VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2025?
Ao invés de começar esse artigo dizendo que todos já sabem a grande relevância da otimização de um site institucional ou de um e-commerce, prefiro referir as frases de introdução desse tema, dizendo que o planejamento estratégico de marketing digital associado ao desenvolvimento da estruturação de um plano de ação SEO é revestido por inúmeros importantes critérios que você deve levar em consideração em benefício da visibilidade dos negócios da sua empresa.
Você sabia que a união de palavras-chave e o conteúdo editorial qualitativo de uma ou diversas landing pages são de extrema importância para a sobrevivência de uma empresa no Google?
Pois é! Por incrível que pareça, existem milhares de pessoas que ignoram o valor dos aspectos técnicos que constituem uma boa estratégia de aquisição de tráfego qualificado no SERP do Google.
É imprescindível que você identifique as zonas quentes da integralidade do seu site e em seguida, explore os recursos necessários e empregue as melhores ações de otimização das áreas de destaque do seu site.
Milhares de sites pelo mundo a fora, perdem suas posições nos mecanismos de pesquisas, pelas seguintes razões:
As zonas quentes de um site são analisadas pelos algoritmos do Google!
Você deve estar se perguntando porque chamo as áreas de destaque de zona quente, não é mesmo?
A resposta é simples!
Veja bem! Se todos os sites do mundo interininho tivessem apenas zonas frias, o Google não iria se interessar em fazer incontáveis atualizações nos algoritmos e pouco se importaria com o posicionamento orgânico. Concorda comigo?
O que você precisa compreender, é que qualquer site é constituído por zonas quentes e zonas frias.
As zonas quentes (áreas de destaque) são super valiosas por trazerem harmonia e beleza à uma página interna e por serem a parte mais interessante aos usuários que transitam pelo seu site.
Ao decorrer do artigo, você vai aprender:
Vamos pegar o exemplo de uma loja física para ilustrar um pouco essa resposta e facilitar seu entendimento!
O termo zona quente foi criado para designar as principais partes ou as mais importantes de uma loja física e no caso desse exemplo, as lojas possuem várias zonas quentes, assim como, possuem zonas frias.
Vejamos abaixo!
Geralmente, as zonas quentes de uma loja são as áreas mais iluminadas (as vezes as mais coloridas) de todo estabelecimento, onde é possível notar um grande fluxo de clientes atraídos pelos produtos que estão sendo exibidos nas prateleiras ou nas lineares dessa localidade da loja.
Em outras palavras, as zonas quentes de uma loja é o local onde os clientes se sentem mais à vontade, onde conseguem se identificar com a qualidade dos produtos que procuram e são bem atendidos pelos funcionários do estabelecimento.
Entretanto, dentre tantas zonas quentes de uma loja, existe uma outra área de destaque que não podemos desconsiderar como zona quente.
Sabe qual é?
Sim! O caixa da loja onde os consumidores vão pagar pelo que compraram é uma zona quente, por se tratar de transações financeiras.
As partes restantes da loja, tais como:
No que consiste a estrutura de um site, a zona quente é a região mais útil e utilizável de uma landing page, onde os olhos do visitante estão posicionados lendo as informações mais relevantes contidas nessa página de aterrissagem.
Em termos de SEO, a identificação de zonas quentes requer um longo trabalho técnico realizado por um consultor especialista em otimização de sites.
Os resultados desses estudos permitem estruturar todos os elementos da página, de forma que fiquem bem organizados, harmônicos, acessíveis e navegáveis.
Quando penso em otimização de áreas de destaque da globalidade das páginas de um site, eu imagino uma folha de papel A4 dobrada em 3 partes.
As marcas das dobras irão delimitar 3 diferentes partes dessa folha A4, onde podemos observar três retângulos separados pelas delimitações feitas pelas marcas das dobras.
A parte superior e a parte central de uma página interna (ou da folha A4) são denominadas como áreas de alto interesse da página.
No caso da parte inferior da página, o famoso rodapé (footer) é chamado de zona fria, por ser concebida de links irrelevantes ou qualquer outra informação de baixo interesse ao público-alvo, tais como:
Sobre a empresa:
Sendo assim, quando você for colocar em prática seu projeto de otimização de landing pages, você deve estar atento aos 6 pontos abaixo:
Todos esses pontos estão posicionados na sua página e a função de cada um deles é garantir uma excelente usabilidade e leitura do conteúdo editorial do site.
Há alguns meses atrás, redigi um artigo sobre como otimizar a meta tag title de um site e novamente aqui estou, falando sobre otimização da parte superior mais importante de uma página.
Sem rastro de dúvidas, a tag title é um dos aspectos que mais influenciam a visibilidade de uma página no SEO e para quem ignora o que possa ser esse elemento, essa tag é exibida como título principal de uma landing page dentro do snippet dos resultados de pesquisas do Google.
A imagem acima representa algumas tags title do meu site indexadas no Google, onde aparecem os principais títulos de cada uma dessas landing pages no SERP desse mecanismo de pesquisa.
Durante o processo de otimização da tag title, você pode escrever o que mais corresponde com cada uma de suas páginas internas, respeitando o número máximo de 70 caracteres permitido pelo Google.
O conteúdo da meta tag title deve ser curto, objetivo, atraente e relevante, onde você deve escrever do que realmente se trata o conteúdo da sua página interna.
