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Você já imaginou aplicar estratégias personalizadas de marketing digital para atrair um amplo grupo de público-alvo da terceira idade? Sim, quando implementamos um variado conjunto de técnicas customizadas de divulgação de produtos e serviços em qualquer projeto que esteja relacionado a atração de clientela da terceira idade, o marketing é um excelente criador de grandes oportunidades de negócios e ao mesmo tempo, um ótimo acelerador de resultados em curto, médio e longo prazo.
Visto que a população da terceira idade está crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, a sua casa de repouso, ou o seu lar de hospedagens de idosos, assim como as residências sênior, são obrigadas a investir na otimiação de recursos e funcionalidades de marketing para conquistar pessoas da terceira idade.
Hoje, você terá a oportunidade de descobrir como alcançar esse tipo de público-alvo de maneira descomplicada, usando técnicas criativas e inovadoras, que favorecem a construção de relacionamentos sustentáveis e também, maximizar a sua taxa de conversão.
Vamos começar pelo o início? Entenda o seguinte ponto! Toda e qualquer estratégia de aquisição de clientes qualificados na internet, por meio do tráfego orgânico nos mecanismos de busca ou pago no Google Ads, necessita primeiro de um planejamento completo de ações específicas destinadas a ultrapassar as expectativas dos principais objetivos estabelecidos pelo seu estabelecimento.
Esses objetivos e metas, podem variar em função de cada projeto de aquisição de clientes da terceira idade. Daí, você tem que saber o que realmente é importante para sua empresa:
Enfim, antes de iniciar a sua jornada no marketing digital para atrair a terceira idade, é indispensável conhecer e sobretudo, entender todas as características e particularidades do consumidor idoso e de seus familiares, vejamos alguns exemplos:
De modo geral, a atual geração da terceira idade está mais conectada e antenado do que nunca estiveram antes. Segundo dados que coletamos no Google, 97% das pessoas de terceira idade têm acesso à internet e a maioria desses idosos, usam dispositivos móveis para navegar e consumir conteúdo online, comprar produtos, contratar serviços e assim por diante.
Além do mais, o público-alvo da terceira idade possui uma sólida saúde financeira, o que permite ter uma autonomia considerável nas decisões de consumo e também, um poder aquisitivo bem elevado.
As pessoas da terceira idade, não buscam necessariamente o melhor preço, é muito mais do que isso. Esse público-alvo sênior, procuram comprar produtos ou contratar serviços que proporcionam experiências únicas, positivas e que atendam às suas necessidades.
Um critério relevante que devemos mencionar no artigo, é o fato confiança. Sim, se você está interessado em conquistar esse público-alvo, saiba que eles valorizam empresas que constroem relacionamentos transparaentes e autênticos. Nada mais justo!
Indo mais adiante, podemos começar a erguer os principais pilares mais relevantes do marketing digital, com a finalidade de alcançar a terceira idade de forma coerente e eficiente.
Conforme escrevemos no início do artigo, a primeira etapa desse projeto digital, é sem dúvidas, definir seus objetivos, respondendo as seguintes perguntas, por exemplo:
Logo após a definição de seus objetivos comerciais, chegou a hora de entrarmos na segunda etapa, onde o foco é determinar qual é o perfil do seu cliente ideal, através da criação de uma buyer persona.
Nesse caso, você precisa ir um pouco mais além dos dados demográficos e explorar as carências, necessidades, o centro de interesses e o comportamento de busca desses consumidores idosos no Google.
A terceira etapa é essencial para potencializar ao máximo o seu projeto de atração de novos clientes da terceira idade online. Agora, tudo vai depender dos seus objetivos!
Veja bem, caso o seu objetivo seja entender o funcionamento da metodologia do marketing digital para atrair pessoas da terceira idade, com a intensão de hospedá-las em sua casa de repouso, a melhor pedida é criar um site institucional.
Por outro lado, vamos dizer que o seu projeto esteja relacionado com a venda de produtos online. Isso significa, que você deve montar uma loja virtual ou uma plataforma e-commerce para que consiga vender seus produtos ao público-alvo que você almeja alcançar na internet.
De qualquer forma, ambas estratégias de criação de sites ou lojas virtuais, precisam aparesentar um design atrativo, um layout responsivo compatível com todos os tamanhos de tela de dispositivos móveis e sobretudo, que tenha landing pages de conteúdo de qualidade.
Agora, que tal fazermos uma pausa e falar sobre o futuro do marketing digital para terceira idade? Então, vejamos juntos algumas tendências:
A primeira tendência é o aumento da utilização de telefones celulares. Sim, por incrível que pareça, a terceira idade está cada vez mais conectada por meio de smartphones e tabletes. Na verdade, isso exige que as empresas adotem novas estratégias personalizadas para chamar a atenção desse tipo de públco-alvo com mais coerência.
