Como Funciona A Ferramenta Ubersuggest Do Neil Patel E Como Analisar As Palavras-Chave?

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Ubersuggest é um dos melhores geradores de palavras-chave populares disponíveis e acessíveis na internet nacional e internacional.

A principal função do Ubersuggest é coletar todas as solicitações fornecidas pelo Google Suggest e coletar dados do Google Keyword Planner, visando sugerir ideias de palavras-chave relevantes em torno de um termo de pesquisa utilizado pelos usuários.

Como “todos” já devem saber, a estratégia de otimização de conteúdo editorial de landing pages de sites, blogs ou lojas e-commerces, tornou-se indispensável para classificar esses conteúdos entre os 10 primeiros resultados da primeira página do Google e alcançar clientes qualificados, por intermédio da relevância de informações contidas dentro dessas páginas internas.

Agora, para você conseguir um bom posicionamento SEO no Google, será necessário aprender como funciona a ferramenta Ubersuggest, identificar as palavras-chave mais significativas associadas às páginas internas do seu site.

Se você estiver enfrentando dificuldades de encontrar palavras-chave para o otimizar o site institucional da sua empresa, preencha o formulário de contato e me fale sobre seus objetivos!

O Ubersuggest não é a única ferramenta de SEO que analisa termos de busca. Existem muitos outros recursos que podem te ajudar a detectar centenas de palavras-chave adaptáveis ao conteúdo editorial de suas landing pages e entre essas ferramentas, encontram-se:

  • Moz Keyword Planner.
  • Ahrefs Keyword Explorer.
  • Ferramenta Majestic.
  • SemRush.
  • Google Keyword Planner.
  • Answerthepublic.

Entretanto, a versão grátis de algumas plataformas acima mencionadas, não fornecem a integralidade dos dados requeridos e o único jeito de acessar esses dados é pagando a versão Premium.

Um excelente gerador de palavras-chave

Um gerador de palavras-chave é um instrumento de pesquisa que verifica e analisa todas as palavras-chave ligadas a um determinado termo de busca usado pelo usuário, durante suas pesquisas na zona universal do Google.

Se você deseja orientar a estratégia de marketing de conteúdo do seu site, gerar tráfego qualificado para sua empresa e vender seus produtos, você precisa encontrar as palavras-chave que correspondam com cada uma de suas diferentes landing pages.

“Otimizar páginas com as mesmas palavras-chave ou com termos de busca irrelevantes, não faz muito sentindo!”

A plataforma Ubersuggest foi concebida para auxiliar a estratégia de otimização de conteúdo redacional e facilitar o desenvolvimento dos estudos semânticos realizados pelos analistas e consultores de marketing digital.

Indo muito além das ideias de palavras-chave proporcionadas pelo Ubersuggest, essa ferramenta fornece outras informações importantes sobre cada palavra-chave analisada, visando otimizar sua estratégia de posicionamento, tais como:

  • Volume de tendência de pesquisa mensal.
  • Custos do CPC (Google Ads).
  • Nível de concorrência de cada palavra-chave.
  • O nível (dificuldade) aproximado de competição da busca patrocinada e orgânica.

Surgimento do Ubersuggest

A plataforma Ubersuggest foi adquirida em julho de 2017 por Neil Patel e Mike Kamo, um dos melhores profissionais de marketing que é o autor dos sites Kissmetrics, Crazyegg, Hellobar e Quicksprout.com.

Neil Patel é de origem indiana, nascido em 1985 no Reino Unido (Inglaterra). Ao ingressar no mercado de trabalho, Neil Patel teve a oportunidade de trabalhar em grades empresas multinacionais como:

Alguns anos mais tarde, Neil Patel foi reconhecido como um dos maiores influenciadores na internet pelo Wall Street Journal e a revista Forbes o declarou o melhor profissional de marketing do mundo inteiro.

A ferramenta Ubersuggest fez tanto sucesso que milhões de usuários se perguntaram se a plataforma iria permanecer gratuita pra sempre e a resposta do Neil Patel foi a seguinte:

“Meu objetivo é criar todos os dados de SEO e palavras-chave gratuitamente… mesmo de uma maneira mais louca do que isso!”

Saiba como funciona o Ubersuggest

A plataforma Ubersuggest funciona de forma muito simples e apresenta ilustrações gráficas fáceis de serem interpretadas pelos usuários. Na verdade, a interface do Ubersuggest possui o mesmo princípio que as outras ferramentas geradoras de palavras-chave.

Entretanto, não basta apenas pesquisar por dados estatísticos dentro do Ubersuggest e para compreender a lógica das métricas, você precisa ter um afiado senso analítico.

Ao acessar o Ubersuggest, digite a palavra-chave que você deseja analisar, dentro da barra de pesquisa, selecione o idioma e em seguida, clique em buscar para enviar a sua solicitação.

Ubersuggest

O Ubersuggest foi atualizado recentemente e desde então, a ferramenta está proporcionando diferentes dados referentes a um site ou uma palavra-chave. Antes desse último upgrade, o Ubersuggest permitia selecionar em quais mídias o usuário poderia extrair sugestões de palavras-chave, tais como:

  • Internet (buscadores).
  • No YouTube.
  • Google Notícias.
  • Google Imagens e Google Shopping.

Visão geral da análise de palavras-chave

Após inserir sua palavra-chave na barra de busca do Ubersuggest, a ilustração gráfica exibe o volume de pesquisa (desktops e dispositivos móveis) referente ao período dos últimos 12 meses, a pontuação de dificuldade do SEO, SEA e o custo por clique.

painel ubersuggest

Havendo interesse em analisar o volume de buscas mês a mês, você pode selecionar essa função dentro do painel administrativo Ubersuggest.

