Como Funciona A Ferramenta Ubersuggest? Experimente Agora E Aproveite Ao Máximo!

0 Comments

Vamos direto ao ponto essencial! O Ubersuggest é uma excelente ferramenta de SEO super abrangente e muito intuitiva, disponibilizando de ótimas funcionalidades e recursos fundamentais e sua interface ideal para os usuários iniciantes, quanto para os profissionais experientes que buscam aperfeiçoar a visibilidade de seus negócios em diversos canais de comunicação disponíveis na internet.

Afinal de contas, como funciona essa ferramenta na prática? Não tem mistério e a resposta é bem simples! Aliás, hoje você terá em suas mãos, uma grande oportunidade de descobrir a verdadeira serventia da plataforma Ubersuggest e todos os componentes que o Neil Patel desenvolveu para ajudar você no aprimoramento de uma planificação de estratégias de marketing digital muito mais assertiva e coerente, incluindo os principais benefícios e vantagens que essa ferramenta oferece.

A primeira funcionalidade da ferramenta Ubersuggest, é a possibilidade de realizar um estudo de pesquisa relacionado a um variado conjunto de palavras-chave referentes à um determinado modelo de negócios ou um nicho específico.

Vejamos como funciona a pesquisa de palavras-chave com a ferramenta Ubersuggest:

Inserção de palavra-chave: Você começa digitando uma palavra-chave ou frase na barra de pesquisa principal, podendo ser um termo genérico (ex: “marketing digital”) ou mais específico (ex: “melhores laptops para estudantes”) e em seguida, o Ubersuggest fornece uma série de métricas e sugestões relacionadas à sua palavra-chave, por exemplo:

  • Volume de busca: Mostra o número médio de buscas mensais para aquela palavra-chave. Ou seja, é uma etapa crucial para você entender a qualidade do tráfego.
  • Dificuldade de SEO: Indica o quão difícil é ranquear nos resultados de busca para aquela palavra-chave, em uma escala de 0 a 100. Quanto menor o número, mais fácil é o posicionamento na classificação da rede de pesquisas do Google.
  • Dificuldade paga: É uma análise similar às análises de dificuldade de SEO. Porém, esse caso trata-se da complexidade de ranqueamento para os anúncios pagos Google Ads.
  • Custo por Clique: O custo médio que os anunciantes pagam por um clique nessa palavra-chave em campanhas de PPC na plataforma Google Ads
  • Ideias de palavras-chave relacionadas: Apresenta uma lista extensa de termos relacionados, incluindo sinônimos, variações de cauda longa (long-tail keywords) e perguntas. Em outros termos, isso é uma ação essencial para encontrar nichos e oportunidades de conteúdo.
  • Conteúdo sugerido: Mostra artigos, vídeos e outras páginas que ranqueiam bem para a palavra-chave em análise, dando também insights sobre o tipo de conteúdo que está performando melhor no tráfego orgânico.
  • Filtros avançados: Você pode refinar suas buscas utilizando filtros para volume mínimo/máximo, SD, CPC, inclusão/exclusão de palavras, etc., o que é extremamente útil para segmentar sua pesquisa.

A segunda funcionalidade do Ubersuggest está associada à realização de uma análise completa sobre a concorrência. Isso quer dizer, que entender o que seus concorrentes diretos e indiretos estão fazendo, é uma tática indispensável em qualquer projeto de marketing digital.

A seguir, você encontra alguns recursos sobre como funciona a análise de concorrentes usando a ferramenta Ubersuggest:

Análise de domínio: Você pode inserir o URL de um concorrente (ou o seu próprio) para obter um panorama geral do desempenho do site, incluindo as seguintes métricas:

  • Tráfego orgânico estimado: O número de visitas mensais que o site recebe de resultados de busca orgânicos.
  • Palavras-chave orgânicas: A quantidade de palavras-chave para as quais o site ranqueia no Google e demais mecanismos de pesquisas.
  • Backlinks: O número de links que apontam até o site. Isso é considerado um fator crucial de ranqueamento no tráfego orgânico do Google. Além do mais, esse recurso ainda fornece uma análise detalhada dos backlinks de um domínio, mostrando de onde vêm os links, o texto âncora usado e o “Domain Authority” (DA) do site de origem.
  • Top páginas por tráfego: As páginas que geram mais tráfego orgânico para o concorrente, revelando seus conteúdos de maior sucesso.

A terceira funcionalidade da plataforma Ubersuggest está relacionada ao procedimento de auditoria de site, visando identificar problemas técnicos de SEO que podem estar impedindo seu site de aparecer na primeira página do Google, por exemplo.

Nesse contexto, como funciona a auditoria de sites com o Ubersuggest?

