Novo Método De Paginação De Site No Google!

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A paginação de landing pages é um comportamento padrão de incontáveis plataformas de gerenciamento de sites corporativos e lojas virtuais, mas os administradores desses sites não têm a mínima noção da influência negativa no posicionamento do Google e por essa razão, acabam perdendo posições na classificação de resultados de pesquisas dos mecanismos de busca.

Em outras palavras, a paginação deve ser personalizada para que os algoritmos do Google, possam entender quais landing pages internas podem ser indexadas e posicionadas nas pesquisas orgânicas.

Nesse artigo, vou explicar como fazer para contornar a situação e resolver esse problema técnico.

O significado de paginação

A paginação é um sistema de segmentação de várias páginas (com URLS próprias) definindo uma sequência de páginas, onde os visitantes podem navegar clicando nos links da paginação proposta por um determinado site ou e-commerce.

Independente da primeira página, as demais são chamadas de páginas “paginadas” ou página “2+” e assim vai.

Isso que dizer que um grupo de páginas paginadas, incluindo a primeira e as seguintes, são denominadas séries ou sequências de landing pages.

Eu chamo as “páginas detalhes“, aquelas que recebem links a partir dessa sequência de páginas.

Por exemplo, as páginas de produtos de um e-commerce, artigos de blogs, pequenos anúncios e por aí vai.

Exemplos de paginação HTML

Esse tipo de paginação em HTML, pode ser encontrado em milhares de sites espalhados pela internet.

  • Dentro das páginas de categorias de lista de produtos nos sites e-commerces.
  • Sites de conteúdo editorial ou blogs, onde as categorias listam os artigos.
  • Sites de pequenos anúncios (classificados), onde pode-se encontrar categorias listando os anúncios.
  • Em fóruns de discussão que apresentam páginas listando o histórico de discussões + mensagens dos usuários.

Vantagens da paginação de sites

O usuário pode encontrar dificuldades para gerenciar uma lista que contém muitos elementos.

Ou seja, muita informação mata a informação.

A divisão em várias páginas facilita a visualização do conteúdo e a velocidade.

É uma forma do usuário perceber o volume, vendo o número de links de paginação e o número total.

Desvantagens da paginação de site

Quando a paginação é ruim ao usuário?

  • Deve clicar e esperar que a integralidade do conteúdo da página carregue totalmente, o que muitas vezes, esse carregamento demora muito tempo.
  • O usuário nunca sabe se vai encontrar o que está buscando dentro da próxima página e muito menos, na posterior. É preferível refinar a busca!
  • Caso o usuário adicione uma das páginas de paginação dentro dos favoritos do navegador web, não é garantido que ele reencontre essa mesma página, devido as mudanças da ordem ou da lista de elementos da paginação.

A paginação é uma péssima ideia para o SEO

  • Multiplica a quantidade de URLS a serem rastreadas pelos robôs, sem diversificar as diferentes palavras-chave e tão pouco, explorar a long tail.
  • Se houver muitas URLS de paginação (páginas 2 etc.), todos os links terão menos impacto nas páginas estratégicas do site.
  • As páginas 2 e demais possuem pouquíssimas chances de se posicionarem no Google.
  • As metas tags TITLE e DESCRIPTION são muito similares aquelas da primeira página.
  • Os textos dos links não correspondem com o assunto principal e as palavras-chave (se houver alguma) não são coerentes.
  • Não recebem backlinks de qualidade.

As páginas que recebem links das páginas 2+ são desfavorecidas por receberem links de páginas com baixa popularidade, entendeu?

Em alguns casos, as páginas obtêm apenas links dessas duas ou mais páginas, o que é muito ruim (são páginas perdidas em paginação).

  • Um linking baseado na paginação aumenta a profundidade das páginas ligadas à ela.
  • Uma página profunda demais pode dificultar a execução do SEO.
  • É uma ideia muito ruim para sites de grande porte.

Alem do mais, se houver poucos elementos por página e nenhuma otimização, as páginas paginadas podem parecer com conteúdo duplicado.

Afinal, qual é a melhor solução para a paginação?

A resposta mais simples que posso trazer para essa pergunta é evitar a paginação!

A paginação CSS

A paginação CSS consiste em recuperar a lista de todos os elementos de uma única vez, mas a exibição dessa lista é feita em pequenas parcelas e os outros são escondidos pelo CSS.

Um clique no link “avançar”, oculta o atual bloco e exibe o próximo.

Na verdade, não é a paginação e sim, uma variante da página “view all”.

O principal foco é oferecer o melhor conforto na navegação para o usuário, quando a página estiver carregada, o que pode levar algum tempo.

O gerenciamento nos dispositivos móveis (androids e iOS), não é tão fácil assim!

Conselho: Não considere isso como uma solução à paginação.

A paginação com rolagem infinita (Ajax)

Consiste em mostrar na página HTML 1, a exibição da sequência, assim que começarmos a rolar a página, como pode ser visto em diversas plataformas de redes sociais.

Há uma variante, que ao invés de ativar a rolagem, o usuário deve clicar em um link como “ver mais” ou “carregar mais resultados”.

É uma situação mais agradável para o usuário, porque ele não precisa encontrar o link da próxima página e tão pouco, ficar esperando horas para a página carregar.

Em termos de SEO, é uma péssima escolha!

Tenho certeza absoluta, que o Google vai indexar apenas a primeira página (a que está disponível sem precisar de Javascript), o que é um desastre, já que as páginas 2 e as seguintes, são usadas para criar links até as páginas produtos, artigos e outras páginas de detalhes.

