Marketing Digital Para Loja De Material De Construção No Rio De Janeiro Atrair Mais Clientes?

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Independente da sua loja de material de construção no Rio de Janeiro já estar presente no mercado há muitos anos ou que você tenha inaugurado seu negócio recentemente, o objetivo é o mesmo.

As diferentes estratégias de vendas de produtos mudaram ao longo dos anos devido aos intermináveis avanços da tecnologia de comunicação digital, forçando os lojistas a investirem em marketing digital e entrarem no comércio eletrônico.

Você ainda se lembra? Nos tempos antigos, os consumidores que queriam construir ou renovar suas casas e comprar algum item para consertar algo, eram obrigados a sair de suas residências domiciliar em busca de produtos comercializados pelas lojas de materiais de construção no Rio por que ainda não existia conexão internet e tão pouco telefones celulares para fazer pesquisas online.

Embora não houvesse nenhum tipo de conectividade disponível, as lojas de materiais de construção estavam sempre cheias graças a maravilhosa estratégia do buzz marketing (veicular a informação de boca à boca), não é mesmo?

Eu acredito que o marketing de boca à boca sempre foi a melhor maneira de fazer publicidade de produtos e divulgar serviços aos consumidores.

O comportamento de busca dos consumidores no Google evoluiu com a aparição da internet, onde nos dias de hoje, é possível pesquisar, comparar preços e comprar qualquer mercadoria e contratar serviços de um jeito rápido e fácil.

Então, o que tem que ser feito?

Isso significa que você é “obrigado” a adaptar sua estratégia em função dos atuais hábitos dos consumidores e investir um pouco do seu orçamento em pacotes de marketing digital, visando aumentar a visibilidade da sua empresa na internet e aos arredores do bairro onde sua loja de material de construção está localizada no Rio de Janeiro.

Quanto mais clientes visitarem sua loja, maior será a probabilidade de vendas.

A integralidade de dicas contidas nesse artigo vai ensinar você colocar em prática variados métodos eficientes sobre como atrair clientes qualificados para sua loja de material de construção no Rio de Janeiro e expandir o patrimônio líquido mensal do seu negócio, mesmo que você não tenha uma loja e-commerce.

Você vai perceber durante a leitura que segmentei as recomendações em duas partes:

  • Na primeira, menciono inúmeras ações que vão aperfeiçoar a estrutura física da sua loja de material de construção.
  • Já na segunda parte, encontram-se dezenas de dicas personalizadas de marketing digital adaptadas ao seu modelo de negócio, com a finalidade de assessorar você nas etapas do processo de aquisição de novos clientes e transformar sua loja de material de construção no Rio em um negócio lucrativo.

27 dicas para revitalizar sua loja de material de construção no Rio:

  • A primeira dica é chamar a atenção dos pedestres que passam próximo ao seu comércio e para isso acontecer, você deve verificar a qualidade do estado da estrutura da fachada da sua loja e observar se há alguma necessidade de renovar a pintura e valorizar a iluminação externa do estabelecimento.
  • Porque você não segue o exemplo decorativo das vitrines de lojas de roupas? Pois é! Muitos lojistas ainda não perceberam que a vitrine é um ambiente de demonstração de produtos da loja e deve estar bem montada exibindo os itens que chamam a atenção dos consumidores.

Nesse caso, a melhor sacada é decorar sua vitrine com produtos que possuem cores quentes (coloridos), onde as etiquetas dos preços fiquem visíveis aos olhos dos visitantes.

  • Os lojistas que não têm vitrine externa, existe a possibilidade de embutir uma vitrine horizontal logo abaixo do balcão. Você já pensou no assunto?
  • Quando você for montar a vitrine da sua loja de material de construção, exiba os produtos de forma organizada, segmentando por categorias e sem exagerar na quantidade de itens.

Use sua vitrine de forma criativa, como se fosse uma isca e não como depósito de mercadorias.

