Como Montar Uma Loja Virtual Tray Commerce Para Você Vender Produtos Na Internet?

A Tray Commerce é uma plataforma especializada na criação de loja virtual integrada com temas (layouts) customizáveis responsivos e compatíveis com os diferentes tamanhos de telas dos dispositivos móveis, favorecendo 100% o SEO mobile na classificação de resultados de pesquisas orgânicas do Google.

A Tray oferece centenas de recursos desenvolvidos para otimizar o funcionamento do seu comércio eletrônico, proporcionando uma plataforma intuitiva e adaptável aos negócios da sua empresa.

Vantagens da plataforma Tray Commerce

  • A Tray fornece planos escaláveis para cada etapa de criação da sua loja integrada, desde o começo do projeto até sua loja e-commerce se transformar em um grande negócio no mercado virtual na internet brasileira.
  • Mais de 200 ferramentas podem sere integradas na sua loja virtual.
  • Personalizar o front end da loja virtual através do sistema Open Code (código aberto).
  • Integrar seu e-commerce com os maiores marketplaces do Brasil.
  • Aplicativo mobile nos sistemas IOS e Android para gerenciar sua loja virtual. Este recurso permite administrar as transações realizadas no seu e-commerce por meio do seu telefone celular.
  • Ferramentas de conversão completo com o Easy Checkout, que é o sistema de checkout da Tray em apenas uma etapa. Este recurso é parecido com o módulo Prestashop, One Page Checkout.
  • Assistência técnica com atendimento web e telefone.
  • Variedade de temas responsivos para sua loja virtual apresentar uma identidade visual profissional e atrativa, a baixo custo.
  • A Tray oferece diferentes tipos de planos anuais com preços adaptáveis a qualquer tipo de público-alvo.
  • Inexiste obrigação de ter um CNPJ para criar uma loja virtual na plataforma Tray Commerce.

Ecossistema da Tray Commerce

A Tray disponibilizou funcionalidades incríveis de integrações, com o intuito de fazer sua loja virtual atrair clientes com dinheiro, crescer de forma progressiva e vender muito mais.

As integrações de sistemas são diferentes métodos de pagamento, comparadores de preços, gerenciadores de risco, marketplaces, logística, marketing digital, publicidade, sistemas de ERP etc.

Veja alguns métodos de pagamento que você pode integrar no seu e-commerce Tray:

Checkout Cielo

A grande vantagem do checkout Cielo é a vasta variedade de aceitação das bandeiras de cartões de débito e crédito, tais como:

  • Visa
  • MasterCard
  • Elo
  • American Express
  • Dinners
  • Hypercard.

Indo além dos meios de pagamentos convencionais que todos conhecem, a Cielo proporciona recebimento de pagamentos via:

  • Google Pay (GPay)
  • Apple Pay
  • Samsung Pay
  • QR Code Pay.

Quando o cliente comprar qualquer tipo de produto na sua loja Tray Commerce, você recebe suas vendas no débito ou no crédito, 1 hora depois da conclusão da compra.

Outra vantagem é a conexão por chip+Wifi, comprovante por SMS, chip e plano de dados grátis.

Checkout do Paypal

O checkout do Paypal aceita as principais bandeiras de cartão de crédito e seus clientes somente precisam digitar o login e a senha, durante o procedimento de suas compras em 3 etapas:

  • O seu cliente seleciona PayPal como método de pagamento.
  • Preenche os dados de login e senha da conta PayPal.
  • Confirma o valor e o cartão para o pagamento.

Seu cliente acabou comprar no seu site!

Checkout do Mercado Pago

O checkout do Mercado Pago não é diferente das opções acima mencionadas.

Os dados dos usuários ficam registrados e no momento do pagamento, basta que digitem o código de segurança do cartão.

O mercado Pago tem um estilo de checkout responsivo que assegura uma melhor experiência do usuário no processo de compras do site.

Além do mais, os pagamentos dos usuários não convidados, não necessitam de criação de conta no Mercado Pago.

A integração com o Mercado Pago possibilita pagamento com 2 cartões de crédito.

Isso é uma prática pouco comum, mas é uma maneira eficiente de aumentar as chances de vendas e a redução da taxa do abandono de carrinho.

Checkout transparente do PagSeguro

Assim como a Cielo, o checkout do PagSeguro é preparado para satisfazer os comerciantes de lojas virtuais e lojas físicas, com suas maquininhas da PagSeguro.

