VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Você já imaginou, usar estratégias personalizadas de marketing digital para vender suas trufas na internet, alcançar tráfego orgânico de visitantes qualificados no Google e sobretudo, maximizar suas chances de aumentar sua taxa de conversão de vendas de trufas online?
No mundo dos doces, as trufas se destacam como um deleite gourmet, apreciado por variados paladares muito exigentes. Dessa forma, já que você é um produtor de trufas artesanais e busca criar novas oportunidades de negócios no mundo virtual, então o marketing digital é a chave do sucesso para sua empresa decolar no mercado de vendas de trufas.
Vamos começar pelo início! A primeira etapa do projeto de marketing para vender trufas, é sem dúvida, conhecer o perfil do seu público-alvo.
As perguntas acima, são apenas alguns exemplos de casos que você deve estudar. Ou seja, compreender as características, interesses e hábitos de consumo desse público é essencial para direcionar suas estratégias de marketing de trufas online.
A segunda etapa é construir uma forte presença online, através da criação de uma loja virtual para vender suas trufas nos mecanimos de pesquisas ou site institucional, caso você queira apenas montar uma vitrine digital para sua loja física.
Embora, as estratégias de criação de um site ou de um e-commerce, sejam muito interessantes no mundo digital, ambas possuem objetivos completamente diferentes e vou explicar os motivos.
O primeiro motivo, é que um site institucional servirá penas como a vitrine da sua loja física, onde é possível disponibilizar agendamentos para possíveis encomendas de trufas pelo site e os clientes, irão até ao ponto de retirada desses produtos.
O segundo motivo, é que a criação de e-commerce para vender trufas na internet, pode ser uma tática relevante, se o seu objetivo é vender seus produtos online e enviá-los até o consumidor final, via alguma transportadora de sua escolha.
Enfim, que você queira criar um site ou uma loja virtual, ambas plataformas devem apresentar um visual bem estruturado, com um design atrativo e em paralelo, que tenha um layout responsivo compatível com todos os tamanhos de telas de dispositivos móveis, tabletes e desktops. Nos dias de hoje, isso é um aspecto fundamental!
A terceira etapa está relacionada a riação e publicação de conteúdo editorial qualificado em todas as landing pages de vendas do seu site ou da sua loja virtual.
Isso quer dizer, que essa é a única maneira viável para o Google e aceitável pelos consumidores finais, para as suas trufas conseguirem aparecer na primeira página do Google e demais motores de busca.
E ainda em pararelo, a criação de páginas internas de conteúdo, você pode optar também, pela criação de um blog com artigos informativos e educativos sobre receitas de trufas, dicas de harmonização com vinhos e queijos, e curiosidades sobre o mundo das trufas e assim por diante.
A vantagem de ter um blog, é gerar tráfego orgânico até o seu site e posicionar a sua marca como um especialista nesse nicho.
A quarta etapa da planificação estratégica de marketing para vender trufas no Google, é aplicar técnicas de Search Engine Optimization em todas as suas páginas de conteúdo, incluindo categorias, sub categorias e na homepage.
No mundo competitivo das vendas online, a visibilidade nos mecanismos de busca é crucial para o sucesso do seu negócio de trufas artesanais.
É aí que entra o Search Engine Optimization (SEO), a arte de otimizar seu site e conteúdo para conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa e atrair novos clientes qualificados.
A quinta etapa da concepção do projeto digital da sua empresa, é investir em anúncios no Google Ads para vender trufas. Ou seja, você conseguirá alcançar um público-alvo muito mais amplo por meio do tráfego pago e os resultados são quase que imediatos.
Enfim, tudo depende da forma como você estruturou e otimizou suas campanhas.
Visto que nós também somos amantes de trufas, reservamos o final desse artigo com um toque bem especial, onde você irá aprender a colocar em prática várias estratégias de marketing off-line, que vão maximizar a quantidade de pedidos diários de trufas e também, turbinar a popularidade do seu negócio local.
No mundo das vendas de qualquer produto, o marketing off-line ainda é uma excelente ferramenta para alcançar novos clientes e fidelizar os antigos, principalmente para produtos gourmet como trufas artesanais.
Ao combinar estratégias off-line criativas com sua presença online, você pode expandir seu negócio e impactar um público muito maior.
Então, vamos lá! Como o nosso interesse é facilitar a sua leitura, segmentamos o toque final desse atigo em duas partes, onde a primeira repersentam as ações que você irá implementar dentro da sua loja física e a segunda, são as ações que você pode aplicar fora do seu estabelecimento.
O primeiro passo, é organizar pequenos eventos de desgutação de trufas em sua loja física, proporcionando uma experiência sensorial única e memorável. Esses tipos de eventos, geram buzz marketing e é aí, que você tem tudo a ganhar sem gastar um centavo.
O segundo passo, é criar um programa de fidelidade aos seus clientes off-line, oferecendo descontos especiais, mimos exclusivos e permitir acesso a eventos da sua loja.
O terceiro passo, é criar um espaço dentro da sua loja e oferecer cursos ou workshops sobre a origem, os tipos de trufas, as formas de utilização e as harmonizações possíveis com outros alimentos.
A grande sacada dessa estratégia, é fazer com as pessoas venham até você e nesse momento, você terá a oportunidade de realizar algumas vendas extras.
O quarto passo, é oferecer cartões de presentes para suas trufas, facilitando a compra de presentes e é claro, fidelizando clientes.
A seguir, você encontra o conjunto de ações para você incrementar fora da sua loja e aumentar suas vendas de trufas com o marketing off-line.
Continuando, o quinto passo é participar de feiras gastronômicas e eventos de culinária relevantes ao seu público-alvo. Ou seja, mostre suas trufas em um estande atraente, ofereça degustações e interaja com os visitantes.
O sexto passo, é negociar a venda de suas trufas em consignação em lojas gourmet e delicatessens de alto padrão. Certifique-se de que as lojas estejam alinhadas com a imagem da sua marca.
O sétimo passo, é criar kits de presente com suas trufas, combinando-as com outros produtos gourmet como vinhos, queijos ou chocolates.
Ofereça esses kits em lojas parceiras ou no seu próprio site em datas comemorativas como Natal, Dia dos Namorados ou Dia das Mães, oferecendo trufas em embalagens temáticas e atraentes.
O oitavo passo, é fazer parcerias com restaurantes. Negocie o fornecimento de suas trufas para restaurantes renomados e chefs conceituados. Ofereça degustações para os chefs e apresente as possibilidades de utilização das trufas em seus menus.
O nono passo, é criar cestas de presente personalizadas com suas trufas, combinando-as com outros produtos gourmet e itens de luxo. Ofereça essas cestas para empresas e clientes VIP.
O décimo passo, é imprimir catálogos e flyers com fotos de alta qualidade de seus produtos, descrições detalhadas e informações sobre a história da sua marca. Distribua esses materiais em eventos, lojas parceiras ou envie-os por correio para clientes potenciais.
E, se por acaso você ainda quiser investir mais na visibilidade da sua empresa off-line, pense em contratar os serviços de uma assessoria de imprensa para divulgar sua marca e seus produtos em jornais, revistas e blogs especializados em culinária e gastronomia.
A partir daí, você até participar de programas de culinária na TV ou online, preparando receitas com suas trufas e divulgando sua marca para um público mais amplo.
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e ganhe uma consultoria de marketing digital 100% gratuita!