Rastreamento do site: Em primeiro lugar, o algoritmo do Ubersuggest rastreia seu site (ou o site que você informar) e verifica uma série de fatores de SEO on-page e no final das contas, a ferramenta gera um relatório completo mencionando os seguintes pontos:

  • Pontuação de SEO: Uma pontuação geral da saúde de SEO do seu site.
  • Erros críticos: Problemas graves que precisam de atenção imediata (ex: erros 4xx/5xx, problemas de indexação).
  • Alertas: Problemas menos graves, mas que ainda assim afetam o desempenho (ex: meta descrições ausentes, imagens sem alt text).
  • Recomendações: Sugestões para melhorar o SEO técnico, como otimização de velocidade de carregamento, uso de tags H1, etc.
  • Páginas rastreadas: Informações sobre o número de páginas rastreadas e problemas específicos de cada uma delas.
  • Priorizar correções: O relatório categoriza os problemas, permitindo que você priorize as correções mais impactantes conforme os objetivos do seu projeto.
  • Melhorar a Experiência do Usuário (UX): Muitos problemas técnicos de SEO também impactam a experiência do usuário, como a velocidade do site.
  • Garantir a indexação: Certifique-se de que o Google e outros motores de busca estão indexando corretamente todas as suas landing pages mais relevantes.

A quarta funcionalidade oferecida pela ferramenta Ubersuggest, é o acompanhamento da audiência do seu site e do desempenho da sua visibilidade no Google. Isso significa, que monitorar a performance do comportamento de suas palavra-chave no posicionamento de landing pages no Google, é uma etapa bastante pertinente na avaliação de estratégias de tráfego orgânico que funcionam e aquelas que necessitam passar por alguns ajustes.

Nesse sentido, vamos explorar como funciona o monitoramento de métricas:

  • Adicionar palavras-chave: Você pode adicionar as palavras-chave para as quais deseja monitorar seu ranqueamento.
  • Monitoramento diário/semanal: O Ubersuggest acompanha suas posições para essas palavras-chave nos resultados de busca.
  • Relatórios de posicionamento: Ele exibe gráficos e tabelas mostrando a evolução das suas posições, se você está subindo ou descendo para cada termo de pesquisa.
  • Visão geral do projeto: Permite que você veja o progresso geral do seu domínio para o conjunto de palavras-chave monitoradas.

A quinta funcionalidade está vinculada ao laboratório de SEO, que geralmente se integra com a auditoria de site e oferece uma análise mais aprofundada referente aos aspectos técnicos e de usabilidade do seu site que impactam o SEO, vejamos:

  • Análise de velocidade: Mede a velocidade de carregamento de páginas internas do seu site em versões desktop e mobile, oferecendo sugestões de otimização.
  • Core Web Vitals: Avalia o desempenho do seu site com base nas métricas de experiência do usuário do Google (LCP, FID, CLS).
  • Otimização de imagens: Sugere otimizações para o tamanho e formato das imagens do seu site.
  • Otimização para versão mobile: Verifica a responsividade do site para os dispositivos móveis.

Dica determinante: O Ubersuggest permite que você proceda com a sincronização com outras ferramentas de SEO, tal como o Google Search Console. Daí, você tem a chance de obter dados analíticos mais assertivos sobre suas palavras-chave e desempenho.

Conclusão

Como você pôde observar, o Ubersuggest não apenas mais uma ferramenta de SEO como as outras. É um verdadeiro kit completo de ricas oportunidades para quem deseja dominar a visibilidade online e acompanhar de perto todos os valiosos insights que a versão gratuita da interface oferece aos seus usuários.

Agora, vejamos juntos os principais benefícios e vantagens que o Ubersuggest oferece!

1º Benefício: Diferente de muitas outras ferramentas de SEO de ponta que exigem assinaturas caras, o Ubersuggest oferece uma ótima versão gratuita com um bom número de consultas diárias, assegurando que pequenas empresas, freelancers e estudantes com orçamentos limitados acessem dados e funcionalidades que antes eram exclusivas de versões premium.

2º Benefício: Sua interface é limpa, organizada e muito fácil de navegar, mesmo para quem não tem experiência com SEO. Ou seja, os dados são apresentados de forma clara, com gráficos e explicações concisas.

3º Benefício: Em vez de focar em uma única funcionalidade, o Ubersuggest integra as ferramentas mais críticas para uma estratégia de SEO completa em um só lugar, tais como: pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência, auditoria de site e rastreamento de ranqueamento.

Além do mais, você poupa tempo e dinheiro, eliminando a necessidade de usar múltiplas ferramentas para diferentes aspectos do SEO. Dessa forma, você tem uma visão 360° do seu desempenho e da evolução do comportamento do atual mercado.

4º Benefício: A ferramenta não apenas apresenta dados brutos, mas também oferece recomendações claras sobre o que fazer com eles. Por exemplo, ao identificar erros em uma auditoria de site, ele sugere como corrigi-los.

Indo um pouco mais adiante, o Ubersuggest transforma dados complexos em tarefas compreensíveis e priorizáveis, o que é ideal para quem não é um especialista em SEO, ajudando a focar nos pontos de maior impacto para o ranqueamento.

5º Benefício: A ferramenta Ubersuggest também identifica estratégias de sucesso dos seus rivais, descobrir lacunas de conteúdo em seu próprio site e encontrar oportunidades de link building que você talvez não tivesse considerado.

Não perca mais o seu tempo! Entre em contato com a nossa agência de SEO pelo WhatsApp e ganhe uma consultoria 100% gratuita sobre Ubersuggest para você aproveitar ao máximo dos resultados fornecidos pela ferramenta.

Categorias: