VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
Todos nós já sabemos, que o atual panorâma da saúde no Brasil está em constante evolução e a forma como os profissionais da saúde se conectam com seus pacientes, também está seguindo o mesmo fluxo de crescimento no país.
Entenda o seguinte! No mundo digital de hoje, o marketing digital médico deixou de ser considerado como uma simples alternativa no processo de atração de novos pacientes qualificados e se transformou em uma verdadeira necessidade para todos os médicos classificados em incontáveis categorias da medecina, clínicas e hospitais particulares que desejam prosperar e ao mesmo tempo, conquistar um variado grupo de pacientes-alvo localizados próximos ao seu consultório.
Hoje, você terá em suas mãos, uma excelente oportunidade de conhecer as principais etapas do planejamento estratégico de marketing médico para atrair novos pacientes qualificados e em paralelo, descobrir todas as valiosas vantagens que a metodologia digital da nossa agência de comunicação tem a oferecer aos profissionais da saúde que estão buscando soluções personalizadas para maximizar a taxa de conversão de vendas de serviços médicos.
Afinal de contas, porque o marketing digital é essencial para os médicos e clínicas?
A resposta é bem simples! Explicando de um jeito fácil de ser compreendido, o marketing médico tradicional usado antes da aparição da era digital, dependia do famoso boca-à-boca, referências, indicações e outros meios de comunicação utilizados na captação de pacientes qualificados.
Embora essas antigas abordagens ainda tenham o seu valor, temos que confessar que a chegada da internet e com o surgimento do marketing digital, o cenário de aquisição de pacientes mudou completamente e hoje em dia, temos acesso a um enorme conjunto de estratégias digitais e ótimas ferramentas que oferecem inúmeros recursos e funcionalidades que proporcionam um real crescimento aos profissionais da saúde.
A seguir, você encontra algumas vantagens e benefícios que o marketing digital oferece aos médicos profissionais da saúde!
A primeira vantagem está relacionada à uma visibilidade superior e um amplo alcance online. Isso quer dizer, que as técnicas de marketing digital permitem que os médicos alcancem novos pacientes qualificados e favorecem a divulgação de serviços personalizados em todos os canais de comunicação disponíveis na internet.
Em relação a segunda vantagem, trata-se da construção de confiança e autoriadade. Isso significa, que através da criação de conteúdo editorial relevante e informativo, os profissionais da saúde se posicionam como verdadeiros especialistas em suas próprias áreas, contruindo sólidos elos de confiança diante de diversos grupos de pacientes-alvo e por fim, se tornando autoriadade no devido segmento.
A terceira vantagem está associada à educação e ao engajamento do paciente. Em outros termos, o marketing digital oferece ferramentas específicas, com a finalidade de educar os pacientes sobre condições de saúde, tratamentos e medidas preventivas.
De modo geral, isso possibilita que os pacientes estejam sempre bem informados e dessa forma, essas ferramentas aumentam a taxa de engajamento em seus próprios cuidados pessoais.
A quarta vantagem é a competitividade do atual mercado. Ou seja, se você está pretendendo dominar o nicho da sua área de atuação médica e expandir a popularidade do seu consultório, será necessário investir massivamente em soluções estratégicas de alta performance de marketing digital médico e a partir daí, você poderá reforçar a sua presença virtual online e conseguir novos pacientes com muito mais facilidade.
Antes de mergulhamos no universo de técnicas de marketing digital digital médico para você atrair novos pacientes qualificados até sua clínica, vamos explicar rapidamente algumas práticas que devem ser estudadas e depois disso, iremos alinhar todas as etapas do processo de atração de pacientes por intermédio da integração de soluções de marketing médico digital.
Em primiero lugar, para que sua estratégia de divulgação de serviços médicos funcione do jeito certo, é necessário definir seus principais objetivos e entender as características do perfil do público-alvo que você deseja atrair até sua clínica médica.
Em segundo lugar, pense em desenvolver uma identidade visual impactante e diferenciada de seus concorrentes. Ou seja, é recomendável criar um nome de marca que reflita os seus reais valores e sua expertise como profissional médico e também, da sua clínica ou consultório.
Em terceiro lugar, recomendamos a criação de conteúdo de alta valor agregado. Isso quer dizer, que você deve investir n criação de variados tipos de conteúdo editorial informativo, que sejam capazes de atender às expectativas de seus pacientes-alvo e esclarecer dúvidas de maneira imediata.
Agora, vamos direto ao essencial sem mais delongas. A primeira etapa da estruturação de um planjamento de marketing digital médico para os profissionais da saúde atrair novos pacientes, acontece através da criação de um site profissional que tenha um design atrativo e um sobretudo, que apresente um layout responsivo compatível e adaptável aos diferentes tamanhos de tela de variados modelos de dispositvos móveis computadores desktops e tabletes.
Nesse contexto, um site profissional classificado dentro da área da saúde, precisa fornecer informações claras e objetivas, destacando números de telefone de contato, um endereço físico e uma conta e-mail válida.
Além do mais, o site também deve exibir outras categorias de páginas, por exemplo: “sobre nós” ou “quem somos” (destacando sua formação, experiência, especializações, certificações e sua filosofia de atendimento), uma página de serviços fornecidos, agendamento online, avaliações de pacientes, perguntas frequentes, política de privacidade e uma página contato.
No que consiste a segunda etapa, recomendamos vivamente a criação de um blog editorial, que tenha inúmeros artigos otimizados com técnicas de inbound e marketing de conteúdo, abordando variadas temáticas relacionadas ao seu nicho de negócios.
