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Possuir uma estrutura de URL impecável ao bom funcionamento do SEO é considerado um fator indispensável, mas é parcialmente ignorado pela maioria das agências de marketing digital.
Ainda não consegui entender as razões as quais, incontáveis agências de SEO do Rio de janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e demais cidades do Brasil, não incluem a otimização de URL de sites, e-commerce (lojas virtuais) e blogs, em suas propostas comerciais.
Daniel, como você pode saber disso? É bem simples!
Eu já liguei para centenas de agências de comunicação, me fazendo passar por um cliente interessado em serviços de SEO e após a leitura da proposta que tinham enviado para o meu Gmail, notei que a técnica de otimização de URLS estava ausente na descrição do orçamento.
Devido a “incompetência” da equipe de consultores deles, muitos clientes insatisfeitos dessas tais agências, me procuram até hoje, me convidando para ser responsável pelos projetos de marketing digital de suas empresas.
É por isso que decidi fazer esse artigo!
As URLS são elementos básicos de um site que podem gerar ou interromper o tráfego de visitantes provenientes dos resultados orgânicos do Google, dos anúncios no Google Ads e nas plataformas de redes sociais.
Explicando de forma simples para você entender mais facilmente, as URLS são os links internos que constituem a navegação de qualquer site.
Isso significa, que cada landing page do seu site, da sua loja virtual ou do seu blog WordPress, possui um link interno.
Embora seja uma ação importante de criar e otimizar URLS internas, a implementação das dicas mencionadas nesse artigo não são obrigatórias.
O que estou querendo ressaltar é que você pode otimizar gradativamente a integralidade das URLS de suas landing pages (ativas e inativas) em função das expectativas do seu projeto de marketing digital.
Esses links internos são lidos por seres humanos e pelos robôs dos mecanismos de pesquisa!
Daniel, o que acontece se eu não otimizar as URLs do meu site internet?
Já pensou em acessar o painel administrativo da ferramenta de SEO Google Search Console?
Então, analise o desempenho do seu site referente aos últimos 12 meses e depois me chama pelo WhatsApp para conversamos sobre o assunto.
Sendo assim, recomendo que você comece a montar uma estratégia eficiente de otimização de URLS internas do seu site, a fim de, atrair clientes com dinheiro para sua empresa.
Porém, se você não tiver conhecimentos suficientes sobre esse ponto, entre em contato comigo pelo formulário de contato ou por telefone.
Dessa forma, vou estruturar todos os links internos do seu site, visando melhorar o posicionamento de suas landing pages no Google.
A exclusão de palavras insignificantes, irrelevantes e desnecessárias de uma determina URL, aumenta a densidade de palavras-chave do link dessa página e promove uma leitura mais legível da URL.
Essas palavras podem ser: “isso”, “de”, “para”, “no”, “nos”, “quem”, “dos”, “da” e assim por diante.
Sim, eu sei! As vezes você não terá como excluir esses termos!
Ainda que tenhamos que pensar sempre no SEO+UX (experiência do usuário), essas palavras não possuem nenhuma incidência positiva no SEO do Google.
A remoção dessas palavras “inúteis” contribui com a compreensão e com o entendimento dos usuários que visitam as páginas do seu site.
Além do mais, o seu site mostrará aos visitantes uma imagem confiável e mais segura.
Essa remoção ajudará a entender o que os usuários estão lendo e o site transmitirá mais autoridade.
Em termos de SEO, as URLS internas revestidas de palavras-chave irrelevantes, não conseguem se posicionar no Google.
As palavras-chave são uma das maneiras pelas quais os mecanismos de pesquisa e os usuários coletam informações sobre uma landing page e o seu respectivo conteúdo editorial.
Portanto, é indispensável incluir uma ou duas palavras-chave relevantes nos seus links internos. Elas são úteis quando corresponderem ao conteúdo da página interna, categoria (nível 2), subcategoria (nível 3) e página produto (nível 4).
Como não há nenhum texto âncora, o texto utilizado nas URLS é primordial para descrever o conteúdo real do link de uma página de destino.
As palavras-chave são ótimas na comunicação e divulgação de conteúdo redacional aos mecanismos de busca, para que o Google possa entregar o conteúdo do seu site aos usuários que fazem pesquisas informais, transacionais, navegacionais e até mesmo locais.
Ah! Não esqueça de inserir palavras-chave no título e dentro da tag meta description de suas landing pages.
Conforme visto acima, uma URL é analisada e verificada pelos mecanismos de pesquisas e lidas pelos seres humanos.
Sabendo disso, é importante lembrar que as URLS do seu site façam sentindo para ambos.
Caso contrário, o Google não vai entender do que se trata a sua página, não saberá como posicionar no SERP e os usuários vão visitar os sites com maior percentual de autoridade e legibilidade.
Dessa maneira, a sua URL deve ser capaz de informar ao leitor o que ele vai encontrar no seu site, antes mesmo do usuário clicar no link do snippet da sua landing page.
A melhor alternativa de separação de palavras dentro da URL é usar hifens únicos.
Isso contribui com a legibilidade geral da URL, o que facilita o entendimento dos usuários e mecanismos de busca.
Antigamente, a opção mais usada para separar palavras nas URLs eram os famosos sublinhados (underline), mas com a evolução das atualizações dos algoritmos do Google, essa alternativa perdeu toda a usabilidade e interesse.
Navegue pelo meu site e você verá que todas as URLS estão separadas com hifens.
Na verdade, muitos administradores de sites recusam a ideia de deslocar o conteúdo dos subdomínios até as subpastas, por terem “medo” de perder posições na classificação de resultados do Google.
