VOCÊ QUER MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS NEGÓCIOS EM 2024?
A diferença entre cliente e consumidor é uma distinção importante no mundo dos negócios na internet e lojas físicas. Embora esses termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles têm diferentes significados que podem impactar a maneira como uma empresa se relaciona com as pessoas que compram seus produtos ou serviços.
Qual é melhor definição de um cliente? É a pessoa que, quando precisa comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço específico, recorre à empresas que ela já conhece, priorizando aquelas com as quais teve boas experiências nas compras anteriores.
Ele possui um histórico de relacionamento com a marca das quais está comprando, independentemente se elas têm ou não o menor preço do mercado.
Um cliente é mais fiel e não abre mão da qualidade, do bom atendimento e das vantagens que uma empresa oferece para ele
Um dos comportamentos mais comuns de um cliente é que ele está disposto a pagar mais por um produto ou serviço se ele tiver uma experiência diferenciada com a marca.
Qual é a definição de um Consumidor? Ao contrário do cliente, o consumidor é uma pessoa que deseja adquirir algo e compra no lugar mais conveniente.
Geralmente sua decisão de consumo é tomada com base na facilidade e na flexibilidade de preço. Isso quer dizer, que o consumidor não tem a mesma lealdade à marca que um cliente.
Então para fechar uma compra ele é mais objetivo, assim como o próprio processo de pesquisa.
As pequenas, médias e grandes empresas que estão ativamente presentes no mercado, devem consideram o entendimento dessa diferença como um aspecto fundamental, ao favorecimento da otimização da performance do desempenho de qualquer estratégia de negócios estabelecida.
A seguir, vejamos porque é essencial conhecer a importância dessa diferença!
Direcionamento de marketing: Ao identificar quem são seus clientes e consumidores, você pode direcionar suas ações de marketing digital de forma mais assertiva e direcionada ao publico-alvo certo. Isso permite personalizar suas mensagens e ofertas, com a finalidade de atender às necessidades e desejos específicos de cada público.
Fidelização e satisfação do público-alvo: É bem simples! Quando você começa a se aprofundar em análises comparativas sobre a diferença entre cliente e consumidor, você vai perceber que ambos os grupos possuem um comportamento de compra diferente e ao mesmo tempo, você terá em mãos, a possibilidade de aumentar suas chances de fidelização desse público-alvo.
Quer um exemplo besta, mas que funciona? Por um lado, você pode se concentrar em construir relacionamentos duradouros com os clientes e por outro, oferecer conveniência e valor rápido para os consumidores.
Ciclo de vendas: O ciclo de vendas para um cliente tende a ser mais longo, pois eles buscam uma experiência personalizada e única. Inversamente, os consumidores têm um ciclo de vendas mais curto, pois estão focados na conveniência e no preço.
Conversão de consumidores em clientes: Muito interessante esse tópico! Veja bem, uma vez que você compreende a diferença entre cliente e consumidor, você pode trabalhar para converter consumidores em clientes. Isso pode ser feito melhorando a experiência do consumidor, construindo um relacionamento com eles e incentivando-os a se tornarem clientes fidelizados.
É claro, que o marketing digital influência a tomada de decisão de compra de um cliente e do consumidor. Isso é um fato, sabia disso? Vou explicar porque!
É justamente as decisões marqueteiras que decidem qual preço colocar, como vender, quais produtos colocar na vitrine, quais promoções sazonais será divuldas naquele dia ou naquela semana, qual tipo de serviço propôr ao público-alvo naquele determinado período, quantos % de desconto será atribuído e assim vai.
Você acha que o marketing digital foi criado para o quê? Vejamos como o marketing influência as decisões de compra:
O primeiro ponto é o entendimento das necessidades do consumidor! O marketing é um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de entender e atender as necessidades e desejos dos consumidores. Já pra começar por aqui!
O segundo ponto é a credibilidade da marca! A credibilidade de uma marca é o que fará as pessoas confiarem na sua empresa e comprarem seus produtos. Você sabia, que segundo uma pesquisa, 91% dos consumidores brasileiros entendem que a confiança é um “fator decisivo” para a realização de uma compra?
O terceiro ponto são as campanhas de marketing! Indo além do comportamento de busca do consumidor no Google, as campanhas de marketing, conseguem influenciar as emoções do público-alvo, fazendo com que eles comprem alguma coisa na sua loja física ou no seu e-commerce, por exemplo.
O quarto ponto é o engajamento emocional: O marketing moderno não pretende informar, mas persuadir e criar conexões emocionais com marcas e produtos. As pessoas não compram com o dinheiro. Elas compram com as emoções! O dinheiro é apenas uma ferramenta para obter um produto, só isso!
O quinto ponto é o feedback do cliente! Os clientes agora têm a opção de fornecer feedback sobre os produtos ou serviços que você oferece em sites internet, lojas virtuais e aplicativos. Por um lado isso é ótimo! Mas por outro, pode ser um início de uma degringolada da sua reputação digital, caso a sua empresa não seja justa e honesta com o público-alvo.
O sexto ponto são os influenciadores digitais! Eles são grandes ícones que acionam vários gatilhos emocionais que influenciam as decisões de compra de uma pessoa. Porém, essa estratégia só funciona se você tiver muita credibilidade no mercado e já for uma empresa renomada. Enfim, vale a pena negociar com eles!
Quando paramos para pensar 5 minutos, vamos observar que ambos os grupos são iguais. As vezes, um cliente se torna consumidor e em outros momentos, o consumidor se torna um cliente. Na verdade, tudo depende de cada situação. Daí, é necessário planejar uma estratégia de comunicação criativa, visando conquistar esses dois tipos de público-alvo e fidelizá-los a médio e longo prazo.