Se você chegou até aqui e está lendo esse artigo, significa que você está querendo descobrir como usar o marketing digital para atrair novos clientes para o seu salão de beleza na cidade do Rio de Janeiro, correto?
Eu não vou apenas escrever simples dicas para você conseguir clientes qualificados para o seu estabelecimento comercial. Na verdade, farei mais que isso!
O conteúdo dessa página é um verdadeiro mapa do tesouro que vai te ajudar a encontrar pessoas de todas as idades, interessadas nos serviços que você oferece dentro do seu salão de beleza no Rio.
Você sabia que existem incontáveis salões de beleza situados no Rio de Janeiro, que possuem os mesmos objetivos que os seus?
Pois bem! O que estou querendo dizer é que independente da localização física do seu salão de beleza no RJ, as estratégias de comunicação e marketing digital usadas para atrair clientes podem ser aplicadas em todos os tipos de salão de beleza espalhados pelos 4 cantos do país.
Que você tenha experiência no mercado de estética ligado aos cortes de cabelos ou que você esteja querendo saber como montar seu salão de beleza no Rio, saiba que o marketing digital é vital para ambas situações e através da implementação de técnicas de divulgação, você vai conquistar clientes de qualidade e encher seu bolso de dinheiro.
Mas, antes de falar sobre dicas de marketing digital é necessário que você entenda a importância de alguns aspectos relacionados a sua loja física e por essa razão, vou deixar você saborear alguns conselhos para melhorar o fluxo de entrada e saída de clientes no seu salão de beleza no RJ.
5 tipos de clientes que você deve conhecer
O Indeciso
é aquele(a) cliente que nunca sabe o que quer, mas deseja ter um corte estilo Neymar Jr ou Victoria Beckham.
O especialista
Aquele que acha que sabe de tudo sobre cortes de cabelos, mas na verdade é um tremendo leigo.
O insatisfeito
Sabe aquele cliente que nunca está feliz com nada? Então, é ele!
O negociador
É o tipo de cliente que está sempre reclamando dos preços e tentando negociar os valores dos serviços.
O calado
São aqueles que só abrem a boca pra dizer como querem que o corte seja feito, por exemplo.
20 itens indispensáveis
- Secador de cabelos.
- Chapinha.
- Modelador de cachos.
- Tesouras de plástico ou metálicas.
- Escovas para pentear diferentes tipos de cabelos.
- Pentes diversificados.
- Cortador de cabelos.
- Shampoo, condicionador, cremes.
- Cadeiras de cabeleireiro
- Lavatórios (no mínimo 2).
- Cadeiras de espera
- Bancadas
- Espelhos frontais e laterais.
- Aparelho para esterilização.
- Toalhas limpas.
- Produtos descartáveis
- Aventais e capas.
- Estações de unha.
- Sistema de gestão.
- Maquininha de débito e crédito.
Melhore a estrutura do seu salão de beleza no Rio:
- O segredo é investir “peso pesado” na melhoria da qualidade do atendimento dentro do seu comércio.
- Verifique o estado físico interno do seu salão e veja se existe alguma necessidade de reforma.
- Pense em testar o funcionamento dos equipamentos utilizados pelos funcionários do salão.
- Avalie o conforto das cadeiras do salão e assegure-se que não estão danificados.
- Caso você encontre defeitos, chame a assistência técnica de reparação de poltronas na sua região.
- Disponibilize de água quente para lavar os cabelos dos clientes pós tinta, ou após corte.
- Não cometa o erro de lavar a cabeça dos seus clientes com água fria. A não ser que o cliente peça!
- Verifique a data de validade dos cosméticos. Esse ponto é super importante! Não use produtos fora do prazo nos cabelos da sua clientela.
- Reforme (caso seja necessário) a fachada do salão de forma criativa para atrair a atenção dos pedestres que transitam pela calçada do estabelecimento.
- Faça parcerias com outros lojistas que se encontram aos arredores do seu estabelecimento.
- Distribua panfletos e cartões de visitas para os clientes.
- O ideal é fazer um cartão especifico para cada funcionário do salão de beleza, visto que a maioria fazem coisas diferentes.
