Como Anunciar No Google Ads Com Pouco Dinheiro Para Você Conquistar Novos Clientes?

Anunciar no Google Ads com pouco dinheiro é a melhor maneira de oferecer visibilidade aos serviços ou produtos da sua empresa na internet e conseguir resultados imediatos.

Quando o projeto de marketing digital está centrado em adquirir resultados satisfatórios, o canal de aquisição de tráfego pago através dos links patrocinados é uma plataforma fundamental para atrair clientes com dinheiro bem rapidinho.

Este tipo de prestabilidade permite exibir anúncios comerciais ligados as pesquisas realizadas pelos internautas na rede de pesquisa.

Os anúncios Google Ads podem ser acessados pelo computador e ou pelo seu smartphone (Androids e iOS).

Além dos formatos de anúncios patrocinados, existem outros modelos de anúncios acessíveis no Google Ads para o lançamento de campanhas na Rede Display, podendo ser exibidos em diferentes estruturas:

  • Banners.
  • Textos gráficos interativos.
  • Vídeos em espaços reservados nas páginas de conteúdo dos sites parceiros do Google.

A primeira etapa do processo de criação de campanhas publicitárias no Google Ads é a segmentação dos canais de publicação disponíveis. Essa ação determina onde seus anúncios serão promovidos no Google, rede de pesquisa e/ou na rede display.

É importante identificar os tipos de campanhas que correspondem com seus objetivos e as expectativas da empresa.

Principais aspectos da plataforma Google Ads

A plataforma Google Ads disponibiliza de diversos recursos de personalização de campanhas e as segmentações podem ser configuradas da seguinte forma:

País e região

Determina os países onde seus anúncios serão exibidos e seleciona as regiões de seu interesse.

Faixa etária

Escolhe quais grupos de indivíduos terão acesso aos seus anúncios Google Ads. (Rede Display).

Idiomas

Especifica os sites nos quais seus anúncios serão divulgados.

Tipos de dispositivos

Define os dispositivos (computadores, tabletes e celulares) nos quais seus anúncios podem ser veiculados.

Tipos de redes de pesquisa

Determina em quais locais seus anúncios do Google Ads podem ser divulgados.

Extensão dos anúncios

São parâmetros extras que permitem anexar links suplementares ao seu conjunto de anúncios.

Orçamento

Define o valor do seu investimento diário para cada campanha.

Lance padrão

É o valor máximo que você pagará por clique (CPC).

Estratégia dos lances

Controla a forma como você paga aos usuários que interagem com seus anúncios.

Um grupo de anúncio abrange diversos anúncios vinculados com palavras-chave referentes ao mesmo conjunto.

Finalidade dos grupos de anúncios

A construção de variados grupos de anúncios Google Ads permitem classificar seus anúncios de maneira organizada dentro de cada campanha patrocinada e além do mais, é possível segmentar os diferentes critérios abaixo:

  • Categorias e subcategorias.
  • Tipos de produtos e/ou marcas.
  • Melhores vendas.
  • Produtos em lançamento.
  • Promoções.
  • Sorteios.
  • Eventos e datas especiais.
  • Perfil da persona.
  • Localização: regiões, cidades e por aí vai.

Estruture seus anúncios no Google Ads

A etapa de desenvolvimento dos anúncios Google Ads é vital para o sucesso dos negócios da sua empresa, podendo incluir as seguintes informações:

  • URL de destino.
  • Título 1 e 2.
  • Caminho 1 e 2 (representativo).
  • Descrição do anúncio.
  • Configuração de extensão de anúncios.
  • Frases de destaques.
  • Snippets estruturados

Saiba como identificar palavras-chave relevantes

A otimização de palavras-chave para a rede de pesquisa do Google é essencial ao bom desempenho das campanhas e exibição dos anúncios.

O processo de otimização é constituído por diferentes etapas:

  • Verifique do volume mensal de cada termo de busca.
  • Examine o índice de aproximação entre as palavras-chave, campanhas e grupos de anúncios.
  • Analise a relevância dos tipos de correspondências de palavras-chave.
  • Identifique o CTR de cada termo de busca.
  • Analisar do índice de qualidade de cada palavra-chave.

O significado da palavra “Landing Page” no Brasil é “página de destino”, mas pode ser chamada também de “página de aterrissagem”.

De fato, a funcionalidade dessas páginas são mais importantes que a tradução acima e os benefícios da otimização de landing page, vão além dos resultados orgânicos fornecidos pelo Google.

Descubra se seus anúncios no Google Ads correspondem com as pesquisas dos usuários

Vamos começar pelo conselho mais importante!

A coerência entre a pesquisa feita pelos internautas e o conteúdo (incluindo o título) dos seus anúncios define a qualidade da estruturação do seu grupo de anúncios.

