Quais São As Tendências De SEO Em 2024 Que Você Precisa Acompanhar Na Internet?

Iremos falar de um assunto interessante, ao qual, as explicações mencionadas nas linhas desse artigo são de extrema importância ao favorecimento da visibilidade dos seus negócios na internet e sobretudo, contribuir com o crescimento da performance da sua empresa na classificação de resultados orgânicos do Google.

Antes de começarmos, gostaria que você colocasse essa página nos favoritos do seu navegador web, caso queira reler os tópicos relacionados as tendências de SEO em 2024 ou se preferir fazer à moda antiga, você pode anotar tudo em caderno.

Então, está preparado para conhecer as novas tendências de SEO para o ano de 2024?

A estratégia de marketing digital conhecida como SEO está evoluindo muito rápido e ao mesmo tempo, está obrigando todos os profissionais consultores, os analistas e agências de comunicação, acompanhar tais evoluções, ajustar suas técnicas de otimização de sites em função das atualizações realizadas pelos algoritimos do Google e aperfeiçoar suas estratégias de aquisição de tráfego qualificado (novos clientes) de acordo com o comportamento de busca do consumidor no Google.

Em outras palavras, se você ignorar o avanço das tendências de SEO 2024, é bem provável que seus concorrentes liderem o segmento do mercado, ao qual, sua linda e maravilhosa empresa está atuando desde alguns anos e você não conseguirá superar seu faturamento no final desse ano.

Sendo assim, como a minha missão é colaborar com o engrandecimento de pequenos e médios empreendedores no mundo virtual, aqui estão as principais tendências SEO para 2024.

Se o seu objetivo é aparecer na primeira página do google com palavras-chave relevantes, antes de qualquer coisa, você precisará aprender como otimizar um site e após essa etapa, será possível visualizar os primeiros resultados surgirem online.

Conteúdo de qualidade é fundamental

O desenvolvimento de conteúdo de qualidade é um critério fundamental no processo de otimização de landing pages e influência (de forma positiva ou negativa) a classificação de snippets no posicionamento de resultados naturais dos mecanismos de buscas.

O conteúdo é REI e sempre será.

Entretanto, aquela velha e antiga técnica de inundar os artigos com centenas de palavras-chaves, acabou!

Nos dias de hoje, quando falamos em criação de conteúdo, estamos querendo dizer que o nível de qualidade do seu artigo deve ser tão importante quanto a quantidade de palavras-chave imbutidas nos parágrafos do texto.

A coisa funciona da seguinte forma!

Assim como o Google, os usuários adoram ler conteúdos de qualidade e o mais interessante é que os visitantes sempre voltarão a ler seus textos, vão compartilhar essas ricas informações nas redes sociais e enviar os links desses benditos artigos, em grupos de WhatsApp.

Caso ainda não tenha entendido, vou deixar outro exemplo básico aqui.

O Google detesta conteúdos mal redigidos, pouco explicativos e difíceis de serem compreendidos pelos usuários leitores, compradores, visitantes, consumidores etc.

Agora, não estou apenas me referindo aos sites corporativos com aqueles longos textos. Estou incluíndo também, todas as páginas de produtos de lojas virtuais do comércio eletrônico.

A internet se trata de favorecer a experiência do usuário e se você rejeitar esse regulamento, o Google vai explodir o seu negócio.

Vamos analisar juntos, alguns critérios que compõem um conteúdo de qualidade:

Antes de mais nada, é necessário fazer uma análise do público-alvo que você deseja alcançar e em seguida, encontrar o cliente ideal.

É um procedimento de criação de uma buyer persona, através da identificação de dados relacionados ao consumidor final, tais como:

  • Faixa etária.
  • Renda mensal.
  • Estado civil (casado, solteiro, divorciado ou viúvo).
  • Localidade física (onde mora).
  • Hobbies favoritos.
  • Orientação sexual.
  • Situação financeira da família.
  • Nível de escolaridade e experiência profissional.

O que você tem a ganhar com isso?

É atráves da coleta de informações de estudos analíticos, que será possível criar conteúdos de qualidade direcionados a um público-alvo específico e após a realização da primeira etapa, você poderá prosseguir para as próximas.

Segundo: O texto do conteúdo deve ser objetivo (sem blá blá), apresentando um próposito de fácil entendimento aos visitantes e conter palavras-chave pertinentes que estejam em plena harmonia com o título principal, a URL da página e as heading tags (h1, h2, h3 e assim por diante).

