VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Deixe-me adivinhar? A sua empresa tem um site institucional para vender serviços na internet ou uma loja virtual e-commerce para vender produtos online, mas você está enfrentando dificuldades de aparecer na primeira página do Google e aumentar suas vendas! É isso ou estou enganado?
Hoje, você terá em mãos a grande oportunidade de descobrir todos os fatores que estão travando a visibilidade do seu modelo de negócios nas redes de pesquisas dos mecanismos de busca e sobretudo, conhecer as principais técnicas de otimização de popularidade que irão ajudar você entender tudo sobre como aparecer na primeira página do Google e maximizar a sua taxa de conversão online.
Não tem mistério! Todos nós sabemos perfeitamente bem, que a primeira página da classificação de resultados do Google, é considerada o Santo Graal do marketing digital nos dias de hoje. Isso acontece, porque a maioria das pessoas clicam nos snippets que oferecem os produtos, serviços ou outras informações mais relevantes, que correspondem às suas necessidades.
Quer um exemplo comparativo bem simples? Veja bem, as empresas que conseguem posicionar seus produtos ou serviços na primeira página do Google, tendem a vender muito mais, que aquelas que aparecem na segunda ou na terceira página de resultados da rede de pesquisas orgânicas dos motores de busca.
Afinal de contas, qual é a estratégia ideal para você aparecer na primeira página do Google e potencializar sua margem de vendas? A resposta é bem simples!
A única forma de fazer com que as landing pages internas do seu site corporativo ou da sua loja virtual apareça entre os 10 primeiros resultados da primeira página do Google, é através da implementação de estratégias personalizadas de Search Engine Optimization (SEO).
Agora, o que é SEO na prática, como funciona e quais vantagens a otimização para motores de busca oferece às pequenas, médias e grandes empresas?
Explicando de um jeito bem fácil de entender, o SEO representa um conjunto de técnicas específicas de otimização de páginas internas, que visam melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca. Isso significa, que ao otimizar seu site, você aumenta as chances dele ser encontrado pelos consumidores finais que estão procurando por aquilo que você está vendendo na internet, entendeu?
A seguir, vejamos juntos porque é importante aparecer na primeira página do Google:
Em primeiro lugar, as empresas que já estão posicionadas na primeira página da classificação de pesquisas do Google, possuem uma taxa de impressão e cliques muito mais elevada. Ou seja, o SEO agraga um valor positivo na visibilidade dos seus negócios e ao mesmo tempo, melhora a experiência do usuário do seu site ou do seu e-commerce na internet.
Em segundo lugar, quando uma determinada landing page aparece entre os 10 primeiros resultados no Google, ela consegue gerar mais tráfego de visitantes qualificados e isso otimiza suas chances de converter leads em clientes fidelizados.
Em terceiro lugar, estar bem posicionado no ranking da primeira página do Google, demonstra que a sua empresa é confiável, tem autoridade no mercado e também, transmite muito mais credibilidade ao cliente final.
Enfim, o que você deve fazer para colocar o seu site ou a sua loja virtual na primeira página do Google e atrair novos visitantes qualificados?
A primeira etapa do planejamento de ações de SEO, é conhecer qual é o perfil do público-alvo que você deseja consquistar no Google. Isso permite identificar quais são as principais características do seu cliente ideal e em seguida, você estará pronto para criar páginas de conteúdo (produtos ou serviços) qualificadas, com a finalidade de aumentar a visibilidade da marca da sua empresa nos mecanismos de busca.
A segunda etapa, é fazer uma análise semântica aprofundada, através de algumas ferramentas de SEO, tais como: Ubersuggest, Google KeyWord Planner, SemRush e Answer The Public.
Afinal, o que significa esse tipo de análise? É um estudo de palavras-chave relacionadas às principais categorias, subcategorias e às suas landing pages internas produtos ou serviços. Nesse contexto, antes de você dar um start na otimização do seu seite, é fundamental descobrir quais são as palavras-chave mais relevantes para cada uma de suas páginas internas.
A segunda etapa está associada à incorporação dessas palavras-chave dentro dos títulos, meta description, heading tags, do seu conteúdo editorial e também, em suas URLS.
Entretanto, para que você consiga ranquear o seu site e aparecer na primeira página do Google, cada uma de suas landing pages devem conter um título e uma meta description única. É somente dessa forma que você irá aumentar suas chances de melhorar o seu posicionamento no Google.
Agora, vamos falar um pouquinho sobre os tipos de palavras-chave que você pode adaptar à sua estratégia de marketing digital de vendas online no Google.
As palavras-chave genéricas, possuem um alto volume de tendências de busca e são nichos muito competitivos. Ou seja, se a sua intenção é posicionar a homepage do seu site com esses tipos de palavras-chave, é necessário ter um nível de conhecimento em SEO muito elevado e os resultados podem demorar a surgir.
Por outro lado, existem as palavras-chave de cauda longa. São termos de buscas, que possuem 3, 4 e as vezes 5 palavras em uma única frase. Por exemplo, aquele usuário que está buscando por algum tipo de produto, pode incluir: o nome do produto, modelo, marca, textura, cor e localização em uma única palavra-chave.
Ou seja, se a sua landing pages estiver corretamente otimizada com estratégias de cauda longa, você terá muito mais chances de aparecer na primeira de resultados do Google e assim, vender mais.
Enfim, além desses dois tipos de palavras-chave acima mencionados, ainda existem aquels que estão relaciondas à intenção da busca, vejamos:
A terceira etapa para você conseguir realizar um excelente trabalho de otimização de site e por fim, aparecer na primeira página do Google, é verificar se o seu site apresenta uma navegação interna de qualidade na versão mobile e desktops. Isso quer dizer, que o seu site deve oferecer uma navegação rápida, intuitiva e sobretudo, que suas landing pages tenham uma excelente velocidade de carregamento nos navegadores web utilizados pelos usuários.
A quarta etapa, é garantir que o seu site tenha uma design atrativo e um layout responsivo adaptável e compatível com todos os tamanhos de telas de telefones celulares. Sim, estou me referindo a otimização da experiência do usuário do site da sua empresa no Google.
A quinta etapa para você maximizar seus resultados na primeira página do Google, é criar backlinks de qualidade com sites referentes. Isso significa, fazer com que outros sites coloquem links nos sites deles, que irão apontar até o seu.
A sexta etapa também deve aparecer na sua lista de tarefas. Se trata de criar um perfil comercial na plataforma Google Meu Negócio, onde você pode colocar o link do site da sua empresa na sua ficha empresarial.
A sétima etapa está associada ao entretenimento de suas redes sociais. Pode parecer besteira, mas quando você começa a vincular o link do seu site em todas as postagens das suas redes sociais, o Google irá identificar que a sua empresa merece ganhar melhores posições nos resultados orgânicos e lá, você vai observar que os seus negócios estão aparecendo na primeira página do Google de maneira natural.
A oitava etapa se relaciona com alguns critérios técnicos, onde você deve evitar a duplicação de conteúdo, corrigir páginas de erro 404, redirecionando até páginas ativas e sobretudo, evitar ao máximo o plágio de conteúdo.
Sem rastro de dúvidas, aparecer na primeira página do Google é um objetivo alcançável, quando se aplica uma estratégia de SEO bem definida e consistente. Em outras palavras, você poderá aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais clientes qualificados na rede de pesquisas.
Gostaria de finalizar esse artigo, informando que o SEO é um processo contínuo de longo prazo e você deve ser paciente, em termos de obtenção de resultados. Caso a sua estratégia não funcione hoje, ela poderá funcionar amanhã.
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