VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Porque o marketing digital é importante para uma empresa, é uma pergunta que tivemos que responder incontáveis números de vezes ao longo desses últimos anos e que no final das contas, a nossa agência decidiu escrever um artigo exclusivo, explicando a verdadeira importância da integração de soluções estratégicas personalizadas de marketing digital dentro do cenário corporativo de pequenas, médias e grandes empresas.
Indepedente das metas definidas no seu planejamento digital para a evolução do seu empreendimento online, se você estiver buscando por uma resposta objetiva à essa pergunta, podemos dizer que o marketing é importante para as empresas, pelo fato de ser o único grande criador de excelentes oportunidades de negócios e sobretudo, um ótimo acelerador de resultados satisfatórios em curto, médio e longo prazo, no mundo dos negócios.
Caso contrário, se você está procurando por respostas mais assertivas e relevantes, sobre a importânicia do marketing digital para os negócios de uma empresa, você encontrará um variado conjunto de explicações dedicadas aos diversos tipos de técnicas aplicáveis dentro do processo de construção de planos de ação específicos, que favorecem o crescimento da visibilidade de qualquer modelo de negócios comerciais, visando gerar um maior alcance na na internet e proporcionar possibilidades inovadoras durante o procedimento de aquisição novos clientes qualificados no Google e nas plataformas de mídias sociais.
As empresas que descobriram a importância do marketing digital, sabem que estão investindo em seus própios futuros comerciais. Isso significa, que investir em tecnologias de marketing, é uma forma importante de garantir que a sua empresa esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado digital vem oferecendo ao longo desses últimos anos.
Ou seja, independente do tamanho de uma determina empresa, loja física ou e-commerce, a utilização de técnicas de marketing digital, tornam qualquer modelo de negócios mais competitivos dentro do atual mercado, possibilitam o aumento da taxa de conversão de vendas e ainda, proporcionam a expansão da fidelização de clientes.
Todos nós estamos conectados e fazendo pesquisas diariamente nos mecanismos de busca, com a finalidade de solucionar problemas, comprar produtos ou contratar serviços. Por esse motivo, que o marketing digital é importante para as empresas.
Além de oferecer a oportunidade de conquistar um público-alvo segmentado, as empresas têm a possibilidade de obterem um ROI superior, de interagir e engajar novos clientes qualificados e realizar análises detalhadas dos resultados alcançados.
Isso significa, que ao explorar todo o potencial da sua empresa no mundo digital, você pode abrir as portas para novos mercados, diversificar suas fontes de receita e aumentar sua base de clientes de maneira exponencial.
Vejamos (4 critérios) porque o marketing ajuda a construir uma marca fortificada e autêntica na internet:
O primeiro critério é a definição de identidade: O branding é a arte e a ciência de construir e gerir uma marca. Isso envolve elementos visuais distintivos, como logotipos e paletas de cores, mas vai além disso. O branding cria uma percepção emocional positiva e uma experiência memorável aos consumidores. Uma marca genuína, não é apenas reconhecida, mas ela também é sentida.
O segundo critério é a conexão emocional: O branding não se limita somente em apresentar produtos ou serviços. Ele busca estabelecer uma conexão emocional duradoura com o público-alvo. Isso gera lealdade e reconhecimento, destacando a marca em um mercado saturado.
O terceiro critério é a consistência: Uma marca forte é coerente em todos os pontos de contato com o público-alvo, desde o design até a linguagem utilizada. Essa consistência gera confiança e familiaridade.
O quarto critério é a visibilidade: O marketing amplia a visibilidade da marca e reforça sua mensagem no mercado. Quando os consumidores já têm uma percepção positiva e confiam em uma marca, eles respondem melhor às campanhas de marketing. No que resulta, em um maior volume de vendas realizadas.
Montar uma estratégia para encontrar o cliente ideal, é uma ação essencial que deve constar no topo da lista de prioridades de qualquer empresa. Trata-se de fazer um estudo de mercado e definir o perfil da sua buyer persona, visando direcionar suas principais campanhas de marketing, através da publicação de conteúdos relevantes que agragam um verdadeiro valor positivo às vidas dos consumidores finais.
A seguir, você encontra algumas técnicas práticas e importantes para sua empresa conseguir engajar clientes qualificados e transformá-los em clientela fidelizada:
A primeira técnica é criar campanhas eficientes: Ao definir claramente os objetivos da sua campanha (paga ou orgânica) e compreender a proposta de valor do produto ou serviço, você economiza recursos e aumenta a eficácia de suas iniciativas.
A segunda técnica é a personalização: O marketing permite transmitir uma linguagem mais personalizada com os clientes-alvo, adaptando mensagens que realmente atendam as expectativas deles (dor e prazer).
A terceira técnica é a análise de dados demográficos: É um importante estudo, que possibilita definir dados relevantes, tais como (exemplo): idade, gênero, localização geográfica e renda. Isso ajuda a aperfeiçoar sua abordagem e assegurar que suas campanhas atinjam as pessoas certas.
A quarta técnica é a compreensão dos interesses e comportamentos: Nesse contexto, é necessário usar ferramentas analíticas para entender os interesses e o comportamento de busca do consumidor no Google e suas atividades em plataformas de redes sociais.
A quinta técnica são as avaliações dos clientes: Não há nada melhor, que ser bem avaliado pelos antigos e atuais clientes. Isso demonstra a satisfação da clientela e ao mesmo tempo, reforça a reputação digital de empresas.
Seria anormal, fazer importantes investimentos em markeitng digital e não mensurar o impacto do ROI, correto? Então, medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é fundamental para as empresas, pois permite avaliar a eficiência de suas estratégias e investimentos.
Essa métrica calcula o retorno financeiro obtido a partir dos recursos investidos, possibilitando a identificação de quais ações estão trazendo resultados positivos e quais devem ser ajustadas ou descartadas. O ROI, também ajuda as empresas a tomar importantes decisões mais informadas sobre onde alocar seus recursos e quais investimentos são mais vantajosos.
Qual é a mesma a importância do marketing digital para as empresas? De um ponto de vista técnico e estratégico, finalizo esse artigo deixando o passo-a-passo de todas as ações mais importantes, que a sua empresa deve colocar em andamento, no seu projeto de aquisição de novos negócios qualificados na internet.
O primeiro passo se relaciona com a criação de conteúdo de alta qualidade para as landing pages de vendas do seu site ou da sua loja virtual. A ideia é desenvolver conteúdo relevante, associando estratégias de inbound e marketing de conteúdo, onde é indispensável aplicar técnicas de gatilhos mentais e frases persuasivas de copywriting em seus textos.
Isso que dizer, que você terá uma considerável melhoria no posicionamento de snippets da rede de pesquisas dos motores de busca, passa muito mais credibilidade aos visitantes e aumenta o percentual da sua taxa de conversão vendas.
O segundo passo envolve a aplicação do Search Engine Optimization em suas páginas de conteúdo, onde o objetivo final e conseguir melhores resultados no tráfego orgânico do Google, Bing e Yahoo Search.
Em outras palavras, os sites otimizados atraem visitantes relevantes, interessados nos produtos ou serviços oferecidos. Isso resulta em maior probabilidade de conversão e vendas.
O terceiro passo é entender porque o Google Meu Negócio é importante para sua empresa. De fato, o Google Business, oferece excelentes vantagens às empresas que estão cadastradas na plataforma, vejamos:
Vantagem 1: Proporciona uma visibilidade mais ampla nas buscas locais e maximiza suas chances de vendas, através do Google Maps.
Vantagem 2: As pesquisas locais, ajudam os usuários a encontrar seus produtos ou serviços, mais facilmente.
Vantagem 3: Ter uma conta no Google Meu Negócio gera maior credibilidade e confiança para os usuários, pois mostra informações essenciais de forma mais organizada.
O quarto passo da importância do marketing digital para as empresas, é anunciar seus produtos ou serviços na plataforma de anúncios publicitários Google Ads, onde é possível alcançar ótimos resultados em um curto espaço de tempo.
Entretanto, é necessário ter os devidos conhecimentos na construção de campanhas qualificadas e segmentadas. O intuito, é posicionar seus anúncios de maneira que os clientes consigam encontrar a sua empresa, através de palavras-chave relevantes, relacionadas aos produtos que sua empresa vende online.
O quinto passo é usar as redes sociais (Facebook e Instagram) como o seu mais forte aliado, por intermédio, de publicações persuasivas (imagens ou vídeos), que são destinadas unicamente para engajar e converter seguidores em clientes fidelizados.
O sexto passo é criar backlinks de qualidade com sites referentes. Isso permite melhorar a sua popularidade na internet e em paralelo, você tem a possibilidade de divulgar a sua empresa de maneira mais assertiva em plataformas que fazem parcerias com você.
O sétimo passo engloba a análise da performance da estratégia de marketing digital que foi implementada em seu site ou no seu e-commerce. Ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console, fornecem dados precisos sobre o desempenho das campanhas mais importantes de marketing digital que você aplicou, permitindo que as empresas acompanhem o engajamento do público, as conversões em vendas e o retorno sobre o investimento (ROI).
O oitavo passo é elaborar uma estratégia de comunicação com influenciadores digitais no YouTube, por exemplo. A jogada é bem simples! Entre em contato com eles e ofereça alguns “mimos” em troca de publicidade nos vídeos deles. Sim, é isso mesmo! Eles irão falar da sua empresa no YouTube e a sua notoriedade vai crescer cada vez mais.
Você não acha que chegou a hora de levarmos a sua empresa ao nível superior?