Terceiro: A estruturação de conteúdo em landing pages respeita os seguintes fatores:

  • Títulos e subtítulos.
  • Imagens adaptadas.
  • Tabelas de preços.
  • Formulário de contato.
  • Vídeos.
  • Citações.
  • Chamada para ação e assim segue.

Quarto: No que consiste o link building interno, todas as páginas do site ou do e-commerce precisam estar ligadas entre si e para isso funcionar, é imprescindível aplicar a técnica do cross linking.

Quinto: O conteúdo deve conter informações úteis e utilizáveis pelos usuários.

Sexto: A otimização de páginas de conteúdo é uma etapa indispensável para que o Google possa classificar seus serviços ou produtos na primeira página de resultados.

Sétimo: Otimizar um site requer sólidos conhecimentos em SEO e por esse motivo, aconselho você a entrar em contato conosco para conversarmos sobre seus projetos.

Comportamento de busca dos usuários

Esse tópico trata-se de descobrir a intenção de busca dos visitantes, conhecer como os usuários efetuam suas pesquisas, saber porque pesquisam por tais tipos de serviços ou produtos, quando realizam essas pesquisas e o que os motivou a fazer essas buscas no Google.

Além do mais, é uma questão substancial detectar os variados tipos de respostas que procuram e constatar as informações mais satisfatórias aos futuros clientes.

Daniel, como podemos elaborar tal estudo semântico?

Existem ferramentas de SEO eficientes capazes de fornecer tais informações e aqui estão algumas delas:

Meu amigo, hoje é seu dia de sorte!

Vou deixar 4 super dicas definidas em quatro etapas, com a finalidade de melhorar o seu posicionamento no Google e ampliar a visibilidade do seu empreendimento online.

A primeira etapa desse jogo de otimização de sites é concentrar as energias na criação de conteúdo para o usuário.

Esqueça os mecanismos de pesquisas e pense somente no consumidor final e nada mais.

Crie conteúdos impactantes com textos agradáveis e fáceis de serem lidos pelos internautas.

O foco é atender as necessidades e as carências do visitantes. Foda-se o Google!

A segunda etapa é adotar a estratégia mágica do cross linking.

A vinculação de landing pages através dos textos que revestem a integralidade do conteúdo dos níveis do seu site é a “mão na roda” na distribuição de popularidade até as páginas de nível 3 e 4.

Você sabe o que significa isso?

Então, o link building interno cria um gigantesco mapa do site riquíssimo em dados relevantes, permitindo estruturar o conteúdo em torno de tópicos e termos de busca selecionados pelo analista de SEO.

Veja o exemplo do meu site! Olhe como estruturei esse artigo com a técnica do linking interno.

A terceira etapa é otimizar suas páginas, categorias, subcategorias e homepage de forma inteligente, agregando uma única palavra-chave central (a mais relevante vinculada ao produto ou serviço) e aprimorar a sua estratégia de otimização com palavras-chave de calda longa.

A quarta etapa consiste em usar dados estruturados (quando for necessário).

A importância dos Rich Snippets para o SEO

Os Rich Snippets estão designados ao revestimento da estrutura física dos resultados que costumam aparecer após o usuário efetivar uma pesquisa no Google.

Por exemplo, ao fazermos uma pergunta ao Google, um resultado (resposta) sem clique surge no topo da primeira página de resultados de pesquisa em forma de uma caixa, onde contém uma imagem representando a resposta à pergunta.

Dessa maneira, é desnecessário clicar para pular um artigo, entendeu?

Agora, vamos as más e boas notícias sobre os Rich Snippets.

Qual você quer primeiro?

A má notícia é que não podemos controlar a exibição dos Rich Snippets. Apenas o Google decide qual conteúdo mostrar como Snippet em destaque.

A boa notícia é que nós podemos criar informações detalhadas a serem promovidas nos Rich Snippets.

Porém, é bem provável que o conteúdo se transforme em um extrato, uma amostra curta na posição zero do Google.

Tendências de SEO em 2021

A imagem acima é um típico exemplo de Rich Snippet na posição zero do Google, referente a uma página do meu site de consultoria, abordando um assunto específico sobre estratégias de marketing viral.

A grande sacada é construir conteúdos em torno de assuntos que remetam perguntas, tais como: “como instalar papel de parede?” ou “quais são as tendências de SEO em 2024?

