VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
O objetivo do conteúdo desse artigo é ensinar você a compreender e utilizar as técnicas e estratégias de outbound marketing em benefício da sua empresa.
O outbound marketing sempre foi conhecido pelo nome de marketing de interrupção, por ser muito intrusivo e agressivo. Se trata apenas de empurrar produtos pra cima do cliente a todo custo.
O nível de aceitação do atual comportamento dos consumidores tende para o lado do inbound marketing, que por sua vez, foca em atender todas ou quase todas expectativas dos clientes.
Em outras palavras, o outbound marketing faz as empresas irem até os clientes, enquanto o inbound faz os clientes virem até você.
O outbound marketing interrompe quaisquer atividades de um determinado indivíduo com a intensão de atrair sua atenção com a divulgação de ofertas promocionais.
A finalidade é focar apenas na venda do produto, bombardeando e inundando as pessoas de propagandas publicitárias, através de plataformas de comunicação na internet, por exemplo:
A divulgação de produtos ou serviços utilizados por meio do outbound marketing reúne uma grande variedade de ações específicas para alavancar vendas, sejam elas online ou não.
Vou deixar algumas técnicas para você estruturar sua estratégia de outbound marketing:
Os envios de e-mails (cold mails) ou chamadas telefônicas (cold calling) são usados para captar clientes que nunca manisfestaram interesse nos serviços ou nos produtos de uma empresa.
…”É como se você utilizasse a plataforma MailChimp para enviar e-mails à pessoas que nunca aderiam a newsletter do site da sua empresa”.
…”É como se ligasse para pessoas desconhecidas para vender produtos, sem a autorização delas”.
Porém, a iniciativa das ligações telefônicas (cold calling) são muito mais eficazes que enviar e-mails, que o público-alvo não abrirá suas mensagens.
O outbound marketing é uma estratégia de marketing, onde a empresa vai até o consumidor.
Ou seja, é reconhecido como marketing de saída.
Em relação ao inbound marketing, o principal objetivo desse tipo de estratégia é fazer com que os consumidores venham até você, ou que os clientes compram seus produtos vindo diretamente na sua loja física ou e-commerce.
O inbound marketing nada mais é que um marketing de entrada!
São 2 estratégias diferentes, que precisam ser analisadas e aplicadas de acordo com os objetivos definidos pela sua empresa.
Entretanto, é recomendável implementar essas duas técnicas de marketing para alcançar a maior taxa de conversão de vendas possível.
É muito comum acessar artigos online e entender que o push marketing está misturado com o outbound marketing. Essas semelhanças entre ambos estilos de marketing digital, são importantes na concepção de um estratégia sustentável.
O push marketing é uma técnica que envolve o envio de produtos aos consumidores, em uma abordagem pouco diferenciada do outbound marketing.
A empresa vai encontrar o consumidor através eventos de distribuição (seminários) ou via canais de comunicação digital disponíveis na internet.
A diferença entre esses dois conceitos é veicular a mensagem ao consumidor, enquanto o push marketing, leva o produto diretamente ao consumidor.
Veja abaixo algumas ações tradicionais de push marketing:
Como vocês podem ver, as ações acima mostram a diferença entre o outbound e push marketing.
A mistura dessas 3 técnicas de marketing digital pode se transformar em um verdadeiro coquetel molotov!
Como em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, o outbound marketing exige o desenvolvimento de um conteúdo qualificado, visando atrair clientes com dinheiro e assegurar muitas vendas online.
Os profissionais consultores de marketing digital sabem que a divulgação de anúncios Google Ads, Facebook, Instagram, é a fórmula do sucesso na internet.
O que está acontecendo é que as empresas estão usando estratégias de inbound marketing, criando conteúdos, promovendo anúncios no Facebook (exemplo) e ao mesmo tempo, investindo dinheiro no outbound marketing para divulgar seus conteúdos.
As empresas (P, M, G) acabam misturando essas duas técnicas, com o intuito de permanecerem visíveis nas plataformas online.
O melhor conselho que eu posso dar nesse contexto é unir o inbound ao outbound, aplicando call-to-action nas mensagens de marketing que sua empresa deseja transmitir, criar landing pages otimizadas e associar a automação de marketing aos seus objetivos.