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O marketing esportivo ou do esporte, pode ser definido como uma estratégia de marketing que visa promover um evento esportivo, um atleta, um time de futebol (exemplo) ou um campeonato com o objetivo de melhorar sua imagem e otimizar as vendas.
Existem dois tipos de marketing esportivo:
O primeiro envolve organizações que planejam, executam e anunciam eventos esportivos.
O segundo, se relaciona com a utilização do esporte para vender seus produtos ou serviços.
Ou seja, o marketing do esporte pode, incorporar diversas formas, tal como existem diversas maneiras de consumir o esporte.
O esporte é uma indústria composta por incontáveis negócios e eles certamente, não teriam tanto sucesso sem o marketing.
A grande vantagem do esporte é que os clubes e os jogadores criam laços privilegiados de lealdade com os seus adeptos, laços que raramente se encontram em outros lugares, exceto com certos atores e cantores, ou com algumas marcas icónicas muito raras, tais como: Apple, Disney, Dior, Coca- Cola e etc.
Um dos valiosos benefícios do marketing esportivo, é que ele permite que os profissionais de marketing aproveitem o apego que muitos torcedores sentem por seus times e atletas favoritos.
Se um torcedor de futebol ama o PSG (exemplo) desde criança, qualquer marca que se associe a esse time ganha instantaneamente credibilidade para ele.
Além dos ganhos de visibilidade e notoriedade, o marketting esportivo pode ser muito eficaz na captação de um público-alvo de acordo com critérios específicos: cidade, região, categoria socioprofissional ou mesmo centros de interesse.
Pouco importa as roupas que vestem, os telefones que utilizam, os sapatos que usam para correr ou a comida que comem, os fãs querem imitar os atletas com quem sentem uma ligação.
As organizações esportivas e as empresas do mundo do esporte, utilizam o marketing esportivo com a finalidade de alcançar um determinado número de objetivos, que depois se transformam em vendas de bilhetes, artigos de esporte ou múltiplos produtos associados ao clube ou jogador de futebol.
O marketing esportivo é utilizado por empresas ligadas ao universo do esporte, como a Nike e os seus variados contratos publicitários com atletas de referência (Michael Jordan, LeBron James, Rafael Nadal, Tiger Woods, Serena Williams, etc.) ou a Lacoste (parceira oficial da Roland Garros há 40 anos).
As diversas vantagens do esporte em termos de imagem (desempenho, esforço, superação, etc.) fazem dele também um condutor de comunicação às empresas não relacionadas com o esporte, como a Peugeot para o rugby ou a Caisse d’ Saving para o basquetebol.
Os diferentes campos de atuação do marketing esportivo são:
As estratégias de marketing e comunicação tornaram-se altamente digitalizadas em apenas alguns anos. Graças ao digital, o Marketing Desportivo já não coloca apenas o produto (ou o clube, ou o jogador) no centro: privilegia a experiência, o que ajuda a criar uma forte relação de proximidade e fidelização entre a marca e o cliente.
A partir de uma simples aplicação no telemóvel é possível ser orientado e aconselhado na prática do seu desporto preferido mas também na escolha de novos trajes ou equipamentos.
As redes sociais (Facebook, Twitter, Snapchat, TikTok) permitem acompanhar notícias ao vivo sobre o seu jogador ou clube favorito (marketing “em tempo real”).
O marketing esportivo digital também aproveita as novas tecnologias, como realidade aumentada ou headsets de realidade virtual, para criar experiências novas e muito mais envolventes de 360 graus.
O profissional de marketing esportivo deve saber divulgar a marca e a imagem de um time utilizando todos os canais à sua disposição: publicidade, patrocínio ou redes sociais.
Qualquer que seja a sua função, deve ter como objetivo ampliar a base de fãs, atrair novos patrocinadores ou criar novos eventos.
É claro que existem muitos outros empregos interessantes ligados ao marketing esportivo e entre eles, podemos encontrar:
O Gerente de marketing esportivo concentra-se na promoção de equipes, eventos ou jogadores esportivos, testando planos de ação com públicos-alvo. Ele trabalha com gerentes de pesquisa para estabelecer estratégias eficazes de marketing e vendas, levando em consideração as necessidades de seus clientes.
O gestor de marketing esportivo deve ser criativo, rigoroso e organizado. Capaz de se adaptar a todas as situações, ele deve dominar perfeitamente as técnicas de marketing.
Para ter sucesso nessa profissão, recomenda-se um alto nível de educação e sólidas competências em marketing!
O marketing esportivo também pode assumir a forma de anúncios. Assim, fabricantes de equipamentos assinam contratos publicitários com atletas mundiais, focando despertar a paixão dos torcedores e se beneficiarem de spin-offs comerciais.
Em última análise, o marketing esportivo, tal como o marketing tradicional, visa melhorar as vendas através do esporte e dos seus jogadores.