A ideia é fornecer informações úteis o suficiente aos usuários e ao Google. Assim, pode-se constatar que o conteúdo de um determinado site é valioso.

Em segundo plano, é atrair a atenção dos visitantes e incetivá-los ao clique no link dentro do Rich Snippet.

Os Rich Snippets aumentam o CTR de um site e esses dados estão disponíveis na plataforma Search Console.

Em suma, se você estiver enfrentando dificuldades para posicionar suas landing pages na posição zero do Google, chama a gente pelo WhatsApp flutuante ao lado e vamos conversar um pouquinho.

Experiência do usuário

Chegamos ao ponto que eu queria. Adoro compartilhar minha visão sobre SEOUX.

Você ainda está com a sua caneta na mão, meu querido? Então, segura firme nela.

Os verdadeiros profissionais do marketing digital que possuem níveis de conhecimentos similares aos meus, sabem que a integração de serviços personalizados favoráveis as melhorias da experiência do usuário, começa a partir da estruturação da arborescência da navegação de níveis de um site institucional ou de uma loja virtual, segmentando as respectivas categorias, subcategorias, classificação de artigos, formulário de contato, páginas produtos e demais landing pages ativas no site.

Trata-se de organizar a navegação interna do menu, submenu etc, a fim de, facilitar o fluxo do tráfego de visitantes que transitam dentro do site e conforme expliquei há alguns minutos atrás, o link building é um grande aliado no aperfeiçoamento da experiência do usuário.

Embora tudo isso seja interessante, atraente e enriquecedor, as coisas vão ainda mais além e as explicações seguem logo abaixo.

Sim! É claro que obter uma navegação bem estruturada faz toda a diferença, mas aos olhos dos consultores de marketing, consideramos insuficiente.

Após a concepção de um site, a mágica começa acontecer quando confeccionamos o planejamento estratégico de páginas que farão parte do site e do conteúdo que será inserido em cada uma dessas landing pages.

É como se você tivesse arquitetando um projeto de construção da casa dos seus sonhos em cima de um amplo terreno sólido e construtível.

Você já sabe a localização dos quartos, sala, cozinha, banheiros, suites, salão de jogos, piscina, garagem, sisterna, terraço, churrasqueira e onde você vai colocar aquela rede para descansar nas tardes de domingo.

Sabemos que isso representa um trabalho árduo, complicado, exaustivo e complexo, mas é essencial trazer melhorias a experiência do usuário, caso você almeje turbinar seus negócios online.

A fusão de técnicas de marketing de conteúdo, associadas às estratégias afiadas de inbound marketing é a chave do sucesso online.

A união de ambas estratégias tende a quadruplicar o faturamento de qualquer pequena ou média empresa.

O usuário contente é um potencial cliente feliz que faz questão de adquirir programas de fidelização oferecidos pelas empresas.

Gostaria de encerrar esse tópico deixando uma última recomendação importantíssima.

A velocidade de carregamento de páginas de um site se transformou em um critério primordial em termos de posicionamento SEO e experiência do usuário.

A inteligência artificial do Google também detecta a insatisfação dos usuários através dos dados relacionados a taxa de reijeição no Google Analytics, devido a baixa qualidade do conteúdo, lentidão na exibição de páginas, navegação complexa, sites inseguros e por aí vai.

Já sei, você está se perguntando como verificar a velocidade de um site. As ferramentas que utilizamos em nossa agência de comunicação são:

Entenda que, sites que oferecem uma excelente experiência do usuário (UX) são muito bem recompensados com melhor visibilidade no posicionamento da SERP dos mecanismos de pesquisas.

Acessibilidade pelos dispositivos móveis

Gostaria de chamar a sua atenção sobre compatibilidade do seu site com diferentes dimensões e tamanhos de telas de telefones celulares.

De fato, todas as páginas internas, incluindo a homepage devem ser otimizadas para dispositivos móveis (smartphones).

Isso significa, que o layout do seu site ou e-commerce deve ser responsivo e esse critério está no topo de tendências de SEO 2024.

É simples! O famoso índice (métrica) Mobile First Index do Google irá decidir o sucesso ou o fracasso da sua empresa na internet.

Se você imaginar a quantidade de acessos proveninetes de usuários utilizadores de dispositivos móveis, você terá um “colapso”.

Em 2020, o número de vizualizações de sites por meio de celualres, explodiu até as expectativas do Google e isso indica, que se você não acompanhar essa tendência de SEO 2024, será um fracasso lamentável.