Um anúncio pago Google Ads é como se fosse uma passarela entre a busca feita pelo usuário e a landing page do seu site, blog ou do seu e-commerce.

O principal objetivo do seu anúncio Google Ads é fazer com que os clientes cheguem até você.

O conteúdo editorial dos seus anúncios deve ser apenas um resumo claro e objetivo, indicando as principais características de cada produto ou o tipo de prestação de serviços oferecidos pela sua empresa. É primordial organizar as informações dos seus anúncios patrocinados para obter o maior número de impressões e cliques possíveis.

O seu anúncio deve convencer o internauta a clicar no link e visitar seu site. Neste caso, você deve selecionar as melhores landing pages para aumentar as chances de colocar o visitante no funil de vendas e maximar as conversões.

Crie anúncios relacionados aos seus objetivos

A definição de objetivos para cada campanha é indispensável para esse tipo de estratégia de marketing digital.

1º exemplo de anúncios no Google Ads

Se seu objetivo é de turbinar as vendas da sua loja virtual, seus anúncios devem ser configurados e desenvolvidos para incitar o internauta a entrar no site e realizar a compra de algum tipo de produto.

2º exemplo de anúncios pagos no Google Ads

Agora, se o objetivo é vender ebooks na internet ou promover vídeos aulas no YouTube, seus anúncios devem ser orientados para convencer os internautas a fazer uma inscrição rápida (nome, e-mail e telefone) e baixar o ebook no seu site ou ganhar acesso aos vídeos.

No 2º exemplo, você pode aplicar a estratégia de inbound marketing para adquirir mais inscritos e contabilizar mais vendas.

Conheça a importância do call-to-action

Se trata de inserir uma chamada para ação associada com frases irresistíveis para atrair a atenção dos clientes.

Veja o exemplo de alguns call-to-action (CTA):

  • Venha descobrir nossos produtos!
  • Conheça os lançamentos da coleção 2024!
  • Baixe ebooks sobre Google Ads!
  • Encontre o melhor preço em nossa loja virtual!
  • Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades!
  • Participe do nosso sorteio no Instagram!
  • Acesse nosso catálogo de produtos e ganhe descontos de até X%.
  • Peça seu orçamento de marketing digital grátis!
  • Aproveite os descontos do produto XYZ!
  • Confira as promoções do dia, da semana etc!


Recomendo ativar diferentes call-to-action nos seus anúncios e aplicar a técnica da escassez, tal como:

  • Aproveite as ofertas!
  • Promoção válida até hoje!
  • Venha correndo conferir!
  • Estoque acabando muito rápido!
  • Compre por apenas R$XXX!
  • Últimas unidades!
  • Inscreva-se logo!
  • Faltam 2 lugares disponíveis!

As frases acima são apenas exemplos básicos. Você deve adaptar suas frases de acordo com suas metas.

Evite negligenciar ou subestimar o poder do call-to-action. Quando você indica no anúncio, o que o internauta deve fazer no seu site ou como proceder para comprar um produto, isso o predispõe a procurar e executar essa ação na landing page.

Exemplo: Quando você viaja de férias ou a trabalho (deslocamento profissional) para algum canto do Brasil, se você disser para seu vizinho “dar uma olhadinha” na sua casa e verificar que tudo está nos trinques, durante todo o período da sua ausência, o vizinho vai apenas olhar e nada mais.

Em contrapartida, se você disser ao vizinho para pegar as cartas na caixa de correio, regar as plantas e dar ração para os animais (gato, cachorro, passarinho, papagaio etc.), o vizinho vai efetuar essas tarefas.

Outra vantagem do call-to-action é que eles afastam as pessoas que não estão destinadas a passarem pra ação (pessoas desinteressadas), embora tenham visualizado seus anúncios pagos.

Agora, suponhamos que seu anúncio Google Ads esteja direcionado para captar inscrições em newsletters ou baixar ebooks com frases do tipo:

Inscreva-se em nossa newsletter ou baixe agora mesmo seu ebook!

Moral da história! Embora o visitante tenha tomado conhecimento da sua oferta durante as pesquisas no Google, ele não está interessado em efetuar essa ação no momento. Ou seja, ele não clicará no link do anúncio e você economiza seu orçamento.

Não prometa o impossível

Vou começar essa frase dizendo: CUIDADO COM A PROPAGANDA ENGANOSA! Isso é crime e o Google detesta. Querer a todo custo, que os internautas cliquem nos seus anúncios é um erro fatal, que pode te custar muito caro.

A plataforma Google Ads foi desenvolvida para ajudar as empresas a conseguir novos clientes e se o seu desejo é apenas acumular cliques sem resultado, você está no lugar errado.

