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A automação de marketing está relacionada com variadas campanhas de marketing acionadas por um grupamento de condições pré definidas, basendo-se no comportamento do usuário.
É um conceito que engloba diversas ferramentas que automatizam tarefas exaustivas, tediosas e repetitivas, que acabam impedindo o profissional de marketing de se concentrar na construção de planejamentos estratégicos a médio e longo prazo.
A ideia é economizar horas de trabalho limitando as ações manuais, melhorar a experiência do usuário e o relacionamento com o consumidor final, através da automatização de (exemplos):
Sim! Diversos perfis dessa rede social fazem envios automatizados aos seus seguidores, após a reposição de estoque de mercadorias recém chegadas, alertas sobre lançamentos de produtos ou qualquer outra novidade.
Lembre-se de uma coisa! A automação auxilia na otimização da eficiência e da produtividade.
A estratégia de automação de marketing é bastante usada dentro do modelo empresarial BtoB e podemos definir incontáveis ações, tais como:
A automação de marketing é alicerçada na configuração de um cenário de ciclo de vendas, o caminho que o visitante seguirá de um ponto de entrada, ou seja, uma ação concluída.
Isso é chamado de “fluxo de trabalho”. Em inglês, se diz “workflow“.
Suponhamos, que possamos desenhar as etapas do percurso que a automação de marketing seguirá a partir de um download de conteúdo.
Em termos de buyer journey, estamos no nível de reconhecimento ou descoberta.
Isso significa, que estamos no início do funil de conversões, o fluxo de trabalho é o “Topo do Funil”.
Gerar leads através da divulgação de conteúdo gratuito.
Gerar prospects (visitante interessado por algum produto ou serviço que sua empresa oferece no mercado).
Gerar leads qualificados e concluir vendas (ofertas por tempo limitado).
Se o conteúdo foi carregado pelo visitante, então nós iremos entrar dentro do fluxo de trabalho do “Meio do funil“.
Conquistamos a atenção do visitante, que agora se torna um lead identificado.
Na verdade, construir sua estratégia de automação de marketing é identificar as tarefas que precisam ser automatizadas.
Antes de continuarmos, é necessário que você compreenda o significado dos seguintes termos:
Quando um visitante acessa um site e decide fornecer seus dados pessoais, por exemplo:
O suspect pode estar interessado por algum produto, mas ainda não possui decisão de compra, por motivos financeiros ou por não desejar adquirir o produto vendido no site.
Nesse contexto, o suspect não sentiu necessidade de aderir ao produto.
É o visitante que chegou em uma landing page do seu site, via algum canal de comunicação, do tipo:
O prospect interage de forma ativa, percorrendo páginas de produtos de um site, blogs ou plataformas e-commerce.
Em outras palavras, o prospect age da seguinte maneira:
Simplificando a história, as pesquisas feitas por um prospect são mais ativas que as buscas realizadas por um suspect.
A única ação que falta para um prospect se converter em cliente, é colocar os produtos selecionados no carrinho de compras e proceder com o pagamento no check-out.
Um lead, nada mais é que um prospect em primeira instância! É uma pista comercial, podendo ser transformada em um potencial cliente.
Um lead pode surgir de várias fontes:
O lead expressa interesse em um produto fornecido pela sua empresa e o vendedor pode identificar o real necessidade desse lead.
O cliente é o indivíduo que compra produtos ou adquiri serviços de uma determinada empresa.
O consumidor é aquela pessoa que possui a necessidade de comprar para consumir.
Além de proporcionar bons resultados ao seu modelo de negócios, a automação de marketing é uma grande economia de tempo.
Veja bem, automatizar o processo que guia um lead de uma extremidade a outra, passando pelo túnel de conversão, é uma possibilidade de ganhar tempo para uma empresa.
Isso quer dizer que você terá tempo suficiente para se concentrar em outras tarefas mais relevantes.
As ferramentas de marketing de automação fornecerão todas as informações sobre os interesses de seus leads. Inclusive, você poderá saber se os seus e-mails foram abertos e quando foram lidos.
É por esse motivo que com a automação de marketing, você não deixa espaço aberto ao acaso.
O lead é automaticamente enviado de volta a equipe de vendas, em um momento preciso e crucial de seu percurso, decidido pelo upstream.
Você também pode reduzir o ciclo de vendas sem esforço, a um baixo custo.
Seu lead é informado por uma série de conteúdos e entra no caminho da conversão.
No momento certo, cabe aos profissionais de vendas da sua empresa entrar em ação!
Entre a redução de custos, a economia de tempo e a conversão de leads, a automação de marketing não é mais uma opção para as empresas.
É uma estratégia indispensável!
A segmentação é a chave para alcançar isso.
Além do mais, a qualidade dos dados sobre seus clientes e leads é um fator chave para o sucesso de suas futuras campanhas de automação de marketing.
Quanto mais você conhecer o comportamento dos seus clientes, melhor serão suas chances de realização de vendas.
Então, envie um primeiro e-mail de confirmação de registro ou confirmação de compra.
O primeiro e-mail enviado colocará sua marca em conato com o cliente e os e-mails que seguem serão bem vindos.
E-mails transacionais do tipo “e-mail de boas-vindas” têm de fato, a vantagem de se beneficiar de uma alta taxa de abertura.
Esses e-mails são apreciados pelos destinatários, já iniciando uma relação de confiança e proximidade entre você e os seus clientes.
Essa será a oportunidade de obter um desconto especial, um cupom, uma promoção excepcional, uma oferta e por aí vai.
Esses testes analisam a finalidade e o conteúdo de um e-mail em duas versões diferentes, mas para a mesma oferta.
Você ainda pode avaliar qual é a melhor de ambas as versões e usá-la em todos os seus contatos.
O aspecto visual possui um papel importante na transmissão da sua mensagem, como na propensão do seu e-mail para convencer ou seduzir o destinatário.
Seu gráfico deve ser adaptado e complementado com um design elegante e um equilíbrio proporcional as imagens e ao texto principal.
Realize testes para garantir que os e-mails sejam adaptados aos dispositivos móveis.
Será necessário individualizar as mensagens enviadas aos seus contatos para que eles tenham a impressão que você escreve exclusivamente para eles.
Quanto mais personalizada for sua mensagem, mais positiva ela será.
Quem não gosta de receber brindes? Isso alimentará seu relacionamento com seus clientes e os manterá sempre interessados em seus produtos.
Os brindes podem diversos, por exemplo: Promoção especial, descontos exclusivos, vouchers e vendas privadas.
Você pode colocá-los na parte superior do e-mail para que o contato tenha uma visão nítida e direta, sem a necessidade de descer ou subir a página.
Reproduza as cores fornecendo um claro contraste entre a frase chamariz e o restante do conteúdo da mensagem.
A automação de marketing é um recurso estratégico que está mudando o cenário dos negócios de milhares de empresas no Brasil.
Essa tecnologia oferece a possibilidade de analisar o público-alvo, identificar os interesses dos leads, acompanhar métricas e proceder com ações específicas para otimizar o marketing de relacionamento e expandir suas chances de vendas.