VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Otimizar a performance de uma loja virtual exige a aplicação de procedimentos técnicos desenvolvidos por um analista de marketing digital, visando expandir a visibilidade de qualquer e-commerce no Google.
Dessa forma, podemos considerar que a falta de conhecimentos em otimização de landing pages (páginas produtos) de uma loja virtual é um aspecto negativo que bloqueia o posicionamento no Google na classificação de resultados orgânicos.
Não há rastros de dúvidas que o comércio eletrônico é uma escapatória para inúmeras pessoas que decidiram lançar um negócio lucrativo do zero e ao mesmo tempo, é uma oportunidade para ganhar renda extra em 2024.
Nos dias de hoje, é muito fácil possuir uma loja virtual, mas é essencial conhecer alguns critérios básicos antes de começar seu negócio, a fim de, evitar circunstâncias desagradáveis após a criação da sua plataforma e-commerce.
Na minha visão, o primeiro critério é definir qual ou quais tipos de produtos (mercadorias) você almeja comercializar na internet através da sua loja virtual.
O segundo passo é realizar uma pesquisa assertiva sobre os diferentes tipos de serviços, preços dos planos, vantagens etc, oferecidos pelos e-commerces.
Entretanto, é relevante ressaltar que cada plataforma proponhe variadas tarifas, onde é necessário verificar a compatibilidade do seu orçamento com as plataformas.
Por exemplo, grandes investidores vão optar por plataformas mais consistentes, tais como:
Os investidores de médio porte, irão escolher algo do tipo:
Pequenos investidores tedem suas escolhas para lojas integradas, por exemplo:
Você já tem noção de quem é seu público-alvo?
Como pretende encontrar o perfil do seu cliente ideal?
Então, se sua resposta for positiva, parabéns!
Caso contrário, 50% do seu capital de investimento será perdido e é forte provável que você encontre sérios aborrecimentos pelo caminho.
Conscientize-se que não faz muito sentindo começar um projeto de criação de loja virtual sem estoque, correto? Dezenas de milhares de pessoas cometem esse erro gravíssimo.
Esse ponto me faz pensar no primeiro, onde a composição de um estoque de mercadoria é uma etapa substancial aos negócios da sua empresa.
Entenda o seguinte!
Montar uma loja virtual apenas com CPF é possível, mas somente a curto prazo.
Se você quiser crescer no mundo do comércio eletrônico brasileiro é preferível optar pela criação de uma empresa (CNPJ).
Se você ainda não oficializou seu negócio, recomendo que você dê uma olhadinha no site Portal Do Empreendedor e se torne MEI.
Faça as coisas da forma certa e verás que sua carteira vai encher de dinheiro!
O sexto critério está voltado as questões vinculadas com implementações de estratégias de marketing digital, onde é imprescindível escolher uma agência de comunicação especializada em:
Indo além dos critérios anteriores, abrir uma loja virtual não significa que você pode “soltar fogos de emoção” e afirmar que todo o trabalho está concluído.
Sinto dizer, mas comemorações prematuras podem levar seu projeto por água abaixo.
Muitos jovens empresários no Brasil não conseguem conquistar sucesso, pois se deixam levar por suas emoções (imaturidade) e no final das contas, acabam administrando seus negócios de forma irresponsável.
Montar uma loja virtual é fácil, mas gerenciar um negócio online é bem diferente.
O propósito desse artigo 100% gratuito, é ajudar os iniciantes a evitar cair em armadilhas emocionais ou contrair problemas financeiros.
Sendo assim, continue a leitura e conheça os 5 erros que impedem sua loja virtual de decolar na internet.
A definição de uma pesquisa de mercado é a realização de um trabalho de coleta de informações relevantes, tendo como objetivo identificar as características (não somente os pontos fracos e fortes) de um mercado e compreender como ele funciona.
Veja abaixo a segmentação dos níveis de uma pesquisa de mercado:
Refere-se a um plano geral que aborda os componentes de um mercado já existente.
Trata-se de um plano de negócios para mensurar as oportunidades de sucesso de um novo produto e o potencial desse novo mercado.
Explicando em uma linguagem simplificada, o mercado pode ser:
Lembre-se: cada tipo de mercado possui suas particularidades que precisam ser estudadas.
A primeira etapa é a definição do mercado, ao qual, é primordial identificar o mercado, descobrir sua história, a evolução ao longo dos últimos 10 anos e conhecer os players (atuantes) e suas principais funções.
A segunda etapa é determinar o público-alvo, respondendo as algumas perguntinhas:
Ainda nessa etapa, é possível descobrir o comportamento de busca do consumidor no Google e a tomada de decisão de compra (o que influência um visitante a comprar ou abandonar um produto no carrinho?).
