Como Escrever Um Artigo De SEO Em Otimizado Para Você Melhorar Seu Posicionamento No Google?

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Sem rastro de dúvidas, as variadas técnicas existentes de otimização SEO aplicáveis em qualquer página de conteúdo, é uma etapa fundamental que você precisará colocar em prática após finalizar a redação de um artigo, pois isso permitirá que suas landing pages consigam se beneficiar de um posicionamento satisfatório na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google.

Entretanto, indo muito mais além da metodologia de SEO, você deve pensar em escrever artigos que atendam às necessidades e carências do consumidor final e ao mesmo tempo, contribuir com o aumento da densidade do conteúdo editorial do conjunto de landing pages internas que constituem o seu site institucional ou de páginas produtos de sua loja virtual.

Em outras palavras, o seu conteúdo deve ser útil e utilizável pelos usuários que visitam o seu site, entende?

De fato, quando um usuário sabe como otimizar um site para o SEO dos mecanismos de busca, ele está criando ótimas oportunidades para aparecer na primeira página do Google, aumentando suas chances de aquisição de futuros clientes qualificados e por fim, expandindo verdadeiras possibilidades de alavancar novas vendas na internet.

Vale a pena lembrar que o SEO é a mão na roda para quem está dentro de nichos de mercado competitivos que apresentam um alto índice percentual de concorrentes e caso você esteja interessado em aprofundar seus conhecimentos, recomendo que você leia a integralidade do nosso artigo sobre o que é SEO na prática.

Sendo assim, como o intuito da nossa agência de marketing digital é ajudar empresas a conseguirem sucesso no ranking dos motores de buscas, vamos explicar o passo-a-passo do mecanismo da engrenagem de redação de artigos de SEO.

Como escrever um artigo SEO adaptado ao seu público-alvo?

O primeiro passo essencial para você escrever um bom artigo de SEO é identificado o nicho de mercado que você deseja alcançar na internet e em paralelo, descobrir as necessidades do seu público-alvo.

Ou seja, antes de começar a escrever o conteúdo editorial do seu artigo, você precisa encontrar as informações mais relevantes relacionadas as deficiências da sua buyer persona e em seguida, você terá a faca e o queijo na mão para escrever um artigo de SEO capaz de chamar a atenção dos usuários que buscam pelos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Aqui vai uma dica extra! Se quiser aperfeiçoar o seu aprendizado sobre o comportamento de busca dos consumidores no Google, recomendo que você leia nosso artigo.

O segundo passo é proceder com a otimização técnica do seu artigo para que você consiga ultrapassar a concorrência na página de resultados de busca do Google e intensificar a densidade do conjunto de landing pages que formam o site do seu empreendimento.

Monte uma estratégia editorial eficiente

Indo direto ao ponto, para que suas páginas de conteúdo funcionem tão bem quanto você deseja (experiência do usuário e posicionamento no Google), é necessário escrever diferentes artigos relevantes que tratam de temas variados e publicá-los com frequência no seu site ou no seu blog.

Durante a etapa de criação da sua estratégia editorial, eu aconselho que você faça uma análise dos sites concorrentes para saber quais técnicas eles usam e aproveite o momento para averiguar as tendências de SEO adaptáveis ao seu modelo de negócios.

Como otimizar seu artigo de SEO com palavras-chave relevantes?

Quando falamos em otimizar um artigo com palavras-chave que possuem um alto índice de popularidade é uma questão de lógica. Caso contrário, não faz muito sentido inserir termos de busca irrelevantes em uma landing page.

Uma página interna de um site corporativo ou de uma loja virtual é concebida para tratar de um tema específico, onde você redigi um conteúdo exclusivo para cada uma delas, relacionando o texto com o principal foco dessa landing page.

Por esse motivo, toda essa semântica permite que você crie um conteúdo único e de qualidade para que você consiga otimizá-la para o SEO dos buscadores.

As palavras-chave podem ser escolhidas de várias formas com a ajuda de ferramentas de SEO bem específicas, mas tudo depende também dos seus objetivos.

Aqui estão algumas ferramentas de SEO que irão te ajudar a selecionar as melhores palavras-chave para as páginas do seu site:

Existem diversos tipos de palavras-chave que você deve estuda-las em função da estratégia de marketing digital que você está criando para sua empresa atingir melhores resultados, vejamos alguns exemplos de palavras-chave:

  • As palavras-chave locais são destinadas às buscas vinculadas com algum produto ou serviço + localização.

1º Exemplo: “agência de viagem em Copacabana Rio de Janeiro”

  • As palavras-chave genéricas são consideradas difíceis de posicionar uma landing page.

2º Exemplo: “vinhos”

  • As palavras-chave de calda longa são mais refinadas, onde o usuário inclui diversas informações no mesmo termo de pesquisa.

3º Exemplo: “Studio de Pilates para idoso acima de 70 anos em Ipanema”

Entretanto, você ainda pode otimizar o seu artigo de SEO com palavras-chaves cruzadas, associando diversas outras palavras secundárias que têm correspondência direta com a principal temática da sua página, entendeu?

