Como Fazer Uma Análise Da Concorrência Na Internet E Redes Sociais? 7 Etapas Indispensáveis!

como fazer análise da concorrência

A análise da concorrência é a realização de estudos que compreendem diversos critérios técnicos de marketing digital, elaborado por um especialista em otimização SEO, com o propósito de detectar a performance (pontos fracos e fortes) de cada concorrente e em seguida, construir um plano de ação estratégico, visando ultrapassar os concorrentes na internet e maximizar a visibilidade da marca, produtos ou serviços de uma empresa.

Analisar os sites concorrentes é uma etapa obrigatória, sabia disso?

Em 2017, os analistas profissionais do SEO segmentaram os pilares da otimização orgânica em 3 partes:

  • Conteúdo editorial.
  • Relevância dos backlinks de qualidade de sites referentes.
  • Aspecto técnico de um site.

Indo além dos pontos acima, eu recomendo também que você analise os seguintes aspectos:

  • Descobrir as palavras-chave utilizadas pelos seus concorrentes.
  • Analisar o volume de tendências de buscas com a ferramenta Google Planner (planejador de palavras-chaves do Google).
  • Identificar o diagrama dos sites concorrentes.
  • Verificar a composição da estrutura física de seus sites.
  • Examinar o número de páginas ativas no site e o volume de conteúdo das landing pages.
  • Averiguar os temas aos quais são implantados os backlinks.

Ou seja, é necessário conhecer quem são os sites parceiros que apontam backlinks para o site dos seus concorrentes.

Descubra 7 etapas da análise de concorrentes

A primeira etapa da análise da concorrência, consiste em conhecer quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

Peguemos o exemplo de resultados de busca com a palavra-chave “Roupas Masculinas“.

Pode-se constatar a presença de uma forte concorrência direta dos e-commerces presentes na imagem abaixo:

como analisar sites conorrentes?

Ao observar os resultados de pesquisas com a palavra-chave “vinhos brasileiros“, nota-se que o site de uma revista (imprensa), aparece com duas páginas na frente de um e-commerce (loja virtual) especializado na venda de vinhos online.

Em suma, o propósito desses sites são distintos, mesmo assim, essas empresas são concorrentes indiretas.

analíse da concorrência

Em termos de SEO, a segunda etapa do processo de análise da concorrência é considerada como uma das mais importantes e cada uma possui seus métodos para criar sua lista de palavras-chave.

A análise da concorrência pode acelerar a etapa de pesquisas de palavras-chave com o auxílio de algumas ferramentas de SEO, que identificam as palavras-chave que seus concorrentes estão usando para se posicionar nos primeiros resultados de pesquisa do Google e nos links patrocinados de anúncios no Google Ads.

É uma tática muito utilizada pelos consultores de SEO!

O ideal é analisar pelo menos 4 sites concorrentes e em seguida, constituir uma estratégia de otimização de conteúdo assertiva e eficaz.

A terceira fase do conjunto de ações de análise da concorrência é a construção de um diagrama. Trata-se de separar e segmentar as palavras-chave por categorias do seu site e determinar qual estrutura será a mais robusta.

Após a concepção do diagrama, a quarta etapa é o desenvolvimento do conteúdo editorial das páginas do seu site. Lembrando, que essa fase é a mais relevante de todas!

Como disse antes, a análise da concorrência pode ajudar a estabelecer sua estratégia de redação web. Questione-se algumas perguntas:

  • Quais são as palavras-chave que aparecem com mais frequência dentro do texto?
  • Onde foram colocadas na zona principal do conteúdo?
  • Quantas palavras constituem os conteúdos das principais páginas?

Fazendo esse tipo de análise e aplicando um trabalho de redação com palavras bem escolhidas, será possível escrever um conteúdo otimizado para o SEO.

A quinta etapa da análise da concorrência é estudar os backlinks. Essa fase permitirá ganhar popularidade aos olhos dos algorítimos do Google. Sem dúvida, é uma estratégia sensacional. Porém, é considerada perigosa.

Os backlinks de baixa qualidade podem influenciar negativamente o posicionamento de suas páginas na classificação de resultados orgânicos. Algumas pessoas escolhem o lado mais prático, criando links artificiais, na esperança de melhorar o posicionamento no Google.

Entretanto, é pouco provável que tais links favoreçam quaisquer possibilidade de melhorias no ranking.

Outras pessoas, criam perfis fakes, escrevem comentários em fóruns de discussão e aplicam as famosas técnicas do Black Hat SEO. Nesse contexto, posso garantir que seus sites correm um grande risco de serem penalizados pelo Google.

Não existe nada melhor que redigir um conteúdo pertinente para gerar bons backlinks em sites que estão relacionados com o principal tema do site da sua empresa.

Conteúdos interessantes podem seduzir o internauta a fazer backlinks para você! Afinal, como é feita a análise de backlinks?

Atualmente, existem diversas ferramentas (gratuitas e pagas) concebidas para esse tipo de análise. Exemplo: SEMRush e ferramenta Majestic.

A sexta etapa da análise da concorrência se resume nos seguintes fatores:

  • Distinguir seus concorrentes nos resultados de pesquisa do Google.
  • Enriquecer sua lista de palavras-chave.
  • Construir um diagrama bem estruturado.
  • Escrever conteúdo relevante e otimizado.
  • Recuperar backlinks perdidos pelos seus concorrentes.

A última etapa é manter o posicionamento das páginas do site da sua empresa, entre os 10 primeiros resultados de pesquisa do Google, assim como, seus concorrentes também querem.

Conclusão

Analisar os sites concorrentes não serve somente para entender como a concorrência está aplicando suas benditas estratégias na internet, mas funciona também para fazer uma avaliação comparativa do comportamento de diferentes empresas do mesmo nicho e sobretudo, definir um planejamento de comunicação estratégica constituído de sólidas ações de marketing que serão um grande acelerador de novas oportunidadades de negócios ao seu empreendimento.