A terceira etapa relaciona-se com a oferta existente.
Significa, conhecer quem são seus concorrentes diretos e indiretos através de um estudo chamado de análise da concorrência, visando entender os diferentes tipos de mercadorias comercializadas pelos seus concorrentes.
A quarta etapa são os fornecedores. O criador de negócios deve encontrar empresas que permitam alcançar o produto ou serviço que deseja vender em lojas físicas ou na internet.
A quinta etapa é a regulamentação. Um bom entendimento das leis, normas e diretrizes a serem observadas é indispensável.
O primeiro erro fatal que muitos brasileiros cometem é agradar todo mundo, pensando que vão ganhar dinheiro na internet em 2024.
O cliente ideal não é o Senhor todo mundo e isso é um fato matemático comprovado.
Independente da plataforma escolhida, uma loja online não tem o poder absoluto de agradar a todos os conumidores. É impossível!
É tipo assim! Cada produto atende a um tipo de público-alvo diferenciado que possuem expectativas distintas e meios de comunicação alternados.
A seguir, vou dar um exemplo clássico sobre como encontrar o cliente ideal e você irá compreender a necessidade de incorporar um anúncio publicitário orientado para cada indivíduo.
Vejamos o caso de uma loja virtual especializada na venda de cosméticos.
Na teoria dos fatos, seria vexatório definir o seu público-alvo como “mulheres entre 20 e 55 anos que almejam se sentir mais atraentes e bonitas”.
Entretanto, na prática (comportamento do consumidor) as coisas são diferentes e vou explicar o porque.
Agora, você percebeu as variações entre a faixa dessas pessoas do sexo feminino?
Você acha que essas três mulheres podem responder a uma única mensagem da mesma maneira?
Após a segmentação do seu público-alvo, o próximo passo é elaborar 3 tipos de anúncios publicitários que atendam as expectativas desses 3 tipos de faixa etária, entendeu?
No Brasil, podemos constatar um enorme percentual de usuários que acessam a internet todos os dias, por meio de um telefone celular e nos 3 últimos anos, esse percentual alcançou 98% de usuários pesquisando no Google, assistindo vídeos no YouTube, comprando produtos em lojas virtuais, fazendo cursos online etc.
O Google desvaloriza o posicionamento SEO de sites corporativos e lojas virtuais incompatíveis com os diferenciados tamanhos de tela de dispositivos móveis e sites que apresentam problemas de lentidão no carregamento de landing pages.
No dias de hoje, os visitantes querem acessar lojas virtuais rápidas e compatíveis com seus telefones celulares.
Caso contrário, sua empresa deixará escapar excelentes oportunidades de vendas e se por ventura, você vender produtos por intermédio de aplicativos, é aconselhável que a velocidade do app seja otimizada.
O que adianta criar uma loja virtual com produtos inovadores e criativos por um preço acessível ao bolso do consumidor e ao mesmo tempo, cobrar valores excessivos de frete?
Empresários administradores de lojas virtuais ainda não entenderam que inexiste nada pior do que surpreender um consumidor com altos custos de envio de mercadoria durante o check-out.
Na verdade, o cliente ignora a existência de taxas alfandegárias nas zonas aeroportuárias ou aquelas tarifas de envio impostas pelos Correios.
Os argumentos burocráticos e incoerentes usados pelos lojistas virtuais não fazem o menor sentido aos olhos dos clientes.
Faz algum sentindo vender um relógio por R$ 450 e cobrar R$ 390 de frete de envio? Acho que não!
É por essas e outras, que o percentual de produtos abandonados no carrinho da sua loja virtual está elevado e nem adianta fazer campanhas de e-mailing, pois o problema vai permanecer até você baixar os custos de envios.
Todavia, existem algumas pequenas soluções aplicáveis para neutralizar essa problemática.
O principal objetivo desse tópico é ensinar um pouquinho mais sobre como otimizar a performance da sua loja virtual e conduzir os visitantes (funil de vendas) até o check-out rapidamente.
Vejamos algumas dicas práticas:
A melhor forma de otimizar a performance de uma loja virtual é identificar todos os fatores negativos e aplicar as devidas soluções com o intuito de aperfeiçoar a experiência do usuário e é claro, aumentar sua taxa de conversão.
Se você estiver encontrando dificuldades sobre o assunto que abordamos ao longo desse artigo, sinta-se à vontade e entre em contato com nossa agência de marketing digital.
Iremos ajudar sua empresa a vender mais pela internet!