Como Otimizar O Link Building De Um Site E Melhorar A Popularidade De Suas Páginas Internas?
O link building é uma etapa essencial para aumentar a popularidade e a visibilidade do site da sua empresa em toda internet e como em qualquer outra estratégia de marketing digital de um site corporativo ou de uma loja virtual, é necessário definir seus objetivos de forma clara e traçar um plano de ação específico para cada uma delas.
O conteúdo dessa página é estruturado com 45 dicas técnicas de link building para ajudar você a construir uma estratégia eficiente.
Otimize o linking interno do seu site
Certifique-se que a navegação do seu site está acessível aos motores de buscas.
Use somente links HREF.
Evite dificultar a leitura dos robôs com links Javascript, flash (SWF) ou qualquer outra tecnologia incompreensível pelos algorítimos dos mecanismos de pesquisas.
Eu recomendo adicionar os anchor-text no conteúdo editorial das páginas do seu site e ativar as tags title=”inserir palavra-chave aqui” nos links e nas imagens com links clicáveis.
A ativação de links no conteúdo redacional dentro das páginas do site permite distribuir a popularidade interna à diferentes landing pages de sua escolha.
Você pode até aproveitar para implementar até a técnica do cross linking.
Crie um Google sitemap xml e disponibilize de um mapa do site acessível no rodapé do site. Isso é bastante útil aos visitantes e aos motores de buscas.
Ative os links no conteúdo das páginas mais importantes do seu site e direcione o tráfego até as landing pages mais pertinentes.
Exclua o conteúdo duplicado e evite fazer links para: index.php, index.html…
Use o Google Analytics para identificar as páginas que recebem mais links e faça uma redistribuição de links até as páginas com menos volume de visitas.
Conselhos para otimizar sua estratégia de links existentes
Entre em contato com os proprietários dos sites que fazem backlinks com suas páginas e atualize a âncora desses links.
Exemplo: Troque o “clique aqui” por uma “palavras-chave” que tenha uma relação direta com a página associada ou um “call-to-action” relevante.
Verifique as páginas de erro 404.
Ative o redirecionamento 301, apontando os links até as páginas ativas do site.
Faça uma página “fazer um link“, a qual você explica como fazer um backlink com o seu site através de um código HTML, banner ou uma âncora de link texto.
Entre em contato com seus parceiros, fornecedores, amigos e familiares e peça um backlink para o seu site. Pode ser idiota, mas funciona!
Caso o seu site esteja recebendo backlinks em páginas bloqueadas no arquivo robots.txt ou páginas que apresentam a tag “noindex“, entre em contato com essas pessoas e peça uma substituição de backlinks para as outras páginas de conteúdo do seu site.
Páginas inativas são consideradas irrelevantes.
Reveja a ortografia das URLS das landing pages. As pessoas tendem a criar links para URLS com boa ortografia e sem parâmetros php.
Pesquise no Google por sites que mencionam o nome da sua empresa e que não ativaram um backlink para você.
Publique comentários relevantes em blogs e coloque a URL do seu site. Porém, não abuse da paciência do moderador.
Se sua empresa possui vários sites, é recomendável fazer um link entre eles.
A popularidade desses sites vai crescer ao longo do tempo e os usuários terão a oportunidade de conhecer outros conteúdos.
12 técnicas old school de linking
Acesse o Google e pesquise por sites relacionados com o site da sua empresa, utilizando as suas principais palavras-chave.
Faça uma lista de sites que apontam links para seus concorrentes e tente negociar alguns backlinks.
Identifique os sites com links até outros sites (em outros países) que oferecem o mesmo produto que o seu e tente obter um backlink.
Tente descolar uma entrevista com algum profissional (jornalista), empresários ou um grupo de buyer persona e fale sobre o conteúdo mais importante do site, sobre o produto mais vendido na sua loja virtual, sobre a satisfação dos consumidores etc.
Quando o vídeo da entrevista for lançado nas plataformas das redes sociais, você receberá muitos backlinks.
Lance uma campanha patrocinada na rede display do Google.
Ative a rede de conteúdo do Google para verificar os sites que possuem um volume de tráfego relevante.
Entre em contato com os webmasters desses sites e solicite um backlink.
Acesse o Google Analytics e verifique os sites referentes que fazem links com você.
Solicite uma atualização de backlinks que direcionam o tráfego para outras páginas do seu site.
Evite comprar links em sites de baixa qualidade. Isso pode afetar o posicionamento de suas páginas nos resultados de pesquisas do Google.
Saiba onde postar suas URLS
Publique suas URLs em todas as plataformas de mídias sociais.
Poste em categorias de diretórios que possuem o mesmo tema que sua empresa.
Publique comentários úteis no Wikipédia e no fórum de discussão do Google
Publique seu feed RSS nos principais agregadores de feeds.
Poste artigos de imprensa em sites que possuem um forte volume de acessos diários.
Outra dica importante, é estar presente no Google Notícias.
10 formas de fazer as pessoas falarem da sua empresa na internet
Entre em contato com um consultor de marketing digital para estudar seus objetivos e confeccionar uma estratégia de link building adaptável aos seus negócios.
A estratégia de link building necessita de um acompanhamento realizado por um analista de marketing digital, focando garantir resultados positivos, a médio e longo prazo.
Siga a evolução do setor de atividade da sua empresa nos blogs ou qualquer outra plataforma de notícias.
Conclusão
Saber como otimizar o link building de um site é tão importante quanto o empenho de estratégias de aquisição de backlinks de qualidade externos.
Otimizar o link building permite distribuir o fluxo da popularidade de visitantes até as landing pages vinculadas às categorias mais relevantes do seu site, melhora a navegação interna e agrega valor a experiência do usuário (SEO+UX).