O Que É Google Trends? Ferramenta Essencial Para Sua Estratégia De Marketing Digital!

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O Google Trends é uma ferramenta gratuita e útil que pode ajudá-lo na pesquisa de palavras-chave e no entendimento da intenção de pesquisa em SEO. A ferramenta Google Trends permite inserir um termo de pesquisa (e comparar vários termos) para ver sua popularidade relativa durante um período de tempo.

Os dados estão disponíveis desde 2004 em todo o mundo, fornecendo uma visão completa da vida útil de uma palavra-chave e como ela mudou. Os usuários agora também podem encontrar termos de pesquisa relacionados, um mapa que mostra o interesse de pesquisa em qualquer lugar do mundo. O Google Trends é totalmente diferente do Google Keyword Planner!

Diferença entre o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Google

O Google Trends e o Google Keyword Planner são ferramentas semelhantes e complementares.

O Planejador de palavras-chave do Google é usado principalmente em SEO pago. A ferramenta analisa o volume de pesquisas e a concorrência, enquanto o Google Trends mede a popularidade relativa de um termo.

O Google Trends usa o volume de pesquisas por mês do Planejador de palavras-chave do Google e o divide pelo número total de pesquisas para todos os outros termos naquela região e período de tempo.

O índice de pesquisa do Google Trends é calculado entre 0 e 100 dependendo de sua popularidade em comparação com todos os outros termos pesquisados.

Como usar o Google Trends em sua estratégia de marketing?

As tendências de popularidade e as visualizações de dados fornecidas pelo Google Trends são úteis, mas tome cuidado para não tirar conclusões precipitadas. Na verdade, e para evitar cometer erros acidentalmente ao usar o Google Trends, aqui estão algumas recomendações sobre como usá-lo corretamente.

Quando você insere um termo para explorar, o Google Trends oferece quatro menus suspensos que permitem ajustar seus parâmetros de pesquisa, são eles:

Localização: Para uma pesquisa geral por palavras-chave SEO, escolher o mundo inteiro ou apenas o Brasil pode fornecer muitos dados relevantes. Esta é uma ótima maneira de expandir para novos locais e melhorar a visibilidade da sua empresa no Google.

Período: Você pode ajustar a duração de suas pesquisas para que se estendam por cinco anos, Por exemplo, o Google Trends possui dados que datam de 2004 para todas as palavras-chave.

Você pode até criar um período de tempo personalizado, o que pode ser muito útil para medir a popularidade dos termos de pesquisa durante o período em que uma campanha está sendo executada.

Se você selecionar um período de tempo mais curto (um ano ou menos) para mensurar a popularidade relativa dos termos de pesquisa, não interprete incorretamente que uma queda na popularidade corresponde a uma diminuição no volume de pesquisas. Nunca se esqueça da sazonalidade da busca pelo mesmo ano.

Categoria: Esta configuração permite que você selecione um tópico mais amplo que ajude o Google Trends a escolher os dados de pesquisa certos para projetar.

Por exemplo, se você pesquisar o termo “Inteligência Artificial”, poderá optar por exibir apenas os resultados da categoria “Tecnologia”. Esta escolha permitirá melhorar a precisão dos seus dados.

Tipo de pesquisa: Você pode especificar se deseja explorar consultas fora das pesquisas orgânicas na web e em seguida, escolher entre pesquisa de imagens, pesquisa de notícias, pesquisa no Google Shopping ou pesquisa no Youtube.

Cada um desses diferentes tipos de pesquisa pode fornecer poderosas informações dependendo do seu objetivo e do tipo de conteúdo que você deseja fornecer ao usuário.

Conclusão

Em resumo, o Google Trends é uma ferramenta valiosa para entender o comportamento dos usuários, identificar oportunidades e otimizar sua estratégia de marketing. Além do mais, a ferramenta é utilizada por profissionais de marketing, pesquisadores, jornalistas e entusiastas de dados para entender melhor o comportamento de busca do consumidor no Google.

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