  • Lojas que possuem uma iluminação de qualidade têm muito mais chances de conversão de vendas! Sendo assim, faça uma revisão completa na iluminação interna da sua loja e intensifique as áreas menos iluminadas com raios de luzes projetados do teto ao solo.
  • Se sua loja tiver corredores iguais as lineares do Leroy Merlin, aproveite para arrumar seus produtos por categorias de materiais de construção, tais como: pisos e revestimentos, banheiro, hidráulica, ferramentas, ferragens e alumínio, tintas e acessórios, portas, janelas e portões, conduítes, telhas, cimento e assim por diante.
  • O controle de gestão de estoque é essencial! Quando o estoque de uma loja física de material de construção é administrado corretamente, o estoquista reduz a margem percentual de produtos com baixa demanda, ficarem amontoados nas prateleiras e valoriza aqueles com maior fluxo de saída.

O ideal é você ter muitos fornecedores e pouco estoque! Isso permite renovar sua mercadoria e aumentar os pedidos por esses produtos.

As lojas que funcionam com mercadoria reduzida, criam uma sensação de escassez e urgência no consumidor! Isso reflete no seu faturamento diário!

  • Tenha uma loja com um sistema informatizado de realização de ações de controle de estoque, gestão de orçamento e crédito do cliente.

Existem centenas de programas de controle de estoque disponíveis na internet, que você pode escolher aquele que mais corresponde com seu tipo de negócio:

  • ABC Inventory.
  • Canvus.
  • Delivrd.
  • Odoo.
  • RightControl Lite.

Continuando, vamos seguir o passo-a-passo para você turbinar seu estabelecimento:

  • Evite o famoso entra e sai de produtos no estoque! Proceda com a baixa de produtos somente quando a mercadoria for entregue ao cliente!
  • Sempre forneça notas fiscais aos clientes dos itens que você vender na sua loja. Evite problemas com o Procon!
  • Respeite o Código de Defesa do Consumidor.
  • Em relação aos grandes pedidos de mercadorias, faça um orçamento detalhado, incluindo informações relevantes de acordo com o pedido do cliente.
  • Já pensou em fazer uma análise da concorrência para saber quais estratégias de vendas seus concorrentes estão utilizando no mercado?
  • Entenda da seguinte forma! O relacionamento que você ou seus funcionários mantêm com os clientes da sua loja deve ser sua prioridade absoluta.

É fundamental investir em melhorias do serviço de atendimento do consumidor para concluir boas vendas e fidelizar a clientela.

  • Sabe aqueles produtos que têm dificuldade de sair da sua loja? Então, reúna toda essa mercadoria encalhada e ofereça descontos especiais aos seus clientes (antigos e novos).

Tenho certeza que as prateleiras vão esvaziar rápido!

  • Não fique obcecado apenas em conseguir novos clientes, ganhar mais dinheiro ou pensar que vai ficar milionário rápido nesse setor de atividade. Os antigos clientes também merecem total atenção e serviço de assistência pós-venda!
  • Viabilize diferentes formas de pagamento.
  • Não prometa o impossível e respeite as datas de entrega de mercadoria conforme combinado com o cliente no momento da compra.
  • Crie um programa de fidelização de clientela.
  • Que tal fazer um tour pelos arredores da sua loja de material de construção e tentar fazer parcerias com os demais lojistas do bairro, distribuindo flyers e cartões de visitas?
  • Promova seu estabelecimento no jornal do bairro da cidade.
  • Outro conselho importante de divulgação é participar de eventos, feiras de exposições, seminários etc. Ocasião excelente para falar da sua empresa!
  • Não esqueça de fazer parcerias de valores com seus fornecedores!
  • A sua loja de material de construção tem lugar para estacionar veículos? Na verdade, quando o cliente sabe que pode parar o carro na frente da loja, ele vai se sentir mais à vontade!
  • Dê um volta pela cidade onde você mora e tente entrar em contato com os proprietários de obras que estão em andamento. Olha que maneira fácil de conseguir clientes qualificados!
  • Além da comercialização de mercadorias, pense em oferecer outros tipos de serviços ligados a construção ou renovação de bens imobiliários.
  • Receita de bolo da vovó! O segredo é criar um calendário com datas comemorativas e fazer promoções com ofertas de preços por tempo limitado.