O Google está sendo bem claro.

Sites responsivos incompatíveis com dispositivos móveis serão banidos do index de pesquisas!”

SEO Local

46% das pesquisas realizadas no Google possuem intenção local, as quais, os consumidores associam a palavra-chave principal (o que desejam comprar) a uma determina localização (onde querem encontrar).

Exemplo: “Agência de marketing digital no Rio de Janeiro

Em relação aos atuais acontecimentos causados pela pandemia do CoronaVírus, o local SEO sofreu uma forte queda no desempenho em 2020, devido ao cumprimento de normas obrigatórias impostas pela OMS e incontáveis empresas encontraram-se em situações de recesso, com o justo próposito de salvar vidas em meio a essa terrível crise sanitária que estávamos atravessando.

No entanto, desacredito que seja o momento de abandonar o navio e largar de mão seus projetos por causa dessa virose.

Retroceder nunca, render-se jamais!

Independente do setor de atividade da sua empresa, aconselho que você abra uma ficha empresarial na plataforma Google Meu Negócio e comece a captar novos clientes interessados nos produtos que você comercializa.

O Covid-19

O CoronaVírus, mais conhecido como Covid-19 é responsável pelo maior enfraquecimento financeiro que o mundo já conheceu após a segunda guerra mundial e um grande causador desse distanciamento social que ressaltou o desespero de milhares de empresários, alguns dos quais, ainda não conseguiram se levantar.

Gostaria de aproveitar essa ocasião para introduzir algumas de minhas recomendações técnicas e conselhos de marketing digital, com o intuito de, ajudar você a reerguer o seu empreendimento ou auxiliar quem está pretendendo lançar um negócio lucrativo online.

1º conselho – Se você leu esse artigo com atenção, você percebeu que não se trata apenas de saber como classificar palavras-chave em plena pandemia, mas de como produzir conteúdo de qualidade, focando ultrapassar expectativas, superar urgências e atender as necessidades de pessoas que estão desesperadas procurando por soluções urgentes aos seus problemas.

Sendo assim, planeje uma estratégia de comunicação de anti-crise.

Suponhamos que a informação que seu público-alvo almeja encontrar, seja sobre “como comprar um livro de receita chinesa” durante o ciclo da pandemia do Vírus. E daí? Manda brasa!

Se você vende o produto que esse tipo de cliente deseja comprar, porque não criar um conteúdo em torno desse tópico e vender centenas de exemplares?

2º conselho – Atualizar as informações pode trazer clientes inesperados. Seus parceiros de negócios, assim como os consumidores, querem descobrir como a crise afetou seus empreendimentos e mais importante, eles querem saber também, como o seu relacionamento com sua empresa foi afetado.

As perguntas à seguir farão você entender onde quero chegar:

  • A sua empresa ainda está funcionando?
  • Seus negócios ainda estão ativos?
  • Sua oferta teve que ser modificada?

3º conselho – Você deve colocar seu foco em como você pode ajudar as pessoas, pois é dando que se recebe! Ou estou errado?

O pequenino questionário abaixo fará você refletir um pouquinho e caso suas respostas forem 100% positivas, parabéns!

A sua empresa está agarrando a oportunidade de retribuir vantagens às pessoas durante a crise do Covid-19 e você ainda “corre o risco” de colocar sua popularidade nas nuvens.

  • Qual é o diferencial do seu produto e porque as pessoas devem comprá-lo?
  • Você faria uma oferta promocional generosa com preços mais baixos em meio ao distanciamento social?
  • Seus clientes poderiam se beneficiar dessa redução de preço ligada à crise?

Conclusão

O resumo final sobre tendências de SEO em 2024, corresponde com as normas da Inteligência Artificial do Google, as quais, informam que somente sites responsivos que apresentam conteúdos de qualidade irão sobreviver.

Conforme vimos ao decorrer do artigo, a experiência do usuário será um desafio para milhares de administradores de sites em 2024 e tenho absoluta certeza que você deseja vencer essa batalha, correto?

Então, coloque esse aspecto no topo da sua lista de prioridades e certifique-se de adaptar sua estratégia de calda longa, adicionando frases interrogativas, a fim de, fortalecer as suas posições no SEO.

A hora de repensar na estrutura do SEO da sua empresa, chegou. Conecte-se com a gente e peça sua consultoria personalizada.

Vamos estabelecer os devidos planos de ação, nos baseando nas tendências de SEO 2024.