O Que Significa Search Engine Optimization? Conheça Os Principais Conceitos!

O significado de Search Engine Optimization (SEO) envolve um diversificado conjunto de inúmerios métodos de otimização de site e marketing digital, que melhoram o posicionamento do seu site no Google e também, nos outros mecanimos de pesquisa conhecidos como Bing e Yahoo Search.

O objetivo da implementação de técnicas relevantes de Search Engine Optimization é fazer com você apareça na primeira página do Google e qualificar a visibilidade de suas landing pages na internet para você encontrar o cliente ideal até a sua empresa.

Em outras palavras, o Search Engine Optimization fornece a possibilidade de posicionar os produtos que você vende online e ranquear os serviços que sua empresa oferece ao consumidor final.

A história do SEO e do Google: Datas importantes

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a história do Google desde o seu surgimento para você entender as evoluções do seu algoritmo ao longo dos anos e ajudá-lo a montar uma estratégia de comunicação sustentável a curto, médio e longo prazo.

  • 1994: Surgem os primeiros mecanismos de busca e diretórios de sites.
  • 1997: Nascimento do Google nos USA com o domínio www.google.com
  • 1999 – 2000: Google cria o Pagerank, com o intuito de avaliar a popularidade de um determinado site.
  • 2005: O Google Analytics é lançado. É uma ferramenta gratuita de alta performance que analisa dados estatísticos de sites, blogs e lojas virtuais.
  • 2006: Google faz várias atualizões em seus algoritmos para melhorar a experiência do usuário durante as consultas na internet.
  • 2008: Aparição do Google Suggest. Funcionalidade criada para refinar as buscas dos usuários.
  • 2011: Primeira atualização do algoritmo Panda, que visa reprimir todos aqueles sites que apresentam conteúdo de baixa qualidade e sem utilidade ao consumidor final.
  • 2012: Google procede com a primeira atualização Penguin, focando penalizar os sites com links de baixa qualidade.
  • 2013: Google implanta um novo algoritmo para fornecer melhores resultados em consultas conversacionais e semânticas.
  • 2015: O Google começa a priorizar somente os sites com layout responsivo e compatíves com dispositivos móveis. Ou seja, o SEO Mobile passa a ser a prioridade absoluta do Google.
  • 2016: Confirmado em outubro de 2015 e gradualmente introduzido, o algoritmo RankBrain agora considera a autoridade de um site (netlinking) e sua parte de conteúdo como iguais. Esta atualização ajudou a trazer para as SERPs os sites de qualidade que podem atender às necessidades do consumidor final.
  • 2018: Devido a impaciência dos usuários, o Google criou o Page Speed Insight. Ferramenta que ajuda a melhorar a velocidade de landing pages internas de um site.
  • Março 2019: O Google fez uma atualização massiva em seus algoritmos com o objetivo de penalizar gravemente todos os sites que praticavam técnicas abusivas de Black Hat SEO.
  • Dezembro 2019: O Google implanta o algoritmo BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) internacionalmente, em 70 idiomas.
  • Junho – Agosto 2021: O Google está lançando a página de atualização da experiência móvel, cujo o objetivo é favorecer os sites que possuem uma boa experiência do usuário (UX) e velocidade de carregamento rápido em todas as métricas do Core Web Vitals.
  • Agosto de 2022: O Google aprimora os algoritmos que rastream a internet em busca de conteúdo de qualidade, recompensando os sites focados com o UX e banindo aqueles que possuem conteúdo escritos para se posicionar nas SERPS.
  • Setembro de 2022. Continuação do procedimento da atualização de melhorias de conteúdo útil e utilizável aos usuários finais.
  • Fevereiro de 2023: Google libera uma atualização de avaliações de produtos para e-commerces com a finalidade de identificar a satisfação dos consumidores após a realização de uma compra em lojas virtuais.

Para que serve o Search Engine Optimization?

Conforme escrito no início desse artigo, o SEO é uma prática de otimização durável que possibilita aumentar a popularidade de um site na internet.

Em termos mais simples, a otimização de site para motores de busca garante várias vantagens e benefícios ao seu modelo de negócios.

  • Atrair visitantes qualificados interessados nos produtos e serviços que sua empresa oferece.
  • Ganhar mais notoriedade online.
  • Aumentar a sua credibilidade entre os sites concorrentes.
  • Melhorar o posicionamento de suas páginas internas.
  • Alcançar as primeiras posições no ranking de pesquisas.
  • Expandir o seu faturamento.

Como funciona o Search Engine Optimization na prática?

Indo direto ao assunto, quando o robô do Google rastreia o seu site, ele leva em consideração 3 critérios:

  • A forma como você otimizou o seu site (otimização técnica).
  • A qualidade do seu conteúdo editorial.
  • A popularidade do site em todos os canais de comunicação digital na internet.

Otimização técnica do site

O primeiro aspecto que o Google analisa é a forma como o seu site foi contruído e otimizado.

Nesse contexto, o robô efetua uma varredura completa em suas páginas internas para verificar se a estrutura do seu site é 100% funcional e compatível com todos os tamanhos de telas dos dispositivos móveis e tabletes.

