Como Otimizar Meta Tags De Um Site Para Melhorar O Seu Ranking No SEO Do Google?

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Otimizar meta tags de um site, é uma estratégia digital de otimização, que visa unicamente melhorar a qualidade do ranking de suas páginas internas na classificação de resultados de pequisas do SEO do Google, Bing e Yahoo Search.

Esse artigo apresenta os 14 diferentes tipos de meta tags que você deve otimizar em seu site e sobretudo, entender o impacto que causam no posicionamento orgânico dos motores de busca. Porém, gostaria de lembrar desde já, que nem todas as meta tags incluídas nesse artigo, são levadas em consideração pelos mecanismos de pesquisas.

A seguir, vejamos as principais meta tags de um site e suas funcionalidades:

Meta Tag <TITLE>

Mesmo não sendo uma meta tag, o Google confirma que <title> é utilizada pelo seu algorítimo de classificação nos resultados de pesquisas orgânicas. É recomendável escolher com cuidado as palavras-chave que serão incluídas dentro do <title>, colocando os termos mais relevantes no início e descrevendo o real propósito da sua landing page.

Meta Tag <meta description>

A meta tag <meta description> é reconhecida pelo Google apenas na exibição dos snippets de resultados orgânicos e não causam tanto impacto no posicionamento SEO. Em contrapartida, o Google utiliza essa meta tag como resumo de resultados, mas tudo isso depende das palavras-chave usadas pelos internautas durante as pesquisas feitas na barra universal do Google.

Em outras palavras, o Google exibe apenas o conteúdo da meta tag <meta description>, caso corresponda com o termo de busca utilizado pelos internautas.

Antes de escrever o conteúdo da meta tag <meta description>, aconselho fazer uma análise de palavras-chave no planejador do Google e verificar quais termos coincidem melhor com suas página internas.

O ideal é publicar uma mensagem atraente na <meta description>, fazendo com que os internautas se sintam seduzidos e com vontade de clicar no link.

Meta Tag Keywords

Desde alguns anos, o algorítimo do Google excluiu a utilização desta meta tag, devido aos grandes abusos de inserção de palavras-chave nesta meta tag. Sendo assim, faça uma inspeção no código fonte de todas as páginas do seu site e retire as meta tags Keywords, por duas simples razões:

A primeira razão é que o Google já deixou bem claro que essa meta tag não possui nenhuma autoridade no posicionamento orgânico.

A segunda razão é que não permite que seus concorrentes saibam com quais palavras-chave ou termos de buscas você utiliza no seu site.

Meta Tag News_Keyword

Essa meta tag foi lançada em setembro de 2012, mas foi retirada no final do ano de 2017. A função era ajudar o algorítimo a classificar os artigos dos sites dentro de seus respectivos temas no posicionamento do Google Notícias (News).

Meta Tag Robots

A meta tag robots ainda é muito usada por vários motores de buscas. A finalidade é definir restrições aos robôs que vêm visitar suas páginas.

Acompanhe as diferentes funções relacionadas a meta tag robots:

  • Noindex: proíbe a indexação de sites no Google.
  • Nofollow: informa aos robots que não é necessário seguir os links das páginas.
  • Index: autoriza os robots que podem proceder com a indexação das páginas.
  • Follow: Indica os robots que possuem a permissão de seguir os links das páginas.
  • Index, Follow: notifica os robots que podem indexar e seguir os links das páginas.

Meta Tag nositelinkssearchbox

Em alguns casos específicos, o Google exibe uma caixa de pesquisa acima dos sitelinks nos resultados da pesquisa. É possível proibir o Google de exibi-lo, adicionando a meta tag nositelinkssearchbox

Meta Tag Revisit-After

A sua função é informar aos robôs quando devem voltar a rastrear as páginas de um site. Porém, o Google não usa mais esta meta tag.

O Google sabe como configurar seu robô em adequação a frequência de suas visitas e de acordo com a frequência das atualizações do conteúdo das páginas de um site. Ou seja, os sites que estão sempre atualizando seus conteúdos, são sempre visitados pelo Googlebot.

Tente revisar o código fonte do seu site e livre-se dessa meta tag inútil.

Meta Tag syndication-source

Sobre a distribuição de conteúdo, esta meta tag serve para indicar ao Google a URL de um artigo original. Em partes, essa função é uma forma de notificar o Google que você é o autor do artigo e evitar a duplicação de conteúdo.

Meta Tag original-source

Como o próprio nome diz, essa meta tag serve para informar a fonte original do artigo, caso tenha sido escrito a partir de diferentes fontes de informações.

Meta Tag geo.position e geo.region

Além de não serem utilizadas pelo Google, essas meta tags não possuem nenhum impacto positivo no posicionamento orgânico.

  • geo.position: Indica a latitude e longitude da localização de um site.
  • geo.region: informa o nome da região associada ao site.

Existem rumores que o Bing esteja utilizando essas meta tags, mas ainda não verifiquei esse ponto.

Meta Tag google notranslate

Essa meta tag permite dizer ao Google que é desnecessário exibir o link “TRADUZIR” ao lado de um resultado de busca.

Meta Tag meta verify-v1

Essa meta tag é destinada apenas aos administradores de sites que utilizam o Google Search Console, mas não influência em nada o ranking SEO.

Meta Tag http-equiv refresh

Permite o recarregamento automático de uma página, de acordo com as configurações do administrador do site. Em termos de SEO, essa função é sem interesse.

Meta tag http-equiv charset

Define o conjunto de carácteres na codificação de uma determinada landing page.

Conclusão

Conforme visto anteriormente, nem todas as meta tags definidas nesse artigo, são utilizadas pelos mecanismos de busca. Nesse contexto, se você deseja alcançar melhores posições nas pesquisas, é aconselhavel otimizar apenas as meta tags que o Google usa para o classificar snippets de landing pages no SEO.

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