Porque Meu Site Não Aparece No Google? Aprenda Como Resolver Problemas De Indexação!

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Porque meu site não aparece no Google? Após a criação e o lançamento de um site, é normal que os usuários fiquem eufóricos em poder encontrá-lo indexado na classificação de resultados orgânicos do Google e outros mecanismos de pesquisa.

Mas, me responde um pergunta! Será mesmo que você procedeu com todas as ações necessárias para indexar o seu site no Google?

Devo admitir, que é uma pergunta que gera bastante preocupação quando um site está invisível no Google, ainda mais em casos de sites corporativos, lojas virtuais e blogs de notícias e atualidades.

Esse tipo de “circunstância desagradável” sempre acontece com quem começa a trabalhar na internet e depois de alguns dias, semanas ou meses, as pessoas começam a se questionar:

  • Porque meu site não aparece no Google de jeito nenhum?
  • O que devo fazer para meu site estar visível no Google?
  • Será que fiz algo errado?
  • Será que eu esqueci de colocar alguma coisa em prática?

Muitas pessoas entram em contato comigo pelo WhatsApp falando coisas do tipo:

Daniel, preciso da tua ajuda! Não estou entendendo mais nada!

Eu segui todas as normas impostas pelo Google, criei um site com páginas de conteúdo relevante, as landing pages estão bem estruturadas, otimizei o linking interno, fiz parcerias com outros sites, tenho bons backlinks, o nome de domínio corresponde com as exigências do Google e mesmo assim, depois de todo esse trabalho, meu site não aparece no Google!

O case acima é um típico exemplo de um usuário que está enfrentando dificuldades com a indexação do seu site no Google.

Embora, alguns aspectos possam ser parecidos, os problemas de indexação de sites, blogs, ou lojas virtuais são todos diferentes uns dos outros.

Diferença entre indexação e posicionamento SEO

Bom, antes de me aprofundar nesse tópico, você precisa entender que indexar um site é diferente de posicionar páginas internas no SEO do Google. Dá uma olhadinha em nosso artigo sobre a diferença entre indexação e posicionamento!

A indexação é como se tivesse alguém salvando o seu número de celular na lista de contatos dele(a). Somente isso! Nesse caso, é o robô do Google que vai indexar o site no mecanismo de busca.

Agora, o posicionamento de sites na classificação do Google, ou de qualquer outro mecanismo de rastreamento, requer um grande trabalho de otimização de sites. É uma questão de pertinência e densidade de palavras-chave, relevância de conteúdo e dezenas de outros critérios que favorecem o posicionamento no SERP.

S.E.R.P significa Search Engine Result Page.

Você tem certeza que seu site não aparece no Google?

Muitos usuários ficam desesperados quando procuram pelo próprio site pesquisando com o nome embutido no domínio e acabam não encontrando nada. No entanto, o fato de você não encontrar seu site, não significa que ele não esteja indexado.

Vamos descobrir juntos se seu site está ou não indexado pelo robô do Google e tirar essa dúvida agora mesmo! Para termos certeza do atual estado de indexação do seu site, você deve acessar o Google e utilizar a seguinte sintaxe: site:www.meusite.com.br

Esse parâmetro vai provar se seu site está ou não indexado no repertório do Google.

Se por acaso o Google responder que não há resultados para sua pesquisa, significa que seu site não está indexado, mas não se preocupe! Vou ajudar você a indexar seu site no Google de uma vez por todas.

Autorizar a indexação

A primeira etapa do procedimento de indexação de um site no Google é através da plataforma (CMS) de gerenciamento do seu site (seção de configurações gerais) e verificar se há alguma opção de bloqueio de indexação ativada e se for o caso, desative esta opção.

Em termos técnicos, uando essa opção está ativada, os robôs dos mecanismos de pesquisas que varrem a rede visando indexar novos sites e atualizar conteúdos e otimizações, são impedidos de explorar e indexar seu site, entendeu?

Arquivo robots.txt

A segunda etapa! Todo e qualquer site, blogs ou loja e-commerce possui um arquivo robots.txt implantado no servidor. Esse arquivo permite informar aos robôs dos mecanismos de pesquisas quais partes do site podem ser indexadas e aquelas que você desejar que eles não tenham acesso.

Se você ainda não verificou esse ponto, recomendo que você dê uma olhadinha na forma como seu arquivo robots.txt está estruturado (configuração) e veja se existe algum aspecto negativo impedindo a indexação de suas páginas internas no Google.

Se você encontrar algum parâmetro do tipo:

User-Agent: *
Disallow: /

Significa, que os robôs estão bloqueados para explorar seu site e por esse motivo, você não consegue encontrar suas páginas indexadas e seu site não aparece no Google.

