Como A Otimização De Sites Melhora A Qualidade Do Ranking Nas Pesquisas?

A otimização de sites ainda permanece sendo considerada um grande mistério por um número inestimável de usuários que não conseguiram decifrar os critérios essenciais e significativos relacionáveis ao processo operacional do SEO e tão pouco, entenderam o nível de indispensabilidade da implementação de técnicas de Search Engine Optimization nas landing pages de sites institucionais, em páginas produtos de lojas virtuais e em blogs noticiosos.

A prioridade da nossa agência é ensinar os fatores predominantes do SEO e compartilhar o funcionamento da metodologia do nosso analista de marketing digital.

O que é SEO?

O que é SEO na prática? A abreviação da sigla SEO significa em inglês, Search Engine Optimization.

Em termos mais simplificados, O SEO é conceituado por um grupamento de métodos, englobando um conjunto de técnicas de otimização, visando contribuir com o posicionamento orgânico de qualquer site corporativo na primeira página da classificação de resultados de pesquisas dos mecanismos de buscas.

Exemplo

Os sites que alcançaram posições na primeira página do Google, possuem um percentual de visibilidade superior aos sites que estão posicionados na segunda página de resultados.

Em outras palavras, o CTR deles (taxa de cliques) é mais elevado.

A otimização de sites é uma estratégia de marketing digital indispensável

Vou ilustrar essa resposta através de um exemplo básico e você entenderá o sentido figurativo da magnitude da necessidade de incorporação do SEO nos projetos de aquisição de tráfego orgânico da sua empresa.

Vamos lá, pensa comigo 2 minutos! O que adianta ter uma majestosa Ferrari vermelha parada na garagem da sua casa, com o tanque cheio de combustível, uma mulher maravilhosa do teu lado, mas o bendito carro não tem motor?

E aí, como você vai fazer para sair desse impasse? Deve ser uma situação bem frustrante, né não? Então, esse mesmo cenário acontece no mundo virtual!

Você pode até gerenciar o site mais bonito do planeta, mas sem a integração da otimização SEO, seu site viverá invisível.

Moral da história, o SEO é um propulsor de valiosas oportunidades de negócios nos resultados de pesquisas naturais do Google.

O SEO é a principal fonte de aquisição de tráfego qualificado de visitantes

Vivemos fazendo pesquisas na internet em busca de produtos e serviços mais baratos que podemos encontrar e isso é um fato indiscutível!

Estou mentindo?

No Brasil, 85% dessas pesquisas são realizadas por milhões de consumidores na zona universal de busca do Google, com a finalidade de obter qualidade, durabilidade e sustentabilidade por um preço acessível aos seus bolsos, compatíveis com seus orçamentos.

Por esse notável motivo, o SEO se transformou na coluna vertebral de qualquer tipo de empreendimento de negócios digitais no panorama virtual corporativo e na atmosfera do comércio eletrônico.

O aumento progressivo desse percentual é devido as frequentes mudanças de comportamento de busca do consumidor no Google, que prefere pesquisar e comprar sem sequer levantar do sofá.

Daniel, adorei a explicação! Porém, não entendo picas de otimização de sites e minha empresa precisa aparecer na primeira página do Google!

Amigão, não faz mal! Te ofereço 2 alternativas para solucionar seu problema.

Fica ao seu critério, mas se eu fosse você, dá logo um tapinha no Whatsapp flutuante e vamos conversar sobre o assunto. Não seja tímido rapaz!

Olha só que maravilha!

Já que você é um ótimo leitor, a segunda alternativa é acessar o meu artigo sobre “como otimizar sites internet” e aprender o funcionamento da otimização SEO.

Quem sabe você consegue ter o privilégio de posicionar seu site entre os 10 primeiros resultados orgânicos dos mecanismos de busca, sem delegar essa tarefa a nossa agência de marketing digital!

Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

A definição ideal para ambas fontes de atração de clientela é bem simples e vou explicar de um jeitinho descomplicado.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico nada mais é que o resultado de buscas geradas pelos usuários, quando fazem pesquisas no Google, no portal Yahoo Search ou Bing.

Tráfego pago

O tráfego pago é representado pelas campanhas publicitárias que aparecem no topo das pesquisas do Google ou no rodapé da página.

Entretanto, isso acontece quando o usuário compra palavras-chave com o intuito de alcançar resultados imediatos.

Existem 4 fontes de tráfego pago oferecidas pelo Google, recomendáveis aos usuários que pretendem expandir a visibilidade dos seus negócios na internet:

  • Anúncios de texto expandidos na rede de pesquisa e em sites parceiros do Google.
  • Anúncios pagos responsivos para dispositivos móveis.
  • Anúncios patrocinados na rede display.
  • Anúncios de produtos de e-commerce no Google Shopping.

Bora falar em dinheiro?