O checkout transparente do PagSeguro aceita todas as bandeiras de cartões de crédito e todo o procedimento de compra é feito dentro do seu e-commerce, sem redirecionamentos externos.

Agora, o sistema de checkout PagSeguro padrão é diferente. Neste contexto, o sistema redireciona o consumidor direto para o site do PagSeguro para finalizar a compra.

Esse método é pouco apreciado pelos consumidores e não é aceito pelo Google Shopping, caso você pretenda vender seus produtos por meio do Google Merchant Center.

Existem outros tipos de checkout fornecidos pelo PagSeguro, são eles:

  • Checkout Lightbox (pop-up)
  • Checkout por aplicativo (fácil, rápido e eficiente).

Entre outros meios de pagamento, a Tray Commerce oferece:

  • Wirecard
  • Yapay
  • Rede Shop
  • Getnet

Gestão de atendimento Desk360

Em relação a gestão de atendimento Tray Commerce, a empresa Desk360 oferece diversas vantagens para gerenciar sua loja virtual.

As funcionalidades da Desk306 é que a plataforma centraliza todos os chamados de suporte técnico em um único lugar, otimizando o tempo de execução e melhorando a qualidade do serviço de atendimento.

Comparadores de preços

A Tray Commerce faz a integração completa com os comparadores de preços, tais como:

  • Buscapé
  • Google Shopping
  • Zoom

Campanhas de e-mail marketing

Este contexto é opcional, pois nem todos os projetos e-commerce incluem e-mail marketing em suas estratégias digitais.

Porém, a Tray Commerce disponibiliza de recursos de automação de marketing, focando elevar em até 45% a taxa de vendas realizadas em uma loja virtual.

AlliN Marketing Cloud envia r e-mails tradicionais, mails de remarketing e criar campanhas transacionais.

A Tray Commerce utiliza um outro aplicativo bastante eficiente na gestão de campanhas de e-mail marketing.

O aplicativo se chama Enviou!

O aplicativo Enviou é uma ferramenta usada para criar newsletters, recuperar carrinho abandonado (média de 15% de recuperação) e fazer uma segmentação comportamental.

A Tray Commerce utiliza uma outra solução para manter seus clientes atualizados e auxiliar na conquista de novos clientes qualificados!

Você já ouviu falar na ferramenta Mail2Easy PRO?

O Mail2Easy PRO é a ferramenta ideal para:

  • Nutrir seus clientes
  • Promover ofertas
  • Automatizar campanhas
  • Criar listas dinâmicas
  • Planejar fluxos de ações automatizadas e muitas outras funcionalidades.

Logística da Tray Commerce

A Tray Commerce integra sua loja virtual com diversas transportadoras e entre elas estão:

  • Frete Fácil
  • Correios
  • JadLog
  • Frenet
  • Datafrete
  • FreteRápido
  • Intelipost e assim por diante.

Em relação ao frete fácil, encontramos várias vantagens para o envio dos pedidos da sua loja, mostrando a comparação com o valor praticado no balcão das agências, por exemplo:

  • A solução do frete fácil indeniza os clientes em casos de roubo de mercadorias ou extravio de encomendas.
  • Gera etiquetas com os dados dos pedidos.
  • O cliente economiza 50% no frete da loja.
  • As informações sobre os pedidos são adicionadas na ficha do pedido.
  • Inexiste cota mínima.
  • Os pedido até R$50,00 possuem seguro automático.
  • Não há mensalidades.
  • Os pagamentos são ágeis e rápidos.

Preços dos planos anuais da Tray Commerce

Os valores dos preços anuais da Tray Commerce são segmentados em 5 planos:

  • Light
  • Basic
  • Plus
  • Master
  • Pro

Os valores mensais de cada plano podem variar entre R$89 (à partir de) até R$399 (à partir de).

Os planos anuais oferecem 20% de desconto e parcelamento em 5X no cartão, com juros de 1,99% ao mês.

Vamos analisar os diferentes planos de criação de loja Tray Commerce e ver o que cada um deles propõem?

Light

O plano Light é ideal para pequenos empresários que pretendem comercializar poucos produtos na internet.

O que compreende o plano Light?

