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As ferramentas de SEO são essenciais ao favorecimento do funcionamento de um determinado site internet e contribuem com o melhor desempenho da performance digital de negócios corporativos e lojas virtuais no comércio eletrônico.
O diferencial de um profissional consultor de marketing digital é saber para que servem e como funcionam as ferramentas de SEO e por isso, esses profissionais são super valorizados pelas agências de SEO no mercado de trabalho brasileiro.
Na internet, é possível encontrar incontáveis plataformas oferecendo centenas de soluções práticas (adaptáveis) ao seu site e inúmeras ferramentas de marketing, visando facilitar os trabalhos da equipe de auditoria de sites de uma empresa, quando o usuário está começando um novo empreendimento e ignora a qualidade e os preços da utilização de ferramentas.
No entanto, você pode aproveitar os diferentes recursos da versão gratuita das melhores ferramentas de SEO e preparar relatórios de desempenho do site internet da sua empresa em todos os canais de aquisição de tráfego de visitantes.
Os desenvolvedores de programas descobriram que é impossível manter uma estratégia de marketing digital 100% eficiente sem o auxílio dos recursos dessas 70 ferramentas de SEO mencionadas nesse artigo.
Antes de começar a escrever sobre as ferramentas de SEO e como funcionam, vou deixar duas dicas importantíssimas para você atrair clientes com dinheiro e aumentar suas vendas de maneira rápida sem burocracia.
A primeira recomendação é que se você está começando no marketing digital e ainda não sabe como manipular as ferramentas de SEO, é preferível que você entre em contato com um analista de marketing digital e peça uma consultoria completa ou um treinamento de ferramenta de SEO.
Isso é muito útil para aprender como usar os recursos dessas belezuras em benefício da sua empresa!
Se você não tiver dinheiro o suficiente para investir em cursos de marketing digital focados em ferramentas de otimização de sites internet, você ainda tem a possibilidade de recorrer a centenas de vídeos e tutoriais (e-books) disponíveis no YouTube e demais plataformas na internet.
A segunda dica é fundamental!
Antes de qualquer coisa, você deve acima de tudo, estabelecer um planejamento estratégico compatível com o modelo de negócios da sua empresa e verificar quais ferramentas correspondem com seu projeto digital.
Em outras palavras, se a ferramenta não for adaptável com sua estratégia, procure por outra e não mude seus planos apenas para poder usar um determinado tipo de ferramenta de SEO.
Ao acessar o site SEMRush você encontra incalculáveis funcionalidades oferecidas pela plataforma.
Você pode obter valiosas informações vinculadas com as estratégias que seus concorrentes estão implementando na internet, tais como:
Você terá uma visão nítida de todos os termos de pesquisas populares, usados pelos seus concorrentes (diretos e indiretos) e você vai entender como sua concorrência consegue gerar tráfego de visitantes qualificados.
O Ahrefs permite a realização de uma auditoria de backlinks de todos seus concorrentes e descobre quais são os links mais relevantes a serem criados no seu site.
Aliás, você pode analisar o seu próprio site e identificar o perfil de backlinks que você precisa para melhorar seu posicionamento SEO, sua popularidade e otimizar a reputação digital da sua empresa.
A desvantagem é que não existe uma versão gratuita que permita fazer os devidos testes.
O funcionamento é muito parecido com a Ahrefs, mas o WebMeUp não detém de um banco de dados tão grande quanto o Ahrefs.
Vale a pena dar uma olhada na plataforma!
Quais informações relevantes podemos obter com o verificador de links?
Durante o procedimento de análises de backlinks a ferramenta informa o número total de links de saída, domínios de referências, os links denominados Nofollow e Dofollow, avalia a distribuição de URLS e nomes de domínios, números de PIs de referência e alguns outros recursos necessários na concepção de uma auditoria SEO e ao mesmo tempo compará-lo com a concorrência.
O Wordai aceitou o desafio e milhões de usuários utilizam os recursos da plataforma para agilizar a produção de conteúdo editorial.
A plataforma oferece 3 dias de teste gratuitos, mas os custos para acessar a versão integral podem chegar até R$1500 por ano (valor convertido em reais com a cotação do dólar hoje).
Os resultados são impressionantes e sua API permite usar uma vasta variedade de recursos de criação de links.
Então, se você almeja reformular conteúdo de maneira rápida e consistente, o TheBestSpinner é a melhor alternativa.
A interface mais rápida e fácil para transformar artigos e criar conteúdos exclusivos com uma velocidade incrível.
De fato, a ferramenta TheBestSpinner é um forte aliado na concepção de conteúdos editoriais para sites internet.
Uma das principais vantagens é grande variedade de idiomas que a plataforma oferece aos usuários. São 20 idiomas, incluindo o português do Brasil.
