O Que É SEO Na Prática? Guia De Otimização Para Iniciantes!

Quando nos referimos ao conjunto de estratégias de otimização de sites corporativos, blogs noticiosos e informativos ou até mesmo lojas virtuais do comércio eletrônico, estamos falando sobre o planejamento de técnicas de aquisição de tráfego orgânico qualificado, através de ações capazes de otimizar um site em função das atuais normas dos algoritmos do Google, visando alcançar melhores resultados na classificação de resultados de pesquisas dos mecanismos de buscas.

Segundo as últimas atualizações da inteligência artificial do Google, prevalecem as 3 normas abaixo:

  • Experiência do usuário.
  • Velocidade de landing pages nos dispositivos móveis.
  • Relevância do conteúdo editorial nas páginas internas de cada site.

Em relação ao entendimento do aperfeiçoamento de qualquer linha redacional, o conteúdo deve ser útil e utilizável pelo leitores.

A mensagem que o Google transmite aos usuários é bem simplificada e podemos entendê-la da seguinte forma:

“Quanto melhor for o nível de experiência do usuário, melhor será o indíce qualificatório dos snippets nos resultados orgânicos.”

Ao contrário das renomadas agências de marketing digital especializadas em otimizar sites, incontáveis usuários iniciantes e administradores de sites, desconhecem a verdadeira importância da otimização SEO e acabam abandonando seus projetos por negligenciarem as possibilidades de adquirirem as devidas habilidades técnicas necessárias para melhorar o posicionamento no Google dos negócios de suas próprias empresas.

Indo muito além da obtenção de conhecimentos, o SEO é considerado uma prática que requer a construção de:

  • Planejamentos estratégicos, por intermédio de estudos da viabilidade do mercado de negócios.
  • Longas análises semânticas (palavras-chave).
  • Concepção de auditoria de site (on-page e off-page).
  • Análise aprofundada de sites concorrentes focando extrair os pontos fortes e fracos da concorrência direta e indireta.
  • Verificação da qualidade do conteúdo editorial de landing pages.
  • Diagnosticar os diferentes índices e variações de carregamento de páginas internas e assim por diante.

Em outras palavras, é imprescindível conceber uma metodologia pertinente, investir tempo e muita energia, caso você queira aparecer na primeira página do Google e conduzir sua empresa ao nível superior do panorama do mercado brasileiro.

O SEO é um método rentável a médio e longo prazo, onde os analistas e consultores de marketing digital conseguem automatizar seus serviços de otimização orgânica ao longo dos anos.

Agora, vejamos juntos algumas outras interessantes definições lógicas associadas aos diferentes significados sobre o que é SEO.

A tradução da sigla SEO é Search Engine Optimization e em português dizemos otimização de sites para motores de buscas.

A otimização de landing pages para atrair clientes qualificados e para os principais mecanismos de pesquisa é um grupamento de ações técnicas destinadas a promover o total esclarecimento da diversidade de conteúdos de um determinado site com a finalidade de fornecer informações relevantes aos algoritmos de indexação do Google e aos usuários conectados online.

O SEO é o único método (baixo custo de investimento) capaz de posicionar empresas no topo da lista de resultados de pesquisas do Google, Yahoo e Bing Search.

De fato, é uma linguagem que permite as empresas se comunicarem com os motores de pesquisas como procede no exemplo abaixo descrito:

“Olá tio Google, esse é meu site, está organizado de tal forma, falamos sobre esse nicho, gostaríamos de estar na primeira página e conquistar clientes qualificados.”

Entretanto, o objetivo da linguagem comunicativa entre você e o mecanismo pode ser outra e talvez, queira informar o Google que não deseja indexar determinadas páginas contidas em algumas seções do seu site.

Conheça os 6 principais aspectos do SEO

O sustentáculo do primeiro aspecto do SEO está anexado a estrutura física da arborescência (ergonomia) navegacional interna de um site, segmentada em vários níveis distintos, respeitando a arquitetura (3 cliques no máximo) padrão ou customizada de categorias (nível 2) e subcategorias (nível 3) de qualquer site institucional ou e-commece.

Em termos mais corriqueiros, é recomendável elaborar um site que ofereça aos visitantes uma navegação 100% acessível e intuitiva, propriciando um layout responsivo, designs gráficos atrativos e entregando conteúdos fáceis de serem interpretados pelo usuário final.

Em relação aos aspectos que envolvem as exigências dos motores de pesquisas, o Google nos fornece instruções clarificadas sobre a concepção do projeto de criação de websites, tencionando otimizar a legibilidade do código fonte HTML, PHP e por fim, adaptá-lo aos critérios (indexação e posicionamento) de rastreamento processado pelos robôs desses mecanismos de busca.

Os sites devem possuir funcionalidades que promovam acessibilidade sem restrições e ao mesmo instante, acrescentar valores positivos nas vidas dos consumidores, compradores, leitores e assim por diante.

Indexabilidade

A indexabilidade de landing pages do site é uma característica primordial dentro do procedimento de incorporação de técnicas de otimização SEO.

Ou seja, é necessário permitir que os robôs executem a indexação de páginas internas nos repertórios classificatórios de seus servidores.

Vale a pena lembrar que os sites de empresas não indexáveis pelo Google, são empresas invisíveis no ranqueamento de snippets SEO.

Dá uma olhadinha em nosso artigo “Porque meu site não aparece no Google?” e aprenda como resolver todos os seus problemas de indexação e afins!

Já pensou em fazer uma varredura completa no site e verificar se há alguma URL inacessível, links mortos e inoperantes, ou páginas de erro 404?

Então, faz isso agora mesmo e assegure-se que o redirecionamento 301 está funcionando bem.