Quando comparamos os valores e preços dos pacotes de marketing digital oferecidos pelas agências de comunicação, o custo dos serviços de otimização de sites é superior aos serviços de estruturação de campanhas de anúncios no Google Ads.

O volume de trabalho de otimização de site é 10 vezes maior. Daí, entendemos que seja mais custoso.

Porém, o Retorno Sobre o Investimento do SEO é garantido a 100% e você recapitaliza seu investimento inicial a médio e longo prazo.

Entenda porque precisamos saber como otimizar um site

Esse contexto depende de 2 circunstâncias sincronizadas ao seu projeto.

  • A primeira refere-se a saúde financeira do seu orçamento. Até quanto você é capaz de investir em SEO?
  • A segunda está associada à sua experiência com desenvolvimento de ações estratégicas de otimização de sites.

Os usuários que dominam o SEO, dispensam os serviços de agências de marketing digital e acabam poupando seus investimentos.

No caso de proprietários de sites que têm dinheiro em caixa, mas não têm a menor noção do que significa Search Engine Optimization, transferem essa tarefa aos consultores de marketing digital capacitados em tecnologias de otimização orgânica.

Ou seja, você não é obrigado a saber como otimizar um site.

Basta clicar no WhatsApp e nós iremos posicionar sua empresa na primeira página do Google.

Como funciona um mecanismo de pesquisa

Vamos dizer que o Google seja uma gigantesca biblioteca virtual e o propósito do seu “assistente” (robô) se resume em:

  • Varrer a globalidade dos servidores pelo mundo a fora, com o único objetivo de indexar novas landing pages.
  • Atualizar a integralidade de modificações efetivadas nos sites, em blogs e lojas virtuais e-commerces.
  • Penalizar os sites que desrespeitam as normas do Google, usando técnicas de black hat SEO.

Durante o procedimento de varredura, a inteligência artificial do Google analisa todos os critérios relacionados aos cálculos matemáticos do percentual da densidade de palavras-chave incluídas em landing pages.

Além do mais, o Google faz verificações de qualidade do conteúdo editorial de páginas internas e identifica a conformidade dos sites em relação aos regulamentos vinculados ao desempenho da experiência do usuário.

Sendo assim, podemos concluir que a inteligência robótica do Google determina em qual posição suas páginas serão classificadas nos resultados de pesquisas.

É tipo assim! Primeiro o Google procede com ações de indexação (cadastro) ou desindexação (exclusão) de páginas e depois, com a catalogação (posicionamento) de snippets na SERP.

Quer um conselho de alguém que tem experiência? Cara, se você é leigo no assunto e não entende nada sobre como otimizar o seu site, então é melhor entregar essa missão pra gente.

O SEO é uma estratégia de longo prazo

A resposta é simples!

  • A grande maioria dos administradores de sites ignoram a nítida possibilidade de crescimento de seus projetos.
  • Descartam oportunidades de desenvolvimento de landing pages capacitadas em conversões.
  • Desconsideram os estudos analíticos semânticos.
  • Desconhecem a primordialidade da expansão de conteúdos qualificados destinados a captação de novos clientes que pesquisam com termos de variações acrônimos populares da metodologia 5W2H + interesse.

Enfim, após o lançamento do site, esses proprietários consideram duas coisas:

  • Acham que a pouca quantidade de landing pages que compõem o site é suficiente e não procuram crescer seus negócios.
  • Pensam que os novos clientes surgirão como se fosse um passe de mágica.

Na boa, temos que convir que não é bem assim!

Quando dizemos que o SEO é uma estratégia a longo prazo, estamos também nos referindo aos seguintes pontos:

  • Criação de landing pages específicas, incluindo técnicas de marketing de conteúdo.
  • Aperfeiçoamento da navegação.
  • Estruturação do conteúdo editorial.
  • Customização do layout.
  • Análise de compatibilidade com dispositivos móveis.
  • Sincronização com ferramentas de SEO.
  • Análise de sites concorrentes.
  • Planejamento de estudos lexicais.
  • Melhorias na velocidade de exibição de páginas.
  • Otimização de meta tags.

A otimização SEO é composta de pelo menos uns 200 critérios que requerem experiência comprovada no procedimento de aplicações de técnicas de Search Engine Optimization.

Em relação ao surgimento dos resultados na classificação de snippets nas pesquisas dos mecanismos de buscas, é necessário aguardar pelo menos 60 dias e mesmo assim, esse contexto depende de dois fatores:

O primeiro é a idade do site. Quanto mais antigo, melhor será seu posicionamento!

No caso do segundo, encontramos os denominados fatores técnicos, tais como:

  • Qualidade do conteúdo redacional embutido nas landing pages.
  • Relevância de palavras-chave usadas durante o processo de otimização do texto.
  • Otimização de variadas de meta tags.
  • Heading tags.
  • Implementação de otimização de link building.
  • Aquisição de backlinks de qualidade e assim vai.