Podemos encontrar dezenas de funcionalidades que contribuem com a divulgação de vendas de produtos da sua empresa, consegue atrair um público-alvo qualificado e muitas outras vantagens que influenciam seus negócios.
O GetResponse garante envio de e-mails com layouts responsivos que agregam valor ao conteúdo e geram vendas para seu e-commerce, permite criar landing pages de alta conversão conciliáveis com telefones celulares, oferece soluções de automação de marketing, recupera pedidos abandonados no carrinho e converte visitantes em clientes.
É muito fácil de usar! Arraste os elementos de sua escolha e solte dentro do layout do e-mail.
Aweber viabiliza mais de 700 modelos de layouts de mails responsivos e adaptáveis aos dispositivos móveis, cria e envia boletins profissionais com muita facilidade, configura sequências automatizadas, aplica tags para acionar campanhas de e-mail automatizados com base em cliques e aberturas e por aí vai.
O objetivo é fornecer dados sobre o volume de tendências de buscas mensais referentes a cada palavra-chave analisada e notificar o custo do CPC para quem deseja lançar campanhas de anúncios no Google Ads.
Naquela época, era muito acessada pelos analistas de campanhas patrocinadas, mas com o passar do tempo, os estrategistas em SEO descobriram o valor dos dados provenientes do planejador de palavras-chave, em contribuição do aprimoramento do posicionamento de landing pages de sites e lojas virtuais.
É um jeito de descobrir quais termos de pesquisa estão vinculados com o nicho de uma determinada empresa. Essa belezinha gera sugestões de palavras-chave extraídas do Google Suggest, mas o lado negativo dessa é não exibir relatórios de volume de buscas mensais.
Olha só, como essa ferramenta pode se tornar a sua melhor fonte de extração de palavras-chave relevantes, veja o exemplo abaixo:
O gerador de permutação oferece 3 lacunas, do tipo: “lista 1”, “lista 2” e “lista 3”, permitindo criar uma lista de adjetivos, associada a uma lista de produtos ou serviços e localização.
1º Exemplo: A “melhor” (adjetivo) “agência de SEO (serviço) do Rio de Janeiro (localização)”.
Após o preenchimento das lacunas com as palavras-chave que você deseja analisar, a ferramenta fornece uma lista de resultados com termos de cauda longa e as variações em função de pesquisas analisadas.
2º Exemplo: “Melhor agência especializada em SEO no Rio de Janeiro”, “melhor agência no RJ SEO” e assim por diante.
Answer The Public descobre quais perguntas os usuários costumam fazer quando procuram por algum tipo de serviço ou produto na internet.
Então, se você quer turbinar o seu ranking no Google é preciso saber usá-la de forma inteligente, incluindo os resultados (as perguntas feitas pelos usuários) dentro do conteúdo editorial de páginas internas do seu site ou da sua plataforma e-commerce.
O mais interessante é criar conteúdo otimizado com essas frases, otimizar os heading tags H1 e H2, os títulos e meta description de suas landing pages.
O que você ganha com isso?
Meu amigo, isso possibilita uma oferta de conteúdo mais completa, com a finalidade de satisfazer e atrair mais visitantes, gerar tráfego qualificado graças as variações de palavras-chave adicionais contidas nessas frases de calda longa.
É uma extensão do navegador Google Chrome que permite identificar o volume de pesquisa de palavras-chave, o custo por clique (o famoso CPC) e ter acesso a dados relacionados aos concorrentes.
Não perca mais tempo! Instale a extensão Keywords Everywhere e combine os resultados de pesquisas da ferramenta Keyword Shitter. Você vai me agradecer por isso! Pode ter certeza!
Nunca foi tão fácil descobrir quais palavras-chave seus concorrentes estão usando em suas landing pages e esse maravilho recurso permite filtrar a quantidade de termos de buscas durante as análises.
Então, a ferramenta KWfinder foi feita para visualizar o volume de dados mensal de cada pesquisa e demais métricas substanciais ao SEO de sites.
A coisa é bem simples, você vai ver!
Depois que você colocar uma palavra-chave de sua escolha na zona de busca, você poderá selecionar um idioma e segmentar sua análise por país, região ou cidades.
A ferramenta exibe uma tonelada de palavras-chave de cauda longa relacionadas à sua pesquisa, bem como o volume de pesquisas, o CPC e muito mais.
É impressionante a quantidade massiva de sites com autoridade bem posicionados na SERP do Google que são abandonados e expirados.
Graças ao fabuloso Youdot, você consegue “resgatar” esses nomes de domínios expirados e criar sites com conteúdo otimizados e backlinks de qualidade que influenciam o posicionamento SEO do corporativo da sua empresa.
Mas, tome cuidado! Recomendo verificar a qualidade dos nomes de domínios e saber se foram ou não penalizados pelo Google.