Logo abaixo desse gráfico, você tem uma primeira visão geral das ideias de palavras-chave, bem como uma visão global da SERP relacionada ao termo de pesquisa.

Ideias de palavras-chave para melhorar o SEO

O Ubersuggest concede uma lista completa de palavras-chave associadas a busca inicial que usuário indicou. Essas palavras-chave são extraídas do Google Suggest e do Google Ads.

ubersuggest ideias palavras chaves

Os resultados obtidos estão vinculados a sua palavra-chave e indicam sugestões para pesquisas realizadas pelos usuários do Google. Todavia, você tem a possibilidade de classificar os resultados de acordo com o volume de pesquisas, o CPC ou o nível de concorrência.

O Ubersuggest também permite filtrar esses resultados indicando palavras-chave negativas, que serão removidas da pesquisa para que sejam mais relevantes e que os resultados correspondam com suas necessidades e objetivos.

Você tem a opção de filtrar o volume de pesquisa, PD (nível de dificuldade), SD (taxa de dificuldade do SEO) e CPC (custo por clique), informando um mínimo e um máximo e optar por limitar a pesquisa no Google Ads ou no Google Suggest.

Novidades da ferramenta Ubersuggest

A novidade da plataforma Ubersuggest é propiciar uma visão simplificada dos 100 principais sites classificados com uma palavra-chave, permitindo fazer uma análise da concorrência e determinar os Keywords usados pelos sites concorrentes.

Sendo assim, você terá uma ideia sobre o tráfego estimado gerado pelas landing pages dos seus concorrentes, o número de compartilhamentos nas redes sociais e a pontuação do domínio.

A pontuação do domínio é uma média classificada entre 1 e 100 pontos, onde quanto maior for esse número, significa que o domínio terá uma autoridade mais elevada, sendo mais difícil de competir com estes sites na internet.

Em relação ao compartilhamento nas redes sociais, se mais pessoas compartilham, é porque gostaram do seu conteúdo e o nível de popularidade do domínio será superior.

Uma das coisas mais legais do Ubersuggest é que você pode exportar todos os resultados obtidos em uma planilha do Excel ou copiar e colar os dados. Recomendo fazer uma exportação de dados para mantê-los organizados no seu computador.

Funcionalidades do Ubersuggest

Há algum tempo atrás, Neil Patel anunciou em um artigo do seu blog, o desenvolvimento de novos recursos e funcionalidades do Ubersuggest, tais como:

  • Possibilidade de analisar o tráfego de visitantes provenientes do SEO.
  • Emissão de relatório apresentando os sites classificados nas primeiras posições do Google.
  • Termos associados as landing pages.

Entre tantos recursos podemos encontrar:

  • Sugestões de palavras-chave: opções associadas ao termo pesquisado para fins comparativos.
  • Nível de dificuldade: classifica a chance de alcançar resultados orgânicos em SEO ou pagos em PPC.
  • Análise de SERP: detalha esforços e resultados dos concorrentes que atualmente aparecem primeiro nas sugestões do Google para a busca.

A extensão que inclui dados Ubersuggest

Essa extensão analisa uma página e adquire dados de palavras-chave encontradas no interior da landing page.

Assim como no Ubersuggest, você recebe dados do CPC, o volume mensal de buscas, nível de concorrência e você pode exportar seus resultados em Excel, PDF, etc.

ubersuggest extensão

A extensão “keywordseverywhere” está disponível no Chrome e Firefox. Após a instalação, a ferramenta gera uma chave, onde você receberá uma notificação por e-mail e depois disso, basta clicar em “atualizar configurações” e copiá-la em “API Key”.

Descubra como usar o Ubersuggest

Muitos analistas de marketing digital utilizam ferramentas de sugestão de palavras-chave com o objetivo de encontrar e explorar novos nichos de SEO, nos quais buscam se posicionar com termos menos competitivos e alcançar mais tráfego qualificado.

Você sabia que o Ubersuggest possibilita encontrar segmentos ou ideias de artigos, colocando-se no lugar do consumidor final?

Otimize as palavras-chave de cauda longa

Uma ferramenta como o Ubersuggest também pode ajudar você a definir palavras-chave relevantes a partir de múltiplas variações de suas principais palavras-chave e colocar você na calda longa.

Dessa forma, você tem a possibilidade de pesquisar a cauda longa, selecionando expressões relacionadas com mais de três palavras, cujo o volume de pesquisa e o nível de concorrência são razoáveis.

A outra solução é acessar o Google Keyword Planner e criar uma campanha (sem ativá-la).

Então, como devo proceder? Ao acessar a plataforma, clique em “Obter tendências e dados no volume de pesquisa” e cole a lista de palavras exportadas no formato CSV no Ubersuggest.

Se você tiver alguma campanha (ativa) de anúncios no Google Ads, os dados serão muitos precisos. Inversamente, você terá um intervalo que já pode conceder uma pequena ideia.

Você só precisa escrever seu conteúdo, incluindo as palavras-chave fornecidas pelo Ubersuggest. A nova versão do Ubersuggest apresenta uma excelente melhoria, facilitando a obtenção de centenas de sugestões de palavras-chave significativas.

Este comparador é gratuito, rápido, eficiente e fácil de manipular. É um aliado importante para ajudá-lo a otimizar o conteúdo editorial das landing pages do seu site ou de páginas internas da sua loja virtual.

Conclusão

E você, o que achou das funcionalidades da nova versão do Ubersuggest? Entre em contato e seja acompanhado pelo nosso consultor de marketing digital, que irá pesquisar todas as palavras-chave relacionadas a atividade do seu negócio, com a finalidade de oferecer mais visibilidade aos produtos ou serviços da sua empresa e atrair clientes com dinheiro.

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