Entenda a função dos meta títulos e description

Os títulos e meta description de cada página de aterrissagem devem ser únicos, incluíndo pelo menos uma palavra-chave relevante ao próposito final do assunto ao qual você almeja ranquear no Google e atrair clientes com dinheiro.

A tarefa de otimização de meta tags de um site para o SEO do Google é um fator indispensável ao aspecto de visibilidade no raqueamento dos mecanismos de pesquisas e comunicar aos usuários a finalidade de cada página do site.

Utilidade de Heading TAGS

A inserção de tags H1, H2, H3 etc, nas páginas de conteúdo permitem organizar os textos de forma estruturada, segmentado os assuntos com títulos e subtítulos com palavras-chave importantes e aumentar a ocorrência da densidade de termos de pesquisas.

Link building

O link building interno também precisa constar na sua lista de prioridades de otimização de sites.

Neste quesito, você irá relacionar todas as páginas internas do seu site, através da ativação de links internos dentro do conteúdo redacional das landing pages que compõem o site.

A inclusão de links internos ou cross linking proporciona bons resultados na rede de pesquisas e facilita a navegação dos usuários que navegam pelo site.

Outra forma de acelerar a competitividade do seu ranking no Google é conseguindo backlinks de qualidade proveninetes de sites parceiros, diretórios, comunicados de imprensa, fonecedores, distribuidores e por aí vai.

Aprenda a importância da experiênia do usuário (UX)

Ao longo dos últmos 10 anos, o Google conseguiu aperfeiçoar a inteligência artificial de seus algoritmos ao ponto de identificar a insatisfação dos usuários, por meio de alguns parâmetros notáveis na grande maioria de sites indexados na internet, tais como (exemplos):

  • Facilidade de indexação.
  • Navegação dos níveis do site.
  • Layouts responsivos (flexibilidade).
  • Qualidade de velocidade de páginas.
  • Acessibilidade.
  • Compatibilidade com celulares (versão SEO mobile) e assim segue.

Se você pretende turbinar a popularidade da sua empresa, é aconselhável obedecer as regras de SEO+UX do Google e entre elas encontram-se:

  • Qualidade da ergonomia da navegação conforme vimos no início do artigo.
  • Dimensões de imagens e vídeos otimizados adaptáveis às versões desktop, tabletes e dispositivos móveis.
  • O tamanho do texto redacional (acima de 18PX).
  • O percentual da velocidade de carregamento de páginas (o ideal é manter acima de 80%).
  • Compatibilidade com todas as dimensões de telas dos telefones celulares e tabletes.

A ferramenta de SEO Google Search Console e Speed Insights, ajudam na correção de anomalias aparentes em sites.

A verdadeira prioridade desse contexto não é apenas saber o que é SEO, mas compreender que o objetivo do Google é entregar sites de altíssima qualidade aos utilizadores que pesquisam quaisquer tipos de informações online.

Meu amiguinho, você só tem a ganhar criando um site internet impactante.

Monte um planejamento de conteúdo editorial

Ao meu ponto de vista, a preparação do planejamento de conteúdo redacional personalizado é o critério mais importante existente nos dias atuais.

“Daniel muito legal falar sobre o que é SEO, mas preciso descobrir como criar conteúdo de qualidade ao site da minha empresa?”

Conforme você observou durante a leitura, falei alguns pontos significativos que agregam benefícios sustentáveis ao seu projeto, com o intuito de garantir máxima durabilidade no raking do Google e crescimento da taxa de cliques (CTR) do seu site.

Todavia, vou reforçar o meu comprometimento explicando as ações fundamentais sobre a criação de conteúdos editoriais que agragam benefícios ao SEO dos seus negócios, mesmo que você esteja procurando saber como vender cursos online usando o marketing digital, criar ebooks para vender na internet ou fazer a primeira venda como afiliado Hotmart.

Após a definição do seu público-alvo, chegou a hora de montar uma estratégia redacional, onde você está convidado a realizar as seguintes tarefas:

  • Analisar os sites concorrentes e diagnosticar quais tipos de conteúdos estão publicando na internet e em plataformas de redes sociais, tais como: Facebook, e no feed do Instagram.
  • Elaborar um estudo semântico com a ferramenta Ubersuggest ou com o planejador de palavras-chave do Google.
  • Redigir seu conteúdo espalhando corretamenta as palavras-chave relevantes nas áreas de destaque do site internet.
  • O tamanho do conteúdo ou a quantidade de palavras no interior do texto devem ultrapassar 1000 palavras.
  • Durante a redação, dê exemplos de casos reais, provas sociais, coloque imagens representativas, vídeos explicativos ou links externos.
  • Otimizar o conteúdo para ambos interessados: Mecanismos de pesquisas (aspecto técnico) e usuários (SEO+UX).

Meu caro colega, não vou continuar escrevendo para não embaralhar seus pensamentos. Acho que já coloquei informações demais, mas havendo vontade de continuar com seu aprendizado, me chama pelo WhatsApp e vamos bater um papinho.

Moral da história, é substancial escrever conteúdos de alta qualidade e que manifestarão a curiosidade dos visitantes.

Como isso é possível? A resposta é bem simples! Você deve escolher as palavras certas.

Conclusão

O que é SEO? É uma iniciativa espontânea da nossa agência de comunicação que visa levar conhecimentos apropriados aos iniciantes na carreira de marketing digital e possibilitar aberturas de grandes oportunidades de novos empreendimentos digitais.

Gostaria de terminar esse artigo deixando mais uma pequena dica. O primeiro passo não é desvendar o que é SEO, mas descobrir o que o Google quer.