Como Otimizar A Performance De Uma Loja Virtual? Experimente Agora!

Sem rastro de dúvidas, nós consideramos que a melhor maneira de otimizar o desempenho e a performance de uma loja virtual na internet, acontece através da implementação personalizada de um planejamento estratégico de marketing digital, visando maximizar a popularidade de qualquer modelo de negócios na rede de pesquisas do tráfego orgânico do Google e ao mesmo tempo, atrair novos clientes qualificados até as landing pages produtos da sua loja virtual e-commerce.

Entretanto, mesmo tendo acesso a uma grande variedade de técnicas e estratégias inovadoras de marketing digital, otimizar a performance de uma loja virtual é uma tarefa bastante desafiadora no atual momento do mercado digital.

Hoje, você terá em suas mãos, uma excelente oportunidade de descobrir todas as principais etapas do processo de otimização de performance e desempenho de uma loja virtual e em paralelo, você também vai conhecer os melhores benefícios e as ótimas vantagens que você irá adquirir, ao saber como otimizar a performance da sua loja virtual de forma consistente e coerente.

Vamos começar pelo início! Antes de você dar um start na integração de técnicas de otimização da sua loja virtual, é essencial entender como o seu cliente ideal se comporta online (primeira etapa). Ou seja, estamos falando sobre o entendimento da jornada do cliente.

Em outras palavras, você precisa criar várias buyer personas, descobrir quais são os seus pontos de contato com a sua marca e ao mesmo tempo, conhecer quais são suas dúvidas, carências e necessidades dos consumidores finais sucetíveis de comprarem o que a sua empresa vende ou deseja vender online.

Isso significa, que ao mapear a jornada do cliente, você poderá criar campanhas mais direcionadas e personalizadas, aumentando suas chances de conversão de vendas de produtos.

Indo um pouco mais adiante ainda dentro desse processo de estruturação de estratégias de marketing para otimizar a performance do seu e-commerce e para que você consiga alcançar novos leads qualificados, é super importante que o design da sua loja virtual integrada, seja atrativo e sobretudo, que o layout também seja responsivo compatível e adaptável com todos os tamanhos de telas de dispositivos móveis e tabletes (segunda etapa).

Em relação a relevância da qualidade do conteúdo editorial de suas páginas internas de produtos, você deve pensar somente em publicar conteúdo que agrega valor ao consumidor final (terceira etapa). Em outros termos, o conteúdo de suas landing pages produtos deve ser útil e utilizável pelo seu cliente ideal. Isso irá aumentar a sua credibilidade online e você ainda maximiza suas chances de vender com muito mais facilidade.

Quer um conselho bem prático? Quando você estiver escrevendo a descrição dos seus produtos dentro da sua loja virtual, pense em usar textos persuasivos, incluindo técnicas de copywriting, inbound e marketing de conteúdo.

Daí, você pode até criar um blog com artigos editoriais (quarta etapa) que abordam as vantagens dos produtos que você vende online, usando palavras-chave de cauda longa e associando as sugestões estratégicas que inteligência artificial sugere para cada tipo de categoria de produto da sua loja virtual.

No que consiste a quinta etapa, chegou a hora de pensar em colocar em prática as diversas e diferentes estratégias de Seach Engine Optimization em todas as páginas indexáveis da sua loja virtual.

Explicando de maneira simples de entender, o Search Engine Optimization é uma excelente acelerador de resultados para qualquer loja virtual que busca aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes na classificação de resultados do Google e outros motores de busca.

Isso quer dizer, que quando você otimizar o seu site para os principais mecanismos de pesquisas, você garante que sua loja virtual apareça nos primeiros resultados orgânicos, aumentando significativamente o tráfego e as chances de conversão de vendas.

Afinal de contas, porque o SEO é tão importante para otimizar a performance da sua loja virtual no Google?

A resposta é bem simples! O primeiro motivo, é que ao aparecer nos primeiros resultados de busca, sua loja virtual atrairá mais visitantes sem a necessidade de investir em anúncios pagos do Google ads, por exemplo.

Por outro lado, o SEO reduz os custos de qualquer estratégia de divulgação de produtos em todas as plataformas de anúncios patrocinados, incluindo Instagram e Facebook Ads, campanhas de remarketing, compra de backlinks e assim por diante.

O segundo motivo, é que o SEO potencializa a autoridade da sua empresa nas pesquisas. Ou seja, um bom posicionamento nos resultados de busca agraga mais credibilidade à sua loja virtual.

