Como Atrair Clientes Usando Estratégias Infalíveis De Marketing Viral?

O marketing viral nada mais é que uma técnica que promove uma empresa ou seus produtos e serviços, através de uma mensagem persuasiva que se espalha de uma pessoa à outra. Estou falando de propagar uma mensagem, como se fosse um vírus.

O marketing viral é uma forma de promoção de uma oferta comercial em que são os destinatários da oferta que fazem todo o trabalho de divulgação da marca, do produto ou do serviço para aqueles que os rodeiam (amigos, colegas de trabalhos, vizinhos, parentes etc.) e dessa maneira, possibilitam a expansão do conteúdo da mensagem.

O marketing viral é motivado pela rentabilidade, seja pela venda de um produto ou pela receita de publicidade. Existe uma verdadeira indústria de marketing viral promovendo publicidades por toda internet brasileira e mundial.

O marketing viral se apoia nas plataformas de redes sociais, fazendo marketing no Facebook, utilizando o Instagram, publicando vídeos no YouTube, postando no Twitter e no Linkedin.

A finalidade é incentivar os clientes a dar um feedback sobre as empresas, qualidade do atendimento, durabilidade dos produtos, sustentabilidade dos serviços e compartilhar essas informações com seus amigos, colegas ou familiares.

A especificidade desse tipo de marketing digital é que os consumidores tornam-se os principais vetores de comunicação da marca, fazendo propaganda de forma gratuita.

Vários estudos mostram que a publicidade na internet (através de banners) tem um forte impacto na memorização. Ou seja, o usuário lembra de ter visto um determinado banner mencionando algum tipo de publicidade comercial.

A promessa do marketing viral não é isenta de apelos, é desencadeada pelo envio de um e-mail ou da chamada mensagem boca-à-boca (estratégia de buzz marketing).

A transmissão de informações de pessoa para pessoa, por via oral, para um alvo escolhido, que espalhará a palavra para um público exponencial.

O propósito é aumentar a reputação e a notoriedade de uma imagem, independente do segmento.

O marketing viral estará disponível aos clientes, focando expandir a visibilidade e sua presença no mercado, conquistando um público-alvo bastante amplo. No entanto, é necessário implementar diversas técnicas para impulsionar o site da sua empresa.

A geração de tráfego qualificado para as empresas pode atrair o interesse de clientes potenciais, a adesão e a fidelidade dos mesmos, o que contribuirá com o aumento da produtividade dos negócios.

O papel da publicidade digital não se limitou em anunciar para uma marca ou um dado produto, mas também permite que um simples clique acesse o site do anunciante.

A finalidade de conclusão de vendas com o marketing viral é caracterizado pelo método definido pelo comerciante com o intuito de atrair clientes com dinheiro, ascendendo o desejo irresistível de compartilhar sua descoberta, empurrando-o indiretamente para incentivar novos clientes à comprar e influenciar o seu comportamento de compra.

Os infográficos que se referem a uma oferta promocional, como um desconto imediato ou um cupom que pode ser resgatado em uma futura compra, são importantes alavancas que acionam uma compra online.

Em primeiro lugar, você tem que conhecer seu cliente (buyer persona) através de todos os pontos de contato (internet, telefone, relacionamentos, correio) e interconectar os diferentes canais.

É primiordial otimizar os dados coletados e propor aos clientes sugestões de compras feitas por outros consumidores com um perfil semelhante. Isso permite construir um relacionamento individualizado e personalizado com os clientes (leads).

O marketing viral deve ser dinâmico. De fato, essa técnica faz com que os consumidores queiram clicar, responder e circular essa mensagem.

Atraindo clientes com o marketing viral

  • O e-mail é a técnica mais utilizada, pois é sempre enviado a um determinado grupo de consumidores, onde a intenção é persuadir os membros deste grupo a repassar esse e-mail para sua equipe. São métodos de divulgação, transmissão e até patrocínio.
  • Sorteios e competições.
  • Campanhas de vídeo viral.
  • Criação de site responsivo no WordPress, humor ou autodepreciação.
  • Cupões de desconto.
  • e-cards ou cartões postais virtuais.