  • Vender no máximo até 200 produtos. Ou seja, se você possui um estoque superior a 200 itens, este plano não é pra você!
  • O servidor é limitado em até 15.000 visitas. Porém, a empresa não especificou se esse acessos são limitados por dia, mês, ou por ano.
  • Integração de apenas 150 produtos no Mercado Livre.
  • 1000 disparos de e-mails. A empresa não informa se esse volume é diário, mensal ou anual.
  • Possibilidade de criar até no máximo 5 contas de e-mail.
  • O plano Light oferece 10% de desconto no primeiro template do e-commerce.
  • A gratuidade do nome de domínio é de somente 1 ano. Entretanto, após o final do primeiro ano, a renovação do domínio deve ser feita na Locaweb (serviço de hospedagem de sites internet).
  • R$ 30,00 no primeiro envio do Frete Fácil.
  • Hospedagem grátis (ver condições no site da Tray).
  • Inclusão de apenas 1 usuário Básico grátis no Desk360.

Basic

O plano Basic é um pouquinho mais consistente que o precedente plano anterior. Vamos ver o que o Basic oferece como solução!

  • Inclusão de no máximo 500 produtos na loja virtual.
  • O volume de visitas está limitado em até 25.000 acessos.
  • Inclusão de 300 produtos no Mercado Livre.
  • Campanhas de e-mailing são limitadas até 5.000 disparos.
  • Criação 10 contas de e-mail.
  • Oferta promocional de 20% de desconto no primeiro tema da loja virtual.
  • O cliente ganha 1 ano de domínio grátis (ver condições na Tray Commerce).
  • R$ 30,00 no primeiro envio do Frete Fácil.
  • Hospedagem grátis (verifique os termos de adesão).
  • Criação de somente 1 usuário Básico grátis no Desk360.

Plus

Em termos de volume de acessos e inclusão de produtos na loja virtual, o plano Plus é o mais confortável.

Dá uma olhadinha abaixo na ficha técnica desse plano!

  • Permite colocar 1000 produtos na loja.
  • Gera até 35.000 visitas.
  • Promove até 500 produtos no Mercado Livre.
  • Possibilidade de disparar 7000 e-mails promocionais.
  • Cria 15 contas de e-mail.
  • Oferece 30% de desconto no primeiro layout da loja virtual.
  • Nome de domínio com 12 meses de garantia.
  • Oferta de R$ 30,00 no primeiro envio do Frete Fácil.
  • Serviço de Hospedagem grátis (Locaweb).
  • Criação de um único usuário Básico grátis no Desk360.

Plano Master e Pro

Os planos Master e PRO da Tray Commerce são os mais completos, mas os preços são elevados.

A diferença dos planos Master e PRO é a quantidade de produtos que você inclui na sua loja virtual e o número de acessos ao site.

No plano Master é possível integrar até 2500 produtos e alcançar no máximo 45.000 visitas.

O plano PRO garante a inclusão de 5000 produtos e receber 60.000 visitas mensais. No entanto, recomendo analisar todos os pontos acima descritos antes de fechar contrato com a Tray Commerce.

Reputação da Tray na Internet

Agora, vamos falar sobre a reputação digital da Tray Commerce e entender o que os clientes dessa empresa estão falando no Google e nas plataformas sociais.

A análise de reputação digital identifica os pontos negativos e positivos de uma empresa, através dos próprios consumidores que aderiram aos serviços.

O objetivo é colocar na balança esses pontos e ver qual lado é o mais pesado!

Resultados orgânicos

A primeira análise de reputação digital que realizei, foi pesquisar pelo nome da Tray Commerce no Google para avaliar os resultados associados ao nome da empresa e constatei que existem incontáveis reclamações provenientes do site ReclameAqui.com.br que acompanham os resultados referente a pesquisa com a palavra “Tray Commerce“.

Pode-se identificar a presença de uma reputação negativa nos resultados de pesquisas do Google, quando os usuários procuram pelos serviços dessa empresa.

Plataforma ReclameAqui

Em relação a reputação digital dos serviços da Tray Commerce na plataforma ReclameAqui, abaixo, você encontra o nível da reputação da empresa, por meio de avaliações feitas pelos consumidores insatisfeitos.

Basta você acessar o site ReclameAqui.com.br e tirar suas próprias conclusões.

YouTube

Indo além das pesquisas no Google, a plataforma YouTube é uma excelente alternativa para analisar a reputação digital e conhecer as vantagens e desvantagens de qualquer tipo de empresa.