Coloque uma coisa na sua cabeça! Nem todos os cliques são iguais e dependendo do conteúdo dos seus anúncios no Google Ads, você pode atrair pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços.

É isso mesmo, uma faca de 2 gumes!

Por essa razão, que eu costumo dizer que seus anúncios também devem servir como filtros.

Como disse, os gatilhos mentais permitiam deixar de lado os internautas que não estavam prontos para agir e o conteúdo do seu anúncio também deve separar pessoas que não sejam afetadas por seus produtos ou serviços.

Isso é válido para anúncios exibidos em consultas genéricas.

Por exemplo, ao apresentar um preço de venda, você deixará de lado todos os que estiverem procurando por produtos gratuitos. vamos dizer que isso é uma forma inteligente de poupar seu dinheiro.

Outro exemplo, se você vende mercadorias usadas, especifique este tipo de informação no seu anúncio Google Ads para afastar aquelas pessoas que procuram por produtos novos.

Adote a mesma linguagem do seu público-alvo

O objetivo dos seus anúncios não é torná-lo “Mestre Jedi”, mostrando que você está usando palavras-chave complicadas.

O objetivo real é que o seu público-alvo se identifique e se reconheça com o conteúdo do seu anúncio patrocinado.

É essencial usar a mesma linguagem do seu público-alvo. Caso contrário, sua buyer persona clicará nos anúncios dos sites concorrentes e isso significa que seu público-alvo está pouco segmentado.

Não subestime as emoções dos usuários

No marketing digital, as mensagens corporativas enfocam os aspectos racionais e informativos, a fim de, tocar o lado esquerdo do cérebro humano, onde se encontra nossa lógica.

Isso pode ser eficaz e você garantirá melhores resultados mexendo com as emoções dos consumidores. De fato, mesmo os mais racionais são influenciados por suas emoções e muitas vezes eles tentam fornecer uma justificativa racional para uma decisão emocional.

Seus anúncios Google Ads terão mais impacto se você conseguir tocar as emoções das pessoas. Ou seja, isso pode acontecer quando você oferece o que as pessoas querem ou o que pode “assustá-las”.

Exemplo de frases que atraem as pessoas:

  • Ter mais tempo livre.
  • Ser mais independente.
  • Ter mais dinheiro disponível (liberdade financeira).
  • Ter uma saúde melhor.
  • Ser amado, apreciado e reconhecido.
  • Ser mais feliz no maior, no trabalho, com a família.

Frases que assustam as pessoas:

  • Horas de trabalho alongadas.
  • Perder o emprego.
  • Correr riscos consideráveis.
  • Caminhar em direção ao desconhecido.
  • Serem criticadas.
  • Sentir dores físicas ou emocionais.
  • Sentir a sensação de serem ignoradas ou esquecidas.
  • Se sentir estúpidas, ridículas e idiotas.
  • Ficar sem o carro.
  • Estar sem dinheiro.

Destaque seus pontos fortes nos anúncios Google Ads

Antes de escrever seus anúncios, faça a seguinte pergunta: Porque as pessoas comprariam com você em vez de comprar com seus concorrentes?

Responder essa pergunta é fundamental para escrever anúncios eficientes e impossíveis de serem ignorados. Se você não tiver vantagem sobre seus concorrentes, será difícil colocar o boi na sombra, entendeu?

Dessa forma, siga os conselhos abaixo:

  • Coloque os preços nos anúncios.
  • Adicione suas referências.
  • Ative a avaliação dos consumidores que já compraram seus produtos.
  • Acione a extensão dos anúncios (sitelinks, mensagem, ligação telefônica etc).
  • Indique um número de telefone.
  • Insira seus anos de experiência.
  • Informe frete, descontos, ofertas, promoções e assim por diante.
  • Mencione as características do produto.
  • Coloque a sua localização.

É recomendável adicionar todas as informações possíveis para se destacar dos seus concorrentes. Os pontos fortes que você coloca em seus anúncios devem ser importantes para o seu público-alvo.

Por exemplo, será inútil destacar sua experiência se o seu alvo estiver ligado ao preço. Entendeu?

Se você acha que tem várias vantagens sobre seus concorrentes e não sabe qual deles destacar, basta fazer testes para descobrir qual desses argumentos é o mais adequado ao seu público-alvo.

Seja mais criativo que seus concorrentes

Há uma boa chance de seus anúncios Google Ads serem acompanhados por anunciantes concorrentes e para que você consiga chamar a atenção do usuário, ele deve destacar 4 aspectos:

  • Título.
  • Descrição do anúncio.
  • Exibição de URL.
  • Número de telefone.