- Você já pensou em participar de seminários, feiras especializadas em beleza, exposições de cosméticos e fazer marketing de boca a boca (estratégia de buzz marketing) nesses locais?
- Promova sua empresa em encontros ou eventos dentro do salão com happy hours.
- Tenha um ambiente climatizado ou um circulador de ar.
- Informe os valores, tarifas e preços dos serviços de forma nítida.
- Evite problemas com o Procon.
- Forneça conexão wi-fi grátis para todos os seus clientes.
- Não tem coisa melhor que chegar em um salão de beleza e poder se conectar na internet gratuitamente!
- Ofereça diferentes formas de pagamento (cartão de débito, crédito ou dinheiro).
- Faça parcerias com os fabricantes dos produtos que você usa no salão. Isso acontece muito em eventos de cosméticos!
- Valorizar a comunicação com seus clientes é uma excelente forma de fidelização. Faz parte do atendimento personalizado.
- Uma boa sacada é ter um telefone WhatsApp dedicado ao salão.
- Nunca misture o profissional com o pessoal.
- Evite se envolver emocionalmente com as conversas dos clientes.
- Promova ofertas promocionais aos clientes.
- Monte programas de fidelidade para chamar a atenção e fidelizar seus clientes.
- Ofereça amostras grátis de produtos com orientações profissionais.
- Evite tocar em assuntos negativos, pois o cliente precisa se sentir bem à vontade.
Como funciona o marketing digital para atrair clientes para salão de beleza no Rio?
Você sabia que o marketing digital pode aumentar seu faturamento mensal em até 50% de lucros e trazer inúmeros benefícios?
Exatamente! Estou me referindo ao aumento de dinheiro de caixa do seu negócio!
Com certeza, você esteja pensando que isso é impossível ou talvez, você acha que sou louco da cabeça! Independente de você acreditar ou não, vou deixar algumas recomendações, com o objetivo de contribuir com o crescimento da visibilidade da sua empresa, por meio da internet.
- Monte um site responsivo no WordPress compatível com os dispositivos móveis e tabletes, oferecendo uma navegação interna intuitiva e fácil de usar.
- Habilite recursos de agendamento online, através do site do salão. Você já ouviu falar na plataforma Trinks.com?
É a maneira mais fácil de automatizar o marketing da sua empresa e ao mesmo tempo, permitir que seus clientes façam agendamento diretamente com os funcionários do seu salão de beleza.
Vale a pena experimentar!
- Crie um blog com conteúdos relevantes, abordando assuntos sobre tendências de novos cortes, produtos em lançamentos, diferentes tipos de cabelos ou cortes visagistas de celebridades.
- Pense na técnica de otimização de sites para o SEO do Google.
- Troque links com sites parceiros.
- Abra uma ficha empresarial na plataforma Google Meu Negócio.
- Crie uma página no Facebook, um perfil no Instagram, Twitter e também, na rede social Linkedin.
- Vincule suas mídias sociais com seu site e com o blog do salão de beleza.
- Poste conteúdos (fotos e vídeos) relevantes nas suas redes sociais.
- Siga seus antigos e novos clientes nas redes sociais.
- Divulgue imagens e vídeos no stories do Instagram.
- Faça marketing de relacionamento social com seus seguidores.
- Crie anúncios patrocinados nas redes sociais
- Promova sorteios no Instagram.
- Invista seu orçamento em anúncios no Google Ads e na rede display.
- Crie um canal no YouTube e publique vídeos mostrando como seus funcionários trabalham, quais produtos você usa, dizer porque você utiliza tais fórmulas capilares e assim por diante.
- Faça vídeo aulas no YouTube e em outras plataformas sociais.
- Use o aplicativo Waze. Esse recurso divulga a localização do seu estabelecimento aos motoristas que passam pelos arredores do seu salão de beleza.
Conclusão
Nem todas as soluções de marketing digital escritas nesse artigo são gratuitas, mas algumas delas trazem resultados imediatos e outras trarão benefícios a médio e longo prazo, por um baixo custo de investimento.
As ações de marketing digital para salão de beleza no Rio são vitais para você ganhar visibilidade na internet, conseguir ultrapassar seus concorrentes e transformar simples visitantes em clientes fidelizados.