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Como fazer marketing digital começando do zero, é um artigo exclusivamente dedicado aos iniciantes que estão buscando variadas formas gratuitas, de conseguirem conhecimentos sobre a metodologia de aquisição de novos clientes, através da aplicação de técnicas personalizadas de marketing digital em todos os canais de comunicação disponíveis na internet e se você está procurando por cursos básicos de marketing por um baixo custo de investimento, nós oferecemos um conteúdo completo, recheado de recomendações descomplicadas, onde você tem em mãos uma ótima oportunidade de iniciar o seu aprendizado sem gastar o seu dinheiro.
Ninguém começa do zero no marketing digital, sem ter pelo menos, um objetivo bem definido e no meu ponto de vista, como consultor profissional qualificado, a grande maioria que entra nesse mundo, se projeta em atrair, engajar, converter e fidelizar simples visitantes em clientes qualificados!
A forma mais adequada para os iniciantes de fazer marketing digital do zero, é sem dúvidas, se dedicando ao máximo em estudos específicos, tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o crescimento pessoal, correto?
Em relação ao contexto profissional que está em constante expansão, o mercado do marketing digital oferece uma ampla gama de ricas possibilidades aos iniciantes, que buscam por oportunidades de trabalho em empresas ou em agências de comunicação, que possuem uma alta demanda por estagiários ou profissionais qualificados.
Por esse motivo, que dar início aos seus estudos dentro desse nicho, permitirá que você aumente suas chances de ser admitido em empresas tradicionais, startups e também, aqueles empreendimentos que geram negócios online.
A seguir, vejamos o que você tem a ganhar fazendo marketing digital do zero, ou melhor, investindo o seu tempo em aprendizados dentro desse segmento:
O primeiro ponto é que os sálarios são bastantes atrativos, tanto para os iniciantes, quanto para os profissionais que já têm habilidades únicas e anos de experiência no mercado.
O segundo ponto é a possibilidade de trabalhar de forma autônoma, como freelancer em marketing digital ou prestando serviços às pequenas e médias empresas locais. Isso oferece maior flexibilidade e liberdade profissional.
O terceiro ponto são as habilidades aprendidas em marketing digital, como comunicação, análise de dados e criatividade, que podem ser muito úteis e aplicáveis em qualquer área comercial.
No contexto pessoal, o marketing digital ajuda os iniciantes que estão começando do zero, a terem um senso de criatividade muito mais elevado, permite atingir um nível de conhecimento estruturado e conseguem pensar “fora da caixa“, quando o assunto se trata de resolver problemas.
Adiante, você encontra algumas vantagens de fazer marketing digital do zero iniciando do zero:
Vantagem 1: Se relaciona ao entendimento do mundo digital, onde é fundamental se comunicar de maneira assertiva e absorver informações de forma bem metódica.
Vantagem 2: Que você esteje no início da carreira de marketing digital ou que você seja um profissional qualificado, existem diversas maneiras de criar um negócio online, como um blog noticioso ou informativo, um site institucional ou até mesmo, uma loja virtual para você vender produtos no Google e nas mídias sociais.
Vantagem 3: Todo mundo já sabe, que o marketing digital está em constante mudança e justamente por esse motivo, que você deve estar sempre antenado sobre as novas tendências e tecnologias implementadas pelos mecanismos de pesquisas, Inteligência Artificial, UX, SEO, redes sociais, incluindo o marketing off-line.
O marketing digital é um universo empolgante, motivante e está repleto de oportunidades de ganhar muito dinheiro, mas ao mesmo tempo, é uma profissão bastante desafiadora para quem está começando do zero.
A seguir, selecionei os principais desafios que os iniciantes enfrentam, quando estão iniciando no marketing digital do zero:
O primeiro desafio é a definição do público-alvo e a criação de buyer personas. Não o menor sentido quer vender um produto ou um determinado tipo de serviço, sem saber: como, porque, onde, quando e pra quem?
O fato é, que conhecer as características e as vantagens do seu produto e sobretudo, saber para quem destinar esse tipo de negócio, é um aspecto crucial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico de marketing digital de vendas.
Ou seja, é preciso entender as necessidades dos clientes, os desejos dos visitantes que acessam o seu site ou o seu e-commerce, as dores e prazeres do seu público-alvo e o comportamento de busca do consumidor no Google e nas mídias sociais, antes de lançar suas campanhas de tráfego pago e orgânico de aquisição de clientela e antes da criação de suas landing pages de conteúdo.
A pergunta é bem simples e vai te ajudar a entender o que estou falando! Como é possível montar uma estratégia de inbound ou de marketing de conteúdo, com textos persuasivos de copywriting para atrair clientes, se você não sabe quem é o seu cliente ideal?
O segundo desafio é a criação de conteúdo de qualidade para suas landing pages internas. O conteúdo é a parte mais importante do marketing digital, nos dias de hoje e produzir material atrativo de alta relevância e acima de tudo, otimizado para o SEO dos mecanismos de pesquisas, exige tempo e esforço.
O terceiro desafio é a escolha dos canais de comunicação que você deseja promover seus negócios. Não basta somente dizer: Ah!, Eu quero divulgar meu novo negócio aqui, ali e acolá! Isso não dá certo e é por isso, que sua estratégia de marketing digital não funciona.
Atualmente, existem várias plataformas de aquisição de novos clientes espalhadas pela internet, tais como: As redes sociais, a rede de pesquisas do Google, e-mail marketing, Google Ads e assim por diante.
Entretanto, é fundamental selecionar os canais mais adequados ao seu público-alvo e compatíveis com seus objetivos de negócio.
