Como Criar Conteúdo EverGreen Relevante Para Atrair Clientes Qualificados No Google?

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O conteúdo evergreen é um tipo de material que trata de temas atemporais, mantendo-se relevante por muito tempo depois da sua publicação. São também chamados de “sempre verde”. Esse tipo de conteúdo é uma opção que não pode faltar em nenhuma estratégia de marketing de conteúdo.

Ele trata assuntos sustentáveis e não perde a pertinência com o passar do tempo. Diferentemente de conteúdos sazonais ou noticiosos, que têm um prazo de validade curto, o conteúdo evergreen pode ser aproveitado por meses ou até mesmo, durante anos.

Por exemplo, quando você procura informações sobre marketing digital ou como criar um blog, você continua encontrando um conteúdo relevante e totalmente atual, mesmo que tenham sido redigidos há mais de 12 meses.

A principal característica do conteúdo evergreen é sua capacidade de permanecer útil e vital durante todas as estações do ano, independentemente das mudanças sazonais.

Como criar um bom conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen é aquele que gera resultados permanentemente. Em outras palavras, não envelhece nunca. Ele se mantém relevante por um longo período de tempo, ocupando espaço nos motores de pesquisa e gerando tráfego constante para uma landing page de um blog.

Como você pode imaginar, isso auxilia estratégias de inbound marketing ao atrair visitantes e gerar leads com bastante frequência.

Aqui estão algumas dicas para você criar um bom conteúdo evergreen:

  • Alinhe a persona e fases de funil: Reconheça que as pessoas podem ingressar em diferentes etapas no funil de vendas. Seu conteúdo deve ser relevante para todas essas etapas, desde a conscientização até a decisão de compra do consumidor final
  • Escreva sobre temas atemporais: O objetivo do conteúdo evergreen é evitar que ele expire. Escolha tópicos que permanecerão relevantes ao longo do tempo. Evite modismos ou assuntos passageiros.
  • Tenha um call to action (CTA): Mesmo que o conteúdo seja atemporal, você ainda pode incluir CTAs atrativos. Isso pode ser um convite para assinar sua newsletter, baixar um e-book ou entrar em contato. O CTA ajuda a converter visitantes em leads!

Quais são alguns exemplos de conteúdo evergreen?

  • Conceituais: Textos que apresentam a definição de conceitos, normalmente, têm um bom volume de buscas e procura constante.
  • Comparativos: Textos comparativos apresentam a relação entre dois elementos.
    Listas: As listas apresentam bons índices de engajamento.
  • Curiosidades: Textos sobre curiosidades são ótimos para a etapa de entrada do funil.
  • Guias: Guias passo a passo são valiosos e mantêm-se relevantes ao longo do tempo.
  • Perguntas frequentes: Responder a perguntas frequentes de forma detalhada é uma excelente abordagem evergreen.
  • Mitos: Desmistificar crenças comuns é um conteúdo que permanece relevante.
  • Glossário: Criar um glossário com termos relevantes para o seu nicho é uma ótima estratégia.

Qual é a importância do conteúdo evergreen para o SEO do Google?

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca. O objetivo é alcançar bom posicionamento orgânico no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência aos usuários.

A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado do mundo. Os usuários querem responder às dúvidas mais diversas no seu dia a dia, desde o hotel mais bem avaliado para a próxima viagem até a explicação da teoria da evolução.

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os usuários confiam nesse macanismo de pesquisa:

  • O primeiro link orgânico da SERP recebe cerca de 27,6% dos cliques.
  • Os 3 três principais resultados obtêm 54,4% de todos os cliques na pesquisa.

Portanto, manter um conteúdo evergreen é fundamental para o SEO por várias razões:

  • Autoridade e reconhecimento: O conteúdo evergreen permite que você se torne uma referência no seu nicho. Isso ajuda a construir autoridade e reconhecimento à sua marca ou o site da sua empresa.
  • Tráfego orgânico: O conteúdo evergreen atrai visitantes ao longo do tempo, gerando tráfego constante. Ele não envelhece e continua atraindo leitores.
  • Geração de leads: Um conteúdo bem otimizado é mais fácil de ler, mais atrativo aos visitantes e tende a manter os leitores envolvidos por mais tempo. Isso cria uma experiência de usuário positiva, levando à retenção de leitores e à redução da taxa de rejeição.

Conclusão

Não é tão difícil entender a verdadeira finalidade da criação de conteúdo evergreen e muito menos, a sua importância em qualquer planejamento estratégico de aquisição de novos clientes.

Vale a pena lembrar, que nem todas as empresas criam conteúdo evergreen, pois estão segmentadas em nichos sazonais, tais como sites e portais de notícias. O conteúdo desses sites noticiosos, perdem sua relevância em um curto espaço de tempo.

Meu conselho sobre a criação de conteúdo evergreen, é que antes de você começar a criar conteúdos às suas landing pages internas, pense primeiro em descobrir, qual é a utilidade dos seus artigos na vida do consumidor final e qual impacto você deseja causar na internet.

A partir daí, você já tem um ponto de partida para redigir seus textos e em seguida, otimizá-los para o SEO do Google, Bing e Yahoo Search.

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