Pois bem! A ferramenta Serped extrai informações do Moz, Pingdom, Majestic SEO, SEMRush, etc, e você tem tudo isso através de uma única interface.
Essa ferramenta possui um módulo/plugin de pesquisa de termos de busca e análise de sites concorrentes muito poderoso, capaz de rastrear a classificação de sites na SERP, pesquisa de nome de domínios, conteúdos editoriais e backlinks.
É uma das melhores que já utilizei!
O ManageFlitter pode aumentar o número de inscritos que correspondem ao tipo de segmento do seu perfil no Twitter.
Essa ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a popularidade de qualquer empresa na internet, desde o momento que tenha um site internet acessível.
Após a inscrição na plataforma, basta inserir uma URL e adicionar algumas palavras-chave vinculadas ao site que você deseja analisar, em seguida, a ferramenta vai te dizer tudo o que os usuários (consuminautas*) estão conversando no Facebook e Instagram, em fóruns de discussão, cometários em blogs e em sites de perguntas e respostas.
Em outras palavras, é como se você tivesse um prato cheio nas mãos!
Você descobre tudo o que os usuários estão falando na internet sobre uma marca, uma empresa, sobre um produto ou serviço, quanto pagaram, como compraram, pontos negativos e positivos e por aí vai.
Sinais sociais são recomendações feitas ao seu projeto através de uma rede social.
Entre outras coisas, você pode planejar as datas e horários em que postará seu conteúdo nas mídias sociais.
Além do mais, é possível gerenciar suas campanhas, configurar a segmentação, testar variações de texto, imagens, conteúdo publicitário, títulos e descrição dos anúncios.
Olha quanta coisa você pode fazer com a ferramenta Agorapulse!
Gerenciar mensagens, planejar e compartilhar publicações e medir todas as suas atividades sociais, criar engajamento com seus fãs e seguidores e fazer sorteios no Instagram.
A ferramenta Brand24 monitora o comportamento de suas mídias sociais e acompanha menções da empresa.
A Brand24 também possui aplicativos para iPhone e Android e fornece a possibilidade de receber alertas por e-mail.
Outra função muito legal é poder criar relatórios coloridos, exportar os dados para um arquivo Excel, ou se você preferir, é possível gerar um relatório gráfico na forma de um infográfico. Muito maneiro!
Mas, se você quiser ir um pouco mais longe com suas análises, esse aplicativo realiza estudos sentimentais, onde classifica as emoções por menções positivas, negativas e neutras.
Você pode criar conexões com seus aplicativos, criar mais fluxos de trabalho condicionais, obter suporte técnico, fazer upgrade ou downgrade a qualquer momento.
Os valores dos pacotes variam entre R$ 1,00 até R$ 2500.
O Google Analytics é muito mais que uma simples plataforma de análises, que trás centenas de métricas importantes sobre a performance do seu site.
Dentre tantas opções disponíveis, o Google Analytics fornece dados detalhados da visão geral dos acontecimentos do seu site, desde o comportamento e as características do visitante até as conversões, incluindo conhecimento de fontes de tráfego, visualizações de página, taxas de rejeição, sites de referência etc.
O Google Analytics pode ser vinculado com as ferramentas Search Console, Google Ads, Google AdSense e Ad Exchange (usada para ganhar dinheiro na internet com a exibição de anúncios relevantes para seu público no website).
Não tem mistério! Basta copiar e colar um código de snippet do seu site e pronto! A interface vai fazer todo o trabalho pra você.
Ah! Eu já ia esquecendo de dizer que essa belezura também permite acompanhar receitas, registros, cliques, engajamento e outras metas de conversão.
Tenha acesso ao comportamento dos usuários: onde eles clicam, como se movem, o registro do mouse na tela, análise de formulário, questionários de feedback para ajudá-lo a entender as necessidades dos visitantes do site e tudo mais.
Em outras palavras, a ferramenta Hotjar analisa as áreas de destaque (zonas quentes) do seu site.
A área de cobertura se estende além de 150 milhões de sites e 10 redes sociais.
Como funciona? Digite alguma palavra-chave do seu interesse na barra de pesquisa e verifique os sites que possuem o maior número de compartilhamentos nas mídias sociais.
Sem dúvida, é a ferramenta ideal para encontrar o conteúdo mais popular filtrado por data, tipo de conteúdo, idioma e país.
Esse “brinquedo” permite ver os backlinks apontado para cada conteúdo encontrado, bem como a autoridade do domínio de referência, o número de seguidores e assim segue.
Além do mais, cria modelos de e-mail e gerencia a comunicação, campanhas de divulgação e acompanha de pertinho os resultados.
Dependendo da estratégia de marketing digital que você definiu para sua empresa conseguir atrair clientes de qualidade, é recomendável escolher as ferramentas de SEO que mais se adaptam ao seu modelo de negócios.