VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Como fazer marketing no Twitter é um artigo que ensina diferentes métodos para você elaborar uma estratégia de aquisição de tráfego qualificado proveninete dessa rede social, onde vários inscritos estão conectados todos os dias.
É uma oportunidade única de aprender a utilizar a plataforma do Twitter, com a finalidade de promover seus negócios e ao mesmo tempo, você vai perceber como é fácil aplicar técnicas de marketing digital para atrair clientes com dinheiro no Twitter.
Antes de mais nada, gostaria de começar a redação desse tópico mostrando os comportamentos mais comuns dos usuários do Twitter e em seguida, entraremos em assuntos mais importantes para você compreender como funciona o marketing no Twitter, certo?
Geralmente, observamos comportamentos assimétricos no Twitter, mas quando analisamos as atitudes dos seguidores do Instagram em 2024 e do Facebook, conseguimos identificar algumas similaridades com os inscritos no Twitter.
Em outras palavras, quaisquer que sejam seus objetivos de marketing digital, o Twitter é um poderosa ferramenta que deve constar na sua lista de prioridades. Você quer alcançar melhores resultados, não é mesmo?
Sabe aquela pergunta matadora que as vezes não conseguimos encontrar a resposta certa?
Então, essa é uma delas e vou explicar porque!
Veja bem! Cada pessoa adota uma estratégia diferente em seus respectivos projetos de aquisição de clientela e por esse motivo, algumas perguntas são relativamente complicadas para responder.
Entretanto, não significa que não haja uma solução ao assunto em andamento!
Vamos falar das vantagens que o Twitter oferece?
Eu prefiro dizer que sim, mas tudo vai depender da sua capacidade de montar um planejamento de comunicação capaz de seduzir os inscritos no Twitter e convertê-los em seus clientes fidelizados.
A missão da nossa agência de publicidade é levar ajuda para quem precisa aprender conhecimentos sobre como fazer marketing no Twitter da forma correta.
Desse modo, decidimos criar um questionamento específico, focando orientá-lo na estruturação dos pilares do seu planejamento de marketing nessa rede social:
É tipo assim! Quando você encontrar as devidas respostas às perguntas acima, eu aconselho que você reserve um tempinho para comparar o atual estado do seu projeto e o que você pretende conquistar no futuro.
Essa comparação analítica é um jeito bacana de enxergar as coisas com mais clareza, permitindo a viabilidade do seu projeto até a conslusão dos seus objetivos.
Assim como as outras mídias sociais oferecem centenas de recursos aos seus utilizadores, na construção de estratégias rentáveis, o Twitter também fornece incontáveis possibilidades para você montar uma estratégia bem sucedida.
Não tem mistério! É uma questão de percepção e como você enxerga os fatos!
Tenho absoluta certeza que a qualidade da estrutura de variadas estratégias de marketing é que diferenciam a sustentabilidade de marcas conhecidas, daquelas que são pouco relevantes.
O que estou tentando dizer é que não faz muito sentindo perder tempo twitando conteúdo, sem compreender como esses tweets podem atingir suas metas de negócios.
Nesse contexto, o que você tem a fazer é construir sua estratégia de marketing no Twitter, aplicando as seguintes ações:
A primeira etapa do processo de marketing na mídia social Twitter começa com um trabalho de identificação do público-alvo sucetível a comprar seus produtos ou aderir aos serviços que sua empresa oferece na internet.
A elaboração de um diagnóstico de público-alvo permite definir o verdadeiro perfil do seu cliente ideal e estabelecer meios duráveis de comunicação assertiva com seus futuros clientes.
Você sabia que a metodologia do processo de identificação do seu público-alvo está escondida dentro do seu próprio modelo de negócios?
Independente das características técnicas da segmentação de público-alvo, você deveria posicionar sua estratégia de vendas, respondendo o questionário que você acabou de ler.
De um certo ponto de vista, analisar os sites dos concorrentes ou vasculhar os perfis da concorrência nas plataformas sociais é considerado a mesma coisa.
Porém, os resultados que conseguimos através de uma análise da concorrência, são essenciais aos projetos de marketing no Twitter.
Além do mais, esse estudo transparece os aspectos negativos e positvos de seus concorrentes, permitindo entender a mentalidade digital deles.
Dependendo do tamanho da estrutura da sua empresa e de suas metas, é possível usar apenas um único perfil no Twitter para seu empreendimento, mas se várias pessoas da sua empresa já estiverem usando a plataforma, é importante controlar e consolidar essas contas existentes para expandir o alcance dos seus negócios.
