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O conteúdo evergreen é um tipo de material que trata de temas atemporais, mantendo-se relevante por muito tempo depois da sua publicação. São também chamados de “sempre verde”. Esse tipo de conteúdo é uma opção que não pode faltar em nenhuma estratégia de marketing de conteúdo.
Ele trata assuntos sustentáveis e não perde a pertinência com o passar do tempo. Diferentemente de conteúdos sazonais ou noticiosos, que têm um prazo de validade curto, o conteúdo evergreen pode ser aproveitado por meses ou até mesmo, durante anos.
Por exemplo, quando você procura informações sobre marketing digital ou como criar um blog, você continua encontrando um conteúdo relevante e totalmente atual, mesmo que tenham sido redigidos há mais de 12 meses.
A principal característica do conteúdo evergreen é sua capacidade de permanecer útil e vital durante todas as estações do ano, independentemente das mudanças sazonais.
O conteúdo evergreen é aquele que gera resultados permanentemente. Em outras palavras, não envelhece nunca. Ele se mantém relevante por um longo período de tempo, ocupando espaço nos motores de pesquisa e gerando tráfego constante para uma landing page de um blog.
Como você pode imaginar, isso auxilia estratégias de inbound marketing ao atrair visitantes e gerar leads com bastante frequência.
Aqui estão algumas dicas para você criar um bom conteúdo evergreen:
O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca. O objetivo é alcançar bom posicionamento orgânico no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência aos usuários.
A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo. Os usuários querem responder às dúvidas mais diversas no seu dia a dia, desde o hotel mais bem avaliado para a próxima viagem até a explicação da teoria da evolução.
Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os usuários confiam nesse macanismo de pesquisa:
Portanto, manter um conteúdo evergreen é fundamental para o SEO por várias razões:
Não é tão difícil entender a verdadeira finalidade da criação de conteúdo evergreen e muito menos, a sua importância em qualquer planejamento estratégico de aquisição de novos clientes.
Vale a pena lembrar, que nem todas as empresas criam conteúdo evergreen, pois estão segmentadas em nichos sazonais, tais como sites e portais de notícias. O conteúdo desses sites noticiosos, perdem sua relevância em um curto espaço de tempo.
Meu conselho sobre a criação de conteúdo evergreen, é que antes de você começar a criar conteúdos às suas landing pages internas, pense primeiro em descobrir, qual é a utilidade dos seus artigos na vida do consumidor final e qual impacto você deseja causar na internet.
A partir daí, você já tem um ponto de partida para redigir seus textos e em seguida, otimizá-los para o SEO do Google, Bing e Yahoo Search.