Promoções relâmpagos em alguns momentos do dia podem se transformar em um verdadeiro chamariz.

Siga o exemplo do supermercado Guanabara ou do mercado Mundial!

15 métodos de marketing digital para loja de material de construção no Rio de Janeiro

Feche os olhos por 5 minutos e tente imaginar sua loja de material de construção no Rio repleta de clientes (homens e mulheres) comprando incontáveis tipos de produtos e várias mercadorias!

Qual é a sensação que você sentiu nesse momento? Muita satisfação, alegria e gratidão, tenho certeza!

Agora, vou falar um pouquinho sobre como transformar essa imaginação que você acabou de ter, em pura realidade com a ajuda de diferentes dicas estratégicas de marketing digital.

A primeira ação de marketing digital para atrair clientes para sua loja de material de construção depende dos objetivos que você almeja alcançar na internet.

Vou explicar abaixo com 2 exemplos:

1º exemplo – Suponhamos que o objetivo do projeto do seu negócio seja apenas promover os produtos da sua loja sem necessariamente vender nenhum tipo de mercadoria online.

Nesse caso, é mais apropriado criar um site (como se fosse uma vitrine virtual) simples com landing pages (páginas internas) vinculadas às principais categorias da sua loja de material de construção.

2º exemplo – Vamos dizer que você deseja vender produtos online através de uma plataforma e-commerce com a finalidade de maximizar suas vendas nos canais de aquisição de tráfego qualificado.

Sendo assim, é recomendável escolher uma loja virtual compatível ao nicho do seu negócio e comercializar seu produtos no comércio eletrônico.

Vamos lá! Aqui estão algumas plataformas e-commerce que você precisa conhecer:

Cada plataforma acima possui funcionalidades e preços diferentes.

Isso permite que os usuários encontrem seu comércio através de pesquisas relacionadas com palavras-chave geolocalizadas, exemplo: “material de construção no rio de janeiro” ou “loja de materiais de construção no RJ“.

  • Pense em expandir a popularidade da sua loja de material de construção com anúncios no Google Ads.
  • Em relação as mídias sociais, você deveria criar uma página no Facebook e um perfil no Instagram.
  • Vincule suas redes sociais com seu site. Isso é um fator considerado importante.
  • Publique promoções dos seus produtos nas plataformas sociais e se tiver algum dinheiro sobrando, faça anúncios no Facebook Ads e no Instagram.
  • Habilite o aplicativo Waze e divulgue sua loja de material de construção para centenas de motoristas que passam dirigindo pela rua do seu estabelecimento.
  • Faça parcerias (criar backlinks de qualidade) com sites que abordam assuntos sobre construção civil, projetos de arquitetura, fornecedores, fabricantes de materiais de construção, blogs informativos etc.
  • Crie um blog WordPress e fale um pouco de atualidades do nicho da sua empresa!
  • Que tal experimentar o marketing no Twitter e abrir uma conta gratuita no Linkedin?
  • Mantenha contato com seus seguidores no Instagram em 2024.
  • Publique vídeos da sua loja de material de construção no seu canal do YouTube.

Isso é uma ótima ideia para atrair clientes!

  • Se o sistema de cadastramento de clientes da sua loja permite a inclusão de e-mails da clientela, porque não aproveitar essa oportunidade para disparar algumas mensagens com ofertas promocionais?
  • Participe de grupos no aplicativo do WhatsApp.
  • Coloque um WhatsApp flutuante no seu site para que os clientes possam entrar em contato com você mais rápido.

Conclusão

À partir do momento que conseguimos identificar o perfil do nosso cliente ideal (buyer persona), podemos prosseguir com a construção de um plano de ação de marketing digital, visando explorar os recursos (pagos e gratuitos) de cada canal de comunicação e de aquisição de tráfego qualificado.

O conjunto de ações definidas nesse artigo foram reunidas com a intensão de orientar você durante as etapas do seu projeto virtual, maximizar a visibilidade do seu negócio, atrair clientes para sua loja de material de construção no Rio de Janeiro e proporcionar melhores resultados para sua empresa.

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