Ou seja, isso acaba gerando página órfãs.

Se o trabalho for feito da maneira certa, o Google pode indexar a página 2, mas não irá além dessa.

Na boa, jogue a ideia da rolagem infinita no lixo (não combina com o SEO) e vamos analisar outros critérios.

A solução baseada no link rel=next/prev

Esse ponto se trata em “fatiar” (no sinto de segmentar) a grande lista em diversas páginas e é claro, que cada uma delas possui uma URL dedicada.

Como essas URLS se conectam entre elas?

  • Na página 1, você indica a URL da página seguinte (2).
  • Na página 2, você indica a URL da próxima página (3), incluindo a URL da página (1).
  • Esse procedimento é válido para todas as páginas.

Essas indicações de vinculação de páginas paginadas (link building interno) podem ser traduzidas da seguinte forma:

  • Adicionar apenas links HTML, facilitando a navegação dos internautas e o rastreamento do robôs.
  • Diretrizes para motores de busca, conhecidos como atributos de paginação. Os “link rel=next” e “link rel=prev”.

A vantagem é que a maioria dos CMS integra essa solução, mas o único problema ainda é a paginação!

#TBT – Este método foi recomendado pelo Google durante muito tempo, mas agora essas tags perderam seus valores em seu algoritmo.

A sequência representada abaixo, é um exemplo fictício de uma listagem de produtos de uma determinada categoria, contendo 4 páginas:

  • Primeira página: https://exemplo.com/categoria/
  • Segunda página: https://exemplo.com/categoria/pagina/2/
  • Terceira página: https://exemplo.com/categoria/pagina/3/
  • Última página: https://exemplo.com/categoria/pagina/4/

Existem duas possibilidades de notificar os robôs dos motores de buscas a ordem das páginas, onde você deve utilizar a diretriz (atributo) LINK acompanhado das instruções PREV (páginas precedentes) / NEXT (página posteriores):

O mais simples é adaptar a utilização da tag <link> no cabeçalho do HTML, entre as tags <head> e </head>. Não adicione nada dentro do <body>.

O atributo rel indica a relação com a atual página, enquanto o atributo href, serve para indicar a URL da página precedente e a seguinte.

A segunda alternativa é fornecer as mesmas informações nos cabeçalhos HTTP, conservando o mesmo princípio.

A única diferença é que a sintaxe diverge um pouquinho.

Acompanhe o exemplo para a página 2:

Você pode utilizar URLS relativas ou absolutas. Se você incluir um link “básico” na sua página, os caminhos de acessos relativos serão tratados, em função da URL do link “básico”.

O rel=prev e rel=next servem como pistas para os motores de buscas, iguais as URLS canônicas.

Se trata de indicações e não de diretrizes absolutas.

Se você cometer erros relacionados a sintaxe, os mecanismos de pesquisas terão dificuldade em entender sua implementação e dependerão da sua própria heurística.

O que fazer nesse momento?

Eu aconselho fazer tudo com a ajuda de uma ferramenta para garantir que tudo esteja OK! O SEO ainda não é competitivo o suficiente?

Paginação e URL canônica

A especificação de uma URL canônica contribui para indicar aos motores de buscas, qual URL (oficial) o conteúdo deve ser indexado.

Não existe nenhum tipo de contra indicação ao fornecimento de URLS canônicas com as tags links da paginação e inclusive, você deve incluir uma tag html de URL canônica.

Paginação e estrutura da URL

Novamente eu digo, não existe qualquer tipo de regra ou comportamento padrão sobre o formato das URLS paginadas.

Cabe à você, escolher o mais simples e aquele que funcionará a longo prazo.

Geralmente, usamos um número de página que começa com 1 (sem exibir o número na URL. Somente a partir da 2).

Porém, as vezes, um índice de deslocamento indicado por: a segunda página terá início = 10 e a terceira partida = 20.

O número da página ou deslocamento pode estar incluído na reescrita do URL ou associado a um parâmetro de URL. As duas soluções são aceitáveis.

A ferramenta Search Console possibilita a declaração de parâmetros de URL, se for paginação.

No meu ponto de vista, eu não usaria esse recurso. Eu prefiro que essas indicações estejam diretamente no código fonte.

Então, é válido para todos os mecanismos e é mais fácil de rastrear.

Recomendações de uma paginação otimizada SEO

  • Todas as páginas de paginação devem ser permitidas no rastreamento e indexação de site.
  • Páginas de paginação devem retornar um código 200.
  • Cada página da paginação deve conter links de clique clicáveis ​​permitidos no rastreamento para os URLs next / prev.
  • Página 1 deve ser trabalhada como uma categoria.
  • Página 1 sempre deve ser indicada com o mesmo URL.
  • Páginas 2+ da paginação não devem mostrar a página 1 como canônicas.
  • As instruções seguintes / anteriores devem ser consistentes entre si. Porém, não devem criar um loop infinito.
  • As páginas de paginação não devem declarar várias URLs diferentes como próximos ou anteriores.
  • As páginas de paginação devem ser todas bem ordenadas.
  • A paginação não deve usar o atributo rel = next / prev nas tags.
  • A paginação não deve ser utilizada em páginas não paginadas.

Conclusão

A paginação de sites corporativos ou de lojas virtuais criam automaticamente conteúdos duplicados e como você já deve ter percebido, o Google enxerga isso como técnica de Black Hat SEO.

Ou seja, você terá dificuldades de posicionar suas landing pages no SEO dos mecanismos de pesquisas.

Havendo dúvidas sobre paginação, me chama pelo WhatsApp!

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