Outro ponto importante que não podemos esquecer, é que ao mesmo tempo, o Google examina a maneira como o seu site está otimizado. Isso significa, que o robô do Google irá averiguar os seguintes pontos técnicos:

  • Títulos e meta description de cada página.
  • Heading tags (Hn).
  • Link building interno.
  • Presença de erros 404 e links inativos ou mortos.
  • Redirectionamento 301.
  • Tamanho de URLS.
  • Canonização de URL.
  • Idade, autoridade e qualidade do nome de domínio principal.
  • Tempo e validade da hospedagem do site.
  • Extensão do nome de dominío.
  • Sub-domínios.
  • Duplicação de conteúdo.
  • Páginas satélites.
  • Qualidade das imagens.
  • Velocidade de aparição de landig pages.
  • Performance do serviço de hospedagem do seu site.
  • Arquivo sitemap.xml.
  • Arquivo robots.txt.
  • Legibilidade do código fonte HTML.
  • Acessibilidade e indexação do site.
  • Ergonomia e navegação interna do site.
  • Dados estruturados (rich snippets) e assim por diante.

Qualidade do conteúdo editorial

Além do grupamento dos aspectos técnicos analisados pelo robô do Google, o posicionamento de páginas internas na classificação de resultados de pesquisas, acontence em função da qualidade da estruturação física do seu conteúdo editorial.

Ou seja, o algoritmo do Google responsável pela varredura de páginas verifica os seguintes critérios (on-page):

  • Estrutura de todos os parágrafos, incluindo os títulos (H1), sub-títulos (H2, H3) e listas.
  • Tamanho do pixel da fonte e o comprimento do texto.
  • Densidade de palavras-chave embutidas no conteúdo redacional.
  • Percentual de legibilidade do conteúdo.
  • Páginas com conteúdo duplicado.
  • Links quebrados.
  • Experiência do usuário.
  • Blocos de conteúdo e escaneabilidade.
  • Pirâmide invertida.
  • Zonas quentes e frias.
  • Conteúdos desatualizados ou traduzidos por ferramentas.
  • Tags: ALT e TITLE nos links textos e em imagens.
  • Relevância de palavras-chave inclusas nos títulos e meta descriptions.

Popularidade do site

O nível de popularidade de um site é definido através do número de backlinks que ele recebe de sites referentes (parceiros) e também, por meio de compartilhamentos nas redes sociais.

Sendo assim, quanto mais links externos você adquirir, maior será a sua popularidade na internet e isso também influencia positivamente no ranking de pesquisas do Google.

Porque o Search Engine Optimization é importante para sua empresa?

Além de ser um excelente investimento a baixo custo que você pode fazer para alcançar um ROI rentável em benefício do seu empreendimento, o SEO otimiza a credibilidade do seu modelo de negócios e sobretudo, é o único método de divulgação que viabiliza a expansão da visibilidade da sua empresa na internet de maneira sustentável.

Search Engine Optimization: Critérios de otimização off-page

O SEO off-page (fora da página) representa a segunda etapa da metodologia de otimização de site, constituído por um conjunto de ações externas de marketing digital, visando reforçar a performance da popularidade dos seus negócios em diferentes plataformas de aquisição de novos clientes.

Vejamos alguns benefícios do SEO off-page:

  • Aumenta a relevância da confiabilidade da sua empresa na internet.
  • Fortalece a autoridade do seu site nos canais de comunicação digital.
  • Influencia positivamente a percepção do Google sobre seu site.
  • Melhora a sua classificação no ranking orgânico.
  • Intesifica o número de compartilhamentos nas redes sociais.
  • Aumenta a quantidade de acessos no site.
  • A interação dos consumidores crescem gradativamente.
  • As avaliações dos clientes fortalece sua credibilidade no Google Meu Negócio.
  • Aumenta o número de backlinks até o seu site, proporcionando alcançar mais leads.
  • Torna o seu site mais competitivo nos resultados de pesquisas dos mecanimos de busca.
  • Contribui com o aumento de conversão de vendas, inscritos em newsletter, assinaturas…
  • Otimiza a sua reputação digital.

Como colocar em prática o SEO off-page?

Embora o SEO off-page ofereça preciosas vantagens, saiba que a aplicação dessa estratégia requer muito trabalho e uma santa paciência.

No meu ponto de vista, você pode começar a colocar em prática a sua estratégia de SEO off-page da seguinte maneira:

  • Cadastrando o seu site em vários diretórios de sites no Brasil.
  • Escrevendo artigos otimizados (conteúdo editorial) no seu blog.
  • Publicando conteúdo com imagens atrativas em suas mídias sociais.
  • Postando comentários em foruns de discussão.
  • Abrindo uma ficha empresrial no Google Meu Negócio.
  • Postando vídeos no YouTube e no Reels do Instagram.
  • Comprando espaços publicitários em sites referentes.
  • Fazendo parcerias com influenciadores digitais.
  • Criando parcerias online com seus fornecedores ou distribuidores.
  • Promovendo o seu conteúdo em outros blogs.
  • Compartilhando o seu conteúdo em grupos do WhatsApp.

Conclusão

Quanto mais popularidade as suas páginas internas conseguirem alcançar através do Search Engine Optimization, maior será a probabilidade dos usuários encontrarem a sua empresa na internet e incluindo os demais canais de comunicação digital disponíveis online.

Agora, se você ainda estiver interessado em saber um pouco mais sobre o que é SEO na prática, dá uma olhadinha em nosso artigo.

Caso você esteja enfretando dificuldades para otimizar seu site ou não tenha os devidos conhecimentos em Search Engine Optimization, entre em contato comigo pelo WhatsApp e vamos conversar sobre seus atuais projetos.