VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Porque minha empresa não aparece no Google? Isso é uma pergunta que merece diferentes respostas, pois a invisibilidade da sua empresa, depende de inúmeros critérios de indexabilidade, otimização SEO e sobretudo, da densidade da qualidade do conteúdo redacional do site da sua empresa ou da sua loja virtual.
Se você está buscando encontrar respostas para solucionar problemas de visibilidade da sua empresa no Google, então será necessário entender as diversas razões técnicas que estão impedindo a sua empresa de aparecer na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google e também, dos demais mecanismos de busca.
De modo geral, quem faz essa pergunta, significa que a empresa já possui um site corporativo. Caso contrário, você não estaria fazendo esse tipo de pesquisa na internet, correto?
Entretanto, me responde uma pergunta! Será mesmo que você procedeu com todas as ações necessárias para sua empresa aparecer no Google?
Devo admitir, que essa situação é bastante preocupante, ainda mais quando a empresa comercializa algum tipo de produto ou serviço online.
Esse tipo de “circunstância desagradável” sempre acontece com quem começa a trabalhar na internet e depois de alguns dias, semanas ou meses, as pessoas começam a se questionar várias perguntas sobre visibilidade nos motores de busca.
No entanto, o fato do site da sua empresa não estar aparecendo no Google, não significa que ele não esteja indexado.
Hoje, nós iremos explicar em detalhes, todos os motivos comprovados que estão bloqueando a sua empresa de aparecer no Google e assim, você terá uma visão claro sobre o funcionamento de indexação e posicionamento de empresas nos principais mecanimos de pesquisa.
A primeira etapa é verificar se o site da sua empresa está indexado no Google e para isso, você deve usar a sintaxe: site:www.meusite.com.br .
Esse parâmetro vai provar se o site da sua empresa está ou não indexado no repertório do Google.
Sendo assim, se por acaso o Google responder que não há resultados para sua pesquisa, significa realmente que a sua empresa não está aparecendo no Google, mas não se preocupe! Vou ajudar a sua empresa aparecer na primeira página do Google e solucionar seus problemas de visibilidade na internet.
A segunda etapa está relacionada ao procedimento de autorização de indexação do site da sua empresa no Google, através da plataforma (CMS) de gerenciamento do seu site (seção de configurações gerais) e verificar se há alguma opção de bloqueio de indexação ativada e se for o caso, desative esta opção.
Em outros termos, quando essa opção está ativada, os robôs dos mecanismos de pesquisas que varrem a rede visando indexar novos sites institucionais e atualizar conteúdos e otimizações, são impedidos de explorar e indexar qualquer site empresarial, entendeu?
A terceira etapa é verificar o arquivo robots.txt do seu site. Esse arquivo permite informar aos robôs dos mecanismos de pesquisas, quais partes do site podem ser indexadas e aquelas que você desejar que eles não tenham acesso.
Se você ainda não verificou esse ponto, recomendo que você dê uma olhadinha na forma como seu arquivo robots.txt está estruturado (configuração) e veja se existe algum aspecto negativo impedindo a indexação do site da sua empresa no Google.
Se você encontrar algum parâmetro do tipo:
User-Agent: *
Disallow: /
Significa, que os robôs estão bloqueados para explorar o seu site e por esse motivo, que a sua empresa não está conseguindo aparecer no Google. A solução é remover o parâmetro Disallow no interior do arquivo e depois, salvar as modificações no servidor.
A quarta etapa é a Meta TAG noindex, nofollow. Outro aspecto importante a ser verificado é o código fonte de todas as páginas internas do sited sua empresa, incluindo categorias, subcategorias e a homepage, focando identificar a presença dess meta tag.
A função dessa tag é informar aos robôs que as páginas que contêm essa sintaxe não devem ser indexadas. Ou seja, para sua empresa aparecer no Google, você precisa alterar essa meta para: index, follow all.
A quinta etapa está associada a ferramenta Google Search Console. O que muitas pessoas não entendem até hoje, é a necessidade de declarar ao Google, o nome de domínio e as URLS internas do site de uma empresa, através dessa plataforma e do Bing Webmaster Tools.
A plataforma Google Search Console foi desenvolvida para ajudar os usuários no gerenciamento técnico de diversos critérios SEO e inclusive, acompanhar todo o procedimento de indexação de páginas no Google.
A sua empresa precisa saber usufruir desse recurso e notificar o Google, quais são as páginas que você deseja indexar no mecanismo de pesquisa, através da opção: Inspeção de URL.
Você já criou uma propriedade com seu nome de domínio na ferramenta Google Search Console? Enfim, se sua resposta for negativa, é melhor você colocar em prática essa ação o mais rápido possível.
Agora, se você não sabe como funciona o Google Search Console, entre em contato comigo e vamos te ajudar a resolver os seus problemas de indexação.
A sexta etapa é a criação de um arquivo Google sitemap XML. Esse arquivo, nada mais é, que é um dos critérios mais relevantes para acelerar a indexação do site da sua empresa nos mecanismos de busca.
Na verdade, o Google utiliza este tipo de arquivo, com o intuito de compreender a estruturação e as partições de qualquer site e explorar as landing pages com facilidade.
Além do mais, o Google sitemap xml é um ponto positivo ao SEO. Após a criação do arquivo, você deve acessar o Google Search Console e declarar seu arquivo xml, adicionando o link de acesso do sitemap.
A sétima etapa é essencial para você entender o porque a sua empresa não aparece no Google. Esse ponto, trata-se de estabelecer uma estratégia de aquisição de backlinks externos, por intermédio da indexação do site da sua empresa em portais e diretórios de sites, que ajudam o procedimento de melhorias de visibilidade online.
Outra forma viável de conseguir bons backlinks de qualidade, é criando parcerias com sites referentes e usando as redes sociais! Isso proporciona um aumento da credibilidade de qualquer empresa na internet e possibilita a otimização da sua taxa de conversão.
Vamos dizer, que a aquisição de backlinks é essencial para indexar empresas e ainda melhorar o desempenho do posicionamento SEO nos resultados orgânicos.
A oitava etapa corresponde aos variados pontos técnicos on-page do site da sua empresa e nós vamos analisar juntos algumas causas que estão prejudicando a indexação do siteda sua empresa no Google.
Além das causas descritas acima, a sua empresa não aparece no Google, porque talvez, você esteja utilizando técnicas maliociosas de black hat SEO ou você não está seguindo as normas e diretrizes determinadas pelo Google e isso, compromete a aparição da sua empresa nos motores de busca.
Veja bem! Como nós não temos a menor visão sobre a estrutura do site da sua empresa e tão pouco como foi contruído, consideramos importante você entrar em contato com a nossa agência de marketing digital, para podermos fazer uma avalição completa de todos os pontos que podem estar influenciando negativamente a visibilidade da sua empresa no Google.
Sendo assim, chama a gente pelo WhatsApp e vamos resolver esse problema de uma vez por todas!