Como Criar Um Ecommerce VTEX Para Vender Produtos Na Internet E No Comércio Eletrônico?

Entre todas as plataformas de criação de e-commerce disponíveis na internet, a VTEX supera quaisquer expectativas e surpreende seus clientes em vários países do mundo.

A VTEX é uma empresa multinacional de origem brasileira, trazendo uma tecnologia inovadora com foco em cloud commerce, fornecida no mercado como SAAS (software como serviço).

A plataforma VTEX possui uma visibilidade internacional e um portfólio recheado de grandes empresas conhecidas, por exemplo:

  • Walmart
  • Whirlpool
  • Lego, Disney
  • L’oreal, Sony
  • Coca-Cola
  • Staples
  • O Boticário
  • Nespresso
  • Ambev
  • Tramontina
  • Bosch e muitas outras.

A VTEX possui 3000 lojas localizadas em 25 países e desde 2012, a empresa VTEX decidiu expandir seus negócios em uma escala global. Os primeiros países estrangeiros que a VTEX instalou seus escritórios, foram na Argentina, Uruguai, Chile, no México e nos USA. Esses países se associaram ao conjunto de filiais off-shore.

Em 2014, a VTEX fez um pronunciamento na imprensa sobre seu faturamento, onde os resultados foram superiores a R$44 milhões de reais e a entrada do grupo de investimento Riverwood Capital, estabeleceu a empresa no mercado Latino Americano.

Ao decorrer deste mesmo ano, a VTEX se transformou na primeira empresa da America Latina a possuir sua plataforma de comércio eletrônico mencionada pelo Gartner Group no “Gartner Global E-commerce Vendor Guide” como fornecedor de plataforma e-commerce SAAS.

Em 2017, a empresa VTEX anunciou a instalação de seus escritórios na Europa, onde estão situados na Inglaterra (Londres) e na Alemanha (Berlim).

Saiba qual plataforma e-commerce escolher

Quando o assunto se trata de montar uma loja virtual de sucesso, o principal objetivo (independente de fatores técnicos) é alcançar um faturamento elevado, através de vendas de produtos na internet.

Porém, muitos pequenos e médios empresários investem seu orçamento em plataformas de baixo custo e não conseguem atingir suas metas de vendas, pela insuficiência de recursos oferecidos por essas plataformas.

A redução de custos é um fator importantíssimo durante todo o processo de criação de um e-commerce e na integração de soluções de marketing digital.

Entretanto, investir em plataformas e-commerce a baixo custo, pode trazer consequências financeiras graves a médio e longo prazo, caso o proprietário do e-commerce não possua:

  • Desenvolvedor PHP.
  • Suporte técnico.
  • Recursos personalizados.
  • Módulos ou plugins compatíveis.
  • Uma plataforma rápida (desktop e mobile).
  • Serviço de consultoria de marketing digital.
  • Designer gráfico.

Ou seja, a rentabilidade dos negócios será inferior.

Agora, vejamos abaixo algumas funcionalidades do e-commerce VTEX.

Mobile & Omnichannel

O que significa a palavra omnichannel?

Omnichannel é uma tendência do mercado varejista, baseado na convergência de todos os canais de comunicação utilizados por uma determinada pessoa jurídica, possibilitando fazer com que o próprio consumidor não perceba a diferença entre o mundo virtual e o mundo real.

O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores.

O Omnichannel pode ser considerado como uma estratégia de conteúdo entre os vetores de comunicação utilizados pelas empresas, visando melhorar a experiência do usuário.

O Omnichannel viabiliza a gestão de vários pontos de contato com a clientela de forma otimizada e unificada, através de telefones celulares, plataforma de gerenciamento de marketing nas redes sociais, revendedores, televendas, vendas assistidas, sites, blogs e assim por diante.

O e-commerce VTEX possui o produto In-Store que abrange dezenas de recursos que favorecem lojas físicas:

  • Sistema de Checkout mobile integrado ao PDV.
  • Retirada de produtos em loja física.
  • Ferramenta omnipreço para controle centralizado.
  • Totem de auto atendimento do cliente.
  • Compartilhamento do estoque de mercadoria da loja física.

One Click Buy

A VTEX possui o certificado PCI (padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins) que salva dados de cartões de crédito, focando facilitar os consumidores em casos de recompra de produtos.

Esse recurso aumenta o percentual de vendas de uma loja virtual VTEX em até 21%.

SmartCheckout

Essa funcionalidade é similar ao módulo PrestaShop, chamado de One Page Checkout (OPC).

O SmartCheckout da VTEX permite que o procedimento de compra seja realizado na mesma página (sem redirecionamentos, logins ou inclusão de senhas), otimizando e facilitando a velocidade da conclusão de compras feitas pelos usuários.

Caso, o cliente deseje refazer uma segunda compra, é necessário incluir apenas um e-mail de contato para que o preenchimento das informações seja feito de forma automática.

