VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
Todos nós já estamos cansados de saber, que alcançar visibilidade no atual cenário digital é uma ação estratégica fundamental para qualquer modelo de negócios conquistar sucesso online e a otimização de sites para os principais mecanismos de busca, se tornou uma ferramenta indispensável no processo de aquisição de tráfego orgânico de visitantes qualificados no Google.
Entretanto, temos que confessar que para obter resultados significativos na classificação de sinppets da rede de pesquisa do Google, não é uma tarefa fácil de colocar em prática. Ao menos, que você tenha sólidas habilidades e conhecimentos aprofundados com a implementação de serviços de SEO.
Em outras palavras, para que sua estratégia de SEO funcione, é necessário empenhar uma abordagem muito bem estruturada e sobretudo, que esteja alinhada aos objetivos comerciais do seu modelo de negócios.
Antes de mergulharmos no universo da metodologia de SEO da nossa agência de marketing digital, gostaríamos de explicar que a finalidade desse artigo é aprensentar um guia completo sobre as técnicas aplicáveis de otimização de sites on-page e off-page, mencionando as principais etapas do procedimento de inclusão do conjunto de estratégias de SEO para melhorar o seu posicionamento no Google e na rede de pesquisas de outros motores de busca.
Afinal de contas, o que significa metodologia de SEO na prática?
Então, respondendo de forma descomplicada, a metodologia de SEO é revestida por um conjunto de ações estratégicas, destinadas à otimização de landing pages de sites corporativos e também, landing pages produtos em lojas virtuais e-commerce, com o intuito de melhorar o desempenho da visibilidade de uma empresa na rede de pesquisas do tráfego orgânico do Google.
De modo geral, a metodologia de SEO envolve um aprofundado serviço de auditoria de sites, realização de um longo estudo referente a popularidade de palavras-chave e sobre o volume de tendências de buscas mensais no Google e também, um análise de sites concorrentes diretos e indiretos.
Indo direto ao essencial, uma metodologia de SEO de alta performance apresenta as seguintes etapas do grupamento de técnicas de otimização de site e demais critérios.
Sem rastro de dúvidas, a primeira etapa da metodologia da estratégia de Search Engine Optimization de qualquer projeto digital, é através de um completo estudo semântico, focando identificar a relevância de todas as palavras-chave ligadas aos produtos e serviços que a sua empresa deseja promover no Google, através de ferramentas Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs ou Ubersuggest.
Além do mais, essas ferramentas oferecem excelentes insights sobre os termos de busca que seus concorrentes estão usando para ranquear landing pages na rede de pesquisas do Google, Bing e Yahoo Search.
Existem 3 diferentes tipos de palavras-chave, que você precisa analisar antes de otimizar as landing pages internas do seu site. Ou seja, pense em verificar a densidade de palavras-chave de cauda curta (são mais genéricas e com alto volume de buscas).
Depois disso, verifique a popularidade de palavras-chave de cauda longa (são mais específicas e com menor volume de buscas, mas possuem maior intenção de compra) e por fim, analise também as palavras-chave de intenção de busca informativa, navegacional, transacional ou comercial.
Entenda o seguinte! O estudo de palavras-chave é uma etapa essencial e indispensável, que permite otimizar suas landing pages de vendas com os devidos termos de busca mais relevantes e associados aos diversos tipos de categorias do seu site ou da sua loja virtual.
A segunda etapa da metodologia de SEO, está relacionada à otimização on-page. Isso significa, fazer os devidos ajustes e modificações necessárias diretamente dentro do site para torná-lo cada vez mais amigável e otimizado aos mecanismos de busca, incluindo melhorar a sua experiência do usuário.
Ainda dentro desse contexto, é recomendável criar conteúdo editorial de alta qualidade, usando técnicas de inbound e marketing de conteúdo, onde você poderá incluir frases chamarizes com textos persuasivos, esclarecendo as dúvidas de seus visitantes e ao mesmo tempo, superando as expectativas dos seus visitantes.
Vale a pena lembrar, que cada uma de suas landing pages devem apresentar um conteúdo editorial específico e em paralelo, pense em otimizar suas páginas internas usando títulos e meta description informativas com palavras-chave relevantes, convidativas e atraentes.
Durante a criação do conteúdo redacional de suas landing pages, é aconselhável estruturar seus textos, usando heading tags (H1, H2, H3 e assim por diante) para facilitar a leitura do seu público-alvo e sobretudo, otimizar a qualidade da legibilidade de suas páginas de maneira estratégica.
