Como Fazer Marketing No Facebook Com Anúncios Atrativos Para Captar Clientes?

Fazer marketing no Facebook é o motor propulsor de incontáveis empresas brasileiras que decidiram promover seus negócios da forma mais simplificada possível. O setor de vendas dessas empresas entenderam que a probabilidade de vendas, por meio dos canais das mídias sociais, é consideravelmente superior as outras fontes de aquisição de tráfego qualificado que encontramos na internet.

Com certeza, o Facebook é a rede social mais usada no mundo e seja lá quem for o comprador dos seus produtos ou serviços, o consumidor final possui uma conta ativa na plataforma.

Porém, isso não significa que o Facebook é a melhor opção de contato com o seu cliente.

O que você precisar entender, é que existem diversas possibilidades de contato com seus futuros clientes, por intermédio de diferentes canais de comunicação digital.

Quer um bom conselho de alguém que tem experiência? Antes de lançar sua estratégia de marketing no Facebook, eu recomendo que você questione as seguintes perguntas.

Elas vão te ajudar a montar um plano de ação mais consistente:

  • O seu público-alvo se encontra no Facebook?
  • O seu futuro cliente ideal usa o Facebook com a intenção de buscar informações sobre as categorias ligadas às atividades da sua empresa?

Já entendi! Você ainda não sabe? Então, isso é uma excelente oportunidade para encontrar a resposta dentro do próprio Facebook.

Nesse contexto, basta seguir as 4 etapas mencionadas abaixo:

  • Publique conteúdo relevante na Timeline da página do seu Facebook.
  • Clique no botão “turbinar publicação” e impulsione sua página.
  • Defina seu orçamento diário.
  • Segmente as características do seu público-alvo.
  • Selecione os critérios demográficos e os centro de interesses que correspondem a sua buyer persona.

O algorítimo do Facebook analisa o volume do seu público-alvo e informa quantos usuários o seu anúncio pode alcançar dentro das configurações definidas durante a fase de segmentação.

O Facebook privilegia somente as publicações patrocinadas! Sendo assim, é preferível fazer uma avaliação do seu orçamento, antes de fazer anúncios no Facebook Ads, por exemplo.

Não caia no erro de esvaziar a sua reserva de dinheiro e evite endividamentos com o cartão de crédito!

4 vantagens sobre como fazer marketing no Facebook

A primeira vantagem são os grupos no Facebook, pois eles engajam mais os seguidores ativos.

Dessa forma, participe dos grupos relacionados aos temas da sua atividade profissional, pois é dentro desses grupos, que você poderá abordar o seu público-alvo e criar o seu espaço respondendo perguntas, esclarecendo dúvidas, fornecendo dicas e compartilhando novas ideias.

  • Compartilhe seus conselhos.
  • Escreva dicas criativas e aproveitáveis.
  • Compartilhe sua experiência com os membros do grupo.
  • Comente suas publicações.
  • Publique conteúdos atrativos.
  • Evite publicações comerciais.
  • Pense em relacionamento social com os seguidores.

A segunda vantagem é a organização de sorteios no Facebook. Os sorteios são ocasiões perfeitas para coletar e-mails e você pode até fazer envio de mensagens promovedo seus produtos.

A terceira vantagem do Facebook é a criação de abas personalizadas, onde você transforma sua página Facebook em um mini-site e caso você consiga captar leads pela sua página Facebook, é desnecessário direcioná-los até o site da sua empresa.

O Facebook disponibilizou centenas de ferramentas que auxiliam os usuários a vender seus produtos pela plataforma com anúncios pagos.

A criação de abas personalizadas, pode se tornar em uma verdadeira máquina de captação de novos clientes.

A quarta vantagem do Facebook vai depender do seu comportamento na rede. Pois é! Essa tal correria atrás de curtidas, pode botar tudo a perder.

Surpreendente, não? Esqueça os likes e os comentários dos seguidores!

Foque somente em divulgar seus produtos e o melhor conselho que posso dar é aplicar a estratégia do inbound marketing.

Um lead qualificado é melhor do que dez leads que nunca se tornarão seus clientes. É inútil criar anúncios pagos no Facebook Ads, sem ter o menor conhecimento sobre a estruturação da segmentação do seu público-alvo.

Quando suas campanhas Facebook Ads estiverem prontas, os anúncios irão alcançar mais clientes e em troca, seu negócio ganha mais visibilidade.

Tipos de conteúdo para você publicar no Facebook

Não existe mais segredo! Todos os utilizadores do Facebook sabem que o foco do algoritmo são os vídeos, mas isso não quer dizer que as publicações com imagem e texto, devem ser esquecidas.

No entanto, observei que o conteúdo dos vídeos possuem maior probabilidade de exibição no feed de notícias dos seguidores e as postagens que apresentam links externos, é inferior.

O objetivo do algorítimo do Facebook é manter o máximo de utilizadores conectados na plataforma.

  • Os vídeos têm um forte poder de engajamento e chamam a atenção dos seguidores por mais tempo.
  • Os links externos incluídos em publicações são considerados portas de saída da plataforma e o Facebook detesta.

Melhor horário para postar no Facebook

Eu acho que o melhor horário para fazer publicações no Facebook, acontece às 6H00 da manhã e você não precisa acordar cedo para postar seus conteúdos em sua página. A estratégia é programar suas publicações em função dos seus objetivos.

O comportamento do ser humano é quase o mesmo em qualquer lugar do mundo! É, acordar coçar os olhos e ligar o telefone celular para ver as notificações enviadas pelo Facebook.

Além do mais, as publicações disparadas às 6 horas da manhã, terão um número de visualizações e engajamento superior, pois serão as primeiras postagens do dia.

Em relação aos melhores dias de publicação no Facebook, eu diria que não existe necessariamente um dia melhor que o outro. É recomendável fazer uma publicação por dia na sua página do Facebook.

Lembre-se: nem todas as pessoas se conectam no Facebook todos os dias, nos mesmos horários e como não temos o controle sobre isso, é preferível publicar diariamente.

O foco da estratégia de inbound marketing no Facebook é atrair leads que possam ser convertidos em clientes e isso pode ser traduzido de forma muito simples, por publicações que promovem artigos atraentes:

  • Direcionando sua audiência do Facebook até as landing pages otimizadas com diferentes call-to-action e orientadas em vendas.
  • Coletando e-mails dos seguidores.

Conclusão

Você pode fazer do Facebook uma verdadeira fonte de aquisição de tráfego qualificado em benefício do seu site.

Então, tente criar conteúdo relevante o suficiente, visando chamar a atenção do seu público-alvo, mesmo antes de clicar no link.

Outra alternativa eficiente para atrair o interesse dos usuários nas redes sociais é através da publicação de vídeos abordando tópicos pertinentes sobre os produtos da sua empresa.