A definição de estratégia de conteúdo global refere-se a união de consultores de marketing digital e redatores.
A unificação de ambas as forças trazem consigo informações relevantes que abrirão grandes oportunidades de melhorias no desenvolvimento de técnicas de captação de leads no Twitter.
É normal vivermos na zona de conforto publicando o mesmo conteúdo em várias redes sociais, mas desacredito que esse modelo de comunicação seja capaz de trazer bons resultados.
Aliás, é uma grande falta de criatividade postar o mesmo texto ou a mesma imagem em 4 mídias sociais distintas!
Na minha opinião, cada rede social possui suas próprias características e seus próprios utilizadores.
Aplicar a mesma estratégia em múltipas redes pode até parecer uma economia de tempo, mas pode ser custoso em termos de comprometimento com os usuários dessas plataformas.
O que custa inovar suas publicações e distribuí-las de um jeitinho mais inteligente?
A utilização de ferramentas específicas é fundamental até nos projetos de automação de marketing.
A partir de hoje, tente economizar seu tempo e otimziar sua performance, gerenciando sua estratégia de marketing no Twitter, através de ferramentas especialmente dedicadas ao passarinho azul.
Não basta somente escolher um nome de usuário e depois colocar uma fotinha no seu perfil do Twitter.
Isso é coisa de gente sem noção!
Não tem desculpa! Se sua missão é consquistar a bendita confiança dos seus inscritos no Twitter, você deverá criar uma identidade visual convidativa e impactante.
Vale a pena lembrar que quanto mais compartilhamentos você registrar em suas estatíticas no Twitter, maior será a amplitude da visibilidade dos seus negócios.
Sim, é uma ótima sacada para você mostar aos inscritos, do que se trata o seu perfil.
O Twitter permite usar 160 carácteres em sua biografia, mas cada palavra deve ser bem escolhida para causar impacto positivo.
A otimização de um perfil na mídia social Twitter, concede a possibilidade de melhorar um pouquinho seu alcance e por outro lado, surpreende muito mais.
Afinal de contas, o que você tem a ganhar otimizando seu perfil no Twitter?
Nós entedemos que seu objetivo é usar o Twitter para fornecer conteúdo aos seus inscritos, mas já percebemos que você não está aproveitando o pleno potencial dessa rede social.
As empresas que se envolvem em social listening, conquistam benefícios significativos, por exemplo:
Se você pretende fazer marketing no Twitter, é preciso tomar conhecimento daquilo que os inscritos estão falando a respeito da marca dos seus produtos e descobrir o seguintes critérios:
O conjunto desses critérios devem ser levados a sério, caso queira desvendar o que os inscritos conversam entre eles.
Agora, é claro que existem outros motivos para ouvir conversas em mídias sociais e um deles é encontrar pessoas influentes ou especialistas do seu nicho.
Ao invés de publicar conteúdos generalizados com imagens padrões, crie conteúdos assertivos e informe quais vantagens os inscritos terão, quando comprarem seus produtos.
Ajudar as pessoas de modo geral, já é uma excelente iniciativa que podemos tomar no dia-à-dia, mas quando falamos em marketing no Twitter, você deve se atentar ao fato que os inscritos compartilham apenas tweets interessantes.
Sendo assim, poste conteúdos que os inscritos terão vontade de ler e compartilhar em seus feeds.
O segredo é tweetar aquilo que eles querem ler na rede social!
Não somente devemos ser objetivos, mas precisamos também ser rápidos no “gatilho”.
A ideia aqui é variar com os diferentes tamanhos e formatos de tweets.
Quando você for postar links no seu feed, use encurtadores de links (bitly) para evitar que seus tweets ultrapassem o espaço determinado pelo algoritmo do Twitter.
Eu dedido essa recomendação aos usuários que gostam de tweetar postagens criativas.
A seleção de conteúdo permite diferenciar os assuntos que podem eventualmente interessar seu público-alvo no Twitter.
No caso de empresas do comércio eletrônico, a melhor técnica é selecionar seus tweets em função dos seguintes fatores (exemplo):
Se liga aê! Não confunda focinho de porco com tomada!
Quando falo para você usar as melhores hashtags, significa que você deve apenas incluir as hashtags representam o seu tweet.
Tem muita gente descompensada que adiciona toneladas de hashtags em um único tweet!
A inclusão de hashtags em seus tweets, garante maior visibilidade aos seus posts e assegura a possibilidade de alcançar mais inscritos.
Outro detalhe importante a respeito das #hashtags, é a classificação do seu conteúdo para que seus tweets sejam agrupados com outro conteúdo no Twitter. Entendeu, ou tá difícil?