A incorporação do SEO é lenta, mas é eficiente a longo prazo. A grande vantagem é que você conseguirá ressarcir os custos do seu investimento.

Otimize seu site na prática

A guidelines do Google menciona centenas de critérios aceitáveis de otimização de site e em paralelo, encontram-se os fatores que implicam possíveis penalidades, caso os usuários ignorem as normas do algoritmo do Google.

Otimização de site on-page

A definição simplificada do SEO on-page é resumida em um grupamento de ações de otimizações aplicadas por um consultor de marketing digital, em diferentes seções internas de landing pages de um site.

A finalidade é aprimorar a experiência do usuário (UX) e beneficiar de posições privilegiadas na classificação orgânica do Google.

Vejamos alguns aspectos abaixo:

  • Tags HTML: Title, meta description, heading tags, atributos ALT, imagens e tags em negrito.
  • Dados estruturados (rich snippets).
  • As estruturas de URLS: Reescritura, redirecionamento 301, páginas de erro 404 etc.
  • Linking interno e cross linking.
  • Inclusão de palavras-chaves pertinentes nas zonas quentes do conteúdo editorial.
  • Relevância de termos de buscas em torno do assunto principal da landing page.
  • Equilíbrio do percentual da densidade de palavras-chave nas páginas internas.
  • Originalidade e qualidade do conteúdo redacional.
  • Compatibilidade com telefones celulares e velocidade do site.
  • O site deve rodar sempre em HTTPS.
  • Gestão do Google sitemap xml e do arquivo Robots.txt.

Todos esses elementos impactam o posicionamento no Google e você deve considerar essas ações, como prioritárias.

Otimização de site off-page

A definição de estratégias de SEO off-page, trata os pontos a seguir:

  • Planejamento específico de aquisição de tráfego qualificado.
  • Otimização da popularidade da marca de uma empresa na internet.
  • Intensificação da sua reputação digital, através de sites parceiros referentes.

Em termos práticos, a otimização off-page significa:

  • Adquirir o máximo de links externos provenientes de plataformas sociais.
  • Cadastro em diretórios de sites e classificados virtuais.
  • Publicação de artigos em em sites de imprensa.
  • Fóruns de discussão.
  • Feed RSS.
  • Criação de artigos em blogs etc.

O objetivo é multiplicar suas chances de crescimento e reforçar a visibilidade da sua empresa.

Diferença entre indexação de sites e posicionamento

A indexação de site é um procedimento técnico de cadastramento de sites nos mecanismos de buscas, por intermédio da ferramenta Google Search Console, Bing Webmasters Tool ou por algum backlink que aponta até seu site.

Ou seja, você irá aparecer no Google, quando o robô encontrar o caminho que leva até as páginas do seu site.

O posicionamento no Google é a etapa posterior aos serviços de otimização SEO, onde o Google avalia centenas de aspectos de um determinado site e decide se vale a pena posicioná-lo na primeira página ou não.

Tudo depende da qualidade do conteúdo e do nível de densidade de palavras-chave contidas em uma página interna.

“Não há como controlar o posicionamento de snippets na SERP!”

Escolha palavras-chave relevantes

A escolha de palavras-chave ou estudo semântico é um minucioso trabalho analítico de identificação da pertinência de termos de pesquisas referentes a cada landing page de um site, do índice do volume mensal de tendências de buscas e do nível da concorrência (popularidade) entre os Keywords.

A maneira ideal de constituir uma análise de palavras-chave (genéricas e cauda longa) é segmentando todas as partições do seu site e você poderá distinguir quais palavras-chave são as mais adaptáveis as suas categorias e subcategorias.

Existem numerosas ferramentas de SEO capazes de planificar sua estratégia de palavras-chave.

As palavras-chave de cauda longa são fundamentais

A implementação da estratégia de otimização da cauda longa, permite explorar o potencial de outros termos de pesquisas qualificadoras que rodeiam as palavras-chave genéricas de uma denominada landing page.

Embora essas palavras-chave sejam menos populares, a cauda longa permanece determinante e menos competitiva, onde é possível posicionar sites com mais rapidez.

Afinal, quais critérios abrangem a cauda longa?

  • Localização.
  • Especificações diversas.
  • Tipos e modelos de produtos.
  • Características de serviços.
  • Tamanhos.
  • Preços e valores.
  • Cores.
  • Gêneros e muitos outros.

Custo para você otimizar um site

Os valores de preços dos pacotes oferecidos pelas agências de SEO para otimizar sites são definidos de acordo com o volume de trabalho que deverá ser realizado e em função da complexidade do projeto.

As vezes, o faturamento pode ser cobrado por hora de intervenção.

