Como Otimizar O Link Building De Um Site E Melhorar A Popularidade De Suas Páginas Internas?

O link building é uma etapa essencial para aumentar a popularidade e a visibilidade do site da sua empresa em toda internet e como em qualquer outra estratégia de marketing digital de um site corporativo ou de uma loja virtual, é necessário definir seus objetivos de forma clara e traçar um plano de ação específico para cada uma delas.

O conteúdo dessa página é estruturado com 45 dicas técnicas de link building para ajudar você a construir uma estratégia eficiente.

Otimize o linking interno do seu site

  • Certifique-se que a navegação do seu site está acessível aos motores de buscas.
  • Use somente links HREF.
  • Evite dificultar a leitura dos robôs com links Javascript, flash (SWF) ou qualquer outra tecnologia incompreensível pelos algorítimos dos mecanismos de pesquisas.

Eu recomendo adicionar os anchor-text no conteúdo editorial das páginas do seu site e ativar as tags title=”inserir palavra-chave aqui” nos links e nas imagens com links clicáveis.

  • A ativação de links no conteúdo redacional dentro das páginas do site permite distribuir a popularidade interna à diferentes landing pages de sua escolha.

Você pode até aproveitar para implementar até a técnica do cross linking.

  • Crie um Google sitemap xml e disponibilize de um mapa do site acessível no rodapé do site. Isso é bastante útil aos visitantes e aos motores de buscas.
  • Ative os links no conteúdo das páginas mais importantes do seu site e direcione o tráfego até as landing pages mais pertinentes.
  • Exclua o conteúdo duplicado e evite fazer links para: index.php, index.html
  • Use o Google Analytics para identificar as páginas que recebem mais links e faça uma redistribuição de links até as páginas com menos volume de visitas.

  • Entre em contato com os proprietários dos sites que fazem backlinks com suas páginas e atualize a âncora desses links.

Exemplo: Troque o “clique aqui” por uma “palavras-chave” que tenha uma relação direta com a página associada ou um “call-to-action” relevante.

  • Verifique as páginas de erro 404.
  • Ative o redirecionamento 301, apontando os links até as páginas ativas do site.
  • Faça uma página “fazer um link“, a qual você explica como fazer um backlink com o seu site através de um código HTML, banner ou uma âncora de link texto.
  • Entre em contato com seus parceiros, fornecedores, amigos e familiares e peça um backlink para o seu site. Pode ser idiota, mas funciona!
  • Caso o seu site esteja recebendo backlinks em páginas bloqueadas no arquivo robots.txt ou páginas que apresentam a tag “noindex“, entre em contato com essas pessoas e peça uma substituição de backlinks para as outras páginas de conteúdo do seu site.

Páginas inativas são consideradas irrelevantes.

  • Reveja a ortografia das URLS das landing pages. As pessoas tendem a criar links para URLS com boa ortografia e sem parâmetros php.
  • Pesquise no Google por sites que mencionam o nome da sua empresa e que não ativaram um backlink para você.

É uma maneira bem sutil de conseguir backlinks de qualidade!

  • Publique comentários relevantes em blogs e coloque a URL do seu site. Porém, não abuse da paciência do moderador.
  • Se sua empresa possui vários sites, é recomendável fazer um link entre eles.

A popularidade desses sites vai crescer ao longo do tempo e os usuários terão a oportunidade de conhecer outros conteúdos.

12 técnicas old school de linking

  • Acesse o Google e pesquise por sites relacionados com o site da sua empresa, utilizando as suas principais palavras-chave.
  • Faça uma lista de sites que apontam links para seus concorrentes e tente negociar alguns backlinks.
  • Identifique os sites com links até outros sites (em outros países) que oferecem o mesmo produto que o seu e tente obter um backlink.
  • Tente descolar uma entrevista com algum profissional (jornalista), empresários ou um grupo de buyer persona e fale sobre o conteúdo mais importante do site, sobre o produto mais vendido na sua loja virtual, sobre a satisfação dos consumidores etc.

Quando o vídeo da entrevista for lançado nas plataformas das redes sociais, você receberá muitos backlinks.

  • Lance uma campanha patrocinada na rede display do Google.
  • Ative a rede de conteúdo do Google para verificar os sites que possuem um volume de tráfego relevante.

Entre em contato com os webmasters desses sites e solicite um backlink.

  • Acesse o Google Analytics e verifique os sites referentes que fazem links com você.
  • Solicite uma atualização de backlinks que direcionam o tráfego para outras páginas do seu site.
  • Evite comprar links em sites de baixa qualidade. Isso pode afetar o posicionamento de suas páginas nos resultados de pesquisas do Google.

Saiba onde postar suas URLS

  • Publique suas URLs em todas as plataformas de mídias sociais.
  • Poste em categorias de diretórios que possuem o mesmo tema que sua empresa.
  • Publique comentários úteis no Wikipédia e no fórum de discussão do Google
  • Publique seu feed RSS nos principais agregadores de feeds.
  • Poste artigos de imprensa em sites que possuem um forte volume de acessos diários.
  • Outra dica importante, é estar presente no Google Notícias.

10 formas de fazer as pessoas falarem da sua empresa na internet

  • Ofereça conteúdo gratuito aplicando a estratégia de inbound marketing.
  • Publique resultados de pesquisas sobre marcas, produtos e serviços.
  • Faça links com outros sites.
  • Publique conteúdos sobre atualidades do seu negócio no blog da sua empresa.
  • Crie um design criativo e divertido.
  • Crie artigos off-line. Não pense somente no mundo virtual.
  • Promova sorteios no Instagram para atrair novos seguidores.
  • Proponha ferramentas gratuitas na internet.
  • Participe de conferências, seminários e reuniões.
  • Entre em contato com um consultor de marketing digital para estudar seus objetivos e confeccionar uma estratégia de link building adaptável aos seus negócios.
  • A estratégia de link building necessita de um acompanhamento realizado por um analista de marketing digital, focando garantir resultados positivos, a médio e longo prazo.
  • Siga a evolução do setor de atividade da sua empresa nos blogs ou qualquer outra plataforma de notícias.

Conclusão

Saber como otimizar o link building de um site é tão importante quanto o empenho de estratégias de aquisição de backlinks de qualidade externos.

Otimizar o link building permite distribuir o fluxo da popularidade de visitantes até as landing pages vinculadas às categorias mais relevantes do seu site, melhora a navegação interna e agrega valor a experiência do usuário (SEO+UX).