A segunda tendência é o crescimento do comércio eletrônico. Em outros termos, as compras online estão se tornando cada vez mais populares entre os idosos. Tá vendo aí, porque você precisa ter uma loja virtual, caso queira fazer marketing para vender produtos no Mercado Livre?
A terceira tendência envolve a personalização e a segmentação. Isso quer dizer, que as empresas vão precisar usar dados e ferramentas de análise para personalizar suas mensagens e ofertas para atrair a ataneção da diversas faixas etárias da terceira idade, de forma mais consistente.
A quarta tendência, é que a qualidade e a relevância da densidade do conteúdo editorial de landing pages de sites institucuionais ou lojas e-commerces, terão que ser ainda mais importantes, caso você realmente queira conquistar a atenção e a confiança dos consumidores da terceira idade.
A quinta tendência é que os influenciadores digitais terão um papel cada vez mais importante na construção de confiança e na promoção de produtos e serviços para esse público-alvo sênior.
Agora, vamos voltar lá atrás e darmos continuidade a quarta etapa do processo de captação de clientes da terceira idade.
Como já disse antes, a presença do crescimento da população da terceira idade no Brasil e o com o aumento da sua presença online, o Search Engine Optimization para a terceira idade se torna uma ferramenta crucial para empresas que desejam alcançar esse público, através do tráfego orgânico.
Afinal de contas, o que significa otimizar um site ou uma loja virtual para os mecanismos de busca e atrair pessoas da terceira idade, usando estratégias de SEO?
A resposta é bem simples! A metodologia do SEO, envolve um variado conjunto de técnicas, capazes de melhorar o posicionamento no Google de qualquer landing pages de vendas, seja de produtos ou serviços.
Porém, antes de otimizar o seu site, é fundamental fazer um estudo de merccado online e descobrir as necessidades e as expectativas dos usuários da terceira idade no Google, vejamos:
O primeiro ponto é priorizar a acessibilidade do seu site, usando textos legíveis , uma navegação intuitiva, botões de chamadas para ação e incluir um alto contrastre entre cores.
O segundo ponto é oferecer conteúdos informativos e relevantes, que atendam os interesses da terceira idade, tais como: saúde, finanças, viagens, lazeres e tecnologia. É recomendável, utilizar uma linguagem clara e objetiva, evitando termos técnicos que possam dificultar a leitura e o entedimento dos idosos.
O terceiro ponto se relaciona com os recursos visuais. Isso significa, que você deve mostrar imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade, com a finalidade de complementar o conteúdo editorial e torná-lo mais atraente.
O quarto ponto é proporcionar uma navegação interna útil aos usuários. Ou seja, o menu da navegação do seu site deve ser simples e intuitivo, com categorias bem definidas e links fáceis de encontrar.
O quinto ponto refere-se a compatibilidade com os variados dispositivos móveis. Isso é um critério importante para sua estratégia de marketing digital para terceira idade.
O sexto ponto é a velocidade de carregaento de páginas internas do seu site ou do seu e-commerce. Garanta que seu site carregue rapidamente para evitar frustrações e garantir uma boa experiência do usuário (UX).
Em relação às partes relacionadas com a otimização on-page e off-page do seu site, é aconselhável usar palavras-chave popualres em seus textos, estruturar o seu conteúdo para facilitar a leitura e conseguir backlinks de qualidade. Isso permite agregar valor a visibilidade da sua empresa no Google.
A quinta etapa do planejamento de ações de marketing para terceira idade, é incluir a plataforma Google Meu Negócio em seu projeto de aquisição de novos clientes.
Mas, porque o Google Meu Negócio é tão importante para minha empresa?
Na era digital, a presença online se tornou crucial para o sucesso de qualquer negócio. E para as empresas que desejam alcançar a crescente população da terceira idade no Brasil, o Google Meu Negócio (GMB) se torna uma ferramenta indispensável.
A seguir, você encontra alguns benefícios e vantagens que o Google Meu Negócio oferece às casas de repouso, aos lares de idosos e às residências que hospedam pessoas da terceira idade:
A estratégia de marketing digital para terceira idade que iremos explicar na sexta etapa é diferente de todas as dicas mencionadas acima. Alías, todas elas acima são constituídas para você atrair tráfego orgânico qualificado.
Agora, vamos falar um pouquinho de como usar a platafoma Google Ads para você conquistar o seu cliente ideal e obter sucesso na internet.
O Google Ads, é uma plataforma de publicidade online, que permite aos anunciantes criarem campanhas de anúncios pagos, com objetivo de atrair, engajar e converter simples visitantes em clientes fidelizados. Não somente o Google Ads é importante para sua estratégia de marketing para terceira idade, mas é também um excelente acelerador de resultados quase que imediatos.