A ideia é posicionar melhor a sua página de conteúdo no Google, quando uma solicitação importante é feita pelos usuários.

Escreva artigos SEO de qualidade para seus leitores

Porque os leitores iriam se interessar pelo seu artigo, se o tema do conteúdo é pobre e de baixa qualidade? Falando de um jeito bem fácil de entender, um artigo SEO deve ser atrativo, interessante e convidativo o suficiente para atrair a atenção dos seus futuros leitores, usuários, clientes e consumidores.

Isso se torna possível, quando o conteúdo do artigo é didático, envolvente e muito bem estruturado.

Conforme disse antes, as palavras-chave que acompanham a redação do seu artigo SEO devem ser posicionadas nas zonas quentes de sua landing page, ou melhor, nas áreas de destaque do seu site.

Com certeza, isso irá aumentar a sua taxa de cliques e posicionar o seu artigo da melhor maneira possível entre os dez primeiros resultados de pesquisas do Google, Yahoo e Bing Search.

Melhore a densidade do conteúdo SEO do seu artigo

Dependendo do setor de atividade dos seus negócios, um artigo longo e denso será valorizado por vários motores de busca na medida em que conterá mais informações relevantes do que um pequeno artigo.

Então, como você consegue escrever um artigo denso com conteúdo rico e organizado?

A resposta é simples! Dedicando tempo à sua pesquisa, bem como à escrita!

De fato, é uma tarefa de trabalho adicional, mas a recompensa será materializada por um excelente posicionamento SEO nas pesquisas orgânicas.

Crie artigos de SEO diversificados e atrativos

Além da densidade do seu texto, as imagens (SEOUX), os infográficos, os vídeos no seu canal do YouTube e outras apresentações de slides podem enriquecer o conteúdo da sua redação SEO e melhorar a experiência de leitura do usuário final.

Que tal experimentar integrar diferentes formatos para identificar o conteúdo mais envolvente em seus artigos?

Organize a estrutura do seu artigo de SEO do jeito certo

Para quem ainda não sabe como funciona a organização de um artigo de SEO, a estrutura física do mesmo é composta pelos mesmos elementos que uma landing page, pois é desse jeito que o conteúdo do seu artigo será visto pelos algoritmos dos mecanismos de pesquisas.

Agora, veremos juntos como você deve fazer para organizar os componentes técnicos da página do seu blog (exemplo) para escrever um bom artigo de SEO.

  • Título da página.
  • Meta description.
  • URLS.
  • Heading tags H1, H2, H3, H4, H5 e H6.
  • Corpo do texto.
  • Links internos.
  • palavra-chave principal e secundária.

Título da página

  • No que se refere o título da página do seu artigo, ele deve ser único e estar em total conformidade com o objetivo da sua landing page. Ou seja, é necessário que o seu título represente a principal finalidade do conteúdo que você escreveu.

Meta description

  • A meta description é um resumo daquilo que você menciona em seu artigo. Desse modo, aproveite esse recurso para elaborar uma descrição que chame a atenção dos leitores.

URLS

  • As URLS precisam ser nomeadas em função do nome de cada artigo que você escreve e isso significa, que você deve atribuir um nome otimizado e específico para cada URL dos seus artigos.

Essas URLS devem indicar o caminho para cada artigo e ao mesmo tempo, elas precisam ser curtas para facilitar a leitura dos usuários e dos mecanismos de pesquisa.

Heading tags

  • Em relação as Heading Tags H1, H2, H3, H4, H5, H6 elas são usadas para organizar os títulos e subtítulos de cada um dos seus artigos. Isso permite que os robôs identifiquem a qualidade editorial do seu conteúdo e a relevância do seu texto.

É importante respeitar as normas da hierarquia de utilização de heading tags para tornar a leitura mais compreensível e adaptada às atuais tendências de otimização SEO.

Corpo do texto

  • O corpo do texto é uma das seções mais significativas do seu artigo. É nessa seção que você escreve o seu conteúdo redacional, posicionando as palavras-chave em diferentes lugares específicos do seu texto e inserindo a estratégia de link building para que os visitantes possam acessar outros artigos de SEO do seu site ou blog.

Links internos

  • Os links internos direcionam os visitantes até outras landing pages que você considera importante e também proporcionam uma melhor experiência do usuário (SEOUX) no seu site, fazendo com que haja um aumento da popularidade dos seus artigos de SEO.

Palavra-chave principal

  • No que diz respeito a palavra-chave principal de um artigo de SEO, ela deve sempre estar posicionada no início do título, enquanto a palavra-chave secundária aparece no final da frase.

Não se esqueça de fazer uma análise de palavras-chave, antes de otimizar o seu artigo!

Conclusão

O posicionamento de qualquer tipo de artigo de SEO no Google varia de acordo com o nível de qualidade do conteúdo do seu texto editorial, do percentual da densidade de palavras-chave embutidas dentro da sua redação e em função, da organização dos aspectos técnicos mencionados nesse artigo.

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e nós iremos otimizar o consteúdos de landing pages do seu site!

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