Principais etapas do marketing viral

  • Definir o alvo que você deseja alcançar.
  • Privilegiar um segmento específico de acordo com um critério geográfico, demográfico ou psicológico.
  • Saber desenvolver o negócio da empresa, seu posicionamento e valores.
  • Estabelecer um banco de dados com antecedência.
  • Reunir em um site efêmero todas as informações que apresentarão a campanha, sua duração, seus métodos de participação etc.
  • Proporcionar diversificação ao nível dos objetivos.
  • Não se trata apenas de coletar endereços da internet. Uma operação de marketing viral contem outras metas, como animar o lançamento de produtos, fidelizar clientes em torno da marca ou trazer dinamismo à rede da marca.
  • Criar uma mensagem poderosa que o consumidor vai compartilhar com os amigos.
  • Uma campanha de marketing viral respeita as menções legais (LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados), como o respeito da privacidade dos consumidores através de seus endereços de e-mail e usos para fins comerciais.
  • Ser atraente e relevante com seus conteúdos.
  • Fazer lembretes para motivar o consumidor.
  • Uma operação de marketing viral é menos dispendiosa do que uma campanha em outra mídia, mas precisa estabelecer um orçamento.
  • Analisar o retorno do investimento (ROI) no final da campanha.

Os fatores chave

O primeiro fator que explica o sucesso de campanhas de marketing viral é o baixo custo de transmissão de mensagens. Porém, isso é insuficiente.

A proliferação desse tipo de campanha necessita seduzir, motivar e incentivar o usuário a interagir com o conteúdo divulgado.

A qualidade da campanha é o fator principal para garantir seu sucesso:

  • Uma campanha bem sucedida é focada no consumidor final.
  • Responde as perguntas certas que os clientes podem fazer.
  • Apresenta o produto de forma diferenciada dos outros que estão disponíveis no mercado
  • Leva em consideração a concorrência.

A contextualização da campanha viral aumenta suas chances de sucesso.

Ela revigora o engajamento do cliente, garantindo a entrega de conteúdo às pessoas certas no momento certo e no lugar certo.

Tudo se resume em confiar nos gostos, comportamentos, valores de cada consumidor para proceder com o envio de mensagens que prendam a atenção daqueles que recebem todos os dias e construir um relacionamento com o cliente a longo prazo.

A ação deve ser flexível e indicar a identidade do emissor do conteúdo e o endereço e-mail do destinatário.

Quando o usuário faz um compartilhamento de um e-mail, é preferível um módulo de recomendação, em vez de pedir que ele use a função de transferência de seu correio.

O sucesso de cada campanha de marketing viral está associado a sua capacidade de atrair mais consumidores e de influenciá-los a viralizar uma mensagem que será enviada para outras pessoas através das mídias sociais, criando uma cadeia de usuários da internet interagindo uns com os outros.

Como resultado, as informações podem circular e se espalhar como um vírus dentro de uma comunidade de indivíduos em um tempo limitado e por um custo mínimo.

A campanha busca melhorar suas táticas de disseminação e tornar o consumidor em um embaixador ativo que recomenda e promove uma marca, serviço ou produto.

Isso é chamado de “efeito bola de neve”!

O segundo permitirá a empresa impulsionar (acelerar) sua estratégia de comunicação e gerar lucros com publicidade.

Diferentes vantagens do marketing viral

Existem várias vantagens na aplicação de técnicas adotadas no contexto do marketing viral.

  • O marketing viral é uma estratégia simples de ser aplicada: de acordo com Georges Chétochine (professor de marketing e escritor), bastaria enviar um vídeo ou uma mensagem engraçada ou intrigante, inesperada ou personalizada para um público-alvo específico com a finalidade de fazer com que esse mesmo público-alvo repasse esse conteúdo aos seus contatos.
  • O marketing viral é um investimento a baixo custo: Graças a tecnologia da internet, uma infinidade de formas de promoção estão disponíveis gratuitamente para lançar uma campanha de marketing viral.
  • O único custo registrado é o tempo gasto criando e enviando e-mails, postando nas redes sociais, participando de fóruns de discussão ou se você quiser terceirizar uma campanha viral.
  • Visibilidade otimizada: Uma vez que a campanha de marketing viral for lançada, são os afiliados que promoverão o produto.
  • Eles serão responsáveis ​​por falar sobre as características dos produtos, transmitir informações e fazer depoimentos.

