Conheça Os 4 Tipos De Comportamentos De Busca Do Consumidor No Google!

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Quando o assunto se trata de conquistar novos clientes que estão interessados em adquirir os produtos que você comercializa online no seu site, através dos resultados de pesquisas no Google, não basta montar uma estratégia de marketing digital sem pelo menos conhecer o seu público-alvo (buyer persona) e compreender como e quando os consumidores utilizam os mecanismos de busca para conseguirem o que desejam comprar na internet.

Sim, é exatamente isso! Estou me referindo a Buyer journey (jornada de compra).

Esse artigo explica como é possível alcançar uma visão nítida do entendimento do comportamento de busca dos consumidores no Google e usar essas valiosas informações em benefício dos negócios da sua empresa.

Dessa forma, será mais fácil construir uma estratégia de otimização de sites consistente e bem estruturada, que trará resultados satisfatórios.

Quais são os comportamentos de buscas e pesquisas no Google?

Existem 4 diferentes tipos de comportamento de busca feita pelos consumidores na internet e aqui estão eles:

  • Informacional
  • Transacional
  • Navegacional
  • Local

Busca informacional

Quando o consumidor que está procurando por algum tipo de informação relacionada a algo específico, mas não está intencionado a comprar no momento em que faz a busca.

Daniel, mas como assim o consumidor não está querendo comprar nada no instante de suas pesquisas?

Vou te dar um exemplo básico para você entender melhor o que significa a busca informacional!

Suponhamos que um determinado consumidor esteja procurando informações sobre microscópio óptico.

Busca informacional consumidor

Esse usuário está apenas pesquisando preços baixos e qualidade do produto, usando palavras-chave; “preço de microscópio” ou “quanto custa um microscópio óptico“.

Aliás, conheço uma loja virtual que é líder em vendas de microscópio óptico biológico no Brasil e se você estiver interessado em adquirir algum tipo de equipamento para laboratório, acesse a loja www.digilablaboratorio.com.br e compre o seu!

Busca transacional

Esse tipo de comportamento de busca difere da pesquisa informacional, como vimos acima.

Como vocês podem notar, o Google identifica a intensão do consumidor, através do tipo de palavra-chave utilizada durante a pesquisa feita pelo consumidor que está procurando por: “Camisa do PSG“.

Observamos que diversas lojas e-commerces aparecem na primeira página do Google.

Busca transacional

Agora, devo admitir que achei muito estranho o Google não ter mostrado os resultados do Google Shopping.

Normalmente, deveriam aparecer ao lado direito dos resultados da imagem ilustrativa acima.

Será um bug temporário?

Busca navegacional

Em relação ao comportamento de busca navegacional, inexiste qualquer intensão ou desejo de compra da parte do consumidor.

Nesse caso, o usuário está apenas querendo encontrar um site institucional específico.

Veja o exemplo de um usuário querendo encontrar o site oficial da Avon, por meio da palavra-chave: “site da Avon“.

Busca navegacional

Ou seja, a verdadeira intensão do usuário nesse momento é descobrir o link do site da empresa Avon e nada mais.

Busca local

O comportamento de busca local (Google Meu Negócio) do consumidor consiste apenas em pesquisar por produtos ou serviços situados nas proximidades do domicílio do usuário.

Porém, o consumidor pode ou não especificar a localidade onde se encontra no momento da pesquisa.

Veja alguns exemplos de buscas locais intencionadas em encontrar estabelecimentos em bairros específicos: “agência de marketing digital Copacabana”, “restaurante francês em Botafogo”, “pizzaria na Barra da Tijuca”, “auto escola em Ipanema”, “salão de beleza no Leblon”.

É imprescindível estar atento aos diferentes tipos de palavras-chave ligadas ao modelo de negócios da sua empresa e extrair quais tipos de buscas os consumidores fazem para encontrar seus produtos ou serviços.

Conclusão

Termino esse artigo deixando uma dica matadora para você descobrir de uma vez por todas o comportamento de busca do consumidor interessado em comprar sua mercadoria.

A dica é bem simples! Use algumas ferramentas de SEO, tais como:

  • UberSuggest do Neil Patel.
  • Google Keyword Planner.
  • SemRush.
  • YodaSeeURank.
  • Google Trends e muitas outras.

Essas ferramentas fornecem acesso a uma infinidade de palavras-chave vinculadas com todas as categorias do seu site e dos produtos do seu e-commerce.

Espero que o conteúdo dessa página contribua com o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Porém, se você não souber como realizar esse tipo de análise, entre em contato comigo!

Vou fazer uma auditoria de SEO completa, apontando as soluções que você deve implementar no seu site.

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