O segundo motivo, é que ao otimizar os recursos do seu site para SEO do Google, você também estará melhorando a experiência do usuário, o que é crucial para aumentar as taxas de conversão e também, reduzir a sua taxa de rejeição.

O terceiro motivo, é que o SEO é um investimento de longo prazo, mas os resultados são duradouros, sustentáveis e com um excelente retorno sobre o investimento (ROI).

A sexta etapa do procedimento de marketing digital para otimizar a performance de landing pages da sua loja virtual, está relacionada a criação de campanhas qualificadas na plataforma de gestão de anúncios pagos do Google Ads.

Com certeza, você já deve ter ouvido falar, que o Google Ads é uma poderosa ferramenta de impulsionamento de anúncios pagos na rede de pesquisas do tráfego pago do Google. Isso quer dizer, que para você conquistar excelentes resultados com sua loja virtual, é recomendável que você otimize suas campanhas de maneira assertiva. Dessa forma, a performance de vendas de produtos da sua loja virtual terá um enorme aumento de vendas nesse canal de comunicação.

A sétima etapa também não pode ficar de fora! De modo geral, para que você consiga melhorar ainda mais a perfomance da popularidade da sua loja virtual, é fundamental que a sua empresa esteja super ativa em todas as plataformas de redes sociais, que você considerar relevantes ao seu modelo de negócios.

Entenda o seguinte! As mídias sociais se transformaram em verdadeiros criadores de oportunidades de negócios para qualquer nicho do atual mercado no Brasil. Isso significa, que para você descolar um lugar de destaque nessas plataformas, é necessário adotar estratégias eficazes e acompanhar de perto os resultados.

Nesse sentido, vejamos alguns exemplos estratégicos que vão te ajudar a montar uma tática de aquisição de leads mais eficiente, contruída de forma inteligente e bem consistente.

Em primeiro lugar, é essencial definir os seus objetivos de vendas e identificar o tipo ou os tipos de grupos de público-alvo que você almeja atrair no Instagram ou no Facebook, por exemplo:

  • Quem é o seu cliente ideal?
  • Quais são os seus interesses?
  • Quais redes sociais ele utiliza com mais frequência?

Em outros termos, as perguntas acima, são como se fossem um ponta pé inicial para você segmentar o perfil do seu futuro cliente e a partir desse momento, você estará pronto para produzir um conteúdo de qualidade e engajador, muito mais direcionado e assertivo.

Em segundo lugar, pense em desenvolver designs gráficos UX de alta qualidade, associando técnicas de inbound marketing. De fato, as imagens e vídeos bem produzidos chamam muito mais atenção dos seus seguidores e também, de todos que estão procurando comprar pelos produtos que você vende com sua loja virtual.

Em terceiro lugar, é importante usar uma linguagem clara e objetiva em seus textos, incluindo chamadas para ação. Nesse contexto, pense em variar os formatos de suas publicações, como posts, stories, reels e lives.

Outra dica bacana, é compartilhar informações úteis e interessantes para o seu público e em paralelo, humanizar a sua marca, mostrando os resultados dos seus produtos.

Em relação a otimização da performance do engajamento de suas postagens, nós recomendamos as seguintes ações:

Faça enquentes e incentive seus seguidores a participarem das conversas.

Pense em realizar sorteios no Instagram e ofereça incentivos para que as pessoas interajam com suas publicações.

Não deixe de interagir com seus seguidores ativos. É aconselhável manter uma cominucação frequente com todos que entram em contato com você, através do perfil da sua loja virtual.

Agora, saindo um pouco da aquisição de leads do tráfego orgânico das redes sociais, a melhor maneira de você alcançar novos clientes mais rápido, é por intermédio dos anúncios pagos dentro dessas mídias sociais.

Sem rastro de dúvidas, os anúncios pagos nas redes sociais podem acelerar o crescimento da performance sua loja virtual. Ou seja, utilize as ferramentas de segmentação para alcançar um público específico e otimize seus anúncios para gerar mais conversões.

Conclusão

Independente do tamanho da sua loja virtual, é super aconselhável pensar em construir uma forte e sólida identidade visual, visando fortalecer o crescimento da reputação digital da sua loja virtual.

Além do mais, é muito importante que você mantenha consistência dentro desse projeto de otimização de performance de vendas da sua loja virtual. Em outras palavras, poste regularmente, mantenha um calendário editorial atualizado e adapte sua linguagem à personalidade da sua marca.

Em função dos resultados que você for conquistando, a análise de métricas de desempenho (Analytics), permitem que você faça os devidos ajustes conforme necessário. Isso ajuda a identificar quais estratégias estão dando certo e aquelas que são mesno produtivas.