Aspectos negativos do marketing viral

O marketing viral possui dezenas de vantagens, mas essa técnica também apresenta muitas divergências:

  • Consumidor exausto: os consumidores que recebem e-mails de uma empresa várias vezes ao dia podem começar a se cansar e considerar essa prática como spam. Eles se tornam menos receptivos e reativos e transmitem mensagens negativas a sua rede de contatos.
  • Uso indevido ou alteração da mensagem: Um consumidor pode modificar o conteúdo da mensagem viral, o que pode levar a resultados desastrosos para a campanha.
  • Além disso, com o surgimento de paródias (memes) que podem ser prejudiciais, a empresa “acaba perdendo” o controle sobre sua imagem.
  • O marketing viral funciona apenas com os produtos certos
  • Criar uma campanha de marketing viral se trata de despertar o interesse no público-alvo e ativar o tal marketing de boca à boca.
  • O lançamento de uma campanha de marketing viral de um produto ordinário (básico), produzirá uma imagem negativa incontrolável.
  • Risco de saturação com a generalização do marketing viral: Parece que, com o tempo, o marketing viral está perdendo eficiência.
  • Os consumidores estão cada vez mais conscientes das técnicas utilizadas pelos profissionais de marketing e estão muito difíceis de enganar.
  • Se a mensagem não contiver um alto grau de interesse, ela será considerada prejudicial e será ignorada muito rápido.
  • Risco de sucesso excessivo: uma campanha pode se tornar uma vítima do seu sucesso e se encontrar na incapacidade de satisfazer os consumidores.
  • Apresentar uma oferta interessante, o número de membros pode rapidamente se tornar excessivo e incontrolável, de tal forma que a empresa não pode satisfazer as expectativas dos consumidores com uma qualidade muito irrelevante.
  • Algumas empresas não hesitam em pagar (R$) aos consumidores para falar sobre seus produtos.

Exemplo simples:

Antes do laçamento oficial desse modelo de telefone celular com câmera digital T681 integrada, a Sony Ericsson contratou atores vestidos de turistas que se aproximavam dos grandes monumentos e pediam aos outros turistas reais que tirassem fotos deles.

Essa iniciativa foi uma oportunidade para discutir e elogiar o modelo do dispositivo, mas essa prática deu origem a muitas controvérsias.

Saiba quais são as legalidades do marketing viral

As operações virais devem cumprir as leis comerciais, incluindo restrições de publicidade e marketing direto.

  • Não induzir em erro: A lei sobre a confiança na economia digital, codificada no artigo L.121-15-1 do código de consumo, afirma que se a técnica de marketing viral é utilizada pelo envio de um e-mail, deve ser identificado como um anúncio e isso, após o recebimento.

Caso contrário, a palavra “publicidade” pode ser incluída no texto da mensagem. Isso não é para induzir o destinatário da mensagem em erro.

Além disso, se a mensagem incluir uma proposta de participação de um sorteio ou ofertas promocionais, as condições precisam ser bem definidas.

  • A coleta de dados pessoais: Técnicas de marketing viral, incluindo a coleta de endereços de e-mail (sites editoriais onde podemos enviar o artigo para a pessoa de nossa escolha, cartões postais virtuais etc.) levantam o problema do uso que é feita pelos endereços do site inseridos no processo como lembretes.
  • O artigo 14, § 1, da lei de 11 de março de 2003 estipula que “O uso do correio eletrônico para fins publicitários é proibido sem o consentimento prévio, livre, específico e informado do destinatário das mensagens”
  • Os nomes corporativos, endereços geográficos, detalhes de contato, incluindo mails e números de telefones comerciais etc., devem estar visíveis e o uso de um link que direciona até uma landing page contendo esses dados, é considerado suficiente pelas exigências legais.

Dicas para criar uma campanha de sucesso

  • Entenda o comportamento do seu público-alvo.
  • Defina um objetivo claro.
  • Pense no formato (vídeos, imagens, infográficos, aplicativos, jogos, planilhas, artigos etc.).
  • Inclua emoções fortes (engraçadas, provocativas, surpreendentes, dramáticas nostálgicas, fofas, animadas etc.).
  • Mostre a identidade real da sua empresa (seja coerente).
  • “Esqueça” seu produto! A melhor propaganda é aquela que não parece propaganda.
  • Lance uma campanha de marketing viral inesperada.
  • Use canais de massa (televisão e redes sociais).
  • Promova seu conteúdo de forma espontânea.
  • Conte uma curta história na sua campanha viral.
  • Analise as palavras-chave que farão parte do conteúdo da sua campanha de marketing viral.
  • Acompanhe o desempenho da campanha e do retorno sobre o investimento (ROI).

Conclusão

A implementação de campanhas publicitárias de marketing viral oferecem muitas vantagens às empresas que almejam viralizar (divulgação de marca ou produto) seus conteúdos nos canais de comunicação digital.

O marketing viral é uma estratégia orgânica de baixo custo e após o lançamento, são os próprios usuários que se encarregam de distribuir a informação e compartilhar a propaganda com milhares de outras pessoas.