Todavia, alguns casos específicos não permitem a realização dessa mudança no site e por esse motivo, é melhor deixar as coisas do jeito que estão para não causar comportamentos anormais no próprio site.
Quando você estiver com a mão na massa, estruturando e otimizando suas URLS, você deve se concentrar na organização da arquitetura do seu site, oferecendo uma navegação fácil, rápida e intuitiva, onde o usuário vai clicar 2 ou 3 vezes no máximo para encontrar a informação que deseja ou comprar algum tipo de produto.
Agora, os sites concebidos com um sistema navegacional complexo, costumam apresentar um grande volume de páginas inativas.
O melhor conselho que posso dar a qualquer pessoa sobre a canonização de URLs é verificar todos os links internos que possuem conteúdos semelhantes e ativar o redirecionamento permanente 301 ou canonizar essas URLS.
Essa prática é fundamental para evitar problemas de duplicação parcial ou total de páginas de conteúdo e favorecer o seu posicionamento orgânico no Google.
Concretamente, é o caso de uma landing page ter uma versão com www e uma versão sem www, e até mesmo, uma versão HTTP e uma versão HTTPS.
A semelhança do título (mesmo havendo alguma variação) de uma página web com a URL é um casamento perfeito.
A combinação da URL com o título principal atende quase todas as expectativas focadas na experiência do usuário e por esse motivo, muitos especialistas de agências SEO sugerem que os títulos das páginas correspondam ao máximo com seus respectivos link internos.
Um dos diversos critérios que influenciam positivamente ou negativamente a experiência do usuário na internet é a qualidade da clareza dos títulos e das URLS dessas página internas.
Desde já, digo que toda e qualquer tipo de pontuação inserida nas URLS prejudicam o SEO+UX e podem afetar o posicionamento do site da sua empresa no Google.
De fato, são complicadas de serem interpretadas pelo usuários e pode acontecer que sejam bloqueadas ou interrompidas pelos navegadores web e rastreadores como Google Panda e Google Bert.
Os caracteres alfanuméricos são permitidos e por outro lado, estão os raros caracteres especiais selecionados que não precisam de codificação quando incluídos na URL.
O ideal é excluir a pontuação e qualquer outro carácter inadequado dos links internos.
Você já ouviu falar naquele antigo provérbio que diz: “Tudo em excesso faz mal?”
É como se seu site tivesse vários níveis de navegação, tais como:
O exemplo acima é um típico modelo de sites ou lojas virtuais com uma navegação excessiva e para chegar até a página produto, o usuário clicou 6 vezes até alcançar o checkout, vamos dizer assim!
Nesse caso específico de estruturação da navegação interna do seu site, é essencial ter um bom senso analítico e compactar as subcategorias e as categorias, visando encurtar as URLS e remodelar a estética desses links internos.
Por exemplo, um ecommerce que exibe apenas 4 níveis já está ótimo.
No meu ponto de vista, acredito que não existem motivos válidos para usar letras maiúsculas nas URLS.
É recomendável manter a uniformidade padrão das palavras minúsculas para você não ser surpreendido por problemas técnicos ligados com suas URLS.
Superotimizar as URLS é considerado uma prática abusiva e o Google identifica esse tipo de otimização como técnicas de black hat SEO que são adotados por usuários que querem trapacear a classificação dos resultados de pesquisas.
A inteligência artificial do Google se tornou especialista em análises de preenchimento de palavras-chave dentro de URLS e os sites adeptos a essa técnica de otimização são penalizados a longo prazo.
Segundo informações provenientes da Califórnia é praticamente impossível sair da penalização, após a detecção de spam nas URLS, mesmo que o usuário tenha modificado a estrutura dos links.
A URL que termina com uma barra indica a presença de um diretório no caminho e a versão sem barra refere-se a um arquivo.
É aconselhável que ambas versões de uma URL produzam o mesmo conteúdo. Porém, indicar o mesmo conteúdo para as duas versões pode afetar o SEO do seu site no Google.
Dessa forma, você deve habilitar o redirecionamento 301 de uma versão para outra.
As URLs curtas são as preferidas do Google, pois são constituídas acerca de 50 ou 60 caracteres, mas se número de caracteres ultrapassar 100, você corre risco de não ser posicionado no ranking e além de tudo, o Google interpreta isso como estratégia maliciosa de otimização de links internos.
A questão não é pensar somente em SEO dos mecanismos de pesquisas para atrair visitantes e aumentar a sua taxa de cliques.
Lembre-se: O seu foco deve ser sempre SEO+UX (user experience).
Veja bem! É muito mais fácil compartilhar URLS curtas nas mídias sociais sem precisar encurtá-las com ferramentas de shorten links e aliás, a estética dos links curtos são mais bonitas.
Os mecanismos de pesquisa ignoram o simbolo # e tudo o que vem depois.
Agora, se por acaso você optou em usar o #, verifique se a landing page aparece como você deseja, faça testes e observe se ela está sendo rastreada e indexada pelo Google.
No entanto, se o # alterar o conteúdo que você almeja indexar, você precisará encontrar uma estrutura de URL diferente.
Eu estou convencido que a utilização de acentos nas URLS não servem para absolutamente nada.
Já faz longos anos que não vejo uma URL com palavras acentuadas.
Embora o Google saiba lidar com as acentuações de palavras nos links internos, a aplicação de termos acentuados pode se transformar em uma verdadeira fonte de erros e prejudicar o seu posicionamento orgânico.
O segredo do SEO é alinhar as palavras-chave contidas na URL com o título e a meta description de cada página interna do seu site.
Faça o teste e você vai observar o crescimento progressivo do tráfego de visitantes no seu site internet, através da ferramenta Google Analytics ou Search Console.