O quarto desafio é análise e mensuração de resultados. Isso significa, acompanhar o desempenho do tipo de marketing digital, que você implementou em seus projetos. Ou seja, os resultados obtidos, refletem a performance da sua estratégia de marketing.
Em termos mais simples, se você aplicou boas práticas de comunicação, seus resultados serão satisfatórios. Caso contrário, será necessário rever toda a estrutura interna e externa do seu plano de ação e ajustá-lo conforme suas metas comerciais.
O quinto desafio é entender a estratégia usada pela concorrência e saber lidar com as frequentes mudanças de seus concorrentes diretos e indiretos na internet.
Isso quer dizer, que você está convidado a fazer uma análise de sites concorrentes, visando identificar quais tipos de conteúdo eles estão publicando, que tipo de material estão divulgando, em quais redes sociais estão postando e com quais palavras-chave, eles estão conseguindo aparecer na primeira página do Google, incluindo nos resultados de anúncios pagos do Google Ads.
O sexto desafio que se apresenta diante daqueles que desejam fazer marketing digital de graça começando do zero, é aprender como funcionam as melhores ferramentas de SEO.
Isso é um ponto indispensável para você fortalecer seus conhecimentos nesse nicho e atrair sucesso online.
Indo mais adiante dos assuntos acima mencionados, vamos explorar algumas táticas, relacionadas às diversas estratégias que podem ser associadas ao seu projeto de captação de novos clientes e na minha visão, os conselhos a seguir, devem constar no topo da sua lista de tarefas prioritárias:
Prioridade 1: Otimizando a visibilidade dos seus negócios para as pesquisas do Google, Bing e Yahoo Search. Sim, estou falando de Search Engine Optimization. Agora, imagine o seu site como se fosse um farol em meio ao vasto oceano da internet!
O Search Engine Optimization (SEO) é a chave para acender essa luz e garantir que os visitantes-alvo o encontrem, através de técnicas personalizadas de otimização de sites, publicação de conteúdo relevante, criando backlinks de qualidade e aumentando o engajamento de seus seguidores no Facebook, Instagram e outras redes sociais.
Prioridade 2: Atraindo e convertendo visistantes e seguidores, usando o marketing de conteúdo. É uma poderosa estratégia que atende às necessidades do seu público-alvo, por intermédio, da criação de páginas de conteúdos convidativos, destinados a influenciar a decisão de compra do consumidor final.
Prioridade 3: Estar a escuta do seu público-alvo é importante, mas conversar com eles nas redes sociais, é uma outra ação indispensável.
O compartilhamento de conteúdo qualificado (imagens, vídeos, infográficos etc…), onde um vasto número de pessoas estão conectadas todos os dias, permite estabelecer uma forte vínculo com esses usuários e as redes sociais, foram desenvolvidas para que os produtos ou serviços da sua empresa, sejam vistos e reconhecidos, perante os seus seguidores.
Não somente no feed orgânico do Instagram ou na TimeLine da sua página no Facebook, mas também, fazendo campanhas de anúncios segmentados para alcançar um público-lavo muito mais amplo em ambas mídias sociais e no final das contas, a sua taxa de conversão de vendas irá aumentar.
Prioridade 4: O e-mail marketing é como um canal direto de comunicação com seus clientes, permitindo nutrir leads, fidelizar clientes e impulsionar suas vendas.
Sendo assim, pense em criar campanhas de email personalizadas e segmentadas para oferecer conteúdo relevante para cada etapa da jornada do cliente (buyer journey), desde o primeiro contato, passando pelo processo de compra e chegando até a fidelização.
Prioridade 5: Aproveitando o poder dos influenciadores digitais, eu me digo, que é super possível estabelecer parcerias estratégicas, com a finalidade de conquistar um público-alvo muto mais adequado e interessado em comprar seus produtos online.
O marketing de influência, é uma excelente ferramenta para aumentar o reconhecimento da sua marca, gerar leads e impulsionar vendas.
Prioridade 6: Amplificando seu alcance com anúncios pagos nas plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, por meio de, campanhas direcionadas com base em interesses, comportamentos e dados demográficos para alcançar as pessoas certas na hora certa e impulsionar seus resultados.
Prioridade 7: Já pensou em estudar o marketing de afiliados e colocar em prática algumas estratégias de vendas de cursos e treinamentos online?
Prioridade 8: Mensure suas métricas! O marketing de performance se concentra em ações que geram resultados concretos, como leads, vendas ou conversões. Utilize ferramentas de análise para rastrear o desempenho de suas campanhas e otimizá-las continuamente para alcançar o máximo retorno sobre investimento (ROI).
Coletar e analisar dados de suas campanhas de marketing é crucial para tomar decisões inteligentes e otimizar suas estratégias. Utilize ferramentas do tipo Google Analytics para acompanhar o desempenho de suas ações, identificar oportunidades de melhoria e direcionar seus esforços para alcançar os melhores resultados.
Prioridade 9: Ganhe tempo otimizando processos de tarefas repetitivas. A automação de marketing pode te ajudar a aumentar a eficiência, melhorar a produtividade e alcançar melhores resultados.
Os iniciantes que estão começando a fazer marketing digital do zero, com a intensão de conquistar novos clientes e vender seus produtos online, vão percorrer uma trajetória muito competitiva, repleta de grandes desafios que irão surgir ao longo desse caminho, mas ao mesmo tempo, é um nicho comercial muito emocionante.
Acreditamos, que o sucesso dentro do marketing digital, é constituído através da disciplina de cada consultor, da consistência de cada projeto e da persistência diária, na elaboração de estudos estratégicos qualificados, destinados a promover o máximo de visibilidade na internet e proporcionar resultados financeiros inimagináveis.