A dica é simples! Estude o conteúdo dos concorrentes e escreva anúncios Google Ads que chamem a atenção dos leads.

Encontre ideias que ajudem seus anúncios pagos a se destacarem na internet. Não deixe de analisar os anúncios em outros setores, especialmente aqueles onde a concorrência é mais forte.

Teste a relevância dos seus anúncios

Claro, é possível confiar em boas práticas, mas muitas vezes há “a exceção à regra”.

Você acha que apresentar um preço de chamada incentivará os usuários a clicarem? Talvez sim, talvez não!

Você está hesitando em falar sobre sua garantia de devolução do dinheiro ou da sua oferta de frete grátis?

Para obter respostas à todas as suas perguntas e melhorar o desempenho de seus anúncios Google Ads, os testes serão seus melhores aliados.

Analise seus anúncios no Google Ads

Em cada um dos seus grupos de anúncios, tente criar pelo menos 3 anúncios de texto responsivos para rede de pesquisas e depois de alguns dias ou semanas, mantenha aqueles que apresentam os melhores resultados, tais como: taxa de cliques e taxa de conversão.

Outro tipo de análise que você pode colocar em prática, é fazer uma análise comparativa com outros anúncios referentes aos outros grupos de anúncios da sua campanha. Isso permitirá identificar a relevância da sua estratégia de aquisição de tráfego pago no Google.

Saiba o que fazer quando seus anúncios forem reprovados

A reprovação de anúncios acontece quando o usuário infringe alguns parâmetros (técnicos ou redacionais) impostos pelo Google.

O Google analisa em tempo real a criação dos anúncios feitos pelos usuários da plataforma e as notificações de reprovações aparecem dentro do próprio anúncio.

Quando há alguma anomalia, o usuário está impedido de promover seus produtos na plataforma, até que os erros sejam corrigidos.

Motivos de reprovação de anúncios no Google Ads

  • Telefone no texto do anúncio.
  • Repetição de símbolos ou pontuação.
  • Excesso de letras maiúsculas.
  • Repetição desnecessária e proposital de palavras.
  • Uso do espaço em excesso.
  • O anúncio infringe direito autorais.
  • Presença de termos inapropriados.
  • O anúncio excedeu o número de caracteres permitido pelo Google.
  • Presença de call-to-action proibidos, “Clique Aqui”!
  • Diferença entre o domínio do site e a URL de exibição do anúncio.
  • Anúncio promove produtos médicos e hospitalares.
  • A landing page do anúncio usa redirecionamento malicioso.

Então, se você está com dificuldades de solucionar problemas com suas campanhas patrocinadas, entre em contato comigo pelo WhatsApp e em seguida, farei uma auditoria completa do seu projeto.

Dicas exclusivas para você criar anúncios irresistíveis no Google Ads com pouco dinheiro:

  • Inclua palavras-chave no título de sua campanha.
  • Aplique call-to-action nos anúncios.
  • Seja assertivo com os textos dos anúncios.
  • Mencione o números (quantidade de produtos no estoque, preços, prazo de entrega) nos seus anúncios.
  • Seja coerente.
  • Ative a geolocalização dos seus anúncios Google Ads.
  • Evite erros de ortografia.
  • Adicione ofertas promocionais, descontos etc.
  • Utilize palavras mágicas: exclusivo, gratuito, raro, limitado etc.
  • Faça uma proposta clara.
  • Adicione o preço inicial dos produtos.
  • Coloque letras maiúsculas nas iniciais das palavras-chave importantes.
  • Faça anúncios rotativos e responsivos.
  • Configure a correspondência das palavras-chave (ampla, exata e frase).
  • Inclua as palavras chave negativas para economizar seu orçamento.
  • Ajuste os lances do CPC Max.
  • Integre palavras-chave no texto do anúncio.
  • Otimize suas landing pages.
  • Segmente (região, faixa etária etc.) sua campanha em função do seus objetivos.
  • Crie anúncios para o mobile.
  • Utilize o Google Keywords Planner (ferramenta de SEO) para identificar palavras-chave relevantes aos seus anúncios.
  • Use palavras-chave com erros de ortografia.
  • Aproveite o remarketing na rede de pesquisa.
  • Invista em horários e regiões com melhor desempenho.
  • Use a Rede de display e promova os produtos da sua empresa nos sites parceiros do Google.
  • Aproveite as datas sazonais.

Conclusão

Além da implementação de estratégias de Search Engine Optimization (SEO), focadas em melhorar a visibilidade da sua empresa nos mecanismos de buscas, anunciar no Google Ads com pouco dinheiro é uma oportunidade única para você revigorar a popularidade dos seus negócios na internet e aumentar o seu faturamento mensal em curto prazo.