Como Montar Um Ecommerce Para Você Vender Seus Produtos Na Internet E No Marketplace?

Como montar um ecommerce para revender produtos e ganhar dinheiro na internet em 2024? É o que você vai aprender com a gente, lendo o conjunto de conselhos enumerados nesse artigo.

Além do mais, vamos te ensinar também, como encontrar o cliente ideal durante o processo de criação do seu ecommerce.

Montar um ecommerce é uma decisão importante que implica a execução de inúmeras tarefas capazes de transformar o seu projeto em uma verdadeira loja virtual de sucesso.

Vou deixar algumas dicas bacanas para você entender o funcionamento da metodologia de criação de um ecommerce no Brasil. Antes de mais nada, você sabia que seu projeto exige o cumprimento de algumas ações específicas?

  • Escolher o seu status jurídico: MEI, Eireli ou LTDA.
  • Montar seu ecommerce.
  • Desenvolver o conteúdo
  • Redigir os termos e condições gerais de venda.

A definição do MEI (Micro Empreendedor Individual) é a pessoa que trabalha por conta própria, legalizado como pequeno empresário.

A definição do Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é uma empresa constituída por um único empresário que deseja abrir um negócio e ser o único proprietário.

A definição de LTDA é uma empresa organizada por cotas, onde cada sócio tem sua responsabilidade limitada.

A obrigação de escolher um status jurídico

Qualquer pessoa física pode montar um ecommerce para vender mercadorias na internet, mas a comercialização desses produtos será feita de forma ocasional.

Após a criação do seu ecommerce e regularização das formalidades de registro, é necessário efetuar o cumprimento legislativo de regulamentação da relação com os consumidores.

A lei do ecommerce, o Decreto Federal nº 7.962/2013, determina o Código de Defesa do Consumidor sobre o comércio eletrônico e institui de forma singular as transações efetuadas entre a loja virtual e o consumidor final.

Essa lei é válida para todos os tipos de ecommerce (pequenos ou grandes) do comércio eletrônico brasileiro.

Qual status jurídico você deve escolher para montar um ecommerce?

A estruturação do status jurídico oferece múltiplas soluções e você pode se sentir um pouco indeciso a respeito de qual status jurídico é o mais adaptável ao tipo de negócio do seu ecommerce.

Eu coloquei algumas perguntas aqui abaixo, que vão te ajudar a determinar seu status jurídico e recomendo que você responda todas elas, sendo o mais sincero possível.

  • Qual é o limite do seu investimento?
  • Quanto você quer investir para montar o seu ecommerce?
  • Deseja se associar a terceiras pessoas?
  • Quais são as margens de risco do seu modelo de negócio?
  • Realizou algum estudo de mercado para saber se o seu projeto é viável e sustentável?
  • Montou um plano de negócios?
  • Precisa fazer empréstimos em alguma instituição financeira?
  • Pretende abrir uma conta empresarial em algum banco?
  • Quem são seus concorrentes diretos e indiretos?
  • Qual estratégia de marketing digital será associada aos negócios do seu ecommerce?
  • Qual plataforma irá implementar na criação do seu ecommerce?
  • Você conhece as características do perfil do seu público-alvo?
  • Que tipo de mercadoria deseja comercializar na internet?
  • Já escolheu o seu nome de domínio?
  • Pensou na hospedagem do seu ecommerce?
  • Que tipo de layout (design) deseja instalar no seu ecommerce?
  • Já definiu seus distribuidores e fornecedores?
  • Como será a logística (transportadoras, controle de estoque e assim por diante)?

A melhor plataforma para montar um ecommerce

De fato, existem dezenas de plataformas para montar um ecommerce que são melhores que as outras por várias razões e uma delas está ligada com a facilidade de utilização do painel administrativo.

Porém, isso não é tudo! Além dos recursos que cada plataforma oferece, existe a questão do custo benefício.

Quer um conselho de alguém com experiência?

Antes de escolher sua plataforma, recomendo realizar uma pesquisa aprofundada a respeito das vantagens e inconveniências dessas plataformas de comércio eletrônico e depois disso, você poderá dar início ao seu projeto.

