O Que É Google Search Console? Ferramenta Fundamental Para Sua Estratégia De Marketing!

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O Google Search Console é uma ferramenta gratuita essencial aos proprietários de sites e profissionais analistas de marketing digital. Ela oferece valiosos insights assertivos sobre como o seu site é indexado e exibido na classificação de resultados de pesquisa orgânicos do Google.

Hoje, nós iremos explorar em detalhes o que é o Search Console, como configurá-lo e como usá-lo para otimizar a visibilidade do site corporativo da sua empresa ou da sua loja e-commerce.

Antes, o Google Search Console era conhecido como Google Webmaster Tools e naquela época, essa ferramenta já fornecia dados analíticos ralacionados ao monitoramento de métricas, notificações referentes aos variados problemas técnicos de indexação de landing pages, entre outras importantes funcionalidades.

Principais recursos e funcionalidades

Acompanhamento de desempenho: Essa seção oferece a possibilidade de monitorar a performance da evolução da audiência do seu site nos resultados de pesquisas do Google Brasil, onde é possível acompanhar as seguintes métricas:

  • Permite selecionar quais tipo de estatística você deseja verificar para um determinado período.
  • Total do número de cliques e impressões geradas pelo seu site.
  • Indica a média do seu CTR e sua posição média no ranking do Google.

Além do mais, a ferramenta proporciona análises relacionadas às:

  • Palavras-chave utilizadas pelos usuários que chegaram até o seu site.
  • Número de cliques e impressões de cada landing page acessada.
  • Os países que mais acessam o seu site.
  • Os dispositivos usados pelos usuários durante suas pesquisas.

Inspeção de URL: É uma seção onde você declara os links das novas landing pages que você deseja indexar nesse mecanismos de busca.

Indexação e rastreamento de landing pages: Nessa seção, você consegue obter relatórios precisos sobre o andamento do número de páginas que estão corretamente indexadas no Google e notificações de erros que impedem o processo de inclusão de suas landing pages nesse motor de busca.

Google Sitemap XML: É justamente nessa seção que você irá adicionar o arquivo sitemap xml do seu site ou da sua loja e-commerce.

Remoções: Havendo interesse em remover alguma página da classificação dos resultados orgânicos do Google ou se você deseja desaparecer completamente da internet, basta colocar a URL do seu site e clicar no botão remover.

Experiência da página: Os principais sistemas de classificação do Google recompensam conteúdo que oferece uma boa experiência na página. O Search Console tem relatórios para dois aspectos que talvez sejam do seu interesse: Core Web Vitals e HTTPS.

Melhorias: A ferramenta GSC também disponibiliza de duas funcionalidades fundamentais ao bom funcionamento do seu site no posicionamento orgânico, onde você pode configurar os indicadores de localização e a caixa de pesquisas de sitelinks.

Relatórios sobre links internos e externos: O GSC informa a composição da estrutura do link building interno do seu site e também, os backlinks que apontam até você.

Configuraçãoes gerais: É uma seção reservada para você efetuar todas os ajustes técnicos referentes ao seu site e algumas outras configurações sobre a sua empresa.

Notificações: O dashborad do Search Console envia alertas aos administradores de suas propriedades sobre erros de indexação, anomalias com o arquivo robots.txt, problemas de inclusão do sitemap XML, erros no servidor, páginas com lentidão, links mortos e assim por diante.

Entretanto, o GSC notifica os usuários quando há alguma mudança evolutiva na aquisição de tráfego orgânico. Ou seja, a ferramenta enviar mensagens de “parabéns” quando suas landing pages conseguem alcançar um volume de tráfego superior.

Etapas da configuração

A seguir, você encontra o passo-à-passo para efetuar as devidas configurações básicas da plataforma:

  • Acesse o Google Search Console.
  • Faça login com sua conta do Google.
  • Adicione a propriedade do seu site (por meio de uma tag HTML ou arquivo de verificação).
  • Verifique a propriedade para confirmar que você é o proprietário do site.

Para o que serve o Google Search Console?

Entenda o seguinte! De certo modo, o Google Search Console serve como um ótimo termômetro para você otimizar a taxa de conversão de suas landing pages, em função das notificações enviadas pela própria ferramenta.

Isso significa, que se você possui um afiado senso analítico, será mais fácil identificar os pontos fracos do seu site e quais páginas precisam de ser otimizadas.

Nesse contexto, recomendo que você aplique técnicas de SEO adaptáveis ao seu modelo de negócio, incluindo a otimização do conteúdo editorial de suas páginas internas e a utilização de estratégias de marketing de conteúdo.

Não se esqueça de otimizar suas meta tags (título e descrição) e assegure que as palavras-chave alvo estejam sendo utilizadas de forma eficaz.

Aproveite o momento e crie títulos atraentes e descrições convidativas aos clique para incentivar os visitantes a visitarem seu site.

Entretanto, antes de você proceder com suas otimizações SEO, faça uma análise semântica com a ferramenta Ubersuggest e veja quais palavras-chave possuem o maior volume de tendências de buscas.

Implemente rich snippets (dados estruturados) para destacar informações relevantes nos resultados de pesquisa. Utilize estrutura de dados para fornecer contexto ao Google sobre o conteúdo da página.

Outro ponto indispensável, é o Mobile-Friendly e a velocidade de exibição de páginas do seu site. Verifique se o seu site é responsivo e amigável para dispositivos móveis e no que se refere, a velocidade de carregamento de páginas internas, faça um teste com a ferramenta Google PageSpeed Insights.

Esse recurso fornece variadas informações assertivas ligadas aos problemas técnicos que estão afetando a performance da velocidade de aparição de suas páginas nos dispositivos móveis e desktops.

A imagem acima, é um exemplo que representa a eficiência do desempenho da velocidade de uma landing page interna do nosso site, onde é possível observar que nós conseguimos a pontuação máxima no Google. O ideal, é manter uma pontuação acima de 80 em ambas versões.

Lembre-se que a otimização de sites é essencial para melhorar a taxa de cliques e a visibilidade do seu negócio nos mecanismos de busca!

Conclusão

O Google Search Console não é uma ferramenta difícil de usar e muito menos de ser analisada. Basta possuir o mínimo de conhecimento e pronto. Você estará apto a pilotar o GSC e começar a controlar o desempenho do seu site no ranking do Google.

Se você estiver com dificuldades para usar o Google Search Console, chama a gente pelo WhatsApp e vamos conversar sobre o seu projeto digital!

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