Quando você estiver otimizando seu site, pense em atribuir títulos exclusivos para cada página interna do site sem fazer duplicação de conteúdo (texto) nos títulos e muito menos, apresentar símbolos ilegíveis pelos robôs dos motores de pesquisas.
O objetivo é otimizar suas páginas com termos de pesquisas relevantes para o site da sua empresa aparecer na primeira página do Google.
As heading tags servem para estruturar o conteúdo editorial de uma página, através das tags H1, H2 e H3.
De fato, as heading tags são recursos usados pelos consultores de marketing digital, com o intuito de destacar títulos e sub-títulos no interior de uma landing page.
Essas abreviações significam Header 1 (H1), Header 2 (H2) e Header 3 (H3) e traduzindo para o português, a palavra header significa cabeçalho.
No entanto, as tags H1, H2, e H3, possuem diferentes funções, onde é possível identificar que a tag H1, por ser o título principal, tem muito mais poder que as restantes.
O Google utiliza a tag H1 para destacar o foco do conteúdo de uma determinada página e direcioná-la a um público-alvo específico, que pode estar interessado em acessar esse conteúdo.
Por esse motivo, é recomendável saber como você irá definir o texto da heading tag H1, H2, H3.
As heading tags favorecem o SEO e oferecem uma ótima experiência de leitura aos usuários.
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato comigo e vou te explicar como otimizar as heading tags do seu site.
Embora a meta description tenha uma influência inferior, quando comparada a tag title, não significa que essa meta tag seja irrelevante para o SEO, ou que não cause nenhum impacto positivo no posicionamento orgânico.
Muito pelo contrário!
Todavia, existe muita controvérsia com assuntos relacionados a importância da utilização da tag description.
Uns dizem que o Google desconsidera o texto descrito dentro da tag e vai buscar conteúdo dentro da zona quente da página.
Muitos outros usuários, afirmam que quando a tag description contém palavras-chave relevantes mescladas a um texto coerente, melhora o posicionamento no Google.
Porém, essas divergências de ideias sobre a meta tag description, não passa de simples métodos pessoais de otimização de sites. Ou seja, cada um adota a forma que seja mais convincente.
No meu ponto de vista, eu acredito que o preenchimento e otimização da meta description deve receber a mesma intensidade de atenção que os títulos e heading tags presentes nas landing pages.
A melhor forma de otimizar a meta description é mesclar termos de buscas relevantes com palavras coerentes e objetivas, que formam uma frase convidativa ao clique.
A meta description (no máximo 160 caracteres) é o resumo da apresentação do conteúdo de uma determinada página e esse pequeno texto que os usuários lerão quando estiverem procurando pelo que sua empresa oferece.
Você encontrá abaixo uma seleção de dicas simples que vão contribuir com a otimização de áreas de destaque de suas páginas de aterrissagem.
A legibilidade dos links internos que constituem e vinculam um site é importante para melhorar a experiência do usuário.
Dessa forma, você vai encontrar aqui algumas recomendações para otimizar as URLS do seu site, que também são consideradas como zonas quentes.
Ainda não acabou! héhé!
Outros 2 fatores importantes que você também precisa levar em conta é a idade do nome de domínio e a qualidade do serviço de hospedagem.
Os mecanismos de pesquisas consideram a idade do nome de domínio de um site, um critério primordial e por esse motivo, os novatos enfrentam dificuldades para ganhar posições privilegiadas no SERP.
Isso significa, que o Google não confia em nomes de domínios recém criados.
Em relação a hospedagem de nomes de domínio, o robô do Google rastreia a internet atrás de sites não responsivos, com baixa qualidade de velocidade de aparição de páginas nos dispositivos móveis, tabletes e notebooks.
Sendo assim, você deve procurar pelo melhor serviço de hospedagem, onde a velocidade das páginas é superior a 90%, garantindo um bom posicionamento na classificação de resultados do Google.
Eu considero que as denominadas áreas de destaque, envolvem as partes mais importates de um conteúdo editorial dentro de uma determinada landing page.
Todas as tags de formatação que foram concebidas para dar prioridade as diferentes partes do conteúdo redacional podem ser utilizadas para aperfeiçoá-las, facilitando a leitura do usuários que surfam pelo site e ajudam na descriptografia feita pelo robô do Google.
É uma maneira do Google verificar se o seu conteúdo está respeitando as normas das tags recomendadas pela Guidelines desse mecanismo de pesquisa.
Qualquer conteúdo compacto (sem profundidade), pouco organizado e com palavras-chave irrelevantes será percebido pelo Google como uma página de conteúdo de baixa qualidade e sem real interesse aos usuários.
As áreas de destaque denominadas como relevantes representam os principais fundamentos de um site e seu posicionamento orgânico.
O objetivo é estruturar esses aspectos, visando melhorar a legibilidade de uma página interna para garantir boas posições na classificação do SEO de qualquer mecanismo de busca e fornecer uma experiência positiva ao usuário.
A qualidade da otimização de áreas de destaque (zonas quentes), deve ser similar aos resultados esperados.
A construção de uma landing page com um conteúdo pertinente será mais bem percebida pelos mecanismos de pesquisas e garantirá uma visibilidade significativa a médio e longo prazo.