A solução é remover o parâmetro Disallow no interior do arquivo e depois, salvar as modificações no servidor.

Meta TAG noindex, nofollow

A terceira etapa a ser verificada, é o código fonte de todas as páginas internas, incluindo categorias, subcategorias e a homepage, focando identificar a presença da meta tag noindex, nofollow. Essa meta tag informa aos robôs que as páginas que contêm essa sintaxe não devem ser indexadas.

Ou seja, para indexar seu site no Google você precisa alterar essa meta tag como index, follow all. Quer aprender mais um pouquinho de otimização de meta tags?

Google Search Console

A ferramenta de SEO Google Search Console foi desenvolvida para ajudar os usuários no gerenciamento técnico de diversos critérios SEO e inclusive, acompanhar todo o procedimento de indexação de páginas no Google.

A quarta etapa é saber usufruir desse recurso e notificar o Google, quais são as páginas que você deseja indexar no mecanismo de pesquisa, através da opção: Inspeção de URL.

Você já criou uma propriedade com seu nome de domínio na ferramenta Google Search Console? Enfim, se sua resposta for negativa, é melhor você colocar em prática essa ação o mais rápido possível.

Se você não sabe como funciona a plataforma Google Search Console, entre em contato comigo. Eu vou te ajudar a resolver os problemas de indexação do seu site!

Crie um Google sitemap XML

A quinta etapa é a criação de um aquirvo Google sitemap xml. O Google sitemap xml é um dos critérios mais relevantes para melhorar a indexação do seu site e de suas páginas internas no mecanismos de busca.

Na verdade, o Google utiliza este tipo de arquivo, com o intuito de compreender a estruturação e as partições de qualquer site e explorar as landing pages com facilidade.

A criação de um Google sitemap xml é um ponto positivo ao SEO e caso, você estiver usando a plataforma de criação de sites responsivos WordPress, você pode gerenciar seu Google sitemap com os seguintes plugins:

  • All In One SEO
  • Yoast
  • Rank Math

Em termos de SEO e criação de sitemap xml, o plugin All in One SEO, assim como, o plugin Yoast e Rank Math são os melhores plugins para WordPress.

Agora, se sua plataforma de gerenciamento de conteúdo for:

Essa estruturas oferecem seus próprios recursos para criação de arquivos xml.

Calma, ainda não acabou! Falta mais uma ação para completar o serviço!

Após a criação do arquivo sitemap xml, você deve acessar a plataforma Google Search Console e declarar seu arquivo xml, adicionando o link de acesso do sitemap.

Outra dica importante, é adicionar a URL do seu sitemap dentro do arquivo Robots.txt.

Consiga bons backlinks

Uma forma de acelerar o processo de indexação de sites no Google é criar backlinks de qualidade. Essa estratégia é essencial para indexar sites e ainda melhora o desempenho do posicionamento SEO nos resultados orgânicos. Porém, conseguir backlinks provenientes de outros sites não é uma tarefa tão fácil assim.

É necessário muito empenho para fazer parcerias de trocas de links com outros sites, mas enquanto você não consegue obter bons backlinks, você tem uma outra alternativa muito valiosa a sua inteira disposição, sabe qual é?

Se você não souber responder a pergunta, tudo bem! Na verdade, as plataformas de redes sociais que todos conhecemos são um pote de ouro de backlinks (embora o Google não considere como backlinks de qualidade) e de aquisição de clientela.

Meu site não aparece no Google, isso é normal?

A invisibilidade é uma situação totalmente anormal, mas vamos analisar juntos alguns motivos (causas) que estão prejudicando a indexação do seu site no Google.

  • Seu site é muito novo.
  • Conteúdo pouco relevante.
  • O seu site não está otimizado para o SEO.
  • As palavras-chave são irrelevantes e não correspondem com o assunto principal da landing page.
  • Você está usando técnicas de black hat SEO.
  • O site deve ter sido penalizado pelo Google Panda (robô).
  • O site possui conteúdo duplicado (parcial ou total).
  • O site apresenta redirecionamento suspeito ou não aprovado pelo Google.
  • O site não possui certificado de segurança SSL.
  • A velocidade de exibição de páginas está baixa.
  • URL não amigável.
  • O site é incompatível com os dispositivos móveis.
  • Experiência do usuário de baixa qualidade.
  • O site utiliza sub-domínios.
  • O site foi construído em flash.

Conclusão

Além dessas causas acima mencionadas, existem dezenas de outras diretrizes determinadas pelo Google que podem estar comprometendo a visibilidade do seu site.

De fato, se você está tendo dificuldades para indexar seu site no Google ou talvez você não saiba fazer isso sozinho, entre em contato comigo e vamos conversar sobre indexação de site nos mecanismos de pesquisas.

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