Outra importante recomendação que a nossa agência tem a oferecer para você conseguir melhorar a densidade de suas páginas internas, é utilizar URLS que contenham palavras-chave relevantes, que você inclua a técnica de link building interno entre as páginas do seu próprio site, que você ofereça uma boa experiência de navegação (responsividade) em dispositivos móveis e sobretudo, que a velocidade de carregamento de páginas do seu site seja bem rápida.
A terceira etapa envolve todas as técnicas personalizadas de otimização off-page. Ou seja, são ações estratégicas de marketing realizadas fora do seu site, com a finalidade de consolidar sua autoridade online e revigorar a reputação digital do seu empreendimento.
A integração de soluções de otimização off-page, começa através da criação de backlinks de qualidade, onde é crucial conquistar links externos de sites relevantes, que direcionam tráfego de visitantes qualificado até as landing pages de sua escolha.
Agora, como você deve proceder para criar backlinks relevantes até o seu site? Não tem mistério! Com certeza, você já ouviu falar em marketing de conteúdo, não é mesmo?
Então, pense em escrever e publicar diferentes formatos (artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts) de conteúdo editorial útil e utilizável pelo consumidor final e ao mesmo tempo, que agrega um real valor às vidas de seus visitantes. De fato, isso permite para atrair e engajar seu público, além de gerar oportunidades de captação de backlinks.
Outra maneira de conseguir backlinks de alta qualidade, é promovendo o seu conteúdo em diversas plataformas de redes sociais. Embora os links de mídias sociais geralmente sejam “nofollow”, eles podem aumentar o tráfego e a visibilidade da sua marca.
Agora, caso você queira prosseguir ainda mais longe dentro desse processo de aquisição de backlinks, tente estabelecer contato e criar relacionamentos com jornalistas, influenciadores digitais e outros sites relevantes para obter menções e links que apontam até o site da sua empresa.
A quarta etapa da metodologia de SEO, é garantir que todos os níveis de categorias e subcategorias da navegação de landing pages internas do seu site, estejam tecnicamente otimizados, visando facilitar seu rastreamento e acelerar a indexabilidade de páginas.
A seguir, veja algumas dicas técnicas de SEO que você mesmo pode colocar em prática para melhorar o posicionamento do seu site no Google em diferentes aspectos!
A primeira dica é estruturar a arquitetura física do seu site, facilitando a navegação dos visitantes e a leitura dos algoritmos dos mecanismos de busca.
A segunda dica é enviar um sitemap XML para o Google Search Console. Isso ajuda o Google a descobrir e indexar todas as páginas do seu site. Além do mais, utilize o arquivo robots.txt para controlar quais páginas os mecanismos de busca podem ou não rastrear.
Aproveite o momento e implemente dados estruturados para fornecer informações adicionais sobre o seu conteúdo aos mecanismos de busca, o que pode melhorar a exibição dos seus resultados de pesquisa (rich snippets).
A terceira dica da nossa metodologia de SEO é a utilização de um certificado SSL para garantir a segurança do seu site (HTTPS), o que é um importante fator de ranking nas pesquisas do Google.
A quarta dica se relaciona aos redirecionamentos permanentes. Nesse caso, utilize apenas os redirecionamentos 301, redirecionando o tráfego interno de páginas antigas do seu site até as landing pages de sua escolha. É um jeito excelente de evitar erros 404.
A quinta etapa (último passo) da metodologia de SEO é essencial para avaliar o real desempenho do conjunto de estratégias inseridas nas landing pages do seu site e ao mesmo tempo, identificar quais páginas internas precisam ser ajustadas conforme o necessário.
Nesse caso específico, é aconselhável estabelecer métricas importanttes para o seu negócio, como aquisição de tráfego orgânico, posicionamento de snippets com palavras-chave relevantes e populares, aumento da taxa de conversão e assim por diante.
A integralidade dos dados analíticos relacionados aos indivcadores estatísticos do seu site, encontram-se registrados na plataforma Google Analytics e Google Search Console. Ambas ferramentas, permitem monitorar a performance digital do seu negócio, analisar o comportamento dos visitantes e identificar possíveis erros técnicos que possam surgir com o passar do tempo.
O ideal é criar relatórios e insights periódicos para ajustar sua estratégia de SEO e realizar novas otimizações.
A metodologia de SEO é um processo dinâmico que exige a construção de um sólido planejamento de ações estratégicas de aquisição de leads qualificados no tráfego orgânico dos mecanismos de busca e uma constante análise de métricas referentes aos principais canais de comunicação disponíveis na internet.
Entre em contato com a nossa equipe de profissionais e ganhe uma consultoria gratuita de marketing digital, baseada em nossa metodologia de SEO e em seguida, observe seu site alcançar novos patamares de visibilidade e sucesso em médio e longo prazo.