Quando se trata de conquistar clientes da terceira idade, por meio do tráfego pago, o Google é a melhor alternativa para incrementar a sua estratégia de marketing digital e por esse motivo, colocamos algumas valiosas vantagens que a plataforma oferece aos anunciantes.
A primeira vantagem, á a possibilidade de realizar uma segmentação mais assertiva, usando dados demográficos, interesses e comportamentos online para segmentar suas campanhas e direcioná-las ao público-alvo da terceira idade que você almeja atrair.
A segunda vantagem, é que você pode exibir seus anúncios em várias plataformas do Google, tais como: rede de pesquisas e Display, YouTube e Gmail, alcançando a terceira idade em diferentes momentos da sua jornada online.
A terceira vantagem é a flexibilidade do orçamento, onde é possível definir um orçamento diário para todas as suas campanhas ativas e ao mesmo tempo, monitorar a performance dos seus anúncios pagos.
A quarta vantagem é acompanhar o ROI de suas campanhas e identificar quais anúncios responsivos geram mais tráfego pago qualificado.
Sendo assim, eu recomendo que você explore todos os formatos de anúncios disponíveis na plataforma, com a finalidade de atrair a atenção da terceira idade de forma criativa e engajadora.
O Google Ads oferece uma plataforma intuitiva e fácil de usar, mesmo para pessoas com pouca experiência em marketing digital. Além disso, você pode optar por fazer campanhas de remarketing para alcançar pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com seus anúncios, aumentando as chances de conversão.
A sétima etapa da planificação de marketing para terceira idade, também não pode ficar de fora, pois se trata de criar uma real conexão direta nas redes sociais com a atual geração da terceira idade e construir um excelente relacionamento com esse perfil de público-alvo.
Isso significa, que as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para a comunicação e o relacionamento com diversos públicos, e a terceira idade não é exceção. Cada vez mais conectada, essa parcela da população busca informações, entretenimento e conexão nas plataformas digitais.
Entretanto, você precisa compreender as características e necessidades da terceira idade nas mídias sociais e em seguida, montar o seu plano de ação de captação de novos clientes.
Nos dias de hoje, existe um forte presença digital em crescimento. Ou seja, a terceira idade está cada vez mais presente nas redes sociais, buscando se conectar com amigos, familiares e se manter informada sobre diversos assuntos.
Entretanto, essas pessoas mais velhas não estão presentes em todas as mídias sociais. O Facebook, WhatsApp e YouTube são as redes sociais mais utilizadas pela terceira idade, enquanto Instagram e TikTok ainda apresentam menor adesão.
Em relação aos tópicos mais procurados, nós chegamos a conslusão que os assuntos mais relevantes para esse tipo de perfil são: saúde, finanças, viagens, lazer, tecnologia e relacionamentos. Daí, você já pode ter uma visão um pouco mais ampliada sobre como segmentar suas campanhas no Facebook Ads e demais plataformas.
E, se a gente fechar esse artigo com alguns conselhos práticos que vão além do mundo virtual? É isso mesmo! Vamos explicar como você deve proceder para conquistar o público-alvo da terceira idade, implementado técnicas de marketing off-line.
O marketing off-line, muitas vezes subestimado na era digital, ainda possui um papel fundamental para alcançar a terceira idade, um público experiente e exigente que nem sempre está conectado às redes sociais.
Afinal de contas, como colocar isso em prática e transformar pequenas estratégias simples em verdadeiras oportunidades de negócios a baixo custo?
Visto que as pessoas com idade mais avançada, estão menos conectadas na internet, você deve pensar fora da caixa e aplicar estratégias assertivas de marketing off-line. Sim, o mundo não gira somente na internet!
Lembre-se: As pessoas mais idosas apreciam experiências sensoriais e materiais, por exemplo: flyers, encartes, jornais e revistas, catálogos e eventos presenciais. Isso permite uma interação mais profunda com a marca.
No meu ponto de vista, você deve começar pela publicidade impressa, usando jornais e revistas locais, que são especializados em temas de interesse da terceira idade. Daí, você vai divulgar a marca de seus produtos e serviços off-line.
Em relação marketing off-line sensorial, utilize o rádio para transmitir anúncios, entrevistas ou programas patrocinados direcionados à terceira idade e em paralelo, usar a televisão para transmitir anúncios ou programas patrocinados em canais com alta audiência.
Outro detalhe importante é participar de eventos presenciais direcionados à terceira idade, como feiras, palestras e workshops, para apresentar sua marca e seus produtos ou serviços. A partir daí, você poderá distribuir conteúdo informativo e relevante para a terceira idade em formato off-line, como folhetos, cartilhas ou revistas.
Aproveite a ocasião e ofereça brindes personalizados para a terceira idade, como canetas, agendas ou sacolas ecológicas.
Já pensou em fazer parcerias com empresas e instituições que atendem à terceira idade para promover seus produtos ou serviços? Isso é mão na roda para decolar o seu empreendimento!
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