Eu considero que a plataforma Prestashop 1.7 é a mais indicada para quem está querendo começar um negócio lucrativo do zero. O painel administrativo é de fácil utilização e oferece centenas de recursos ao bom funcionamento do seu ecommerce.

Regulamentação

O ecommerce deve exibir todas as informações referentes a sua empresa, sobre o funcionamento e a ficha técnica dos produtos, por exemplo:

  • CNPJ.
  • Razão Social.
  • Endereço da localização da empresa.
  • Telefone para contato.
  • e-mail.
  • Formulário de contato.
  • Formas de pagamento.
  • Formas de envio.
  • Prazos de entrega.
  • Cobrança de juros (indicar o percentual) e/ou taxas adicionais.
  • Resumo da confirmação de compra no carrinho.
  • Condições de troca ou devolução de mercadorias.
  • Garantia de compra.
  • Termos e condições de uso.

O ecommerce deve oferecer atendimento e suporte imediato aos consumidores, caso surja quaisquer tipo de problema relacionado ao procedimento de compra e com o estado físico do produto.

Recomendo criar uma página “Fale Conosco“.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que os comerciantes devem obedecer e atender ao Direito de Arrependimento, da parte do consumidor (ART. 49 CDC).

Significa que, após a compra de um determinado produto, o consumidor detêm um prazo de no máximo 7 dias para efetuar trocas, solicitar o cancelamento do pedido e/ou requisitar o estorno total do valor gasto.

Atenção! O descumprimento da Lei do Arrependimento pode provocar várias penalidades, tais como:

  • Multas.
  • Apreensão da mercadoria.
  • Intervenções administrativas (Procon).

Alimente seu ecommerce com produtos atrativos

Na verdade, a pergunta mais correta seria: como sustentar meu ecommerce em curto, médio e longo prazo?

Após o lançamento oficial do seu ecommerce, pense em alcançar os resultados definidos durante a etapa de desenvolvimento do ecommerce. Isso é indispensável!

O seu ecommerce deve sempre estar acessível. Caso contrário, como será a venda dos seus produtos?

A segunda dica é a criação de conteúdo qualificado para todas as páginas produtos da sua loja virtual. As landing pages precisam apresentar um conteúdo bem redigido, exibindo uma linha de redação autêntica, criativa e original.

As atualizações do conteúdo devem ser feitas de maneira regular, mas se você não tiver tempo para alimentar sua loja ecommerce, você ainda tem a possibilidade de delegar essa tarefa a um consultor de marketing digital, que colocará todas as competências necessárias em benefício do sucesso do seu negócio.

9 erros cometidos pelos usuários

  • Montam um ecommerce sem experiência de mercado.
  • Ignoram os critérios de contabilidade: Despesas e receitas.
  • Pensam que vão ficar milionários vendendo produtos no comércio eletrônico.
  • Acham que não precisarão de fazer esforços.
  • Se enchem de expectativas.
  • Escolhem um serviço de hospedagem pouco profissional ou medíocre.
  • Duplicam conteúdo de outras lojas.
  • Escrevem conteúdo carregado de erros de ortografia.
  • Ignoram a estratégia de otimização de sites para os mecanismos de pesquisa.

De um ponto de vista técnico, o ecommerce ainda apresenta as seguintes desfuncionalidades:

  • Problemas durante o procedimento de compra na loja virtual (checkout).
  • Sistema de pagamento muito longo.
  • A velocidade do site é de péssima qualidade.
  • O layout do ecommerce não é responsivo.
  • Presença de páginas de erro 404.
  • Site não seguro (HTTP).

Conclusão

O mercado do comércio eletrônico brasileiro é uma máquina de poker, onde é possível gerar uma grande rentabilidade financeira, mas por outro lado, se você não administrar bem o seu negócio, você pode colocar tudo a perder.

Montar um ecommerce é uma ótima oportunidade para você ganhar renda extra em 2024 no Brasil, mas você precisa verificar se existe demanda para o seu tipo de negócio.

Não faz muito sentindo montar um ecommerce com produtos que ninguém quer comprar.