VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
Como montar um ecommerce para revender produtos e ganhar dinheiro na internet em 2024? É o que você vai aprender com a gente, lendo o conjunto de conselhos enumerados nesse artigo.
Além do mais, vamos te ensinar também, como encontrar o cliente ideal durante o processo de criação do seu ecommerce.
Montar um ecommerce é uma decisão importante que implica a execução de inúmeras tarefas capazes de transformar o seu projeto em uma verdadeira loja virtual de sucesso.
Vou deixar algumas dicas bacanas para você entender o funcionamento da metodologia de criação de um ecommerce no Brasil. Antes de mais nada, você sabia que seu projeto exige o cumprimento de algumas ações específicas?
A definição do MEI (Micro Empreendedor Individual) é a pessoa que trabalha por conta própria, legalizado como pequeno empresário.
A definição do Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é uma empresa constituída por um único empresário que deseja abrir um negócio e ser o único proprietário.
A definição de LTDA é uma empresa organizada por cotas, onde cada sócio tem sua responsabilidade limitada.
Qualquer pessoa física pode montar um ecommerce para vender mercadorias na internet, mas a comercialização desses produtos será feita de forma ocasional.
Após a criação do seu ecommerce e regularização das formalidades de registro, é necessário efetuar o cumprimento legislativo de regulamentação da relação com os consumidores.
A lei do ecommerce, o Decreto Federal nº 7.962/2013, determina o Código de Defesa do Consumidor sobre o comércio eletrônico e institui de forma singular as transações efetuadas entre a loja virtual e o consumidor final.
Essa lei é válida para todos os tipos de ecommerce (pequenos ou grandes) do comércio eletrônico brasileiro.
A estruturação do status jurídico oferece múltiplas soluções e você pode se sentir um pouco indeciso a respeito de qual status jurídico é o mais adaptável ao tipo de negócio do seu ecommerce.
Eu coloquei algumas perguntas aqui abaixo, que vão te ajudar a determinar seu status jurídico e recomendo que você responda todas elas, sendo o mais sincero possível.
De fato, existem dezenas de plataformas para montar um ecommerce que são melhores que as outras por várias razões e uma delas está ligada com a facilidade de utilização do painel administrativo.
Porém, isso não é tudo! Além dos recursos que cada plataforma oferece, existe a questão do custo benefício.
Quer um conselho de alguém com experiência?
Antes de escolher sua plataforma, recomendo realizar uma pesquisa aprofundada a respeito das vantagens e inconveniências dessas plataformas de comércio eletrônico e depois disso, você poderá dar início ao seu projeto.
Eu considero que a plataforma Prestashop 1.7 é a mais indicada para quem está querendo começar um negócio lucrativo do zero. O painel administrativo é de fácil utilização e oferece centenas de recursos ao bom funcionamento do seu ecommerce.
O ecommerce deve exibir todas as informações referentes a sua empresa, sobre o funcionamento e a ficha técnica dos produtos, por exemplo:
O ecommerce deve oferecer atendimento e suporte imediato aos consumidores, caso surja quaisquer tipo de problema relacionado ao procedimento de compra e com o estado físico do produto.
Recomendo criar uma página “Fale Conosco“.
O Código de Defesa do Consumidor prevê que os comerciantes devem obedecer e atender ao Direito de Arrependimento, da parte do consumidor (ART. 49 CDC).
Significa que, após a compra de um determinado produto, o consumidor detêm um prazo de no máximo 7 dias para efetuar trocas, solicitar o cancelamento do pedido e/ou requisitar o estorno total do valor gasto.
Atenção! O descumprimento da Lei do Arrependimento pode provocar várias penalidades, tais como:
Na verdade, a pergunta mais correta seria: como sustentar meu ecommerce em curto, médio e longo prazo?
Após o lançamento oficial do seu ecommerce, pense em alcançar os resultados definidos durante a etapa de desenvolvimento do ecommerce. Isso é indispensável!
O seu ecommerce deve sempre estar acessível. Caso contrário, como será a venda dos seus produtos?
A segunda dica é a criação de conteúdo qualificado para todas as páginas produtos da sua loja virtual. As landing pages precisam apresentar um conteúdo bem redigido, exibindo uma linha de redação autêntica, criativa e original.
As atualizações do conteúdo devem ser feitas de maneira regular, mas se você não tiver tempo para alimentar sua loja ecommerce, você ainda tem a possibilidade de delegar essa tarefa a um consultor de marketing digital, que colocará todas as competências necessárias em benefício do sucesso do seu negócio.
De um ponto de vista técnico, o ecommerce ainda apresenta as seguintes desfuncionalidades:
O mercado do comércio eletrônico brasileiro é uma máquina de poker, onde é possível gerar uma grande rentabilidade financeira, mas por outro lado, se você não administrar bem o seu negócio, você pode colocar tudo a perder.
Montar um ecommerce é uma ótima oportunidade para você ganhar renda extra em 2024 no Brasil, mas você precisa verificar se existe demanda para o seu tipo de negócio.
Não faz muito sentindo montar um ecommerce com produtos que ninguém quer comprar.