No caso da Tray, encontrei um vídeo interessante que mostra o painel da plataforma Tray Commerce e suas características (positivas e negativas).

O conteúdo deste vídeo é uma explicação detalhada sobre o painel administrativo da plataforma Tray e funcionalidades.

Google Maps

A plataforma Google Maps ou Google Meu Negócio, também é um outro meio para mensurar a reputação digital de uma determinada empresa.

Analisei dezenas de avaliações feitas pelos usuários da plataforma Tray e percebi uma grande quantidade de consumidores insatisfeitos com os serviços da Tray Commerce.

Agora, para ter acesso as avaliações dos consumidores dos serviços da Tray, acesse a plataforma Google Maps, pesquisando pelo nome da empresa e clique em avaliações.

Google Notícias

Analisar a reputação digital de uma empresa no Google Notícias permite ter acesso a centenas de informações referentes ao comportamento de uma empresa e monitorar sua evolução ou regresso.

Durante minhas análises, consegui acessar dezenas de notícias positivas sobre a Tray e gostaria de compartilhar com você.

Todas as notícias são de 2019!

Facebook e Instagram

No que consiste a reputação digital da Tray no Facebook e no Instagram, a empresa publica centenas de postagens dos funcionários durante os horários comerciais, novas tecnologias e recursos, conquistas da empresa, novas parcerias, eventos, seminários etc., onde a grande maioria do feedback dos seguidores são positivos.

A Tray Commerce oferece marketing digital aos clientes

O marketing digital é a chave do sucesso de qualquer empresa na internet nacional e internacional.

Entretanto, o que mais me deixou perplexo durante uma conversa com alguns usuários da plataforma Tray é que a empresa não assegura os serviços de marketing digital dos clientes.

Em suma, o cliente deve se virar para implementar técnicas de marketing digital necessárias em seu e-commerce.

Nesse caso específico, o cliente deve procurar por uma agência de comunicação ou entrar em contato com um consultor de marketing digital.

A plataforma Tray Commerce faz alguns pequenos “serviços de marketing”, tais como:

  • Integração com marketplaces
  • Google Shopping
  • Envio de mails

Somente isso e nada mais!

Se você estiver pensando em criar uma SUPER estratégia de marketing digital com Tray, você vai ficar muito decepcionado e vou explicar porque!

Quando me referiro em proporcionar visibilidade aos clientes, estou englobando as seguintes ações:

Companheiro, faça um tour no site da Tray e você vai perceber que não existem esses serviços descritos no site da empresa deles.

Desvantagens da Plataforma Tray

  • A Tray é apenas uma plataforma e-commerce de loja integrada, onde o cliente aluga um espaço para vender seus produtos. Na verdade, é um sistema similar a plataforma VTEX.

Isso significa, que o cliente deve pagar uma mensalidade para manter sua loja ativada e em casos de ausência de pagamentos, a sua loja é retirada do ar. Ou seja, o cliente não é dono da loja virtual.

Por exemplo, a plataforma Prestashop 1.7, Open Source loja Magento e WordPress, o cliente é proprietário à 100% da loja virtual, onde deve-se pagar apenas pela hospedagem do nome de domínio para manter a loja funcionando.

  • A limpeza do cache não é feita em tempo real. O cache da Tray “se limpa automaticamente” a cada 30 minutos, mas as vezes demora horas.
  • A velocidade de exibição de páginas dos e-commerce da Tray são lentas.
  • Os temas são caros.
  • Redundância de palavras-chave nas URLS de categorias e página produto.
  • O painel administrativo é complexo.
  • Tray não oferece serviços de marketing digital.
  • Todos os temas apresentam URLS de duplicação de conteúdo

Exemplo:

  • www.teusite.com.br
  • www.teusite.com.br/loja
  • https://commercesuite.teusite.com.br

Conclusão

A Tray commerce é a plataforma ideal para quem está querendo criar uma loja virtual do zero e comercializar seus produtos no comércio eletrônico brasileiro.

Entretanto, os recursos de marketing digital da Tray são de baixa qualidade e caso, você queira criar uma loja integrada na Tray Commerce e ganhar visibilidade na internet, entre em contato com nossa agência de marketing digital e vamos traçar um plano de ação personalizado para seu negócio prosperar na internet.