Auditoria de SEO

É um procedimento fundamental que analisa os pontos técnicos on-page e off-page que bloqueiam a visibilidade de um site nos mecanismos de pesquisas e influenciam negativamente o posicionamento na SERP.

Há alguns meses, redigimos um artigo super interessante falando sobre como fazer uma auditoria de site que você não deve deixar de ler.

A importância do monitoramento de métricas

O acompanhamento de métricas é uma ação indispensável em quaisquer estratégia de marketing digital, permitindo os analistas verificarem o desempenho da evolução de um site nos canais de comunicação e em diferentes fontes de aquisição de tráfego pago ou orgânico.

O monitoramento de dados estatísticos gerados por um denominado site ou loja virtual, exige um profundo senso analítico de KPI, onde o gestor deve:

  • Extrair informações de altíssima importância destinadas ao favorecimento do aumento da taxa de conversões do comércio eletrônico.
  • Entender sobre CTR e redução do percentual da taxa de rejeição.
  • Observar o tráfego de páginas de entrada e saída.
  • Descobrir o caminho percorrido pelo visitante.
  • Verificar o tempo de seções.
  • Conhecer as principais fontes de tráfego.
  • Verificar os acessos diretos.
  • Detectar o volume de visitantes originários de sites referentes.
  • Mensurar a taxa de cliques e impressões.
  • Avaliar a performance de campanhas Google Ads.
  • Diagnosticar a qualidade do engajamento em redes sociais e assim por diante.

A gestão de métricas pode ser efetuada com ferramentas, tais como:

Local SEO

O propósito da plataforma Google Meu Negócio é proporcionar visibilidade às empresas, por meio de consultas acompanhadas da localização de um bairro ou cidade.

O Google Meu Negócio oferece um serviço SEO local simples, onde exibe informações de contato da empresa, horários de abertura e fechamento e localização dentro do Google Maps.

Exemplo: “Otimização de sites no Rio de Janeiro”

O objetivo é alcançar clientes locais, quando procuram sobre um serviço ou produto na região onde fazem essas consultas.

Chame uma agência de marketing digital

É uma decisão de extrema vitalidade aos projetos digitais dos negócios da sua empresa, mas não significa que seja uma ação obrigatória, quando já existe uma equipe de profissionais capacitados em pilotar o seu marketing digital.

Os jovens empreendedores que estão buscando alguma forma de lançar um negócio lucrativo do zero para ganhar dinheiro na internet em 2024, mas não possuem nenhum conhecimento em publicidade, é recomendável entrar em contato com uma agência e confiar seu projeto aos consultores internos.

Outro contexto importantíssimo que precisa da generosa ajuda de uma agência digital, são os empresários que estão presentes no mercado e pretendem expandir seus negócios com a finalidade de crescer o faturamento mensal de suas empresas.

No Brasil, há um notável percentual significativo de pequenos e médios empreendedores que necessitam de assistência em marketing e é neste momento, que nós entramos em jogo.

A inteligência artificial da metodologia da nossa agência é localizar problemas, otimizar soluções e entregar resultados!

Otimize o SEO de sites em idiomas estrangeiros

A ideia do projeto é uma excelente tomada de decisão, mas você já se perguntou se vale a pena investir em SEO em 2024 de sites com idiomas estrangeiros?

Otimizar de sites multi-idiomas implica um planejamento afiadíssimo de marketing digital, onde somente estudar as tendências de pesquisas dos consumidores nos “países alvos” é uma ação insuficiente.

Veja bem! Existe alguns fatores que você deve priorizar, tais como:

  • Logística e transportadoras.
  • Equipe de funcionários fluentes em línguas estrangeiras.
  • Atendimento ao consumidor e assim segue.

Vejamos alguns conselhos para você dar início ao seu projeto de otimização de sites multilinguísticos:

  • De um ponto de vista técnico, é conveniente adaptar a estrutura do seu site para multi-idioma, onde você poderá hospedar suas páginas de conteúdo em inglês, espanhol ou francês, em suas devidas pastas.
  • O segundo passo é traduzir a integralidade do conteúdo original nos devidos idiomas do seu público-alvo.
  • O terceiro passo é rever questões técnicas de tradução, reescritura e redirecionamento (301) de URLS.
  • A seguir, chegamos ao quarto passo e aqui, você está convidado a realizar um longo estudo lexical de todas as palavras-chave (genéricas e cauda longa) de cada produto ou serviço, em seus respectivos idiomas.
  • O quinto passo (final) é ter em mãos um redator internacional bilingue capaz de redigir conteúdos qualificados, visando atrair clientes com dinheiro.

Conclusão

Independente da proporção do grau da complexidade de projetos digitais de empresas institucionais ou de lojas virtuais que compõem o universo do comércio eletrônico, a implementação da estratégia de otimização de site deve constar no topo da sua lista de prioridades.

Acredite, o SEO é o milagroso Santo Graal do marketing digital.