Em outros termos, quando esses artigos estiverem classificados na primeira página de resultados da rede de pesquisas do Google com palavras-chave relevantes ao seu negócio, você terá a oportunidade de maximizar sua taxa de conversão de agendamentos de consultas em aproximadamente 35% e ao mesmo tempo, potencializar a notoriedade do seu consultório médico no tráfego orgânico dos mecanismos de busca.
A terceira etapa indispensável do marketing digital médico para os profissionais da saúde conquistarem pacientes na classificação de snippets da rede de pesquisas do Google, é através da inclusão de técnicas de otimização de sites, conhecida como Search Engine Optimization (SEO).
A definição mais assertiva sobre Search Engine Optimization, pode ser compreendida como um amplo conjunto de técnicas personalizadas de otimização de landing pages internas, com o intuito de melhorar o posicionamento do seu site no Google e demais motores de busca, tais como Bing (Microsoft) e Yahoo Search.
Nesse caso, a melhor sacada para você conseguir um lugar de destaque no ranking do tráfego orgânico de visitantes qualificados do Google, é otimizando todas as páginas do seu site, incluindo os artigo do seu blog.
Além disso, a estratégia de SEO da nossa agência de marketing digital, oferece um excelente custo benefício referente aos serviços de otimização de sites de profissionais médicos da saúde e asseguramos ótimos resultados em curto, médio e longo prazo.
A quarta etapa da implementação da metodologia de marketing digital para médicos atraírem novos pacientes localizados próximos aos seus consultórios, é por meio da plataforma Google Meu Negócio. Ou seja, os profissionais da saúde que pretendem atrair pacientes em sua área geográfica de atuação, o Google Meu Negócio é uma ótima alternativa para você expandir a popularidade do seu consultório médico nos resultados de pesquisas locais do Google Maps.
Indo um pouco mais adiante, a quinta etapa da planificação de astúcias de marketing para consultórios e clínicas médicas conquistarem mais pacientes qualificados, reside n criação de anúncios patrocinados na plataforma publicitária Google Ads.
Veja bem! Enquanto o SEO funciona como uma estratégia de obtenção de clientela a médio e longo prazo, promover serviços médicos no tráfego pago do Google é um ótima opção para quem realmente pretende atrair pacientes em curto prazo.
Em termos mais simples de explicar, a plataforma Google Ads oferece uma solução imediata e segmentada para você alcançar pacientes que estão buscando por seus serviços na rede de pesquisas do tráfego pago.
Por esse motivo, aconselhamos que você entre em contato com a noss agência de marketing digital e peça o seu orçamento gratuito de criação de campanhas de anúncios Google Ads para médicos profissionais da saúde.
A sexta etapa está ligada ao marketing nas redes sociais. Nesse vibrante cenário digital da sua cidade, as mídias sociais se tornaram um canal de comunicação essencial às pessoas de todas as idades e classes sociais.
Nesse contexto, para profissionais da saúde, essa realidade representa uma oportunidade única de conectar-se com a comunidade, informar sobre varidos tratamentos de saúde e em paralelo, atrair novos pacientes até suas clínicas e consultórios.
Agora, porque sua clínica médica deve investir em soluções de marketing nas redes sociais?
Você fortalece o recochecimento da marca do seu consultório médico e ainda constrói uma sólida confiança diante de seus futuros pacientes, estabelecendo mais autoridade no segmento.
Além do mais, as mídias sociais fornecem ricas funcionalidades que permitem manter uma comunicação direta com seus seguidores e favorece o engajamento dos pacientes, através da publicação de diversos formatos de conteúdo atraentes e educativos sobre assuntos ligados a saúde e otimização de qualidade de vida.
E se a gente estender esse artigo, incluindo valisos conselhos de marketing off-line para melhorar a qualidade da performence da visibilidade local do seu consultório médico?
Entenda o seguinte! o marketing tradicional, mais conhecido como marketing off line (fora da internet), ainda desempenha um papel crucial na atração de novos pacientes localizados na região da sua clínica de atendimento médico.
Embora, seja um poderoso veículo de informações e de divulgação de produtos e serviços, o marketing off-line oferece vantagens únicas aos profissionais da saúde situados em qualquer cidade do Brasil.
A seguir, você encontra algumas ideias criativas de marketing off-line que qualquer profissional da saúde pode colocar em prática hoje mesmo!
Vamos ao que interessa! Pense em investir parte do seu orçamento na criação e distribuição de cartões de visita e flyers, que tenham informações relevantes sobre sua clínica.
Em relação aos locais de distribuição desse material impresso, a grande sacada é distribuí-los em locais estratégicos como estações de metrô, ponto de ônibus, academias, universidades, galerias, salões de beleza, centros comunitários e em qualquer outro local que tenha um alto índice de fluxo de pedestres.
Outra forma astuciosa de promover seus serviços médicos, é anunciando sua clínica em jornais de bairro, revistas locais ou até em rádios comunitárias. Em outras palavras, esse tipo de divulgação pode se transformar em uma excelente fonte de aquisição de novos pacientes que quase nunca estão conectados à internet.
No caso de eventos e feiras temáticas, pense em incluir sua presença como expositor nesses tipos de eventos relacionados a saúde. A ideia é montar um stand informativo, distribuir materiais impressos e conversar com todas as pessoas sucetíveis de necessidades médicas específicas.
Conecte-se com a equipe de profissionais da nossa agência e ganhe uma consultoria gratuita de marketing digital médico para você atrair novos pacientes qualificados com muito mais facilidade!