É um desafio assustador que requer sólidos conhecimentos na aplicação de práticas de otimizações de sites, um perfeito entendimento do funcionamento da internet e conhecer o comportamento dos seres humanos.

Independente de técnicas de SEO que vimos ao longo desse artigo, existem regras e princípios básicos de ergonomia (visual, acessibilidade, usabilidade e navegação) que não podem ser esquecidos.

Sendo assim, vou deixar você ler as seguintes astúcias sobre como otimizar a experiência do usuário no seu site:

  • Disponha de uma navegação clara e intuitiva, segmentando as categorias, subcategorias, páginas produtos ou serviços e demais landing pages relativas à diferentes seções do site.
  • Aperfeiçoe seu site com variados tamanhos de fontes legíveis. Inútil querer dar uma de espertinho colocando letras miúdas pois o Google vai te pegar!
  • Tenha um site 100% responsivo e compatível com os dispositivos móveis e tabletes.
  • Sempre utilize images de alta resolução definidas em formatos sofisticados mais leves.
  • Você é pessoa jurídica? Ótimo! Então, coloque os dados de contato e os horários de funcionamento da sua empresa de forma nítida no footer ou no header do site.
  • Escreva títulos atraentes com frases curtas e impactantes, parágrafos e subtítulos para distribuir as informações de forma inteligente.
  • Pense nas pessoas deficientes e tente aprimorar a experiência do usuário ativando recursos de linguagem de sinais (entre em contato com sua equipe de suporte).
  • A velocidade é REI! Coloque um turbo no seu site e transforme-o em um foguete.

Indo mais além, a mensuração do desempenho de um site, após a inserção de técnicas de otimização SEO é considerado uma ação primordial. É um aspecto importante no desenvolvimento de estudos analíticos da audiência do fluxo de tráfego de visitantes gerado pelo seu site.

Em outras palavras, é uma forma simples de saber se seus esforços e investimentos estão valendo a pena ou não. Veja abaixo algumas ferramentas essenciais:

Como otimize seu site para converter visitantes em clientes? A otimização da taxa de conversão é uma ação substancial de um site. Agora, o que adianta obter milhares de visitantes navegando no site e não registrar nenhuma conversão?

Observe abaixo 3 fatores que vão te ajudar a compreender os aspectos de otimização de conversões:

  • Ferramentas estatísticas.
  • Objetivo definido.
  • Visitantes do seu site.

Vejamos juntos algumas dicas infalíveis de otimização da taxa de conversão:

  • Instale vários softwares adicionais de monitoramento e conversão de desempenho.
  • No caso de lojas virtuais, ofereça frete grátis, vários métodos e pagamentos, troca e devolução de produtos etc.
  • Diminua o número de campos do formulário de contato para aumentar o número de demandas.
  • Otimize o tempo de carregamento de páginas.
  • Inclua frases irresistíveis para atrair a atenção dos clientes.
  • Torne os depoimentos dos seus clientes visíveis no site para aumentar a confiança dos consumidores.
  • Tenha um site com layout profissional.

Conclusão

Chegamos ao final do artigo e espero que tenha gostado do conteúdo: “como otimizar meu site para aparecer nas pesquisas do Google!” Na verdade, eu poderia continuar escrevendo outras dicas técnicas. Porém, meu propósito é focar no seu aprendizado mencionando recomendações simples de serem colocadas em prática.

Surgindo alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo WhatsApp e ganhe uma consultoria grátis.

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