VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
Deixe-me adivinhar! Você dedicou seu tempo e vários recursos para criar um site atrativo com landing pages de vendas de produtos ou serviços, mas ele não está aparecendo nos resultados de pesquisa orgânica do Google, não é isso?
Sem rastro de dúvidas, isso é uma situação muito constrangedora para muitos proprietários de sites corporativos e até mesmo, de lojas virtuais. Agora, a boa notícia é que existem diversas razões pelas quais isso pode estar acontecendo e, muitas vezes, a solução é mais simples do que você imagina.
Hoje, você terá uma ótima oportunidade de descobrir as principais causas que estão afetando a visibilidade do seu site institucional no Google e ao mesmo tempo, nós iremos deixar alguns bons conselhos práticos para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
Vamos começar pelo início! O primeiro motivo pode estar relacionado à indexação de páginas na classificação de resultados dos mototes de busca. No caso do Google, talvez ele ainda não tenha rastreado a 100% o seu site.
Além do mais, se o seu nome de domínio foi registrado recentemente e que você tenha criado o seu site há pouco tempo, o Google pode demorar indexá-lo, pelo fato de você não ter backlinks de qualidade ou talvez, porque você ainda não declarou suas páginas internas no Google Search Console.
O segundo motivo é que o procedimento de indexação do seu site pode estar sendo bloqueado pelo robots.txt. Esse tipo de arquivo, informa aos mecanismos de busca quais páginas podem ser rastreadas. Ou seja, verifique se ele não está impedindo o Google de acessar seu site. Dái, você terá uma visão mais precisa do porque seu site não aparece no Google.
O terceiro motivo que pode estar travando a indexação de suas landing pages internas no Google, é a possível presença da TAG “noindex” e “nofollow”. Veja bem, ambas tags informam os motores de busca para não indexar as páginas que possuem essas tags.
Nesse contexto, será necessário verificar o código fonte de todas as suas landing pages internas e substituir essas tags por: “index” e “followall”.
O quarto motivo que impede o seu site de aparecer na primeira página do Google, é que você ainda pensou em criar um arquivo sitemap.xml. Ou seja, mm sitemap bem estruturado ajuda os mecanismos de busca a encontrar e indexar todas as páginas do seu site.
O quinto motivo, é a presença de links mortos e páginas de erro 404, que não têm nenhum redirecionamento 301 até as páginas ativas do site. Isso significa, que links quebrados prejudicam a experiência do usuário e podem afetar a indexação e o ranking do seu site no Google. Sendo assim, verifique se todos os links estão funcionando corretamente.
Indo um pouco mais além sobre o tópico “porque meu site não aparece no Google, você deve estar enfrantando os seguintes problemas técnicos:
Agora, vejamos alguns exemplos do porque seu site não aparece no Google por um outro ângulo de vista e ao mesmo, iremos incluir algumas dicas extras para você otimizar suas landing pages internas de forma descomplicada.
Enfim, as informações mencionadas acima são apenas alguns exemplos que podem estar freando a visibilidade do seu site no Google. Entretanto, existem soluções personalizadas destinadas a resolução de todos os problemas de indexação que você ou sua empresa estão atravessando.
A seguir, você encontra algumas ações específicas para solucionar seus problemas de invisibilidade no Google:
A primeira solução é otimizar as Tags title e meta description, usando termos de buscas pertinentes. Essas tags são como um cartão de visitas para sua página nos resultados de pesquisa. Elas devem ser concisas, informativas e incluir as palavras-chave mais relevantes.
A segunda solução é organizar o conteúdo de suas páginas internas, usando as devidas heading tags (H1, H2, H3). Isso permite estruturar e destacar as informações mais importantes.
A terceira solução é criar um sitemap.xml para ajudar os mecanismos de busca a rastrear seu site e um sitemap HTML para facilitar a navegação dos usuários. A partir daí, você poderá declarar esse arquivo na ferramenta Google Search Console.
A quarta solução está relacionada à publicação de conteúdo único e original. Ou seja, evite duplicar conteúdo. Pense em escrever textos que sejam realmente úteis para o seu público-alvo. Aliás, os conteúdos mais longos tendem a ser melhor ranqueados, desde que sejam relevantes e bem estruturados.
A quinta solução ao porque seu site não aparece no Google, é mantê-lo sempre atualizado para mostrar ao Google que seu site está ativo.
A sexta solução, é criar backlinks de qualidade de outros sites de forma natural, através da criação de conteúdo de qualidade e da participação em comunidades online.
A sétima solução, é criar um perfil no Google Meu Negócio para que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa local do Google Maps e assim, você poderá alcançar novos leads qualificados que fazem pesquisas locais próximos ao seu estabelecimento comercial ou virtual.
O SEO é um campo em constante evolução e as melhores práticas podem mudar com o tempo. Isso significa, que ao seguir as dicas apresentadas nesse artigo e acompanhar as atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca, você estará no caminho certo para melhorar o desempenho do seu site e alcançar seus objetivos de marketing digital.
O sucesso no SEO depende de uma combinação de fatores técnicos, de conteúdo e de marketing. Em outros termos, ao investir em um SEO completo e consistente, você estará aumentando suas chances de alcançar o topo dos resultados de pesquisa e atrair mais visitantes para o seu site.
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp para solicitar uma consultoria 100% gratuita do seu projeto!