Cloud Software

A verdadeira vantagem do cloud software da VTEX é oferecer um código único aos clientes, centenas de atualizações (mensais) 100% gratuitas referentes as instalações ou migrações do progresso das versões da plataforma, sem influenciar suas vendas online.

Scalable Cloud Infrastructure

Na internet, a velocidade é alma do negócio! Se as landing pages do seu e-commerce apresentam dificuldades de legibilidade e lentidão na exibição dos produtos, você está perdendo muitas vendas.

A plataforma VTEX possui a melhor tecnologia reconhecida pela escalabilidade e velocidade.

Escalabilidade é a capacidade que uma empresa possui, visando crescer atendendo as demandas sem interrupções no sistema, perdas de qualidade que lhe agregam valor ou redução de vendas.

Em outras palavras, a escalabilidade da VTEX é impressionante.

Em épocas de datas comemorativas ou significativas, a plataforma VTEX já suportou mais de 120,000 visitantes únicos simultâneos e totalizou 63 milhões de visitantes com aproximadamente 90 pedidos por segundo.

CMS integrado

A empresa VTEX possui um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) exclusivo, oferecendo total conforto na realização do gerenciamento (conteúdo das páginas, layout, design gráfico, produtos etc.) de toda a sua loja virtual VTEX, customização do template, desenvolvimento de recursos extras, implementação de códigos e TAGS, otimização SEO, gestão de pedidos, controle de vendas e estoque, transportadoras, etc.

Integração com Marketplace

Independente dos serviços de hospedagem e plataformas (CMS), a ideia de montar um e-commerce para vender mercadorias na internet é execelente. A ideia é conquistar tráfego qualificado de visitantes através dos resultados de pesquisas do Google, anúncios Google Ads e redes sociais (pagas e patrocinadas), Google Shopping, rede display.

Entretanto, expandir a visibilidade dos produtos da sua empresa nos principais marketplaces do Brasil é muito melhor.

A VTEX possibilita a vinculação da plataforma com os marketplaces presentes no mercado de comércio eletrônico.

O VTEX Channel, seleciona os produtos que você deseja comercializar nos marketplaces, replicar os descontos praticados na loja, gerenciar campanhas e configurar a logística específica para este canal.

Lista dos marketplaces no Brasil

Marketplaces no Brasil

Abaixo, você encontra uma lista completa dos marketplaces mais conhecidos do Brasil:

  • Mercado Livre
  • Amazon
  • B2W gerencia: Submarino, Americanas, ShopTime, Sou Barato
  • CNOVA controla: Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Cdiscount
  • Magazine Luiza
  • Dafiti
  • Netshoes
  • Tricae
  • Kanui
  • Americanas.com
  • Shoptime
  • Submarino
  • Zattini
  • Elo7
  • Enjoei
  • Mega Fashion
  • Mercado Aventura

Networking

Enquanto muitos pensam apenas em montar uma loja virtual e comercializar produtos online, outros sonham mais alto.

A VTEX transforma seu e-commerce em um verdadeiro marketplace, possibilitando a inclusão de mais de 1500 clientes e vender produtos através deles. Esse recurso triplica suas vendas!

Ecossistema

A VTEX possui um ecossistema desenvolvido com 300 parceiros que fornecem diferentes tipos de serviços que auxiliam seus negócios. Você pode conhecê-los pela VTEX Store. É uma plataforma marketplace contendo centenas de produtos e serviços de todos os parceiros.

Custo benefício

Talvez, seja o momento de rever a sua contabilidade. Já parou pra pensar que os custos de uma plataforma podem superar a taxa percentual de 10% do seu faturamento?

Muitos proprietários de e-commerce, contabilizam apenas as despesas com os fornecedores dos produtos e esquecem de considerar os outros gastos com a hospedagem do site, logística da loja virtual, desenvolvimento de recursos personalizados, gastos com módulos ou plugins, equipe de suporte técnico, serviços de marketing digital etc.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo Google, empresas que migraram sua plataforma para a VTEX, registraram um aumento de 30% no tráfego orgânico (SEO), 54% na taxa de conversão de vendas, 25% na taxa de aprovação (satisfação dos clientes) e 4% no ticket médio.

Referências da empresa VTEX

  • Whirlpool
  • Sony
  • Electrolux
  • Boticário
  • Avon
  • Disney
  • Havan
  • Muffato
  • Polishop
  • Lego
  • Wordlwine
  • Imaginarium
  • Araújo Drogaria
  • Damásio – Educacional
  • Mormaii
  • Swift
  • Levis
  • Coca-Cola
  • Braun
  • L’oreal Paris
  • Nestlé
  • Vans
  • Motorola
  • C&A
  • Crate & Barrel

Conclusão

O e-commerce VTEX possui centenas de funcionalidades eficientes que garantem a melhor usabilidade aos usuários da plataforma desde a criação da loja virtual até a validação de vendas.