Dessa forma, os usuários do Twitter encontram seu conteúdo facilmente e você pode identificar influenciadores e outras pessoas do seu nicho.
A popularidade da multimídia continua a disparar nas mídias sociais.
Uma pesquisa com numerosos usuários do Twitter, descobriu que a maioria deles (82%) assiste vídeos no Twitter.
Você percebeu que os tweets vídeos são mais impactantes né!
Sinto muito informar, mas os tweets não são feitos para durar!
De acordo com a Wiselytics, um tweet atinge metade da sua vida em apenas 24 minutos e atinge 75% do seu alcance potencial em menos de três horas.
Isso significa, que você precisa ter certeza que está twitando no momento certo para alcançar o maior número de inscritos e maximizar o engajamento.
Na minha visão, eu recomendo twittar pelo menos uma vez por dia para atrair e envolver seus seguidores no Twitter.
Tente publicar com mais frequência, depois estude as reações dos seus inscritos para encontrar a frequência ideal de publicação.
Estudos mostraram que as horas mais eficazes de publicação são:
Tente postar tweets nesses horários e em seguida, estude o impacto que suas tweets estão causando.
Use os dados de engajamento de análise do Twitter para ajustar seu tempo, de acordo com a coleta informações sobre as reações de seus inscritos e em função dos seus tweets.
Depois de determinar quais horários são os melhores para o engajamento, você economizará tempo e garantirá o máximo de impacto para cada um dos seus tweets.
Difícil para os profissionais de marketing não se concentrarem no número de assinantes obtidos no Twitter, mas sem envolvimento de sua parte, o número de seus assinantes nada mais é que simples dados estatístico.
Desde o início, o Twitter foi projetado para auxiliar as pessoas a se comunicarem e se envolverem de maneira pessoal.
Aproveite a oportunidade e comunique-se diretamente com seu público-alvo!
Os tweets de seus assinantes fornecem uma “mina de ouro” de informações sobre seus interesses, necessidades e preferências.
Siga-os e aprenda mais com eles!
De acordo com um estudo, 42% dos consumidores esperam uma resposta em menos de uma hora nas redes sociais.
Não demore a responder e seja natural em suas respostas.
É sempre bom ver alguém retweetando, curtindo seus tweets ou seguindo você no Twitter.
Faço o mesmo com seus inscritos!
Quando você menciona os inscritos, influenciadores ou outras marcas em um tweet, adicione um @mencionaralguém é uma boa maneira de redirecionar o tráfego para sua conta.
Você também pode marcar pessoas em fotos, quando for necessário.
Twitte uma pergunta e veja como seus assinantes irão reagir!
A ideia é descobrir como você receberá um feedback sobre a qualidade do seu atendimento ao cliente (SAC), avalições dos produtos ou serviços.
Dica bônus: Continue ouvindo as mídias sociais para agarrar oportunidades ou identificar situações problemáticas e propor soluções eficientes.
Com certeza, você já ouviu falar de empresas atravessando dificuldades para lidar com crises de relações públicas nas mídias sociais.
Nesse contexto, eu aconselho monitorar suas plataformas sociais, visando minimizar os riscos e vigiar a visão geral do público em relação a sua marca.
É fundamental saber o que está sendo dito e compartilhado no Twitter.
Existem ferramentas que monitoram a concorrência no Twitter, mas vou deixar de fora essa parte técnica e me concentrar apenas em ações fáceis de serem aplicadas.
O que você tem a fazer é:
As listas do Twitter são uma boa forma de organizar as contas em que você se inscreveu.
O rastreamento de palavras-chave é supervisionado por algumas ferramentas destinadas para esse tipo de análise.
Em breve, farei um artigo falando sobre isso!
A mensuração de resultados também necessita de ferramentas de análises de métricas.
Essas ferramentas fornecem dados relacionados ao alcance de cada tweet, avalia o percentual de engajamento dos inscritos em seus tweets e informa quais técnicas você deveria ajustar para melhorar sua estratégia de marketing no Twitter.
O que eu acho mais engraçado no Brasil, é que quando falamos em mídias sociais no mundo dos negócios, a maioria dos empreendedores pensam imediatamente no Instagram e Facebook, mas acabam esquecendo o Twitter e o Linkedin.
Eu considero que você deveria fazer diferente desses empresários obsecados pelo Instagram e Facebook.
Explore o potencial de outras plataformas e a partir de hoje, experimente fazer marketing no Twitter com postagens que podem viralizar na internet.